- Autores: E.I. Glebova, A.I. Potashova, St. Petersburg GAU (LSHI)
- Apareceu ao cruzar: da polinização da variedade Stakhanovka Altai com uma mistura de pólen das variedades Vystavochnaya e Nesypayaschaya
- Termos de amadurecimento: amadurecimento médio
- Tipo de crescimento: alta
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 1,2-2,2
- Avaliação de degustação: 4,5
- Escapes: crescendo - espesso, reto, púbere, verde, com o topo colorido; lignificado - reto, espesso, bege acinzentado, pubescente
- Folha: quíntuplo, grande, verde claro (apical amarelo-esverdeado), fosco, vesiculado-enrugado, com veias coloridas, com lóbulos bem espaçados
A groselha é uma baga saborosa e saudável. Os arbustos da cultura não exigem muitos cuidados diários, e o rendimento é sempre o melhor. A variedade gigante de Leningrado é familiar a muitos jardineiros. Ele tem muitas qualidades positivas.
História de criação
A groselha gigante de Leningrado foi criada na GAU de São Petersburgo. Os autores-criadores foram E. I. Glebova e A. I. Potashova A variedade Stakhanovka Altai e uma mistura de pólen das variedades Vystavochnaya e Nesypayaschaya foram escolhidas para o par parental. A groselha foi desenvolvida na década de 70 do século passado, e nessa época o rendimento e as grandes frutadas estavam no seu melhor. O fabricante indica que a cultura pertence a variedades universais.
Descrição da variedade
Os arbustos de groselha gigantes de Leningrado são altos, os brotos crescem na vertical. São verdes escuros no primeiro ano, depois a tonalidade escurece. Assim que os brotos começam a formar botões, eles se tornam lignificados e espessos, de cor bege acinzentada. Os botões são formados em hastes em grupos de 6-8. São rosa-púrpura, ligeiramente desviados do ramo principal. Durante a época de frutificação, a copa torna-se média.
As folhas da groselha são grandes, de cor verde claro, a copa é verde-amarelada. O número de lâminas na placa é igual a cinco, a do meio é a mais longa e mais larga. E também ela tem o gume mais afiado. Os lados da folha têm a forma de um triângulo e a lâmina inferior está localizada obliquamente. As folhas são opacas, com rugas vesiculadas. O nervo é escuro e bem perceptível.
Os pedúnculos são grandes, de cor vermelha pálida. Segundo o fabricante, o conjunto é bom e não são necessários polinizadores adicionais. Mesmo assim, alguns jardineiros observam que a cultura precisa periodicamente de polinizadores adicionais.
Os pincéis são curtos e longos, cada um deles com 6 a 13 flores.
Características de bagas
Os frutos são grandes, de formato redondo. A cor da pele é preta, ligeiramente brilhante e brilhante. O peso dos frutos é em média de 1,2 a 2,2 G. A casca é fina, mas ao mesmo tempo pode manchar tudo de preto ou roxo. A casca da fruta raramente rebenta, mesmo quando completamente madura. Mas essas bagas são mais fáceis de sufocar durante o processamento térmico ou mecânico. A polpa é suculenta, firme e macia.
As frutas podem ser consumidas frescas e processadas em conservas, sucos, geléias ou purês. E também muitos jardineiros congelam bagas do inverno. Os frutos toleram muito bem o congelamento e não perdem a forma após o descongelamento.
A safra colhida é armazenada na geladeira por no máximo 15 dias.
Qualidades de sabor
Há um sabor de sobremesa agridoce. O aroma da groselha está presente não só nos frutos silvestres, mas também nas folhas. A matéria seca das bagas é em média 20%. Teor de açúcar de 7,1 a 12,7% para acidez em 2,4 -3,5%
Amadurecimento e frutificação
Em termos de maturação, a cultura pertence às variedades médias. A frutificação cairá na segunda década de julho. As bagas amadurecem quase simultaneamente. Os primeiros a amadurecer são aqueles sobre os quais incide mais luz solar.Aqueles que estavam escondidos por galhos e folhas amadurecem lentamente. Portanto, a colheita pode ser estendida.
