- Autores: A.I. Astakhov (Instituto de Pesquisa Russo de Tremoço)
- Apareceu ao cruzar: Mudas Dovewing x linha 32-77 (Bradthorpe)
- Ano de aprovação: 1993
- Termos de amadurecimento: maturação precoce
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 2,2-5
- Avaliação de degustação: 4,9
- Escapes: em crescimento - verde, não pubescente, brilhante, colorido com antocianina; lignificado - espesso, curvo, bege acinzentado, pubescente
A groselha negra de várias variedades é utilizada como sebe ou como fruteira. Bagas aromáticas são um ingrediente popular em guloseimas saudáveis e saborosas. A variedade Selechenskaya possui excelente resistência à geada, podendo ser cultivada em regiões com invernos rigorosos. E também agrada o sabor requintado e os benefícios da colheita.
Descrição da variedade
As plantas de porte médio atingem uma altura de um metro e meio. Os arbustos tornam-se densos e espalham-se ligeiramente. Os rebentos são verdes, sem tratamento. A superfície é brilhante, manchada com antocianina. Rebentos mais fortes e já lignificados, mais grossos, curvos e maciços. Cor - cinza com matiz bege. Os botões são grandes e crescem desviando-se dos rebentos.
Cada folha possui cinco lâminas. Os tamanhos são médios. A cor é verde profundo. A superfície é fosca e coberta de rugas finas. As lâminas estão bem afastadas e a placa em si é convexa. As flores são pequenas, não descidas. A cor das pétalas é púrpura-avermelhada, pálida. As escovas podem ser curvas ou retas. A densidade é média. Em um pincel, de 8 a 12 bagas amadurecem ao mesmo tempo.
Características de frutas vermelhas
A cor dos frutos maduros é preto. Peso - de 2,2 a 5 gramas. Os tamanhos são considerados muito grandes. A forma é redonda. A polpa suculenta é recoberta por uma casca medianamente densa. A superfície é lisa e brilhante. A separação está seca.
Qualidades de sabor
As características gastronômicas da fruta são altas. O sabor doce predomina sobre a acidez. Avaliação dos provadores - 4,9 pontos num máximo de 5. A quantidade de açúcares é de 7,8%, a acidez é de 2,2%. A agradável frescura permanece depois de comer.
Amadurecimento e frutificação
Os arbustos começam a dar frutos nos primeiros dias de julho. As datas de amadurecimento são precoces. Os frutos amadurecem quase simultaneamente.
Produção
Devido ao alto rendimento, os jardineiros coletam muitas frutas suculentas e doces a cada temporada. O rendimento médio é de um quilo e meio por arbusto ou 10 toneladas por hectare de plantação (quando cultivado em escala industrial). A frutificação máxima é de 2,8 quilos de arbustos ou 18,7 toneladas por hectare. Os bagos apresentam excelente comercialização e excelente transportabilidade.
Aterrissagem
Como muitas outras variedades de groselha preta, a variedade Selechenskaya é plantada na primavera ou no outono. A segunda opção de pouso é preferível. A obra é realizada no final de setembro ou início de outubro. O plantio de mudas na primavera é indesejável porque os botões se abrem rapidamente e nem sempre é possível plantar arbustos jovens a tempo. E também a possibilidade de retorno das geadas do início da primavera permanece.
Ao comprar mudas, deve-se antes de mais nada prestar atenção ao estado das raízes.Para que o arbusto crie raízes rapidamente em uma nova área e se desenvolva o suficiente para formar uma rica colheita, as raízes do sistema radicular devem estar inteiras e saudáveis. O número de raízes principais é de 3-5 peças.
As mudas jovens com 1-2 anos de idade se enraízam melhor de todas. A parte superior da planta deve ter pelo menos 30 centímetros de comprimento e consistir de 1-2 brotos.
A variedade Selechenskaya é exigente na composição do solo. As groselhas preferem solos leves e férteis, que proporcionam fácil acesso às raízes da água. Arenito ou argila são ideais. A reação ácida deve ser baixa ou neutra. Em taxas mais altas, a farinha de dolomita (cerca de 500 gramas por metro quadrado) é adicionada ao solo e desenterrada.
