- Autores: T. S. Zvyagina, T. V. Zhidekhina (VNIIS com o nome de I. V. Michurin)
- Apareceu ao cruzar: Ojebyn x Black Pearl
- Ano de aprovação: 2004
- Termos de amadurecimento: amadurecimento médio
- Tipo de crescimento: alta
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 1,4-1,6
- Avaliação de degustação: 4,6
- Escapes: médio a fino, sem pelos, acinzentado, com um blush amarelado, topo marrom-amarelado
- Folha: cinco lóbulos, grande, verde, coriáceo, enrugado, fosco, a lâmina é inclinada para baixo, côncava ao longo da nervura central, a borda da folha é dobrada para baixo
A planta, que leva o nome do formidável conquistador da época medieval, pode ser uma ótima opção para cultivar no jardim e no jardim. Porém, suas características terão que ser estudadas cuidadosa e profundamente para isso. E é muito útil prestar atenção às principais características do processo de cultivo.
História de criação
Tamerlane foi criado no Michurin VNIIS. O projeto foi supervisionado pelos criadores Zvyagin e Zhidekhin. Eles pegaram material biológico de Ojebyn e Black Pearl como base. O resultado do cruzamento dessas variedades de groselha foi registrado na Rússia em 2004.
Descrição da variedade
Esta é uma groselha preta universal. Seus arbustos ficam altos. Sua distribuição média é anotada. Existem rebentos médios e finos. Eles não têm pubescência, mas são caracterizados por um rubor amarelado.
As folhas grandes de Tamerlão consistem em 5 lóbulos. Eles são caracterizados por uma superfície fosca enrugada. A lâmina da folha se inclina para baixo. As bordas das folhas também são dobradas para baixo. As flores de tamanho médio lembram um vidro, e o comprimento dos pincéis cilíndricos chega a 5-7 cm.
Características de frutas vermelhas
Os frutos pretos de Tamerlão são grandes. Seu peso normal é 1,4-1,6 g. Outras características:
geometria arredondada;
pele moderadamente espessa;
não muitas sementes;
concentração de pectinas - 2,1%.
Qualidades de sabor
Tamerlane tem um sabor doce e azedo típico. A participação de sólidos solúveis é de 17,2%. A participação dos açúcares é de 9,8%. O índice de acidez titulável é de 3,4% (enquanto a concentração de vitamina C chega a 1460 mg por 1 kg de massa de baga). O exame de degustação dá à colheita uma avaliação de 4,6 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade tem um período de maturação médio. Seu vencimento antecipado também é notado. Você pode atirar as primeiras frutas na primeira quinzena de julho. O amadurecimento ocorrerá de maneira uniforme. Curiosamente, a planta é adequada para colheita mecanizada.
Produção
Em média, a coleta chega a 3,9 kg por 1 arbusto de groselha. Em termos de 1 ha, a produtividade pode chegar a 12.900 kg. Mas este indicador varia muito dependendo das condições climáticas e das características da tecnologia agrícola.
Regiões em crescimento
Groselha Tamerlane pode ser cultivada na Região Central da Terra Negra. E também foi zoneado na região do Baixo Volga. Não há sentido em cultivar em outras áreas.
Aterrissagem
Uma grande quantidade de luz é necessária para as groselhas de Tamerlão. Em áreas abertas e moderadamente sombreadas, eles se desenvolvem bem. Porém, com uma tonalidade excessivamente espessa, a produtividade da variedade será baixa. É necessário escolher áreas com solo fértil leve, caracterizado por um índice de hidrogênio neutro.Às vezes, uma ligeira mudança de ácido é permitida.
É muito importante que a água subterrânea esteja a uma profundidade de pelo menos 75 cm, pois a água parada provoca apodrecimento das raízes. E também é necessário proteger diligentemente a cultura do vento frio penetrante. Recomenda-se escolher mudas com sistema radicular ramificado que possuam 2 ou 3 raízes principais, 1 ou 2 brotos. Uma aparência saudável desempenha um papel muito importante na seleção de mudas.
