- Autores: Astakhov A.I. (Instituto de Pesquisa Russo de Tremoço)
- Apareceu ao cruzar: Linha 2-4-56 x Bradthorpe
- Ano de aprovação: 1995
- Termos de amadurecimento: amadurecimento médio
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 1,3-2
- Avaliação de degustação: 5
- Escapes: fino, ligeiramente curvado, verde, pubescente
Groselha preta Perun - grande, bonita, saborosa, muito apreciada por criadores e jardineiros amadores, pode realmente decorar uma casa de verão ou um terreno pessoal. A casta dá frutos com boa qualidade comercial e excelentes perspectivas comerciais.
História de criação
Esta groselha de uso universal foi criada em 1995 pelo criador A.I. Astakhov. O cruzamento foi realizado entre a linha 2-4 56 e Bradthorpe. O autor e o requerente do registro no Registro do Estado da Federação Russa foi o Centro Federal de Pesquisa "VIK im Williams" da cidade de Lobnya.
Descrição da variedade
Perun é uma groselha de tamanho médio, não propensa a propagação significativa. Os rebentos dos arbustos são finos e verdes, com uma pubescência característica e ligeira curvatura. As folhas da copa são de tamanho médio, dissecadas em 3 lóbulos, verde escuro, antocianina no topo. O prato deles é de couro, enrugado. Os cachos de frutas são médios ou longos, cada um contendo 6-11 bagas.
Características de frutas vermelhas
Os frutos arredondados da variedade Perun são recobertos por uma casca negra, forte, brilhante e elástica. A sua massa chega a 2 g, mas a maioria dos bagos são ligeiramente mais pequenos, mais do que médios do que grandes. A polpa é esverdeada por dentro, de consistência agradável. A separação do pedúnculo é seca.
Qualidades de sabor
Os bagos desta variedade de groselhas são doces, com um aroma forte. Eles são perfeitos para fazer sobremesas, processando-as em compotas e geleias e para consumo fresco. A pontuação de degustação para esta variedade chega a 5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade dá uma colheita do final de julho à primeira década de agosto. Os frutos são médios em termos de maturação, proporcionam coloração amigável e impacto.
Produção
A variedade tem rendimento de 8-13 t / ha. Uma média de 1,2 kg é colhida no mato, os indicadores máximos chegam a 2 kg.
Regiões em crescimento
A variedade é recomendada para cultivo na região Central, TsChO. Precisa de um clima quente o suficiente, mas com abrigo adequado, pode plantar em zonas temperadas.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A Currant Perun é autofértil, forma independente ovários de frutas. Não é necessário ter polinizadores por perto, mas você pode se quiser aumentar o rendimento.
Aterrissagem
Para o desembarque, áreas ensolaradas, fechadas ao vento e às correntes de ar, são melhores que outras. O teor de umidade do solo deve ser suficiente, assim como sua frouxidão. É melhor escolher mudas com sistema radicular fechado, forte e forte. Para transferir as plantas para o solo, é melhor dar preferência aos meses de outono, a partir da 2ª década de setembro.
As covas são preparadas com antecedência, com uma profundidade de cerca de 40 cm com um diâmetro de 45-50 cm. Nelas é colocado 1 balde de húmus, superfosfato na quantidade de 100 g. O intervalo entre os arbustos é mantido na faixa de 1,8-2 m.
O processo de plantio é bastante simples. As raízes da planta devem ser liberadas da película ou de quaisquer outros abrigos, embebidas em água morna fixada por 12 horas, pode-se adicionar um estimulante de crescimento. Em seguida, a muda é transferida para o buraco, aprofundando o colo da raiz em cerca de 70-100 mm. O arbusto deve ser centrado na fossa. Depois disso, os vazios são preenchidos com terra e os brotos aéreos são reduzidos para 2 botões.
Crescendo e cuidando
A variedade não é absolutamente caprichosa em seu cuidado. Mas a primeira primavera exigirá atenção especial. Até maio, as plantas precisarão ser sombreadas para evitar a queima das folhas. Antes do inverno, outras medidas de proteção também serão úteis para o arbusto - encher as raízes com uma espessa camada de cobertura morta, envolvendo-as em um material de cobertura.
É necessário regar os arbustos com frequência, em uma base regular, portanto, seria mais racional usar irrigação por gotejamento e 1 carga de umidade de 3-4 baldes no outono. Os fertilizantes para arbustos são aplicados com mais frequência 1 vez por ano, na primavera ou no outono. Você pode usar matéria orgânica e adicionar potássio e fósforo antes de frutificar. O afrouxamento regular e a remoção de ervas daninhas da terra sob o mato também terão um efeito benéfico nas condições gerais dos arbustos e em sua produção.
A groselha deverá ser modelada, deixando vários rebentos centrais, bem como retirando todos os ramos desnecessários. Na primavera e no outono, os ramos maduros e secos são cortados. E você também pode afinar periodicamente a coroa para que os frutos amadureçam na luz.
Resistência a doenças e pragas
Groselhas desta variedade têm resistência média ao oídio e antracnose. Ela precisa de pulverização preventiva obrigatória com fungicidas contendo cobre, exames regulares. E também o arbusto é afetado pelo pulgão da galha vermelha. Você pode se livrar de um ácaro do rim nas groselhas borrifando água fervente antes do início do fluxo de seiva. Regue as plantas ao longo dos rebentos, tentando não atingir as raízes.
A groselha é uma das culturas favoritas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.
Resistência a condições climáticas adversas
As plantas são resistentes à seca e ao gelo. Eles toleram bem as mudanças de temperatura, mas têm medo de fortes rajadas de vento. Quando as temperaturas atmosféricas caem para -25 graus no inverno, é preciso cuidar do abrigo para as mudas.
Visão geral da revisão
As opiniões dos jardineiros sobre a groselha Perun são ambíguas. É elogiado por sua vitalidade e despretensão geral, um conjunto abundante de massa verde, e o sabor dos frutos silvestres é considerado quase delicioso. Devido ao alto teor de açúcar, as frutas são populares entre adultos e crianças. Muitos moradores de verão os utilizam para processamento, obtendo geleias, molhos e compotas com excelentes características de sabor. E também os jardineiros gostam do aroma brilhante de frutas vermelhas, que se espalha pelo jardim durante o período de maturação.
As opiniões negativas são em grande parte devido ao fato de que a variedade é de pouca utilidade para uso comercial. O tamanho e a suculência dos bagos dependem fortemente da abundância das chuvas, do número de dias de sol. A heterogeneidade da safra também afeta muito a opinião dos veranistas a respeito. Os bagos são praticamente impróprios para venda comercial, uma vez que apresentam tamanhos diferentes.