- Autores: Voluznev A.G., Zazulina N.A., Rainchikova G.P., Instituto de Pesquisa de Batata e Horticultura da Bielorrússia
- Apareceu ao cruzar: Paulina (Pavlinka) x doce bielorrusso
- Ano de aprovação: 1996
- Termos de amadurecimento: amadurecimento médio
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 1,2-1,4
- Avaliação de degustação: 4,8
- Escapes: médio, curvo, marrom-avermelhado, fosco
A memória de Vavilov é uma das variedades mais bem-sucedidas criadas no território do espaço pós-soviético. Recebe apenas feedback positivo dos jardineiros: a cultura não exige cuidados, é resistente à geada, à seca e se adapta perfeitamente às várias características do clima.
História de criação
A variedade é dedicada ao biólogo e cultivador doméstico N.I. Vavilov, o fundador da ciência agrícola na URSS. A cultura surgiu há muito tempo com base no Instituto de Pesquisa de Batata e Horticultura da Bielo-Rússia. O trabalho de criação de uma nova groselha foi realizado por Voluznev, Zazulina e Rainchikova. Os materiais de Belorusskaya Sweet e Paulinka (Pavlinka) foram considerados o par parental. Ensaios de variedades de vinte anos (1978-1996) foram coroados de sucesso, de modo que a nova variedade Pamyat Vavilova foi incluída no Registro Estadual da Federação Russa. E cinco anos antes, em 1991, ele estava inscrito no registro de variedades de espécies de árvores e arbustos da República da Bielo-Rússia.
Descrição da variedade
É uma planta vigorosa com ramificação média a baixa e excelente para colheita mecanizada. Portanto, a variedade é freqüentemente usada para cultivo comercial. Um cacho com bagas é encontrado tanto médio como curto, inclui 8-9 bagas. Os rebentos são curvos, a espessura é média. Sua cor é marrom-avermelhada, fosca.
As placas das folhas são grandes e de cor verde. Há um entalhe em forma de coração na base das folhas.
A transportabilidade da fruta é muito alta.
Características de bagas
Os bagos da variedade descrita são grandes, em média 1,2-1,4 gramas. Além disso, são quase pretos e brilhantes. A forma é redonda, a pele tem uma densidade média. A separação está seca.
Qualidades de sabor
Avaliação de degustação de indicadores de sabor - 4,8 pontos em uma escala de 5 pontos. Os consumidores comuns notam um sabor doce e agradável, um aroma discreto. A proporção de ácido e açúcar é ótima. O objetivo do produto é universal.
Amadurecimento e frutificação
A estação de crescimento dura 200 dias. A variedade pertence a culturas de maturação média. Ao mesmo tempo, as bagas amadurecem juntas.
Produção
Os indicadores de rendimento são impressionantes: de 1 arbusto eles obtêm de 5 a 6 kg, e de um hectare - até 12 toneladas.
Regiões em crescimento
Variedade Pamyat Vavilova destina-se às regiões do Norte do Cáucaso, Noroeste e Volga-Vyatka.
Aterrissagem
Já para plantar uma cultura, vale a pena escolher locais abertos e bem iluminados. Os frutos amadurecem bem ao sol e adoecem menos. O local deve ser protegido de correntes de ar e vento.
A groselha da variedade descrita cresce bem em solos úmidos, no entanto, é importante que o nível do lençol freático esteja mais distante da superfície terrestre (pelo menos 0,8 m). Caso contrário, o sistema radicular raso sofrerá com o excesso de umidade. Para plantar um arbusto, cave um buraco de 40 centímetros de profundidade e diâmetro. O fundo do poço é forrado com drenagem de cascalho. Em seguida, é fertilizado para ajudar o arbusto a se adaptar. E também evita que o jardineiro precise fertilizar por mais um ano.
Crescendo e cuidando
A rega é um dos principais componentes do cuidado da passa de Corinto. Neste caso, o solo deve ser umedecido a uma profundidade de 30-40 centímetros: esta é a colocação do sistema radicular do arbusto da baga. A rega é realizada de manhã cedo ou à noite. Serragem, turfa, composto ou palha de areia retêm bem a umidade.
O afrouxamento também é importante, fornecendo ar às raízes, mas deve ser feito com muito cuidado e à mão. A alimentação principal da cultura é realizada na primavera. Nos meses de primavera, a fertilização ajuda o arbusto a acordar e crescer. Neste momento, são usados compostos contendo nitrogênio, por exemplo, uma solução de ureia. No outono, é utilizada matéria orgânica: por exemplo, o solo próximo a cada groselha deve ser desenterrado com 3-4 kg de composto ou esterco.
Resistência a doenças e pragas
A cultura apresenta alta resistência à esferoteca e antracnose. E também há uma resistência relativa ao ácaro do rim. A variedade pode ser afetada por doenças fúngicas e manchas foliares.
A groselha é uma das culturas preferidas dos jardineiros e pode ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que os bagos de groselha sejam saborosos e grandes e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.