- Autores: A. G. Voluznev, N. A. Zazulina, G. P. Rainchikova (RNPD Unitary Enterprise "Institute of Fruit Growing")
- Apareceu ao cruzar: Peacock x Pilot
- Ano de aprovação: 1998
- Termos de amadurecimento: maturação tardia
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 1,3-1,4
- Avaliação de degustação: 4,2 pontos
- Escapes: reto, castanho claro
A groselha preta Katyusha é uma variedade popular da seleção bielorrussa, aprovada para uso há mais de 20 anos. Ele gosta especialmente de jardineiros por causa da versatilidade de uso de frutos grandes. A variedade é adequada para cultivo em fazendas, adequada para colheita mecanizada.
Descrição da variedade
Arbustos vigorosos são formados na groselha Katyusha. Os rebentos são direitos, ligeiramente espalhados, de cor castanha clara. As folhas são enrugadas, bastante grandes, mas a copa não está engrossada, permitindo a passagem da luz solar. O pincel é longo, com bagos não muito espaçados.
Características de frutas vermelhas
Katyusha tem frutos grandes com casca preta e um formato incomum em forma de pêra. O peso médio de cada um chega a 1,3-1,4 G. A pele é brilhante, densa, mantém a forma bem, não apresenta tendência a fissuras.
Qualidades de sabor
Os frutos da groselha Katyusha são doces e azedos, com um aroma agradável. A polpa é muito suculenta, com poucas sementes. A pontuação de degustação da fruta ultrapassa 4,2 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é meio tardia, entra no período de frutificação em 215 dias.
Produção
A taxa média de coleta dessa variedade é de 62 kg / ha. O rendimento máximo pode chegar a 11 t / ha.
Regiões em crescimento
Na Federação Russa, a variedade é zoneada para cultivo no Médio Volga, nos Urais, no Norte do Cáucaso e na região Noroeste.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Katyusha é uma groselha altamente fértil, poliniza até 60% das flores. É possível aumentar esses indicadores plantando ao lado de uma de suas variedades-mãe - Pilot Alexander Mamkin ou Pavlinka. Outros arbustos de groselha que florescem em maio-junho também são adequados.
Aterrissagem
É costume plantar arbustos de groselha Katyusha em locais bem iluminados com sombras claras durante o dia. As áreas ao longo das sebes funcionam bem. Um sistema de raiz raso não danificará sua cerca ou fundação de casa. O solo deve ser bem drenado, rico em húmus, mas não arenoso, e livre de excesso de argila. Os valores ideais de acidez variam de 6 a 6,5 pH.
As plantas com sistema radicular aberto são melhor plantadas no outono, as plantas de recipiente a qualquer momento durante o período quente. Cada muda deve ter 3-4 brotos crescidos com botões. Não é necessário preparar fossas profundas para a groselha, mas é melhor colocar os arbustos a uma distância de pelo menos 1,5 m entre si.
Cave buracos com antecedência, com cerca de um mês de antecedência. O fundo é forrado com uma camada de drenagem de 5 cm, 10 kg de esterco apodrecido, 5 kg de composto, 75 superfosfato duplo são adicionados ao solo escavado. Tudo se confunde. Os poços são enchidos até 2/3 do volume, regados em abundância.
Ao plantar, o solo no buraco é solto, um monte é construído a partir dele. Nele está instalada uma planta, com caule inclinado de 45 graus. Ele vai um pouco mais fundo - 50-100 mm da borda do buraco. Em seguida, o buraco deve ser preenchido com terra até a borda, compactado e regado abundantemente. Após o plantio, os brotos são cortados em 2 botões do nível do solo, a área da raiz é coberta com cobertura morta.
Crescendo e cuidando
Dentro de 21 dias após o plantio, os arbustos de groselha Katyusha são regados abundantemente a cada 3 dias. No futuro, a frequência de aplicação de umidade será reduzida para 1 vez por semana. O afrouxamento e a remoção de ervas daninhas também têm um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento das mudas. No outono, por 2 anos a partir do momento do plantio, será útil aplicar uma camada de esterco ou composto sob a raiz no topo do solo. Quando o crescimento diminui, você pode usar estimulantes - "Kemira-Lux" ou outras formulações semelhantes.
Resistência a doenças e pragas
A variedade possui alta defesa imunológica contra o oídio. Os ácaros renais são moderadamente afetados.
A groselha é uma das culturas favoritas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.
Resistência a condições climáticas adversas
A variedade é resistente ao inverno. As folhas podem ficar amarelas com o sol forte. A variedade é sensível a forte pelo vento, é melhor escolher áreas protegidas dele para o plantio.
Visão geral da revisão
A groselha Katyusha recebe as críticas mais elogiosas de jardineiros amadores da Rússia e da Bielo-Rússia. De notar que os bagos dos arbustos não se desintegram, a frutificação é sempre abundante, independentemente do clima. Os arbustos se distinguem pela boa intensidade de crescimento, não precisam ser necessariamente colocados próximos aos polinizadores. O sabor dos frutos silvestres é especialmente elogiado - rico, doce, e as folhas são coletadas para fazer chá e caldos úteis, mencionando o aroma especial dos verdes nesta variedade em particular.
Entre outras vantagens do Katyusha, os jardineiros enfatizam sua resistência a várias doenças. Está acima da média, e em invernos gelados as plantas também ficam muito bem preservadas, ganhando rapidamente crescimento verde na primavera.Nas medidas agrotécnicas, os residentes de verão são aconselhados a aderir aos princípios da moderação. Você não deve ser zeloso com a rega, plantando em solos argilosos pouco permeáveis.
Os residentes de verão não identificaram quaisquer deficiências graves nesta variedade. Eles consideram um ligeiro inconveniente para o espalhamento um tanto excessivo do arbusto, que difere daquele declarado pelo originador, bem como sua necessidade de desbaste. Na ausência dessas medidas, os bagos podem diminuir.