- Autores: Holanda
- Sinônimos de nomes: Rovada
- Termos de amadurecimento: maturação tardia
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Produção: Alto
- Compromisso: para cozinhar conservas, compotas, marmeladas, para fazer geleia
- Peso da baga, g: 0,8 (até 1,6)
- Folha: verde, enrugado, denso, 3-5 lóbulos
- Escovar: longo, grosso
- Cor de baga: vermelho escuro
A groselha é uma das culturas hortícolas mais apreciadas. A variedade Rovada está se tornando cada vez mais popular, embora tenha sido trazida da Holanda recentemente. Os jardineiros se apaixonaram por ele por seu gosto atraente e despretensioso. A groselha Rovada dá um grande rendimento com pouco esforço.
História de criação
A variedade Rovada foi obtida no início dos anos 80 do século XX. Foi desenvolvido por criadores holandeses cruzando várias variedades populares de groselha. No mesmo período, a groselha Rovada foi apresentada numa exposição agrícola realizada em Paris.
Essa variedade imediatamente começou a se espalhar pelo continente europeu. Foi trazido para a Rússia no início dos anos 90. Em pouco tempo, ele ganhou popularidade entre os jardineiros domésticos, que se apaixonaram por uma grande colheita com pouco esforço. Hoje em dia, as groselhas são encontradas com bastante frequência em nossos jardins.
Descrição da variedade
A variedade Rovada tem um atraso médio. A cultura é de altura média. Arbustos extensos, crescendo ativamente durante os primeiros 2 anos. As plantas crescem acima de um metro e meio.
A variedade Rovada é propensa a engrossar. A planta precisa ser formada em tempo hábil, removendo ramos desnecessários. Isso permitirá que você obtenha a melhor colheita.
A folha possui cinco lóbulos. O prato é bastante grande. Tem uma parte central alongada e pontiaguda com bordas afiadas e recortadas. A cor da folhagem é verde escuro. Na superfície, as rugas podem ser vistas a olho nu. Há um pequeno fofo dentro. No outono, a folhagem fica amarela.
No arbusto crescem escovas de flores densas e de tamanho longo. As flores parecem sinos. Um pincel contém de 10 a 19 peças por vez. Primeiro, as flores abrem na base, depois no meio e no topo.
Jardineiros experientes observam as propriedades atraentes da groselha Rovada:
a presença de indicadores de alta produtividade;
a planta floresce em meados do final de maio (por isso, não sofre influência das geadas de retorno);
sabor atraente de baga com uma quantidade suficiente de açúcar e ácido;
resiste a grandes temperaturas abaixo de zero, até 35 graus abaixo de zero;
manter uma apresentação apresentável por muito tempo;
alta resistência aos efeitos negativos de doenças perigosas e pragas de insetos;
As bagas de Rovada podem ser usadas em qualquer forma;
o arbusto se adapta rapidamente ao local onde crescerá posteriormente;
os frutos repousam bem, não se enrugam e não desaparecem;
você pode transportar a colheita por longas distâncias;
os ramos da planta são flexíveis.
A variedade de groselha vermelha apresenta vários pontos negativos. Os arbustos são sensíveis às mudanças climáticas; as mudas nem sempre criam raízes no momento do plantio. E mais uma desvantagem - a necessidade de cortar os galhos devido ao seu forte espessamento.
Características de bagas
Os bagos têm uma cor vermelha pronunciada, uma superfície brilhante e lisa e uma forma arredondada. O tamanho das bagas é grande. Cada um pesa cerca de 1 grama. Com os devidos cuidados, surgem corpos de prova com maior massa.
As frutas crescem em borlas. Cada um contém 15-20 bagas. O pincel é bastante grande, podendo atingir até 20 centímetros de tamanho.
