- Autores: Holanda
- Apareceu ao cruzar: Jonker van Tets x Rote Spätlese
- Sinônimos de nomes: Rolan
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- Tipo de crescimento: Alto
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: média 0,7 g, máximo até 1,5
- Escapes: grosso, reto
- Folha: médio, verde amarelado, quase liso, denso, côncavo
Roland é uma variedade despretensiosa de groselha. É considerada promissora para o cultivo no território da Federação Russa, está incluída entre as 20 variedades principais: tem produção estável, resistência à geada e alta imunidade. As bagas são usadas para fazer refrigerantes de fruta, compotas e geleias. Quando maduros demais, são consumidos frescos - são muito saborosos.
História de criação
A cultura surgiu na Holanda com a trans-polinização de variedades: Jonker van Tets e Rote Spätlese.
Descrição da variedade
O arbusto é alto, chega a 170 cm, compacto, torna-se extenso com a idade. Os ramos são grossos e retos. As folhas são pequenas, de cor verde claro com ligeiro amarelecimento, côncavas, com lâminas lisas e largas. A floração ocorre do final de maio ao início de junho. Aglomerados de flores de até 12 cm de comprimento, cada um com 20-30 botões amarelo-avermelhados. Os rebentos adultos crescem ligeiramente todos os anos, mas os rebentos jovens crescem nas raízes no final do ano. A variedade apresenta alto grau de regeneração. A frutificação dura cerca de 25 anos. A espécie é adequada para crescer em tronco e treliça.
Características de frutas vermelhas
Grande em tamanho: de 0,7 a 1,5 g, redondo, vermelho brilhante, sementes grandes. Frutos pouco maduros são transportados de forma excelente e armazenados por cerca de 2 semanas em local fresco e seco.
Qualidades de sabor
Tem gosto azedo, muito maduro, fica adocicado, contém: 8,9% de açúcar, 23,7% de vitamina C, tem um aroma característico de groselha.
Amadurecimento e frutificação
As plantas jovens começam a frutificar no 3º ano após o plantio. Bagas podem ser retiradas a partir da segunda quinzena de julho. A cultura não é propensa a derramamento, pode ser removida mecanicamente.
Produção
Até 6-7 kg são removidos de uma bucha.
Regiões em crescimento
As groselhas são adequadas para o cultivo em uma zona climática temperada: na Rússia central e central. Alguns acreditam que ela pode ser cultivada ligeiramente ao norte das áreas recomendadas pelo originador, uma vez que é plantada nas regiões montanhosas do norte da Escandinávia.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade não precisa de polinizadores adicionais.
Aterrissagem
A espécie prefere solos nutritivos com boa drenagem: chernozem, argiloso, arenoso, rico em húmus com acidez neutra ou baixa. As zonas húmidas e com uma ocorrência próxima de água subterrânea não funcionarão. A camada de água deve estar localizada a um nível de 1,5 me mais profundo da superfície.
As mudas são escolhidas por um a dois anos. Para as plantas, um local claro ou com sombreamento claro, protegido do lado norte, é adequado. O plantio pode ser feito na primavera e no outono.Em regiões com invernos rigorosos, são plantadas em abril. Para uma área de clima temperado, a época mais adequada é setembro. A área de pouso é feita no tamanho: 40x60 cm, 3-4 semanas antes do evento. Uma distância de 150 cm é deixada entre as mudas. Entre as linhas - pelo menos 200 cm. O solo escavado é misturado com 4 kg de esterco (ou composto), superfosfato - 130 g, sulfato de potássio - 25 g. Se o substrato for muito azedo, adicione leite de limão - 800 g por 1 sq. m, a substância pode ser diluída em um balde de água e a terra pode ser derramada. O colo da raiz é enterrado 6 cm. Após o plantio, as mudas são regadas com 10 litros de água, cobertas com húmus. As mudas de inverno devem ser cobertas: as raízes com uma camada de cobertura morta e a copa com agrofibras.
Crescendo e cuidando
A rega é necessária na ausência de chuva. As plantas jovens são regadas uma vez por semana. Um arbusto leva de 5 a 7 litros. Os adultos são mais resistentes à falta de umidade, basta regá-los 1 a 2 vezes por mês. Certifique-se de irrigar durante a floração e amadurecimento. Depois de regar no dia seguinte, o solo é solto a uma profundidade de 7 a 8 cm e as ervas daninhas são removidas.
Eles são alimentados duas vezes por ano: antes do início da estação de crescimento em abril, com uma solução de ureia - 10 g por 1 litro de água, aplicada por 1 sq. m, então no início de junho - com compostos de nitrogênio (composto, chorume, fezes de frango), após a colheita em meados de outubro - com misturas de potássio e fósforo. O método foliar é processado em julho: para isso, uma mistura de ácido bórico é usada - 2,5 g, sulfato de manganês - 7-10 g, sulfato de cobre - 1 g, molibdênio amônio - 2 g, - todas essas substâncias são dissolvidas em 10 litros de água e pulverizados com folhagem ...
Nos primeiros 3 anos, as groselhas não são cortadas. Recomenda-se que a primeira poda para formação das copas seja realizada no início da primavera do ano seguinte após a primeira colheita. O saneamento é feito duas vezes ao ano: em março - antes do início do escoamento da seiva e em outubro - após a queda das folhas. Certifique-se de remover ramos com mais de 4-5 anos. Plantas adultas são recomendadas para amarrar ou fazer um suporte baixo para os galhos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura tem alta imunidade ao oídio, antracnose, septoria. Dentre as pragas, ele pode ser danificado por ácaros renais, pulgões e vermes do vidro. Para profilaxia, é pulverizado com sulfato de cobre na primavera, antes do aparecimento das folhas. Para pragas, recomenda-se o uso de biofungicidas. Para combater a mancha branca e a podridão cinzenta, usam-se drogas: "Kuprozan", "Khometsin", "Ftalan".
A groselha é uma das culturas favoritas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os lotes pessoais.Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.
Resistência a condições climáticas adversas
A variedade resistente ao inverno pode resistir a geadas de até -35 graus. A groselha distingue-se pela resistência à seca, além disso, tolera bem a alta umidade e geadas de primavera.
Visão geral da revisão
Não é incomum que os jardineiros cultivem essa espécie para venda. Os arbustos são muito grandes, não adoecem, o cuidado é o mais comum, mas dão uma colheita regular e boa. Os bagos recolhidos em cacho são muito bonitos: parecem pequenos cachos de uva.