- Autores: Litvinova V.M., Zarubin A.N., Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro
- Apareceu ao cruzar: Compact x Bradthorpe
- Ano de aprovação: 1995
- Termos de amadurecimento: maturação tardia
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 1,9-3
- Avaliação de degustação: 4,5
- Escapes: grosso, médio, curvo, verde claro, sem pelos, fosco
Versatilidade no uso de frutas, alto grau de robustez invernal, sólido potencial imunológico e cuidado despretensioso conquistaram o respeito e a popularidade das groselhas Vologda entre os jardineiros. E o sabor e os benefícios dos frutos desta cultura nunca estiveram em dúvida.
História de criação
Esta notável cultura foi criada por um grupo de colaboradores da VSTISP composto por VM Litvinova e AN Zarubin, para o melhoramento foram utilizadas as variedades Bredthorpe e Compact. A cultura foi introduzida no Registro Estadual da Federação Russa em 1995 e é destinada ao cultivo nas regiões Noroeste e Central da Rússia. Também é cultivado com sucesso nas regiões do Médio Volga e Extremo Oriente. A cultura é universal por design.
Descrição da variedade
Os arbustos de vologda são vigorosos, crescem até 150 cm, espalham-se medianamente. Os rebentos são espessos, de tamanho médio, arqueados, de tonalidades verdes claras (no Outono adquirem uma coloração castanho-avermelhada), sem pubescência, mate. A folhagem é quadrilobada, arredondada, de tamanho médio, verde, mas com tonalidade cinza-azulada, imperturbada, fosca, ligeiramente enrugada, coriácea.
As flores em forma de taça são claras e de tamanho médio. A cultura floresce em maio, formando inflorescências racemosas. Os pecíolos são de comprimento e espessura médios.
Das vantagens da cultura, notamos:
- despretensão;
- estabilidade de rendimentos moderados;
- bom nível de adaptação às diferentes condições climáticas;
- propriedades de sabor maravilhosas;
- versatilidade;
- alto nível de resistência de inverno;
- resistência confiável a uma ampla gama de doenças;
- boa manutenção de qualidade e transportabilidade;
- indiscriminação na composição do solo.
Desvantagens:
- nível de rendimento médio;
- exigente para irrigação.
Características de frutas vermelhas
Bagas pretas ovais grandes e redondas são mantidas em cachos alongados com cerca de 8-10 cm de comprimento. Os frutos em um cacho podem ter até 10 pedaços, o peso da baga - 1,9-3 g. A casca das bagas tem uma espessura média. Açúcares neles - 8,1%, ácidos - 2,7%; vitamina C - 138,0 mg / 100 g. A lacuna em bagas de qualidade seca. O número de sementes geralmente é médio.
Qualidades de sabor
A baga tem um gosto doce e azedo, suculenta. Pontuação de degustação em pontos - 4.5.
Amadurecimento e frutificação
O período de maturação será meio tarde.
Produção
Cultura de alto rendimento: até 90,4 kg / ha ou 12 t / ha (3,7 kg / arbusto).
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil, os polinizadores são necessários apenas para aumentar a produtividade.
Aterrissagem
A cultura é bem aceita em qualquer área, mas é melhor cultivá-la em argila arenosa e argilosa. O local deve ser ensolarado e protegido do vento. A despretensão dos arbustos de groselha foi testada durante anos na prática.No entanto, três aspectos ameaçam a cultura: áreas sombreadas, encharcamento de leitos, solo pedregoso.
Eles começam a plantar animais jovens em outubro. Se as geadas aparecerem mais cedo, as datas de desembarque serão adiadas para meados de setembro. Uma das características da Vologda é que suas raízes não têm período de descanso. No outono, as mudas criam raízes rapidamente, criam raízes e crescem bem. Na primavera, os jovens são plantados em março-abril. O solo deve ser descongelado e aquecido. Os botões dos arbustos podem estar inchados, mas não abertos.
