- Autores: N.K.Smolyaninova, V.M.Litvinova (Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro)
- Ano de aprovação: 1991
- Termos de amadurecimento: amadurecimento médio
- Tipo de crescimento: alta
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 0,7-1
- Avaliação de degustação: 4
- Escapes: não lignificado - de espessura média, reto, sem pubescência, verde, topos com um "bronzeado" avermelhado; lignificado - de espessura média, marrom acinzentado, sem pubescência
- Folha: cinco lóbulos, tamanho médio, verde com um tom azulado, sem pubescência, fosco, enrugado, coriáceo
Natali é uma variedade de groselha vermelha popular e promissora. Difere em resistência à geada e forte imunidade às principais doenças. Produz safras regularmente, mesmo com manutenção mínima. As bagas são utilizadas universalmente: para a preparação de compotas, geleias, doces, congelamento.
História de criação
Recebido com base no Instituto de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro de toda a Rússia pelos criadores N. K. Smolyaninova, V. M. Litvinova. Incluído no Registro do Estado em 1991.
Descrição da variedade
Arbusto vigoroso até 150 cm de altura, espalhamento médio, poderoso e largo até 150 cm, densamente frondoso. O sistema radicular está desenvolvido, as raízes são longas e fortes. Os ramos são lisos e retos: os jovens são verdes com vermelhidão, depois tornam-se castanhos acinzentados lignificados. A folha é de tamanho médio, cinco lóbulos com uma borda ondulada recortada, coriácea, enrugada, verde com um tom azulado. As flores são grandes, em forma de concha, avermelhadas, agrupadas em grupos de 9 a 10 unidades. A planta tende a crescer muito fortemente com a idade. É permitido cultivar esta passa de Corinto com novos métodos agrotécnicos: em uma treliça e em um tronco.
Características de frutas vermelhas
Os pequenos pesam 0,7-1 g, redondos, vermelho-sangue, sementes pequenas. A pele é densa, não danificada durante o transporte. Bem armazenadas, as frutas secas ficam na geladeira por 3-4 semanas.
Qualidades de sabor
Doce e azedo. Contém açúcar - 6,6%, ácido ascórbico - 40 mg por 100 g. Pontuação de degustação 4 pontos.
Amadurecimento e frutificação
É considerada uma espécie de maturação média, começa a frutificar a partir de meados de julho a agosto. A colheita mesmo após o amadurecimento não se desintegra. Frutificando por cerca de 10 anos, após 12 anos cessa totalmente.
Produção
Cerca de 3,6-4 kg são removidos de um arbusto.
Regiões em crescimento
Aprovado para plantio em toda a Rússia, exceto nas regiões norte, Baixo Volga e Extremo Oriente.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Esta é uma groselha auto-fértil, nenhum outro polinizador é necessário para que a colheita apareça.
Aterrissagem
As mudas são escolhidas com uma altura de 25-45 cm, fortes com 1-2 ramos retos e 3-6 raízes fortes intactas, entrelaçadas com muitas raízes adventícias. É melhor comprar material de plantio em viveiros especiais ou de jardineiros confiáveis.
A cultura prefere locais bem iluminados, resiste a sombras leves, mas não tolera correntes de ar. Um lugar ao longo de uma cerca para surdos é perfeito. Não plante em terras baixas ou em áreas com lençóis freáticos próximos. Prefere substratos de terra preta, argilosa e arenosa com acidez neutra - até 7,5.
A época ideal para o plantio é final de abril, início de maio.Pode ser plantado no final de setembro. O solo deve ter uma temperatura de pelo menos +14 graus. O solo deve primeiro ser desenterrado e fertilizado: para isso, é introduzida uma mistura de húmus, cinza de madeira e superfosfato. Os furos são feitos com 50 cm de largura e 40 cm de profundidade, deixando-se uma distância de 1 m entre os furos.