Produção
Muitas pessoas apontam que a colheita depende diretamente do cuidado adequado com as passas. De um arbusto são coletados de 3 a 4,5 kg de bagas. 20 toneladas são removidas de 1 hectare. Os indicadores podem variar de acordo com as condições climáticas, a maturidade da mata e a localização no local.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
O fabricante afirma que a groselha gigante de Leningrado é autofértil. Mas, na verdade, a autopolinização ocorre apenas em 50%. Portanto, é recomendado plantar polinizadores com o mesmo período de floração dos botões para maiores rendimentos.
Aterrissagem
Muitos jardineiros recomendam o plantio de arbustos ao longo de uma cerca ou ao longo de qualquer outra defesa natural. Você pode construir uma cerca ou moldura especial, além da qual o arbusto não crescerá e se arrastará pelo solo. Nesse caso, o local deve ser iluminado de todos os lados pelo sol.
O solo é preferível ligeiramente ácido ou neutro, bem como bem fertilizado. A água subterrânea deve estar a um nível de 2-3 m do solo. O melhor é fazer um pequeno sistema de drenagem nas fossas, pois as raízes da groselha vão mais fundo para baixo e para os lados. A planta adora umidade, mas com moderação. Em solo muito úmido, as raízes começam a apodrecer.
É melhor plantar no início da primavera (antes do momento em que o suco se move) ou no início do outono, para que o arbusto possa criar raízes no solo até a primeira geada.
Antes do plantio no solo, cada muda é examinada. As raízes devem ser saudáveis e os caules não muito dobrados e quebradiços. Se houver inchaço nos galhos, isso sinaliza que uma praga de inseto está hibernando sob a casca.
O padrão de pouso é muito simples. Sob a muda é feito um buraco com tamanho mínimo de 50x50 cm, tudo depende do número de hastes e do tamanho do sistema radicular. Toda a terra escavada é cultivada pela mistura com minerais úteis (composto ou húmus). Uma drenagem é derramada no fundo do buraco, então uma pequena camada de terra e uma muda é lançada sobre ela. É melhor enchê-la ligeiramente inclinada, para que a planta crie raízes mais rápido. O principal é que as raízes não sejam muito confusas. Se possível, é melhor endireitá-los. Depois disso, a terra ao redor do tronco é comprimida e compactada e, em seguida, derramada com água morna.
Crescendo e cuidando
A manutenção adequada garante uma colheita boa e estável. Isso é especialmente verdadeiro para plantas perenes. A tecnologia agrícola não causa dificuldades. O mais importante é a sua correta observância.
A rega é feita 2-3 vezes por semana. Em média, um arbusto é responsável por 10 litros de água. Na seca severa, o número de procedimentos não aumenta (também permanece 2-3 vezes), mas a rega é realizada de manhã e à noite. É especialmente importante adicionar água na altura da formação dos botões e do amadurecimento dos bagos, nomeadamente: de Julho a Agosto. A deficiência de umidade afeta a perda de safra não só neste ano, mas também nos subsequentes.
A variedade é altamente resistente ao inverno, então você não deve se preocupar com arbustos adultos. Nos primeiros anos, as mudas jovens são cobertas com agrofibras. Especialmente em invernos sem neve.Se não houver neve, é melhor cobrir o solo ao redor do tronco com palha e cobrir o tronco com ramos de abeto.
A poda e o formato da copa adequados ajudarão a aumentar a produção e o tamanho dos frutos. A moldagem é realizada na maioria das vezes na primavera, quando os botões ainda não floresceram. Os ramos mais velhos, com idade a partir dos 5 anos, são retirados junto ao próprio solo, e o local do corte é coberto com piche. Os rebentos que crescem muito perto do solo são removidos, mesmo que haja bagas neles. Na maioria das vezes, são esses ramos que são atacados por lesmas ou caracóis. E as folhas ficam muito expostas à umidade e podem facilmente se infectar com o fungo.
A pulverização preventiva anual é realizada, em particular, contra o oídio.
A groselha é uma das culturas preferidas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os terrenos pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.