- Autores: Holanda
- Apareceu ao cruzar: Faya Fertile x Mercado de Londres
- Sinônimos de nomes: Jonkheer Van Tets, Jonkheer van Tets, Jonker van Tets, Jonker van Tets
- Ano de aprovação: 1992
- Termos de amadurecimento: amadurecimento médio precoce
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Produção: Boa
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 0,68-0,7
- Escapes: crescendo - espesso, rosado quase ao longo de todo o caule, não pubescente; lignificado - reto, inquebrável, bege claro
A groselha é a beleza dos jardins, a prima de todos os tipos de groselha. A variedade Jonker Van Tets (sinônimos Jonkheer Van Tets, Jonhir van Tets, Jonker van Tets, Jonker van Tets), criada na Holanda, vem se desenvolvendo nos territórios da Rússia Central desde 1992 e é amada por aqueles que já a conheceram. O propósito da baga é universal. É óptimo tanto fresco como ralado com açúcar, tanto em compota como em forma de compota, e os bolos decorados com ele têm um aspecto elegante e brilhante.
História de criação
Os criadores da variedade foram criadores holandeses, que obtiveram um excelente resultado após cruzar as variedades Faya Fertile e London Market. Tendo dominado a vastidão da Europa Ocidental, em 1992 a beleza chegou aos jardins da Rússia, e no mesmo ano foi aprovada para uso.
Descrição da variedade
Vigorosos (até 170 cm), arbustos densos eretos consistem em brotos rosados grossos e imperturbáveis durante o período de crescimento, cobertos com casca bege clara durante a lignificação. Os ramos são cobertos por grandes folhas de cinco lóbulos de couro. As nervuras são bem visíveis na lâmina foliar verde escura, a forma é arredondada, os lobos basais são bem desenvolvidos, os pecíolos são grossos e fortes.
Vantagens da variedade:
produção;
versatilidade;
imunidade forte;
rica composição química;
excelente sabor e aparência atraente.
Desvantagens:
a incapacidade de crescer nas regiões do norte;
a floração precoce coincide com o período de geadas de retorno;
a necessidade de formar um arbusto e organizar um abrigo para o inverno.
A planta floresce com interessantes flores em forma de pires, coletadas em um cacho de densidade média de 10 cm de comprimento, formando até 10 ovários.
Características de frutas vermelhas
Os bagos de tamanho médio, com peso de 0,68 a 0,7 g, apresentam formato redondo ou ligeiramente pera e cor vermelho carmim com forte brilho, tornando-os semelhantes a rubis. A polpa é recoberta por uma película densa e lisa.
A composição química das bagas:
açúcar - 13,3%;
matéria seca - 6,2%.
Vitaminas:
retinol e colina;
caroteno, biotina e niacina;
filoquinona, tocoferol, tiamina;
folatos, piridoxina e riboflavina;
ácidos nicotínico, ascórbico e pantotênico.
Elementos traço - K, Ca, Si, Mg, Na, S, Ph, Cl, Al, B, V, Fe, I, Co, Li, Mn, Cu, Mo, Ni, Rb, Se, Sr, F, Cr , Cr e Zr.
Dentro da baga existem sementes grandes em pequenas quantidades - 4 ou 5 peças. Os frutos distinguem-se pela boa transportabilidade.
Qualidades de sabor
A baga de groselha Yonker Van Tets tem um sabor agradável, refrescante e doce, com um grau moderado de acidez.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria mid-early - a frutificação é estendida, a colheita é feita de meados de julho ao início de agosto. A frutificação começa 3 anos após o plantio, o pico de produção ocorre em 5-8 anos. A vida do arbusto é de até 20 anos, está sujeito ao rejuvenescimento constante devido aos sugadores de raiz.
Produção
O rendimento é bom - até 6,5 quilos de frutas saborosas e saudáveis são retirados do mato, até 16 toneladas por hectare.
Regiões em crescimento
A variedade é adaptada para os países da Europa Ocidental, na Federação Russa é cultivada na faixa do meio - Noroeste, Região Central da Terra Negra, regiões Volgo-Vyatka
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Apesar de a variedade ser autofértil, a polinização cruzada dobra o rendimento. Plantar variedades com o mesmo período de floração ao lado será a melhor solução para o jardineiro.
Aterrissagem
Groselha Yonker Van Tets prefere se estabelecer em solos secos, leves, levemente ácidos, com iluminação constante e proteção contra ventos frios e correntes de ar. A distância ideal entre arbustos é de 1 metro, com espaçamento entre linhas de 1,5 metros. Ao mesmo tempo, é preciso lembrar sobre a ameaça de encharcamento do sistema radicular - não deve haver água subterrânea e áreas pantanosas nas proximidades.
Um poço de pouso medindo 70x70x70 cm é preparado com antecedência - cerca de duas semanas antes do desembarque. No fundo, uma camada de drenagem de seixos, brita de pequenas e médias frações, cascalho e tijolo quebrado é arranjada. Recomenda-se colocar uma “almofada” orgânica de esterco apodrecido, grama seca ou feno no topo da camada de drenagem. Posteriormente, ele se tornará uma camada adicional de nutrientes. O solo fértil escavado é enriquecido com matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros), fertilizantes minerais complexos, cinzas de madeira, superfosfato e sulfato de potássio. Uma fossa devidamente preenchida permitirá que você não recorra ao adubo de cobertura por 2 a 3 anos.
A muda é plantada em um buraco preenchido com ⅔ de terra, colocando-a em um estado inclinado, e adormecendo, mergulhando o colo da raiz em cerca de 5-10 cm - um método semelhante estimula o aumento da formação da raiz e um maior número de brotos. Depois disso, o círculo do tronco é compactado e regado com três baldes de água morna. No dia seguinte, o solo úmido deve ser afrouxado para evitar a formação de crosta ou, melhor ainda, coberto com uma camada de 10 cm de turfa.
Crescendo e cuidando
Cuidados adicionais consistem em medidas padrão envolvendo a rega oportuna de uma planta jovem (arbustos adultos são regados apenas quando necessário), capina e afrouxamento. Os nutrientes adicionais começam a ser aplicados a partir do quarto ano, caso a cova de plantio tenha sido preenchida, conforme exigido pela tecnologia agrícola. No caso em que a muda foi plantada em solo esgotado, a alimentação começa na próxima estação. No outono, é recomendável colocar 2-3 baldes de húmus sob cada arbusto. Na primavera, as groselhas precisam de nitrogênio para formar a massa vegetativa e, na segunda metade do verão, os arbustos são alimentados com preparações de potássio-fósforo.
Durante a poda higiênica da primavera, rebentos velhos, doentes, deformados e secos são removidos. Os arbustos adultos precisam da formação de copas - os brotos marginais são encurtados em um terço e pressionados contra o solo em diferentes direções, estimulando assim a propagação. O espessamento forte também é inaceitável, portanto, ramos com mais de 6 anos são removidos, deixando brotos de reposição em seu lugar. A copa ideal de um arbusto adulto são 20 ramos de diferentes idades.
Para um inverno mais bem sucedido no outono, os arbustos são regados abundantemente, antes de serem preenchidos com húmus. A groselha Yonker Van Tets é propagada por estratificação e estacas. Ao mesmo tempo, o primeiro método é mais rápido e confiável - no outono, o dono do sítio terá mudas maduras com sistema radicular desenvolvido, enquanto levará 2 anos para crescer uma muda a partir de uma estaca.Os arbustos adultos são capazes de resistir a um transplante se houver necessidade, mas para isso você terá que desenterrar todo o poderoso sistema radicular, tentando causar o mínimo de danos. É aconselhável transferir o arbusto junto com um torrão de terra, esta é a forma mais indolor.
Resistência a doenças e pragas
Jonker Van Tets está bem de saúde e resiste com sucesso ao oídio e à antracnose. Ele é um pouco menos capaz de resistir a um ácaro do rim. Além dessas, existem muitas outras doenças e pragas que podem prejudicar a groselha. Os tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas ajudam a proteger a planta e a colheita.
A groselha é uma das culturas favoritas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.
Resistência a condições climáticas adversas
Os arbustos são caracterizados por uma boa resistência invernal, mas não suportam os invernos rigorosos das regiões setentrionais.