Terras baixas e pantanosas não são adequadas para o cultivo de groselhas. Em tais condições, não se deve esperar uma colheita rica, e os arbustos envelhecerão rapidamente e muitas vezes adoecerão. Você também pode plantar arbustos em solo arenoso, mas precisa fertilizar bem as plantas.
As groselhas preferem áreas ensolaradas, mas ao meio-dia é desejável que a área seja coberta com uma sombra clara. Com sombreamento forte, a groselha negra enfraquece e o sabor da safra diminui. O terreno deve ser plano. É aconselhável proteger o desembarque de correntes de ar. Para isso, são plantados arbustos próximos a edifícios ou sebes.
Crescendo e cuidando
Essa variedade é muito exigente quanto a manter as condições. Todas as manipulações agrotécnicas devem ser realizadas sem falha. Somente neste caso será possível colher uma safra de alta qualidade a cada safra. As groselhas crescem notavelmente em solo moderadamente úmido. Para manter esta condição, é necessário regar regular e abundantemente os arbustos. O cronograma de irrigação é feito de acordo com a época do ano. A rega excessiva é perigosa para as groselhas, as raízes começam a apodrecer e as bagas tornam-se aquosas.
É imprescindível umedecer a área durante o crescimento dos brotos, a formação do ovário, o derramamento dos frutos e após a colheita dos frutos maduros. Também é aconselhável irrigar os arbustos antes do inverno que se aproxima. A última rega é realizada apenas se a rega for rara no outono.
Se a planta não receber umidade suficiente, o crescimento dos galhos diminuirá e o sabor do fruto será prejudicado. Durante a irrigação, a água deve penetrar no solo em pelo menos 40 centímetros. Até cinco baldes de água decantada são consumidos por arbusto. Ao lado de cada planta, sulcos anulares são cavados nos quais a água é derramada. Isso é necessário para que o líquido não se espalhe na superfície.
Após a irrigação, no dia seguinte, a camada superficial do solo está solta. Apesar de sua simplicidade, esse procedimento traz muitos benefícios. A remoção da crosta densa garantirá a troca adequada de oxigênio e a água penetrará no solo mais rapidamente. O afrouxamento regular evita o crescimento de ervas daninhas no local.
Ao cultivar bagas em regiões quentes, você não pode prescindir de cobertura morta. Jardineiros usam húmus ou cortam grama seca. A cobertura morta orgânica fornece nutrição extra e retenção de umidade.
A cobertura é considerada um componente importante do cuidado. Se fertilizantes forem aplicados na cova de plantio, as passas não podem ser alimentadas por dois anos. No outono e na primavera, um balde de húmus ou esterco é consumido para cada planta.
No terceiro ano após o plantio, eles começam a aplicar fertilizantes regularmente. A fruticultura prefere composições minerais e matéria orgânica. A cobertura é realizada três vezes por ano. Em cada um dos períodos de desenvolvimento da planta, certas substâncias e preparações são utilizadas.
Durante o despertar dos arbustos, a uréia é adicionada ao solo.45 gramas para plantas jovens e 25-30 gramas para groselhas adultas. Esta substância contém muito nitrogênio, que é necessário para construir uma massa vegetal brilhante e exuberante. Após a alimentação, os arbustos são regados e o solo é coberto com palha.
Uma solução à base de esterco de galinha é usada no verão. Um balde de composição é suficiente para fertilizar um arbusto. Antes de fazer, os excrementos são dissolvidos em água na proporção de 1 a 10.
Com o início do outono, superfosfato (de 40 a 50 gramas) e sulfato de potássio (15-20 gramas) são adicionados ao solo. As composições minerais podem ser substituídas por cinzas de madeira na quantidade de 200-400 gramas. Após a fertilização, a área ao redor da planta é coberta com esterco ou húmus na quantidade de 6 a 7 kg.
A groselha é uma das culturas favoritas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.