- Autores: Volodina E.V., Khotimskaya S.P., Khabarova N.N., All-Russian Research Institute of Plant Industry nomeado após N. I. Vavilova
- Apareceu ao cruzar: Gigante de Leningrado x Ojebyn
- Sinônimos de nomes: Doce de Leninegrado
- Ano de aprovação: 1993
- Termos de amadurecimento: amadurecimento médio
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 1,7- 3,5
- Avaliação de degustação: 5
Apesar do fato de haver muitas espécies de groselha preta, a maioria dos residentes de verão prefere variedades clássicas comprovadas. Isso inclui a variedade média-tardia Velaya da seleção doméstica.
História de criação
Currant Veloy é a criação de um grupo de cientistas domésticos do Instituto de Pesquisa da Indústria Vegetal de toda a Rússia com o nome de V.I. N.I. Vavilova (S.P. Khotimskaya, N.N. Khabarova e E.V. Volodina). A variedade apareceu quando dois tipos de bagas foram cruzados - o gigante de Leningrado e o Ojebin. A groselha juntou-se às fileiras do Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa em 2003. Recomendado para o cultivo de bagas nas regiões Central e Norte da Rússia.
Descrição da variedade
A groselha Veloy é um arbusto semi-alastrado de tamanho médio que chega a atingir 140 cm de altura. Caracteriza-se por ser compacto, espessamento bastante denso com folhas verdes escuras com tonalidade bronze, rebentos espessos eretos de cor irregular e ramos longos com muitos botões duplos ou triplos de tamanho médio.
Durante o período de floração, os arbustos são cobertos por grandes botões branco-esverdeados, de tonalidade rosa, dotados de formato de cálice. As escovas têm eixo engrossado, friabilidade e comprimento aumentado - de 5 a 8 cm. Os bagos na escova são espaçados uniformemente, presos com firmeza suficiente. Em média, há 7 a 8 frutas no cacho.
Características de bagas
Veloy é uma groselha de frutos grandes. Em média, a massa de uma baga é de 1,7-3,5 g. A groselha tem uma forma redonda regular ou achatada e uma cor preta uniforme rica. A casca dos bagos é moderadamente brilhante e bastante firme, sem indícios de dureza. Os frutos são mantidos em um caule encurtado, mas grosso. A separação das groselhas maduras é semi-seca.
O objetivo da variedade é universal - as frutas vermelhas são consumidas frescas, usadas na culinária, processadas em compotas e sucos, geléias e conservas são cozidas, congeladas e secas. A transportabilidade da variedade é média. Se os bagos forem removidos em um estado de maturidade técnica, a vida útil dos bagos aumentará.
Qualidades de sabor
A baga tem um sabor delicioso. A polpa apresenta alta suculência e alto teor de sementes. O sabor é dominado por uma doçura brilhante, harmoniosamente combinada com um agradável aroma de sobremesa. A polpa da groselha contém 9,9% de açúcares e uma grande quantidade de vitamina C. O sabor azedo só pode aparecer se a planta for cultivada em uma área sombreada.
Amadurecimento e frutificação
Este tipo de groselha pertence a uma variedade com um período de maturação médio. As bagas amadurecem de forma irregular, por isso a colheita com pincéis inteiros não funcionará. A fase de frutificação ativa do arbusto ocorre no final de julho - meados de agosto. Se as bagas não forem removidas das escovas a tempo, elas podem amadurecer demais e rachar durante o armazenamento ou transporte, mas não se desintegrarão.
Produção
O alto rendimento é uma das vantagens desta variedade de groselha. Sujeito a todas as regras de cultivo e cuidados para a estação, 4,2 kg de frutas suculentas podem ser colhidas de um arbusto.
Regiões em crescimento
A groselha Veloy é amplamente cultivada nas regiões Norte, Noroeste e Central do país. Além disso, as groselhas de frutos grandes ganharam popularidade na Ucrânia.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Veloy é uma groselha autofértil que não precisa de variedades polinizadoras. A autofertilidade é de pouco mais de 50%, ou seja, metade dos ovários são formados sem o auxílio de polinizadores.
Aterrissagem
Para o plantio, você precisará de mudas saudáveis e de alta qualidade, que são plantadas a uma distância de 1 a 1,5 metros uma da outra. A reprodução da planta ocorre de três formas - pela divisão do arbusto, por meio de estacas verdes, e também por estratificação em arco e horizontal. É possível criar groselhas, nas quais o sistema radicular cresce rapidamente, na primavera, verão e outono. De acordo com os agricultores, o outono é considerado a melhor época (setembro-outubro). A cova de plantio para um arbusto de groselha deve ser profunda e larga, já que a raiz tem 20-25 cm de comprimento.
Crescendo e cuidando
A groselha preta Veloy adora solos férteis com baixa acidez alcalina e que respiram bem, como as margas. O local deve ser bem iluminado pelo sol, bem como protegido de forma confiável de correntes de ar e ventos fortes. A água subterrânea deve fluir profundamente para que não haja estagnação da água, o que não agrada o sistema radicular da groselha.
O cuidado integral com os arbustos de groselha consiste em regar regularmente, adubar (a partir da segunda estação após o plantio), afrouxar o solo e remover ervas daninhas sob os arbustos, aparar o excesso de galhos (desbaste), aplicar cobertura morta na área sob o arbusto e proteger contra vírus e insetos . Residentes de verão experientes recomendam deixar de 3 a 4 ramos por ano, portanto, depois de 3 a 4 anos, o arbusto terá cerca de 15 ramos formando o esqueleto da planta.
Resistência a doenças e pragas
O sistema imunológico da variedade é muito forte, capaz de resistir a muitas doenças. Os arbustos praticamente não estão expostos ao oídio, ferrugem colunar, ácaros renais, antracnose e ferrugem septória. As groselhas são mais suscetíveis a grandes pulgões; borrifar na primavera com uma solução fraca de "Nitrofen" ajudará a protegê-los.
A groselha é uma das culturas favoritas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os terrenos pessoais. Para que os bagos de groselha sejam saborosos e grandes e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.
Resistência a condições climáticas adversas
A planta apresenta boa resistência ao estresse. As groselhas toleram facilmente secas prolongadas, calor e flutuações bruscas de temperatura. Além disso, a variedade é resistente ao gelo. A falta de sol e o excesso de umidade afetam negativamente o sabor da cultura. As groselhas também não gostam de correntes de ar e rajadas de vento.