- Autores: Bayanova L.V., Ogoltsova T.P., Knyazev S.D. (FGBNU All-Russian Research Institute of Breeding of Fruit Crops)
- Apareceu ao cruzar: Ruffled x Minai Shmyrev
- Ano de aprovação: 2000
- Termos de amadurecimento: amadurecimento médio
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 1,9
- Avaliação de degustação: 4,5
- Escapes: em crescimento - de espessura média, brilhante, não pubescente, não colorido; lignificado - de espessura média, marrom-acinzentado, sem pêlos, com entrenós de comprimento médio
Um tipo de arbusto frutífero, a groselha preta deve ser cultivada em todos os jardins, uma vez que a baga é um depósito natural de oligoelementos e vitaminas. A groselha preta existe em muitas variedades e híbridos, o que permite o cultivo e a obtenção de safras maduras em quase todas as regiões da Rússia, exceto no Extremo Norte. Groselhas são cultivadas até mesmo em Yakutia.
A variedade Orlovskaya Serenada é especial em sua própria maneira - é adequada para processamento com equipamentos especializados. É este fato que permite seu cultivo em escala industrial. Orlovskaya é caracterizada pelo uso universal - a baga é boa tanto fresca quanto enlatada. Com ele se fazem vários doces, groselhas frescas, raladas com açúcar (sem cozinhar), são especialmente saborosas. Os frutos podem ser secos, apesar da suculência, ultracongelados e, no inverno, podem ser fermentados ou adicionados à compota.
História de criação
Os criadores da variedade são L. V. Bayanova, T. P. Ogoltsova, S. D. Knyazev, criadores do Instituto de Pesquisa de Todas as Rússias de Melhoramento de Culturas de Frutas. O Oryol Serenade apareceu como resultado do cruzamento de Ershistaya e Minai Shmyrev. Foi registrado no Registro Estadual da Federação Russa em 2000.
Descrição da variedade
Os arbustos de tamanho médio têm uma forma ligeiramente espalhada e um espessamento não muito denso. Os rebentos de espessura média apresentam uma superfície lisa e brilhante e uma cor neutra. Os ramos lignificados de anos anteriores são cobertos por uma casca castanha-acinzentada com internódios de comprimento médio, recobertos por folhas verdes. A chapa laminada possui uma superfície brilhante levemente ondulada e um corte padrão nas bordas, decorado com pequenos dentículos. Flores amarelas brilhantes são coletadas em cachos curtos, ligeiramente sinuosos, soltos de cor verde, em cada um dos quais 5-6 ovários são formados.
Características de bagas
Preto, como se laqueado, baga redondo-ovalada pesando 1,9 g é recoberta por uma densa pele elástica.
O sabor é doce, com uma quantidade moderada de ácido, o aroma a frutos silvestres é tradicional - groselha. A separação dos bagos é seca, a pontuação de degustação é de 4,5 pontos em 5 possíveis.
Qualidades de sabor
A baga se distingue por sua rica composição vitamínica e mineral, saturada com microelementos:
açúcar - 8,4%;
catequinas - 300,0 mg / 100 g;
antocianinas - 97,6 mg / 100 g;
acidez titulável - 3,0%;
leucoantocianinas - 295,7 mg / 100 g;
sólidos solúveis - 12,8%;
ácido ascórbico - 217,1 mg / 100 g;
a quantidade de substâncias P-ativas - 693,4 mg / 100 ge outros.
A baga tem um sabor agridoce agradável e um aroma delicado a groselha.
Amadurecimento e frutificação
A casta pertence à categoria de meia maturação - a vindima é colhida na segunda quinzena de Julho ou no final do mês, e tem um crescimento rápido, visto que os primeiros bagos aparecem no ano de plantio, principalmente se o arbusto é plantado na primavera. A frutificação é alongada, o que permite fazer a colheita sem pressa.
Produção
Oryol Serenade se distingue por indicadores de rendimento médio - até 1,1 kg de frutas saborosas e aromáticas são colhidas de 1 arbusto, de 1 hectare a 8,7 toneladas.
Regiões em crescimento
A variedade é adaptada para cultivo na Região Central da Terra Negra, bem como nas regiões Central, Volgo-Vyatka e Médio Volga.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A serenata de Orlovskaya pertence a variedades autoférteis - a taxa de autopolinização é de 68%.
Aterrissagem
A variedade prefere solos franco-arenosos férteis em áreas com iluminação constante. O peso e a doçura da baga dependem do nível de luz. Além disso, ao escolher um local, deve-se atentar para a proximidade da ocorrência de águas subterrâneas - as raízes não toleram pântanos e umidade estagnada. O nível de acidez não é menos importante - seus indicadores devem estar próximos do valor neutro. O aumento da acidez deve ser neutralizado com giz, lima, farinha de dolomita, cinza de madeira ou gesso. A distância ideal entre as raízes é de até 1,5 metros e até dois metros no espaçamento entre linhas. A época de plantio é em meados da primavera e no outono. Se o plantio de uma muda ocorre no outono, eles o fazem após o final da queda das folhas. O plantio na primavera envolve março ou abril, dependendo das condições do solo, mas em qualquer caso, é preciso ter tempo para fazer isso antes do início do botão.
As dimensões da cova de plantio devem ser de no mínimo 70x70x70 cm, é possível aumentar um pouco - quanto maior for a massa da terra enriquecida com matéria orgânica e fertilizantes, mais tempo o arbusto não precisará de nutrientes adicionais. No fundo da fossa é organizada a drenagem, o solo escavado é enriquecido com húmus ou composto, cinza de madeira, nitroammofos.
Crescendo e cuidando
O cuidado adicional consiste em regar oportunamente, sacha, afrouxamento, poda sanitária e tratamentos de pragas e doenças, a introdução de nutrientes adicionais. Durante os períodos quentes e secos, irrigação adicional será necessária. A quantidade padrão de água é de 3 baldes por 1 arbusto, uma vez por semana.
A formação da copa ajudará a evitar o espessamento, proporcionará ventilação de alta qualidade no meio do arbusto. Para fazer isso, remova os brotos velhos de engorda. A poda higiênica na primavera e no outono livrará os arbustos de brotos doentes, danificados, secos ou congelados. Regue o arbusto abundantemente no outono para ajudar a planta durante o inverno. Uma espessa camada de palha de estrume podre e composto é despejada sob o arbusto. Na primavera, quando a neve ou as chuvas derretem, os nutrientes da palha penetram no solo, estimulando o crescimento e o desenvolvimento das groselhas.
Resistência a doenças e pragas
A variedade resiste perfeitamente à derrota do ácaro renal, do oídio, além de doenças fúngicas e bacterianas. É moderadamente suscetível a doenças como vidro, septoria, antracnose. Para evitar danos a arbustos e plantações, devem ser realizados tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas.
A groselha é uma das culturas preferidas dos jardineiros e pode ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.
Resistência a condições climáticas adversas
A groselha distingue-se pela boa resistência à seca e robustez invernal nas regiões para as quais está adaptada, mas os indicadores diminuem sensivelmente perto das regiões norte.