- Autores: Ogoltsova T.P., Knyazev S.D. (FGBNU All-Russian Research Institute of Breeding of Fruit Crops)
- Apareceu ao cruzar: Bummer x Ruffle
- Ano de aprovação: 2008
- Termos de amadurecimento: maturação tardia
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 1,4 (2,3 g)
- Avaliação de degustação: 4,3
- Escapes: crescendo - verde, pubescente, brilhante, espesso; lignificado - espesso, uniformemente afinando em direção ao topo, ligeiramente brilhante, cinza com um topo marrom
As variedades de arbustos de groselha desenvolvidas nos anos 2000 podem deliciar os jardineiros. Mas mesmo essas variedades comprovadas devem ser cuidadosamente estudadas e aplicadas corretamente. É por isso que informações precisas e adequadas são tão importantes.
História de criação
A valsa de Oryol foi desenvolvida no Instituto de Pesquisa de Melhoramento de Culturas de Frutas da Rússia. Os desenvolvedores desta planta são os criadores Ogoltsova e Knyazev. Eles cruzaram as variedades Ershistaya e Lazytay. A planta pode ser cultivada ao ar livre desde 2008. Com o passar do tempo, já conseguiu se mostrar muito bem.
Descrição da variedade
Como muitas outras variedades, a valsa Oryol groselha preta tem um propósito universal. Seus arbustos crescem até uma altura de 0,4-0,8 m. A propagação não é muito comum para eles, e uma densidade especial também é atípica. Quando os brotos da valsa de Oryol crescem e se desenvolvem ativamente, eles são coloridos de verde e têm uma penugem característica. Gradualmente, no entanto, eles se lignificarão.
Após este ponto, os rebentos são bastante espessos. Da base ao topo, eles se tornam cada vez mais finos. O brilho está presente, mas fracamente expresso. Uma cor cinza simples domina, enquanto a parte superior do broto é marrom. A folhagem verde-acinzentada consiste em 5 lóbulos.
A superfície das folhas é rugosa. No entanto, eles não estão muito enrugados. Ligeira ondulação das folhas também é observada. As flores são de tamanho médio e apresentam uma cor rosa pálido. Os racemos curtos e esparsos atingem 5-7 cm de comprimento, diferenciam-se em um eixo reto.
Características de bagas
Os frutos da valsa de Oryol:
quase atinge a saturação negra;
são de tamanho médio ou grande;
pesam em média 1,4 g;
pode pesar no máximo 2,3 g;
saia seco;
contém um número médio de sementes;
rico em antocianinas e catequinas.
Qualidades de sabor
O sabor agridoce é mais típico desta variedade. A participação dos açúcares é de 7,6%. Nesse caso, a acidez titulável é de 3,2%. As bagas contêm 11,9% de sólidos solúveis. O exame de degustação padrão deu à cultura uma pontuação de 4,3 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A planta tem uma taxa de autofertilidade (59%). Acredita-se que seja uma variedade tardia de groselha. Pode frutificar nos meses de julho e agosto. A valsa de Oryol tem um crescimento rápido, embora seja uma safra por muito tempo durante a temporada. Essas propriedades definitivamente o tornam um dos melhores candidatos para o cultivo em qualquer jardim.
Produção
O arbusto pode crescer até 1,2 kg de fruta.O nível de produtividade médio de 1 hectare chega a 40 centners. O valor máximo registrado é de 83 centners por hectare. Essa variação mostra de forma convincente a importância dos fatores meteorológicos e do cuidado dos jardineiros.
Aterrissagem
Para a valsa de Oryol, você precisa escolher terrenos ensolarados, mas não varridos pelo vento. Argila leve e arenosa são bem-vindas. Sua acidez deve ser baixa e idealmente neutra. É necessário plantar apenas espécimes com raízes bem desenvolvidas. Os rebentos não devem conter os mais ligeiros vestígios de podridão, doenças e defeitos mecânicos.
As mudas devem ser enterradas em 5 a 10 cm. Os ramos plantados são encurtados pela metade ou até 2/3. Isso iniciará o rápido crescimento de novos brotos.
Crescendo e cuidando
É muito importante colher na hora certa. Caso contrário, ele desmoronará no chão por conta própria. A resistência da planta à seca é bastante elevada. O plantio é regado semanalmente. Quando o calor aumenta, isso é feito duas vezes por semana.
Use um balde de 10 litros por arbusto para cada rega. A rega oportuna é especialmente relevante durante a formação dos frutos e na altura da postura dos botões das flores. É necessário alimentar a planta com matéria orgânica logo no início da estação de crescimento. Neste ponto, uma combinação de minerais e orgânicos é usada. Quando o solo é regado, ele é imediatamente solto e coberto com cobertura morta.
A groselha é uma das culturas favoritas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os terrenos pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.