- Autores: Bayanova L.V., Ogoltsova T.P., Knyazev S.D., FGBNU All-Russian Research Institute of Breeding of Fruit Crops
- Apareceu ao cruzar: Bradthorpe x Minai Shmyrev
- Ano de aprovação: 1995
- Termos de amadurecimento: maturação tardia
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 2,5-3,1
- Avaliação de degustação: 4,5-5
- Escapes: grosso, reto, verde claro, brilhante, bege, com topo dourado
A safra em questão amadurece em agosto e dá uma boa colheita no final do verão. Isso permite desfrutar de frutas saborosas, grandes e frescas por um longo período. É por causa da maturidade tardia da groselha que ela recebeu seu nome sonoro - Preguiçoso. Mas há outra versão da origem desse nome - a cultura é tão despretensiosa no cuidado, tão protegida de doenças e ataques de pragas que é adequada para o cultivo despreocupado por jardineiros novatos.
História de criação
A cultura foi obtida no final do século XX pelos funcionários do Instituto de Pesquisa Russa de Seleção de Culturas de Frutas com a participação de S. Knyazev, L. Bayanova e T. Ogoltsova. Variedades famosas Bredthorpe e Minai Shmyrev tornaram-se "pais". A groselha preguiçosa foi incluída no Registro do Estado em 1995 e é recomendada para cultivo nas regiões Central, Médio do Volga, Volgo-Vyatka, Noroeste e Ural. Esta é uma das culturas de maturação mais tardia e universal.
Descrição da variedade
A cultura é representada por arbustos poderosos e vigorosos, crescendo até 180 cm, cujas copas são espessadas, com configuração de espalhamento médio. Os rebentos são ligeiramente curvos, espessos e uniformes. A casca dos arbustos jovens é esverdeada, e os velhos são cinza acastanhado. Os botões são de forma cônica, tons violeta-rosa e de tamanho médio, localizados nos ramos em ordem assimétrica. As lâminas foliares são grandes, cinco lobadas, ligeiramente enrugadas, de tonalidades verdes escuras, com pequenos dentículos expandidos ao longo de todo o perímetro. As flores são de tamanho médio, em forma de sinos avermelhados. As inflorescências são médias, colocadas sobre cachos ligeiramente pendentes, com cerca de 8 cm de comprimento, sobre os quais se formam até 8-9 bagos.
Das vantagens da cultura, notamos:
facilidade de cultivo e cuidado;
maturação tardia;
um bom grau de resistência ao gelo;
alto nível de produtividade;
excelentes propriedades gustativas de frutos silvestres;
proteção imunológica contra antracnose;
a versatilidade da fruta.
Desvantagens:
envelhecimento desigual;
heterogeneidade dimensional de frutas;
a presença de tendência a cair das bagas;
baixo nível de transportabilidade;
armazenamento curto;
devido à casca fina, as frutas não são vendidas, mas destinadas ao processamento.
Características de bagas
Os bagos castanho-escuros da cultura têm forma arredondada e casca fina mas densa. A massa dos frutos grandes varia entre 2,5 e 3,1 g. A separação é a seco. As sementes são pequenas e poucas. A consistência é rica.
Por composição química, os frutos incluem: composições secas solúveis - 13,7%, açúcares - 8,8%, grau de acidez titulável - 2,8%, ácido ascórbico - 117,4 mg / 100 g, antocianinas - 115,4 mg / 100 g, leucoantocianinas - 321,0 mg / 100 g, catequinas - 237,9 mg / 100 g, compostos P-ativos - 674,3 mg / 100 g O grau de transportabilidade dos frutos na fase de maturação técnica é alto.
Qualidades de sabor
Em termos de sabor, os frutos silvestres são adocicados com uma acidez refrescante.Pontuação de degustação em pontos 4,5-5.
Amadurecimento e frutificação
A cultura começa a frutificar no 2º ano após o plantio. A época da colheita é agosto. O período de frutificação é prolongado no tempo - com tecnologia agrícola adequada, dura até 20 anos.