Brotos de dois anos com altura de pelo menos 40 cm são ótimos, pelo menos 20 dias antes do plantio deve-se cavar o solo, retirando todos os resíduos de vegetação dali. A profundidade dos furos deve ser de cerca de 50 cm. O diâmetro é o mesmo e a distância entre os furos individuais não pode ser inferior a 130 cm. Composto, superfosfato e cinzas de madeira são despejados em todos os furos. Cubra esta mistura de nutrientes por cima com uma camada de solo de jardim de 10 cm.
O plantio pode ser feito durante a estação de crescimento. No entanto, as plantas plantadas no final de agosto criam raízes da melhor maneira possível. Antes do procedimento em si, as raízes da muda devem ser imersas em água por várias horas, depois mergulhadas em um purê de argila líquida. Cada arbusto plantado é regado imediatamente com 10 litros de água morna.
Crescendo e cuidando
Durante o cultivo em si, Tamerlane precisa de rega regular e manter um teor de umidade moderado da terra ao redor dos arbustos. Cada arbusto é regado com pelo menos 30 litros de água. Essa irrigação é realizada pelo menos uma vez a cada 5 dias, a menos que haja fortes chuvas. Em março, antes do surgimento dos botões, 80 g de nitrato de amônio e 50 g de uréia são aplicados sob os arbustos. As ervas daninhas são removidas à medida que surgem.
Recomenda-se afrouxar o solo próximo às plantas a uma profundidade de 5 cm após a rega. A cobertura morta também é obrigatória. A melhor cobertura morta é considerada a turfa e a palha, sob as quais a terra retém a umidade por mais tempo. Na primeira década de junho, é necessário alimentar as groselhas, usando 15 kg de húmus por 1 arbusto. Quando as bagas estão maduras, o arbusto é pulverizado com uma solução nutritiva contendo pequenas doses:
sulfato de ferro;
permanganato de potássio;
ácido bórico.
No final de setembro, os arbustos são alimentados com compostos minerais. Para 1 arbusto, aplique:
20 g de sulfato de potássio;
50 g de superfosfato;
200 g de cinza de madeira.
Para prevenir o desenvolvimento de doenças e danos por pragas, ajude:
cavar o solo na queda;
remoção de lixo;
poda sistemática de plantas;
aderência estrita aos programas de irrigação e fertilização;
afrouxando a terra;
tratamento repetido com uma solução insaturada de líquido bordalês (com intervalo de 10 dias).
O alto crescimento dos arbustos de Tamerlão torna necessário cortá-los. Tal evento permite não só melhorar a forma externa das plantas, mas também ajuda a uniformizar o amadurecimento dos frutos. Na primavera, antes que os sucos comecem a se movimentar, é necessário eliminar os brotos secos e deformados. Todas as seções dos cortes são tratadas com grama de jardim. Nos meses de verão, os ramos são encurtados em 5 olhos para ativar a ramificação.
Na última década de setembro, a poda formativa é necessária. Os caules subdesenvolvidos devem ser removidos. E também é necessário se livrar dos galhos que crescem dentro do arbusto para manter a geometria necessária.
Resistência a doenças e pragas
O ácaro do rim afeta raramente a groselha Tamerlão, mas ainda assim é perigosa. A maioria das doenças e pragas não causa danos significativos à variedade. Ao mesmo tempo, a resistência a danos por mancha foliar e oídio é observada separadamente. No entanto, ainda não adianta recusar tratamentos preventivos.
A groselha é uma das culturas favoritas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.
Resistência a condições climáticas adversas
A descrição oficial da variedade enfatiza a excelente resistência dessa planta às condições de inverno. Mas, claro, é garantido apenas nas principais regiões e em áreas com clima ainda mais ameno. A resistência ao calor e à seca não é muito elevada - em todo o caso, não está indicada na descrição oficial.