- Autores: M. Bertin, França
- Apareceu ao cruzar: origem desconhecida
- Sinônimos de nomes: Versailles Blanche
- Ano de aprovação: 1959
- Termos de amadurecimento: amadurecimento médio
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Produção: acima da média
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 0,7
- Escapes: os brotos anuais são grossos, quebradiços
A invulgar groselha branca Versailles ou, como também é chamada, Versailles Blanche, conquistou os jardineiros durante muitos anos com a sua rápida aclimatação, colheitas abundantes e excelente sabor a frutos silvestres. É cultivado com sucesso em muitas regiões da Federação Russa e, em casa, na França, é considerado uma das melhores variedades.
História de criação
O branco de Versalhes foi registrado em 1959 no Registro do Estado como uma variedade aprovada para cultivo no território da Rússia. No mesmo documento, você pode descobrir que a variedade foi criada na França em 1883 por M. Bertin. O nome exato das variedades progenitoras é desconhecido.
Descrição da variedade
Esta groselha branca é caracterizada pela formação de arbustos de tamanho médio do tipo padrão. A coroa é larga e de formato irregular. A altura média de uma planta adulta é de 120-125 cm Os rebentos com 1 ano de idade são espessos, quebram-se facilmente, bastante poderosos. Folhas em arbusto com placas mate, cinco lobadas, de grandes dimensões, pintadas de verde intenso com ligeiro tom púrpura.
Os racemos são longos, inclinados, não muito densos. O comprimento médio é de 9 cm. Cada cacho contém de 6 a 8 bagas.
O sistema radicular da planta está bem desenvolvido. Cresce além da coroa. A raiz central é capaz de receber umidade do solo a uma profundidade de mais de 1 m. Os brotos nos arbustos são retos. A variedade é propagada por estacas, estratificação, o rejuvenescimento é realizado dividindo o arbusto.
Características de bagas
Os cachos de groselha estão repletos de bagas de tamanho médio, cada uma pesando 0,7 g. Sua forma é redonda, mas pode ser ligeiramente comprimida a partir dos pólos. A cor de uma baga madura é amarelada, mais próxima do creme claro, a sua casca é fina, translúcida, bastante forte. A polpa é suculenta e densa por dentro.
Qualidades de sabor
As bagas são ricas em vitamina C, ácidas, com um aroma perfumado. São especialmente bons em compotas, compotas e também frescos, como fonte de nutrientes.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é de maturação média, frutifica amigavelmente. As bagas amadurecem no final de julho. A frutificação começa em 2-3 anos.
Produção
Acima da média. A coleta média é de 4 kg por arbusto. Quando cultivado em escala industrial, você pode chegar a 8,0 t / ha.
Regiões em crescimento
A groselha está incluída no registro estadual russo. Zoneado para a Região Central da Terra Negra, as Regiões Noroeste, os Urais, a Região do Volga-Vyatka e a Região do Médio Volga.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A groselha é autofértil. A polinização cruzada não é necessária.
Aterrissagem
As plantas precisam ser plantadas em áreas espaçosas, abertas e bem iluminadas. É importante que o solo não esteja encharcado. Solto, ligeiramente argiloso ou arenoso, respirável é o suficiente. A acidez é preferencialmente neutra ou fraca.
A melhor época para o plantio é 1 década de setembro, nas regiões sul até meados do outono. Esta variedade é adequada para cultivo em faixas e arbustos. Para o inverno, um arbusto jovem é podado, deixando brotos com cerca de 150 mm de comprimento e 6 botões.Isso permitirá que as plantas se enraízem e se aclimatem mais rapidamente.
Crescendo e cuidando
O Branco de Versalhes é uma groselha despretensiosa que pode crescer com manutenção mínima. Ela precisa de rega abundante periódica, mas sem água estagnada. A umidade hidratante é realizada na primavera, quando as plantas despertam, e no outono, no final da estação de crescimento. A intensidade da rega também aumenta no verão, desde a floração até ao amadurecimento dos bagos em cachos. Para adicionar água, é recomendável cavar um sulco ao redor do arbusto, no qual a umidade será fornecida.
Depois de cada rega, o solo é completamente solto e as ervas daninhas são arrancadas. Neste caso, a ferramenta não é enterrada mais do que 10 cm. Se o solo for coberto com uma camada de cobertura morta, esta etapa do trabalho será realizada com muito menos frequência.
A alimentação das plantas também é necessária. A groselha branca será muito mais saborosa e suculenta com o uso de fertilizantes complexos ou especiais. Na primavera, estrume de vaca é usado para esses fins - 1 kg por 10 litros de água ou fezes de pássaros em uma proporção de 0,5: 10. Esta solução será suficiente para alimentar 3 arbustos.
No verão, a groselha branca desta variedade responde bem à pulverização foliar. É útil para fertilizantes com micronutrientes à base de ácido bórico, sulfato de cobre, sulfato de manganês. Eles também servem ao mesmo tempo para proteger as plantas de doenças.
Durante o período de frutificação, os curativos verdes serão a melhor escolha. Um bom resultado é dado por infusões de urtiga, grama ceifada; ao soltar, pode-se adicionar cinzas de madeira ao solo - 0,5 kg por 1 m2. Com o início do outono, após a frutificação, os arbustos são abundantemente fertilizados com matéria orgânica - húmus ou composto.
Resistência a doenças e pragas
O branco de Versalhes pertence a variedades altamente resistentes à maioria das doenças, bem como aos danos causados pelos ácaros da groselha. Nesse caso, os arbustos são afetados pela antracnose. Relativamente resistente ao oídio.
A groselha é uma das culturas preferidas dos jardineiros e pode ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.
Resistência a condições climáticas adversas
Branco de Versalhes - groselha resistente ao inverno.As bagas não se desintegram durante os períodos de frio. A variedade tolera bem o tempo chuvoso com alta umidade. Resistente à seca. Não é costume cobrir arbustos em climas frios antes do início das primeiras geadas, caso contrário, o arbusto pode desaparecer.
Visão geral da revisão
De acordo com os residentes de verão, o Versalhes branco, embora seja considerado uma variedade exótica europeia, cria raízes com bastante sucesso no clima da região de Moscou e mesmo em regiões mais frias. Note-se que os arbustos desta groselha começam a dar colheitas abundantes já 5 anos após o plantio. Os arbustos crescem bem mesmo sem poda, mas não se deve engrossar as plantações para evitar a propagação de pragas.
Os residentes de verão avaliam o sabor das frutas vermelhas como sobremesa. Observa-se que em um verão ensolarado, eles se mostram mais doces e maiores. Nos períodos de chuva e frio, os bagos ficam menores e perdem o sabor. As desvantagens óbvias incluem a suscetibilidade dos arbustos aos ácaros e pulgões. Residentes de verão de diferentes regiões enfrentam esse problema.