Groselha Vologda

Groselha Vologda
As principais características da variedade:
  • Autores: Litvinova V.M., Zarubin A.N., Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro
  • Apareceu ao cruzar: Compact x Bradthorpe
  • Ano de aprovação: 1995
  • Termos de amadurecimento: maturação tardia
  • Tipo de crescimento: vigoroso
  • Produção: Alto
  • Compromisso: universal
  • Peso da baga, g: 1,9-3
  • Avaliação de degustação: 4,5
  • Escapes: grosso, médio, curvo, verde claro, sem pelos, fosco
Veja todas as especificações

Versatilidade no uso de frutas, alto grau de robustez invernal, sólido potencial imunológico e cuidado despretensioso conquistaram o respeito e a popularidade das groselhas Vologda entre os jardineiros. E o sabor e os benefícios dos frutos desta cultura nunca estiveram em dúvida.

História de criação

Esta notável cultura foi criada por um grupo de colaboradores da VSTISP composto por VM Litvinova e AN Zarubin, para o melhoramento foram utilizadas as variedades Bredthorpe e Compact. A cultura foi introduzida no Registro Estadual da Federação Russa em 1995 e é destinada ao cultivo nas regiões Noroeste e Central da Rússia. Também é cultivado com sucesso nas regiões do Médio Volga e Extremo Oriente. A cultura é universal por design.

Descrição da variedade

Os arbustos de vologda são vigorosos, crescem até 150 cm, espalham-se medianamente. Os rebentos são espessos, de tamanho médio, arqueados, de tonalidades verdes claras (no Outono adquirem uma coloração castanho-avermelhada), sem pubescência, mate. A folhagem é quadrilobada, arredondada, de tamanho médio, verde, mas com tonalidade cinza-azulada, imperturbada, fosca, ligeiramente enrugada, coriácea.

As flores em forma de taça são claras e de tamanho médio. A cultura floresce em maio, formando inflorescências racemosas. Os pecíolos são de comprimento e espessura médios.

Das vantagens da cultura, notamos:

  • despretensão;
  • estabilidade de rendimentos moderados;
  • bom nível de adaptação às diferentes condições climáticas;
  • propriedades de sabor maravilhosas;
  • versatilidade;
  • alto nível de resistência de inverno;
  • resistência confiável a uma ampla gama de doenças;
  • boa manutenção de qualidade e transportabilidade;
  • indiscriminação na composição do solo.

Desvantagens:

  • nível de rendimento médio;
  • exigente para irrigação.

Características de frutas vermelhas

Bagas pretas ovais grandes e redondas são mantidas em cachos alongados com cerca de 8-10 cm de comprimento. Os frutos em um cacho podem ter até 10 pedaços, o peso da baga - 1,9-3 g. A casca das bagas tem uma espessura média. Açúcares neles - 8,1%, ácidos - 2,7%; vitamina C - 138,0 mg / 100 g. A lacuna em bagas de qualidade seca. O número de sementes geralmente é médio.

Qualidades de sabor

A baga tem um gosto doce e azedo, suculenta. Pontuação de degustação em pontos - 4.5.

Amadurecimento e frutificação

O período de maturação será meio tarde.

A frutificação da passa de Corinto depende da variedade, da região em que é cultivada, de como é que se cuida, se todas as medidas agrotécnicas são seguidas. Na groselha preta, os botões das flores se formam nos galhos com um ano de idade. Portanto, a primeira pequena safra pode ser colhida no próximo ano após o plantio da planta. A frutificação plena começa a partir do terceiro ano de vida do arbusto.

Produção

Cultura de alto rendimento: até 90,4 kg / ha ou 12 t / ha (3,7 kg / arbusto).

Autofertilidade e necessidade de polinizadores

A variedade é autofértil, os polinizadores são necessários apenas para aumentar a produtividade.

Aterrissagem

A cultura é bem aceita em qualquer área, mas é melhor cultivá-la em argila arenosa e argilosa. O local deve ser ensolarado e protegido do vento. A despretensão dos arbustos de groselha foi testada durante anos na prática.No entanto, três aspectos ameaçam a cultura: áreas sombreadas, encharcamento de leitos, solo pedregoso.

Eles começam a plantar animais jovens em outubro. Se as geadas aparecerem mais cedo, as datas de desembarque serão adiadas para meados de setembro. Uma das características da Vologda é que suas raízes não têm período de descanso. No outono, as mudas criam raízes rapidamente, criam raízes e crescem bem. Na primavera, os jovens são plantados em março-abril. O solo deve ser descongelado e aquecido. Os botões dos arbustos podem estar inchados, mas não abertos.