Para o plantio, recomenda-se escolher mudas de dois anos. Ao escolher, preste atenção à estrutura do sistema radicular. Um espécime de alta qualidade possui um par de raízes acastanhadas lignificadas com muitos fios finos ramificados. Sua cor escura excessiva pode indicar hipotermia ou ressecamento. É improvável que essas mudas criem raízes. A idade das mudas de dois anos é determinada pelo comprimento das raízes, que deve ser de no mínimo 15 cm, com casca lisa, marrom, sem manchas e deformações.
Ao plantar, é importante seguir algumas regras.
- A menor distância entre as plantas no momento do plantio é de 1,5 m.
- Se os arbustos estiverem dispostos perto da cerca, a distância até eles também deve ser de pelo menos 1,5 m.
- Em plantios de área significativa, a cultura é plantada em fileiras. Nesse caso, a distância entre as fileiras é de aproximadamente 2,5 m. O caminho formado é necessário para cuidar dos arbustos.
- Se houver outras culturas hortícolas nas proximidades, elas devem estar a uma distância de 2 metros.
- Antes do desembarque, o local deve ser cavado com uma pá de baioneta. Ao mesmo tempo, as raízes das ervas daninhas, as pedras são eliminadas e o solo é verificado quanto à acidez. Se este for superior ao normal, então cerca de 500 g de cal são espalhados por 1 m2, desenterrados e guardados por dois dias.
- No momento do plantio, as mudas são colocadas em um ângulo de 45 graus e as raízes são cuidadosamente esticadas e enterradas. O solo próximo às plantas é cuidadosamente compactado.
- No final do patamar, 4 baldes de água são despejados em cada poço. As mudas são cortadas em 50%. Em arbustos com raízes muito desenvolvidas, 30% são cortados na parte superior.
- Os locais próximos às mudas são marcados na forma de pequenas cristas de terra. O solo nas covas é abundantemente coberto com turfa ou serragem.
Crescendo e cuidando
Imediatamente após o plantio, os arbustos precisam de cuidados cuidadosos. Ao mesmo tempo, a água serve tanto como agente de irrigação quanto como medida preventiva. A irrigação quente é feita no início da primavera. Para fazer isso, um balde com líquido é aquecido a 60-70 graus, 250 g de bicarbonato de sódio são misturados, um regador é enchido e os arbustos são irrigados. Este método de irrigação é seguro para a cultura, mas destrói as pragas que hibernaram nas plantas.
No entanto, a irrigação frequente deve ser evitada, porque geralmente há umidade suficiente no solo. A irrigação é aumentada na estação seca, quando aparecem rachaduras no solo por causa do calor. Neste momento, um recesso é equipado perto de cada arbusto, onde até 5-6 baldes de água são despejados. O solo deve ser encharcado por cerca de 40 cm.
A irrigação obrigatória é realizada por:
- na primavera, antes que os botões se abram (em tempo seco e estável);
- durante a floração e amadurecimento dos frutos;
- verão seco;
- no outono, quando os arbustos perdem as folhas.
A manutenção do solo inclui afrouxamento, remoção de ervas daninhas, adição de cinza de madeira e cobertura morta. Os fertilizantes são adicionados 3 anos após o plantio das mudas. O esquema é o seguinte:
- após a queda das folhas, 3 kg de matéria orgânica são adicionados sob cada arbusto;
- simultaneamente à matéria orgânica, são colocados fertilizantes minerais: 30 g de nitrogênio e fósforo, além de 15 g de potássio;
- durante o período de enchimento dos frutos, os arbustos são regados com potássio (10 g) e superfosfato (40 g) dissolvidos em água;
- durante a floração e após a colheita dos frutos, as passas devem ser alimentadas com uréia (40 g por arbusto).
A primeira poda das mudas jovens é realizada imediatamente após o plantio. No outono, 5 brotos têm geralmente cerca de 45 cm de comprimento. No ano seguinte, novos brotos serão adicionados. Os galhos antigos se tornarão a fonte de crescimento, e apenas os fortes serão deixados dos novos (os fracos cortam tudo). Por 3 anos, os brotos da última temporada tornam-se frutíferos. Os ramos velhos também dão frutos, mas são cortados no outono. No futuro, esse ciclo se repete. Um arbusto maduro e bem formado deve incluir de 10 a 15 ramos de frutas.
A groselha é uma das culturas favoritas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.