Qualidades de sabor
As groselhas são bastante densas, têm um sabor agridoce.Eles contêm uma quantidade suficiente de açúcar e ácido. Cada baga tem um alto conteúdo:
pró-vitamina A (beta-caroteno);
todas as variedades de vitaminas B;
P - evita que os capilares se rompam;
E - melhora a imunidade;
substâncias cumarínicas, pelas quais o sangue coagula melhor, previnem a formação de tumores;
pectinas que absorvem substâncias nocivas típicas de metais pesados;
micro e macroelementos na forma de ferro, potássio, selênio, cálcio, magnésio, fósforo, iodo.
Amadurecimento e frutificação
Os frutos amadurecem rápida e amigavelmente. As primeiras bagas da região sul podem ser consumidas desde os últimos dias de junho. Nas regiões mais ao norte, os frutos amadurecem 2-3 semanas depois.
Há uma extensão do período de frutificação por um mês e meio a dois meses. A planta floresce tarde. Por isso, não cai sob a geada, que costuma retornar na primavera. A planta é bem polinizada. É por isso que flores estéreis quase nunca são encontradas em arbustos de groselha.
Produção
A variedade Rovada tem um rendimento bastante alto. Com o mínimo de esforço, o arbusto pode produzir cerca de 10 quilos de frutas deliciosas e doces. Para obter uma grande colheita, deve-se cuidar bem da planta, modelá-la e cortá-la corretamente.
Aterrissagem
Para o plantio, são escolhidas áreas bem iluminadas pelos raios solares. Eles não devem ser expostos ao vento. Muitos jardineiros experientes recomendam escolher sombra parcial. A variedade cresce melhor em solos argilosos ou ligeiramente arenosos.
A planta é plantada na primavera e no início do outono. Antes do plantio, as mudas são colocadas na água, onde ficarão por 3 a 4 horas. Depois disso, um buraco é cavado no território do local selecionado a uma profundidade de 40-50 centímetros. Uma camada de composto é despejada nele.
A muda é baixada para o buraco, enquanto endireita o sistema radicular. Amostras podres e quebradas devem ser removidas imediatamente antes disso. Adormecer em cima com uma camada de terra, aprofundando o colo da raiz em 5-7 centímetros, socando o solo.
Após o plantio, os arbustos de groselha são regados abundantemente.
Crescendo e cuidando
A groselha rovada é uma variedade bastante despretensiosa. Para obter uma colheita significativa, a planta deve ser bem regada. Isso é especialmente necessário durante o período de frutificação, que cai em um verão abafado e quente.
A cultura responde bem ao banho. Você pode fazer o procedimento usando uma mangueira com um spray no final.
No processo de crescimento, a cultura precisa ser alimentada. Isso é feito várias vezes durante a temporada.
Os fertilizantes são aplicados na primavera, quando os botões estão apenas começando a se abrir. Cinzas, fertilizantes complexos ou verbasco, previamente diluídos em água, são adequados para isso.
As passas são alimentadas pela segunda vez durante o período de floração. Isso permitirá que os arbustos se preparem bem para a frutificação.
Após a colheita da baga, você precisa alimentar a cultura pela terceira vez. Isso irá preparar a planta para o inverno futuro.
A groselha Rovada não deve ser alimentada durante o período de formação e maturação dos frutos. Nesse caso, muitas substâncias prejudiciais à saúde se acumulam nas bagas, o que afetará negativamente o bem-estar da pessoa.
Na primavera, os arbustos são tratados contra pragas e doenças. Isso permitirá que a planta cresça bem e produza safras abundantes, embora a variedade possa suportá-las por conta própria.
Junto aos arbustos, deve ser colocada uma camada de cobertura morta, composta por serradura, folhas, palha, erva cortada. Isso evita que o solo superaqueça e retém a umidade e o calor.
A groselha Rovad é apreciada por muitos russos por sua despretensão e colheita abundante. As bagas são deliciosas. Amadurecem em pouco tempo, podem ser usados tanto frescos como em compotas, compotas, conservas.
A groselha é uma das culturas favoritas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.