Para o plantio, recomenda-se escolher mudas de dois anos. Ao escolher, preste atenção à estrutura do sistema radicular. Um espécime de alta qualidade possui um par de raízes acastanhadas lignificadas com muitos fios finos ramificados. Sua cor escura excessiva pode indicar hipotermia ou ressecamento. É improvável que essas mudas criem raízes. A idade das mudas de dois anos é determinada pelo comprimento das raízes, que deve ser de no mínimo 15 cm, com casca lisa, marrom, sem manchas e deformações.

Ao plantar, é importante seguir algumas regras.

  • A menor distância entre as plantas no momento do plantio é de 1,5 m.
  • Se os arbustos estiverem dispostos perto da cerca, a distância até eles também deve ser de pelo menos 1,5 m.
  • Em plantios de área significativa, a cultura é plantada em fileiras. Nesse caso, a distância entre as fileiras é de aproximadamente 2,5 m. O caminho formado é necessário para cuidar dos arbustos.
  • Se houver outras culturas hortícolas nas proximidades, elas devem estar a uma distância de 2 metros.
  • Antes do desembarque, o local deve ser cavado com uma pá de baioneta. Ao mesmo tempo, as raízes das ervas daninhas, as pedras são eliminadas e o solo é verificado quanto à acidez. Se este for superior ao normal, então cerca de 500 g de cal são espalhados por 1 m2, desenterrados e guardados por dois dias.
  • No momento do plantio, as mudas são colocadas em um ângulo de 45 graus e as raízes são cuidadosamente esticadas e enterradas. O solo próximo às plantas é cuidadosamente compactado.
  • No final do patamar, 4 baldes de água são despejados em cada poço. As mudas são cortadas em 50%. Em arbustos com raízes muito desenvolvidas, 30% são cortados na parte superior.
  • Os locais próximos às mudas são marcados na forma de pequenas cristas de terra. O solo nas covas é abundantemente coberto com turfa ou serragem.
Nem um único canteiro pode viver sem groselhas. Esta baga perfumada e saudável é muito popular. Ao plantar passas de Corinto, você precisa levar em consideração muitos fatores e nuances. É preciso escolher o material de plantio correto, definir o local e preparar o solo com competência.

Crescendo e cuidando

Imediatamente após o plantio, os arbustos precisam de cuidados cuidadosos. Ao mesmo tempo, a água serve tanto como agente de irrigação quanto como medida preventiva. A irrigação quente é feita no início da primavera. Para fazer isso, um balde com líquido é aquecido a 60-70 graus, 250 g de bicarbonato de sódio são misturados, um regador é enchido e os arbustos são irrigados. Este método de irrigação é seguro para a cultura, mas destrói as pragas que hibernaram nas plantas.

No entanto, a irrigação frequente deve ser evitada, porque geralmente há umidade suficiente no solo. A irrigação é aumentada na estação seca, quando aparecem rachaduras no solo por causa do calor. Neste momento, um recesso é equipado perto de cada arbusto, onde até 5-6 baldes de água são despejados. O solo deve ser encharcado por cerca de 40 cm.

A irrigação obrigatória é realizada por:

  • na primavera, antes que os botões se abram (em tempo seco e estável);
  • durante a floração e amadurecimento dos frutos;
  • verão seco;
  • no outono, quando os arbustos perdem as folhas.

A manutenção do solo inclui afrouxamento, remoção de ervas daninhas, adição de cinza de madeira e cobertura morta. Os fertilizantes são adicionados 3 anos após o plantio das mudas. O esquema é o seguinte:

  • após a queda das folhas, 3 kg de matéria orgânica são adicionados sob cada arbusto;
  • simultaneamente à matéria orgânica, são colocados fertilizantes minerais: 30 g de nitrogênio e fósforo, além de 15 g de potássio;
  • durante o período de enchimento dos frutos, os arbustos são regados com potássio (10 g) e superfosfato (40 g) dissolvidos em água;
  • durante a floração e após a colheita dos frutos, as passas devem ser alimentadas com uréia (40 g por arbusto).

A primeira poda das mudas jovens é realizada imediatamente após o plantio. No outono, 5 brotos têm geralmente cerca de 45 cm de comprimento. No ano seguinte, novos brotos serão adicionados. Os galhos antigos se tornarão a fonte de crescimento, e apenas os fortes serão deixados dos novos (os fracos cortam tudo). Por 3 anos, os brotos da última temporada tornam-se frutíferos. Os ramos velhos também dão frutos, mas são cortados no outono. No futuro, esse ciclo se repete. Um arbusto maduro e bem formado deve incluir de 10 a 15 ramos de frutas.

