- Autores: A. G. Voluznev (RNPD Unitary Enterprise "Instituto de Fruticultura da Academia Nacional de Ciências da Bielo-Rússia")
- Apareceu ao cruzar: Cereja x (maravilhoso + vermelho holandês)
- Ano de aprovação: 2006
- Termos de amadurecimento: amadurecimento médio
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 0,6-0,8
- Avaliação de degustação: 4,8 pontos
- Escapes: espesso, reto, cinza, com epiderme descamação; em crescimento - cor média com antocianina, não pubescente
Os jardineiros novatos, ao escolherem os tipos de passas de Corinto para crescer no local, dão preferência a variedades que não requerem um cuidado esmerado e, claro, dão colheitas abundantes. Estas são apenas as groselhas com o lindo nome de Amada.
História de criação
The Darling Currant é o resultado do trabalho meticuloso de cientistas bielorrussos. O criador da variedade é o criador A. G. Voluznev (RNPD Unitary Enterprise "Instituto de Fruticultura da Academia Nacional de Ciências da Bielo-Rússia"). A cultura foi divulgada em 1991, ao mesmo tempo em que foi adicionada ao Registro Estadual de Conquistas da Bielo-Rússia. Para o melhoramento da variedade, foram utilizadas as seguintes espécies de groselha: Cherry e (Dutch Red + Wonderful). A cultura Berry se juntou ao registro russo em 2006. Recomenda-se a criação de groselhas na região central da Federação Russa.
Descrição da variedade
Amada é um arbusto de tamanho médio com uma estrutura ligeiramente espalhada, ramificação moderada e uma forma irregularmente arredondada. A planta apresenta rebentos eretos e potentes, folhas verdes escuras e opacas, sistema radicular desenvolvido (ocorrência até 100 cm) e botões oblongos, desviados dos rebentos. Durante o período de floração (primeira quinzena de maio), o arbusto é coberto por flores glkbokobludsevidny amarelo-esverdeadas. Os cachos de frutas, direcionados para baixo, são dotados de comprimento moderado e forma arqueada. Um grande número de bagas é formado em cada cacho de fruta, então os cachos parecem pesados. A vida útil da groselha amada é de 20 a 25 anos.
Características de bagas
A groselha Beloved destaca-se pelos seus cachos incrivelmente bonitos, repletos de bagas de brilho médio. Em média, o peso de uma baga é de 0,6-0,8 gramas. O formato dos bagos é correto - redondo e com uma superfície perfeitamente lisa. Curiosamente, as bagas de groselha crescem no mesmo tamanho e forma. Na fase de plena maturação, os bagos apresentam-se uniformemente recobertos por uma cor vermelha brilhante. A casca das bagas é fina, brilhante e uniforme.
A finalidade da variedade é universal: as passas são consumidas frescas, enlatadas, processadas, congeladas, utilizadas na culinária. Além disso, as groselhas toleram bem o transporte e também podem ser armazenadas por um longo tempo nas condições certas (até 2 semanas a + 7-8 graus e até 1,5 meses a + 1-2).
Qualidades de sabor
O sabor e a comercialização das groselhas são excelentes. A polpa dos bagos é tenra, sumarenta, com um número médio de sementes. O sabor tem acidez pronunciada e doçura agradável. A baga tem um aroma clássico e leve. A pele é fina, não é sentida ao comer groselhas. A polpa contém cerca de 6% de açúcares.
Além de saborosas, as bagas de groselha também são muito saudáveis, pois sua polpa contém vitamina C, iodo, caroteno e cumarina. Este último reduz a coagulação do sangue.
Amadurecimento e frutificação
A groselha Neaglyadnaya pertence à espécie com períodos de maturação médios. Os arbustos começam a dar frutos em 3-4 anos, mas o pico de produtividade cai em 8-10 anos. O amadurecimento começa na última década de junho, mas as condições climáticas podem fazer ajustes mudando as datas para o início de julho.
Produção
Os indicadores de rendimento da variedade são altos. Em condições favoráveis, 9-12 kg de bagas vermelhas podem ser colhidas de um arbusto. No primeiro ano de frutificação, a planta produz rendimentos menores - até 3 kg de frutos. Em escala industrial, os números são impressionantes - 105 centners por hectare.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Currant Beloved refere-se a auto-fértil. Ela é incrivelmente atraente para as abelhas e os zangões. Essa espécie é considerada 60% autofértil, ou seja, mais da metade dos ovários são formados sem o auxílio de polinizadores. Residentes de verão experientes, no entanto, recomendam plantar arbustos polinizadores nas proximidades, por exemplo, Sugar, Dutch Red ou Ionhirvan Tets, para aumentar a produtividade.
Aterrissagem
Recomenda-se plantar uma safra de baga no outono, na primeira década de setembro. A reprodução realiza-se de três formas: estacas verdes, estratificação ou divisão em arbusto. A muda é selecionada com um rizoma desenvolvido.
Crescendo e cuidando
A querida groselha não é caprichosa na tecnologia agrícola, mas é um pouco exigente para o local de crescimento e solo. A planta cresce bem em argila leve e respirável ou argila arenosa. A passagem do lençol freático deve ser profunda, pois a raiz não tolera a umidade estagnada. A melhor escolha seria uma área no lado ensolarado, protegida de correntes de ar. Recomenda-se plantar a planta ao lado de groselhas, mas plantar perto de groselha preta é proibido.
Os cuidados com a colheita incluem regar, alimentar, soltar o solo sob os arbustos, podar os galhos anualmente e proteger contra vírus e pragas. Um arbusto adulto e saudável tem 10 ramos.
Resistência a doenças e pragas
A planta tem um bom sistema imunológico, por isso raramente é exposta ao oídio, ácaros renais e antracnose. Às vezes, os arbustos de groselha ficam doentes com manchas foliares (septórios), ferrugem de cálice e terry.
A groselha é uma das culturas preferidas dos jardineiros e pode ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.
Resistência a condições climáticas adversas
Devido à sua resistência ao estresse, os arbustos podem suportar facilmente o inverno com seus aumentos de temperatura. No entanto, deve-se ter em mente que a groselha não tolera bem o calor, não gosta de sombra prolongada, respondendo com diminuição da frutificação, e também tem medo das geadas recorrentes da primavera.