Uma mistura de composto e húmus com a adição de sulfato de potássio é despejada nos buracos. As raízes podem ser mergulhadas em uma solução de argila líquida antes do plantio. O colo da raiz é enterrado por 3-4 cm no solo, as mudas são colocadas em ângulo, cobertas com metade da terra e regadas, a segunda rega é realizada imediatamente após o plantio. Em média, cerca de 1 balde é colocado sob uma muda.
Crescendo e cuidando
A planta não tolera secas e alagamentos. Na primavera, antes do surgimento dos botões, ele precisa de rega abundante com água estabilizada a uma temperatura de cerca de 80 graus. Com a falta de umidade, os ovários podem desmoronar e a colheita pode ser cortada. Por 1 sq. m, cerca de 25 litros são despejados, de preferência em ranhuras especialmente cavadas a uma distância de 30 cm do colo da raiz. Na fixação e no amadurecimento dos bagos: do início de junho ao início de agosto, regada para que o solo fique úmido a 30 cm de profundidade, é então afrouxado. Após a queda das folhas, você pode realizar a irrigação com carregamento de água.
A cobertura aumenta o rendimento das groselhas: 10 g de ureia são introduzidos sob o mato em abril a uma profundidade de 30 cm, em junho 0,3 verbasco ou excrementos de pássaros são dissolvidos em 5 litros de água regada. No verão, em dia nublado, são borrifados com uma solução: 2 g de ácido bórico e 5 g de sulfato de manganês para 5 litros de água. No outono, são introduzidos 5 kg de composto, 200 g de cinza de madeira, em vez de matéria orgânica, pode-se adicionar superfosfato - 100 ge sal de potássio - 50 g.
A poda é recomendada na primavera e no outono. Os ramos que engrossam a parte interna da copa são cortados, sobrando apenas 15-20. Remova os secos e congelados. Os topos dos rebentos não são podados: há botões de frutos. Os ramos velhos após 6-8 anos de frutificação são removidos completamente.
Após o plantio, eles são desbastados após 1-2 anos. No 5º ano, os rebentos velhos e pouco promissores são removidos, restando apenas os mais jovens. No dia 7, o arbusto é cortado de cima em quase 2/3.
Resistência a doenças e pragas
Difere em boa imunidade ao oídio, antracnose, ferrugem colunar. Em caso de sinais da doença, são tratados com solução de sulfato de cobre a 1% (da antracnose, septoria) ou fungicidas (da ferrugem ou oídio).Das pragas, você não deve ter medo do pulgão-da-galha, ele pode ser atacado por mariposas, lagartas, ácaros. O peixe dourado de corpo estreito, a mariposa do rim e a mosca-serra da groselha podem atacar. Quando os primeiros sinais de pragas aparecem, os ramos danificados são cortados e destruídos, o solo ao redor da planta é desenterrado e malmequeres, malmequeres e alho são plantados nos corredores. As folhas são borrifadas com cinzas, borrifadas com infusão de absinto - 800 g de capim seco são despejados com 10 litros de água e insistidos por 3-4 horas, depois fervidos por 30 minutos, filtrados, diluídos em outros 10 litros. Os inseticidas são usados apenas em casos avançados: na primavera antes do início da estação de cultivo e repetidos no final do outono.
A groselha é uma das culturas favoritas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.
Resistência a condições climáticas adversas
Possui alta resistência ao inverno, tolera temperaturas de -34 a -40 graus. Para se proteger contra o congelamento nas regiões do norte, é recomendado cobrir com uma camada de estrume misturado com lodo em proporções iguais. A cobertura morta é colocada com 5 cm de espessura em um raio de 70 cm ao redor do arbusto. No verão, as groselhas de Natalie resistem perfeitamente a ondas de frio. Ela cresce e frutifica melhor na faixa do meio.
Visão geral da revisão
Muitos jardineiros elogiam Natalie por seu excelente sabor e alto rendimento. Entre as desvantagens está a tendência de crescer em largura. Eles notam a simplicidade do cultivo deste tipo de groselha, despretensão, resistência a doenças e pragas. É muito lucrativo cultivar a variedade Natalie: ao conservar os bagos, eles requerem menos açúcar do que outras variedades de groselha.