O passo mais importante no cuidado com a groselha é a umidade correta da safra durante a estação de crescimento. Devido a erros de rega, pode perder a maior parte da colheita e obter frutos pequenos e insípidos.
A poda é um elemento indispensável para cuidar de qualquer arbusto frutífero, incluindo a groselha. Se você realizar este procedimento agrotécnico no momento ideal e fazê-lo correta e regularmente, o resultado não diminuirá de forma a afetar a qualidade e a quantidade dos frutos cultivados.
A preparação competente das groselhas para o inverno é a chave para uma boa colheita no próximo ano. Os cuidados outonais com as groselhas e a preparação para o frio incluem as seguintes etapas: poda, rega, alimentação, tratamento de doenças e pragas, abrigo.
No processo de cultivo de groselhas, a alimentação oportuna é uma parte importante do cuidado. Elementos orgânicos e minerais são necessários não só para o crescimento harmonioso do mato, mas também para a formação da lavoura. Durante toda a estação de crescimento, a planta necessita de diferentes substâncias, o que é importante considerar na escolha de um fertilizante.

A groselha é uma das culturas favoritas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.

Se houver necessidade de aumentar o tamanho do plantio de groselhas ou de rejuvenescer o arbusto, você mesmo pode propagar as groselhas. Você pode propagar a groselha de diferentes maneiras: estacas verdes, estacas lignificadas e estratificação. Cada um dos procedimentos é uma propagação vegetativa de groselhas e permite que você obtenha mudas maduras sem muito esforço.
Características principais
Autores
Litvinova V.M., Zarubin A.N., Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro
Apareceu ao cruzar
Compact x Bradthorpe
Ano de aprovação
1995
Visualizar
Preto
Compromisso
universal
Produção
Alto
Rendimento médio
90,4 kg / ha, 12 t / ha, 3,7 kg / arbusto
Transportabilidade
Alto
arbusto
Tipo de crescimento
vigoroso
Descrição do arbusto
espalhamento médio
Altura do arbusto, cm
150
Escapes
grosso, médio, curvo, verde claro, sem pelos, fosco
Folha
quíntuplo, redondo ou médio, verde, com matiz cinza-azulado, sem pubescência, fosco, ligeiramente enrugado, coriáceo
Flores
cor pálida, médio, em forma de concha
Escovar
eixo da mão longo ou médio, sinuoso, densidade média
Escova, cm
8-10
Número de frutas em um pincel, pcs
a 10
Bagas
Cor de baga
Preto
Tamanho da baga
ampla
Peso da baga, g
1,9-3
Forma de baga
oval arredondado
Pele
espessura média
Gosto
doce e azedo
Composição de baga
açúcares - 8,1%, ácidos - 2,7%; vitamina C - 138,0 mg%
Separação de bagas
seco
Sementes, quantidade
a média
Avaliação de degustação
4,5
Crescente
Autofertilidade
fértil
Resistência de inverno
Alto
Requisitos de solo
solos arenosos ou argilosos, solo de jardim
Localização
ensolarado, protegido de fortes rajadas de vento
Regiões em crescimento
Noroeste, Central, Volgo-Vyatsky, Srednevolzhsky, Extremo Oriente
Resistência a doenças e pragas
estável no nível padrão
Maturação
Termos de amadurecimento
maturação tardia
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de groselha
Groselha bagheera Bagheera Doce de groselha bielorrussa Doce bielorrusso Groselha Bruta Bruto Groselha Vênus Vênus Groselha branca Versalhes Branco de Versalhes Groselha Vologda Vologda Groselha holandesa Vermelho holandês Groselha Gulliver Gulliver Groselha Dar Smolyaninova Presente de Smolyaninova Residente de Currant Summer Residente de verão Delicadeza de Groselha Delicadeza Groselha Dobrynya Dobrynya Currant Riddle Mistério Passas de groselha Raisin Currant Jonker Van Tets Jonker Van Tets Groselha Preguiçosa Pessoa preguiçosa Geléia de groselha Marmelada Currant Natalie Natalie Groselha Amada querida Groselha pigmeu Pigmeu Groselha Rovada Rovada Groselha Açúcar Groselha Selechenskaya Selechenskaya Groselha Selechenskaya 2 Selechenskaya 2 Tesouro de Groselha Tesouro Titânia de groselha Titania Groselha Ural beleza Beleza Ural Groselha Black Pearl Pérola Negra Groselha Exótica Exótico Groselha vigorosa Vigoroso
Todas as variedades de groselhas - 64 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário