- Autores: V. S. Ilyin, Ilyina N. A. (South Ural Research Institute of Horticulture and Potato Growing)
- Apareceu ao cruzar: Bradthorpe x Dove Seedling
- Ano de aprovação: 1999
- Termos de amadurecimento: amadurecimento médio
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 2,3-7,7
- Avaliação de degustação: 5
- Escapes: espessura média, verde claro com um leve "bronzeado" antocianina, reto, não pubescente
O pigmeu é merecidamente considerado uma variedade que pode agradar com uma rica colheita mesmo em regiões frias. A groselha preta é muito difundida na Rússia devido ao seu sabor agradável, cheiro brilhante e muitas propriedades úteis. Os arbustos de bagas não são caprichosos de cuidar e algumas variedades têm forte imunidade.
Descrição da variedade
Blackcurrant Pygmy é uma camada média. A altura é de 1,5-2 metros. A densidade é média e a coroa ligeiramente espalhada. Frutas de uso universal. Os brotos retos e não pubescentes são verdes claros com uma cobertura marrom quase imperceptível. A espessura é média. A forma da folha é padrão, composta por cinco lóbulos. Eles são grandes e verdes escuros. A textura é enrugada, com acabamento brilhante. No meio, a lâmina foliar é ligeiramente côncava.
Durante a floração, os ramos são cobertos por flores pires de tamanho médio. A cor pode ser amarelo-rosa ou branco-rosa. Um cacho de comprimento médio cresce de 5 a 10 bagas. Os pincéis são verdes claros e ligeiramente curvos.
Características de bagas
A cor dos frutos maduros é azul escuro, quase preto. Em peso, eles ganham de 2,3 a 7,7 gramas em média, e o tamanho é considerado muito grande. A forma é redonda. Os bagos são cobertos por uma pele brilhante com um ligeiro brilho. É fino e dificilmente sentido quando comido fresco. Um número médio de pequenas sementes é formado no interior. A polpa é suculenta e colorida. A separação das bagas é seca. Bagas totalmente maduras permanecem nos brotos sem se desintegrar.
Várias conservas e sobremesas são preparadas com as bagas de pigmeu. Devido à doçura natural na culinária, você pode passar sem açúcar. Além disso, as frutas são adequadas para secagem e congelamento. Ficam assim armazenados cerca de 6 meses sem perder as suas qualidades úteis e gustativas.
Qualidades de sabor
Eles apenas falam positivamente sobre as características de sabor da cultura. Com bastante calor e luz natural, os bagos ficam doces, sem acidez. Os provadores atribuíram a esta variedade uma classificação máxima de 5 pontos. O aroma pronunciado também é elogiado separadamente.
Amadurecimento e frutificação
A estação de frutificação vai do final de junho ao início de julho. A groselha pigmeu tem um período de maturação médio. As datas exatas dependem das condições meteorológicas. No sul, as bagas amadurecem mais cedo.
Produção
O alto rendimento é a principal vantagem desta variedade. Uma planta produz cerca de 6 quilos de frutas suculentas. Em escala industrial, o rendimento médio é de 108 centners por hectare e 6,4 toneladas por hectare. E a frutificação máxima chega a 22,8 toneladas por hectare. Devido à sua alta transportabilidade, as bagas podem ser transportadas por longas distâncias sem medo de perda de comercialização. O principal é armazenar a safra em recipientes fechados e resistentes.
Condições climáticas adversas prolongadas reduzem os rendimentos.As bagas amadurecem a uma temperatura de cerca de 14-15 graus Celsius.
Aterrissagem
A melhor época do ano para o plantio de arbustos é o outono. É desejável realizar a obra no final de setembro ou nos primeiros dias de outubro. Antes da chegada da primeira geada, as mudas terão tempo de se fortalecer e criar raízes. É necessário calcular o tempo de forma que falte pelo menos um mês antes do início do frio. Os arbustos florescem por 40 dias. As plantas também podem ser plantadas na primavera, depois do derretimento da neve e do aquecimento. É importante pousar antes do fluxo de seiva.
A qualidade da colheita depende da escolha correta do material de plantio. No processo de escolha de mudas, é necessário prestar atenção às seguintes características:
- para plantio em campo aberto, a idade dos arbustos deve ser de 1 a 2 anos;
- a altura máxima é de cerca de 30 centímetros;
- raízes fortes e saudáveis, sem podridão e outros defeitos;
- arbustos densos criam raízes mais rápido em um novo lugar e se desenvolverão melhor;
- ausência completa de massa verde.
É preparada com antecedência uma solução estimulante, na qual as mudas são baixadas por dois dias. A mistura ajudará a planta a se adaptar. Para proteger contra pragas e infecções, o permanganato de potássio é misturado à composição. O sistema radicular é coberto com uma pasta de argila algumas horas antes do transplante.
Padrão de pouso ideal:
- dimensões do poço de pouso - 50x50 centímetros, com profundidade de 60 centímetros;
- a distância entre os arbustos é de 120 centímetros;
- colocando arbustos nos buracos, as raízes são suavemente esticadas;
- a muda é colocada em um ângulo - nesta posição, os arbustos são cobertos com terra;
- deve haver cerca de 4 botões acima do solo, e os mais baixos podem ser aprofundados no solo;
- a terra é compactada e regada abundantemente;
- se o solo foi fertilizado com antecedência, eles dispensam a fertilização mineral.
Crescendo e cuidando
Mesmo os iniciantes podem lidar com o cultivo da variedade Pigmeu, o principal é observar as regras básicas da tecnologia agrícola. Uma planta de alto rendimento precisa de cuidados e irrigação constantes. Um esquema de rega adequadamente projetado é necessário para a formação de frutas suculentas e aromáticas.
O melhor rendimento pode ser alcançado ao cultivar groselhas em áreas ensolaradas, mas esta variedade não é exigente quanto às condições de iluminação e é capaz de se desenvolver totalmente, mesmo em uma pequena sombra. O local selecionado deve ser com baixa capacidade de vento. A aeração impedirá que infecções fúngicas se desenvolvam e destruam a plantação. Um vento moderado ajudará a secar o solo da neve com a chegada da primavera.
Apesar de sua tolerância à seca, os arbustos devem ser regados regularmente para manter os níveis de umidade adequados. A seca é especialmente perigosa durante o período de floração. Devido à falta de água, os pedúnculos começam a enfraquecer e desmoronar. Os arbustos são irrigados com pouca frequência, mas abundantemente. Uma planta consome de 3 a 5 baldes de água. No verão, uma rega a cada duas semanas é suficiente, mantendo as condições climáticas confortáveis.
Para reduzir a frequência de rega, o solo é coberto com cobertura morta. É aconselhável usar material orgânico que não só retenha a umidade, mas também nutra os arbustos. Serragem, cinza de madeira triturada ou húmus são usados como cobertura morta.
No outono, rega abundantemente para saturar o solo com grande quantidade de água. Na maioria das vezes, o trabalho é realizado em outubro.
O solo em que os arbustos são plantados requer cuidados adicionais. Todas as ervas daninhas emergentes são removidas imediatamente. A superfície é regularmente solta com um cultivador ou enxada comum. Este procedimento saturará a Terra com oxigênio. Esse solo absorve melhor a água e permite a passagem do oxigênio.
Argila e solo pesado precisam especialmente de processamento adicional.Essa terra tende a pesar. No processo de afrouxamento, o utensílio de jardinagem não deve ser aprofundado a uma profundidade superior a 4 centímetros, pois as raízes da groselha estão localizadas na superfície. O aprofundamento máximo do sistema radicular é de cerca de 10 centímetros.
Ao cultivar groselha preta, especialmente em solo empobrecido, é usado o revestimento de cobertura. Podem ser fertilizantes complexos já prontos e receitas populares testadas pelo tempo. Eles são usados várias vezes por temporada. Via de regra, isso é feito durante o transplante, na fase de floração e formação da cultura. Ao usar formulações de loja, você deve seguir as instruções exatamente para evitar overdose.
A groselha é uma das culturas preferidas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os terrenos pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.