- Autores: N.I. Pavlova (VNIIR em homenagem a N.I. Vavilov)
- Apareceu ao cruzar: Faya the Fertile x Houghton Castle
- Ano de aprovação: 1965
- Termos de amadurecimento: maturação precoce
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 0,5
- Escapes: crescendo - de espessura média, rosa brilhante na parte superior, com pubescência esparsa; lignificado - reto, inquebrável, acinzentado
- Folha: médio, redondo, verde escuro, fosco, com cinco lóbulos bem definidos
A generosa variedade de groselha vermelha foi cultivada em 1949. Ao longo de várias décadas, essa variedade se tornou familiar para a maioria dos jardineiros e se espalhou por todo o país. As características distintivas da casta são consideradas excelente rendimento e sabor agradável.
Descrição da variedade
As plantas de porte médio atingem 1,8 metros de altura. Na aparência, os arbustos são densos e poderosos, ocupando muito espaço no jardim. Os ramos são de distribuição média. O objetivo da colheita é universal. A espessura do rebento é média. A parte superior dos rebentos em crescimento é cor de rosa profundo e os lignificados tornam-se cinzentos. Os rebentos não são frágeis e retos.
As folhas são redondas, de tamanho médio (4-7 centímetros). A cor é verde escura. A superfície é mate. Cada placa de folha consiste em cinco lóbulos pronunciados. As flores são pequenas e bem cuidadas, em forma de taça. Os pincéis são pequenos e densos. O comprimento é de cerca de 6 centímetros. Cada um forma de 8 a 10 bagas.
Características de frutas vermelhas
Os frutos maduros adquirem uma cor escarlate claro. O peso médio de cada baga é de 0,5 gramas. Os tamanhos são médios. A forma é arredondada. No interior, as sementes grandes são formadas na quantidade de 3 a 7 peças.
Qualidades de sabor
O sabor é agradável, moderadamente azedo e refrescante. A quantidade de açúcar é de 6,9%, o volume de matéria seca é de 17,8%. Acidez - 3%. 100 gramas de bagas contêm 44 miligramas de ácido ascórbico.
Amadurecimento e frutificação
Variedade Generosa se refere a variedades com um amadurecimento precoce da safra. Os arbustos frutificam de junho a julho.
Produção
Devido ao alto rendimento, uma planta forma de 3 a 4 quilos de frutos. Em escala industrial, 170 centners são colhidos por hectare de terra.
Aterrissagem
O plantio é realizado na primavera ou no outono. Ao escolher a primeira opção, os arbustos são regados 2 a 3 vezes por semana durante os primeiros meses após o transplante. O sistema radicular precisa de nutrição para um desenvolvimento ativo. Para as culturas de frutas, as áreas ensolaradas são escolhidas. A groselha prefere solos nutritivos saturados de matéria orgânica. Quando cultivado em solo infértil, deve ser alimentado com esterco ou composto.
A groselha não tolera mudanças bruscas de temperatura, portanto, territórios com sebes em forma de árvores são escolhidos para o seu cultivo. E também de correntes de ar ou fortes rajadas de vento, arbustos protegerão as paredes de um edifício alto.
Para frutificação regular e enraizamento rápido, um nível ideal de umidade do solo deve ser garantido. As bagas escarlates contêm uma grande quantidade de água (82%). Para fazer com que os arbustos se sintam confortáveis, você precisa cavar uma cova de plantio de tamanho adequado. Deve ser ligeiramente mais largo que a raiz. As dimensões aproximadas são 30-40 centímetros de largura e o mesmo comprimento.
Processo de desembarque:
o pouso é realizado em tempo seco;
meio balde de composto é colocado em cada buraco;
o solo retirado da cova é misturado com 0,5 baldes de composto;
uma estaca é instalada no buraco, uma muda será amarrada a ela;
a muda é cuidadosamente retirada do recipiente e colocada na cova de plantio;
mistura de solo é derramada em cima para preencher completamente o buraco;
a terra ao redor do tronco está comprimida;
a planta é amarrada com um material macio que não danifica os brotos.
Crescendo e cuidando
O volume e a qualidade da colheita dependem diretamente da irrigação. A rega deve ser regular, mas não excessiva. Eles começam a umedecer o solo com a chegada da primavera. O procedimento é realizado uma vez por semana. A maioria dos jardineiros opta pela irrigação por gotejamento. É um sistema prático e prático que hidrata suavemente o solo, evitando que resseque.
As groselhas não gostam de água fria e, devido à irrigação por gotejamento, a água aquece rapidamente até a temperatura desejada. Um dia depois da chuva ou irrigação, o local está solto. Todas as ervas daninhas que aparecem no site devem ser removidas imediatamente. Eles crescem rapidamente e retiram oligoelementos úteis do solo. O afrouxamento periódico é necessário para que o oxigênio chegue às raízes.
No processo de desenvolvimento, os arbustos retiram substâncias úteis do solo, que devem ser reabastecidas com fertilizantes. Antes de adicioná-los, é necessário levar em consideração o estado das plantas. Se os arbustos se desenvolverem rapidamente, formarem caules fortes e uma grande quantidade de colheita saborosa, você pode fazer sem alimentação adicional.
Caso contrário, drogas com alto teor de fósforo, potássio e nitrogênio são utilizadas. Cada um dos componentes tem um impacto específico na cultura. Alguns componentes ajudam a crescer folhagem, outros - bagas. A fertilização com nitrogênio é usada no início da primavera. Potássio e fósforo são adicionados no processo de formação da cultura.
Alguns jardineiros optam por matéria orgânica, por exemplo, esterco podre. É dissolvido em água e os arbustos são regados com a composição resultante no início de março (4 quilos de esterco por balde de água). Na segunda vez, a composição é usada em junho.
No outono, os arbustos são alimentados com cinzas (1 litro) ou superfosfato (120 gramas). Essas substâncias são colocadas sob o arbusto. Se desejado, os componentes podem ser dissolvidos em água.
A groselha é uma das culturas favoritas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos.É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.