- Autores: Astakhov A.I. (FNTS VIC com o nome de V.R. Williams)
- Apareceu ao cruzar: Muda de pomba x 32-77
- Ano de aprovação: 1999
- Termos de amadurecimento: maturação precoce
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 1,9-3,3
- Avaliação de degustação: 4,3
- Escapes: médio, ligeiramente curvado, verde oliva, fosco
A groselha preta é uma cultura de frutos silvestres amada pelo povo da Rússia. Mesmo com a variedade moderna de variedades, nossos jardineiros dão preferência ao desenvolvimento da criação doméstica. Essas variedades foram cultivadas levando em consideração as condições naturais e climáticas da Rússia. Por exemplo, a variedade de groselha preta Nara é zoneada para a região Central do país.
História de criação
A variedade foi criada pelo famoso cientista russo, Doutor em Ciências Agrícolas A.I. Astakhov. Toda a sua carreira esteve associada à região de Bryansk: desde o cargo de funcionário de uma estação experimental local a um dos principais especialistas no departamento de frutas do Instituto de Pesquisa Russo de Lupin. Essa instituição científica passou a ser uma das filiais do Centro Científico Federal "VIK im. VR Williams ”, que foi declarado o criador da variedade Nara.
Alexander Ivanovich Astakhov trabalhou com muitas safras de frutas e baga, mas prestou atenção especial à groselha preta. Ele criou 12 variedades de frutos grandes desta baga.
A variedade Nara foi o resultado do cruzamento da variedade siberiana de alto rendimento Seyanets Golubki e a forma híbrida numerada de 32-77. O pedido de admissão foi apresentado em 1994 e cinco anos depois a variedade foi incluída no Registro Estadual. O nome da variedade está provavelmente associado ao rio Nara, que flui na região vizinha de Kaluga, em Bryansk.
Descrição da variedade
Nara é uma variedade de groselha preta de amadurecimento precoce, resistente às principais doenças, resistente ao inverno e sabor agridoce. Possui alto rendimento e aplicação universal.
Arbustos ligeiramente espalhados crescem até 1,5-2 m de altura. Os rebentos da planta são ligeiramente curvos, tonalidade azeitona. As folhas são grandes, verde-escuras, enrugadas como couro, com três lóbulos e pontas pontiagudas.
Características de frutas vermelhas
A variedade pertence a frutos grandes, a massa de bagas mesmo arredondadas varia de 1,9-2 ga 3,3 g. Bagas pretas com uma pele densa e brilhante pendem em caules alongados. Quando montados, não se danificam, permanecem secos ao serem separados. A polpa é de cor esverdeada.
Qualidades de sabor
Os provadores dão à variedade uma pontuação alta de 4,3-4,6 pontos. Uma grande quantidade de vitamina C (cerca de 180 mg / 100 g), vitaminas A, grupo B e outras torna a groselha um produto insubstituível em nossa dieta com propriedades medicinais únicas.
Bagas suculentas e perfumadas têm um sabor de sobremesa agridoce e contêm: 6,8% de açúcares e 2,5% de ácidos. Eles usam frescos, congelam, fazem sucos de frutas e compotas, preparam geléias, geléias, marmeladas e marshmallow. Não se esqueça das folhas - elas dão seu aroma específico ao chá acabado de fazer. Eles também são usados para decapagem de tomates e pepinos.
Amadurecimento e frutificação
O amadurecimento amigável dos frutos desta variedade de maturação precoce começa na primeira década de junho. Uma colheita completa é feita a partir de 3-4 anos de vida vegetal. A frutificação dura cerca de 2,5 semanas.
Produção
A tecnologia agrícola correta garantirá uma colheita estável desta groselha por 15-20 anos. O arbusto Nara rende em média 8 a 14 kg de bagas. O imposto industrial é de 58 centners por hectare.
As groselhas colhidas não perderão sua apresentação dentro de três dias de transporte. Em local fresco, a colheita fica perfeitamente armazenada por até 5 dias.
Regiões em crescimento
A variedade é aprovada para cultivo privado e industrial nos jardins das regiões Noroeste, Central, Volga-Vyatka e Médio Volga. Fatores climáticos desfavoráveis, como períodos de seca de curta duração e geadas de inverno, são tolerados por Nara.
Apesar da ausência das regiões do sul no "passaporte" da variedade do Registro do Estado, muitos jardineiros e viveiros do Território de Krasnodar plantam e propagam Naru com sucesso.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Esta variedade autofértil não necessita de polinização forçada, mas o plantio de outras variedades próximo a um arbusto com a mesma época de floração terá um efeito positivo na produção. Em maio, a planta floresce com pequenas flores de tonalidade avermelhada.
Aterrissagem
O plantio é realizado no outono ou na primavera após o aquecimento do solo. Os seguintes métodos são usados para reprodução.
Estacas - brotos basais, cortados em segmentos de 25-30 cm com 3-6 gemas, são enraizados em uma mistura de turfa e areia.
Camadas - os ramos da planta são dobrados ao solo e instilados. Os rebentos com raízes verticais crescem a partir dos botões laterais.
Divisão do arbusto - o arbusto escavado é cuidadosamente dividido em 2-4 partes com um sistema radicular desenvolvido para cada uma.
O melhor lugar para cultivar Nara é uma área plana e ensolarada com solo argiloso e solto. O solo deve ser preparado: para melhorar a estrutura adiciona-se areia de rio, reduz-se a acidez elevada com a adição de cal. Evite locais com ocorrência próxima de água subterrânea e não plante arbustos próximos a uma fossa séptica.
Para cada muda é feito um buraco de 50 x 50 cm, uma mistura de húmus, cinzas e um aditivo de fósforo mineral é despejado no fundo. Depois de preencher o buraco, ele é deixado sozinho por uma ou duas semanas para que o solo se assente. Somente após o enraizamento das mudas, aprofundando-se o colo radicular em 7 a 10 cm, é realizada a rega e o rebento cortado, ficando cerca de 15 cm acima do solo.
Crescendo e cuidando
Os jardineiros amam a variedade por sua despretensão, boa imunidade e resistência à geada e à seca.
O cuidado agrotécnico para Nara inclui:
rega regular (2-3 baldes por arbusto);
afrouxamento e remoção de ervas daninhas do solo;
poda sazonal para rejuvenescer o arbusto;
curativos naturais e complexos - nitrogênio na primavera, fósforo e potássio amarrando bagas.
Se fertilizantes foram aplicados durante o enraizamento da muda, então somente no 3º ano de vida do arbusto eles começam a ser adicionados regularmente.
Resistência a doenças e pragas
Variedade Nara é resistente ao vírus terry e fungo do oídio.
Contra numerosas pragas: pulgões, carrapatos, larvas de midge da groselha, eles são pulverizados com preparações bioquímicas.
A groselha é uma das culturas favoritas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.