Produção
A safra é de alto rendimento - o rendimento médio é de cerca de 110,5 kg / ha (6,6 t / ha), 0,9 kg / arbusto.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A taxa de fertilidade do homem preguiçoso é de 45%. Mas para aumentar o rendimento, recomendamos o plantio de outras espécies nas proximidades: Binar, Ojebin, Pilot Mamkin, Belarusian Sweet e outros.
Aterrissagem
O plantio de mudas pode ser realizado na primavera ou outono. No entanto, jardineiros experientes recomendam escolher o período de outono para o plantio. Se você seguir esta recomendação e plantar uma safra em outubro (resistindo cerca de duas semanas antes de ocorrer a primeira geada), os jovens terão um período de tempo suficiente para enraizar com sucesso e se adaptar às novas condições. O pouso na primavera está repleto do fato de que as raízes podem não ter tempo de ficar mais fortes e o desenvolvimento começa muito cedo.
Para obter colheitas decentes para os Preguiçosos, é importante ter iluminação de alta qualidade e proteção confiável contra os ventos.
Ao selecionar áreas de plantio, solos pesados devem ser evitados. Solos franco-arenosos e levemente podzólicos são úteis, que passam perfeitamente o ar e a umidade para as raízes. O nível de acidez ideal está na faixa de pH 6-6,5.
Além disso, a cultura deve ter um antecessor adequado, o que permitirá evitar infecções com infecções fúngicas. As safras de inverno e leguminosas são preferíveis aqui. Recomendamos a compra de mudas em viveiros.
Existe um algoritmo especial para o plantio de mudas.
Formamos um buraco de 35-40 cm de profundidade e 50-60 cm de diâmetro. A distância entre os arbustos deve ser de 1 m, e entre as linhas - 1,8-2 m.
Enchemos o buraco a 3/4 da profundidade com solo fértil, misturando-o com um balde de composto, 200 g de composição superfosfato, além de 50 g de cinza de madeira.
Baixamos a muda no buraco, endireitando as raízes de maneira uniforme e cuidadosa ao longo do fundo. A árvore deve ser fixada em um ângulo de 45 graus. E a seção de transição das raízes para o tronco deve ser enterrada 5 cm abaixo do nível do solo.
Encha o aprofundamento com solo misturado com composto.
A irrigação é feita com dois litros de água.
Crescendo e cuidando
Cuidamos da cultura, sem deixar de cumprir uma série de regras.
O alagamento dos arbustos os enfraquece significativamente e, devido à falta de água, eles começam a murchar. Do início de março até meados do verão, as mudas devem ser irrigadas 2 vezes a cada 7 dias. Cada arbusto requer até um balde de água.
Os nutrientes adicionados ao intervalo de plantio no momento do plantio das mudas são suficientes para 2 anos. Na primavera do terceiro ano, a uréia é usada (40-50 g por 10 litros de água sob um arbusto). Na idade de 3-4 anos, os arbustos precisam de húmus (8 kg por 1 m²), sulfato de potássio (30-40 g por 1 m²), superfosfato duplo (70-80 g por 1 m²).
Na primeira vez, os arbustos são aparados imediatamente após o plantio. Não mais do que 4 botões devem permanecer nas hastes. No outono seguinte, todos os ramos deformados e enfraquecidos são eliminados. No 4º ano de crescimento, produzem podas sanitárias de arbustos.
Resistência a doenças e pragas
Para proteger a cultura, métodos padrão e meios de prevenção são usados com o uso de inseticidas, fungicidas e remédios populares. Além disso, eles regularmente colhem e queimam as folhas caídas, soltam o solo e fazem a cobertura morta.
A groselha é uma das culturas preferidas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os terrenos pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.
Resistência a condições climáticas adversas
A cultura tolera baixas temperaturas bem abaixo de -34 ° C. Os períodos de seca também não são assustadores para ela. Antes do inverno, os arbustos ainda devem ser preparados para o frio. A atividade de cobertura é realizada após um ligeiro congelamento do solo (forma-se uma crosta na superfície da terra). Primeiro, os arbustos são amarrados com barbante de baixo para cima do caule para evitar quebrar os galhos com o peso da precipitação. O espaço próximo às plantações é limpo de restos de plantas para que microorganismos nocivos não permaneçam lá durante o inverno. De cima, os arbustos são cobertos por uma densa manta de estopa ou polietileno.