- Autores: Astakhov A.I. (FNTS VIC com o nome de V.R. Williams)
- Apareceu ao cruzar: formulário 37-5 x cultivar Seedling Dove
- Ano de aprovação: 2007
- Termos de amadurecimento: maturação precoce
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 1,9
- Escapes: médio, geniculado, verde-oliva acastanhado, pubescente fino, fosco, internódios próximos
- Folha: tripla, com recortes médios, grande, verde escuro; a placa é convexa, coriácea, enrugada, fosca
A groselha preta favorita de todos é um depósito de vitaminas e minerais, uma baga sempre em grande demanda entre jardineiros e consumidores. O fruto não é apenas saudável, mas também saboroso em qualquer forma - fresco, no recheio de tartes e bolos, na forma de compotas e compotas variadas, compotas e sumos. Muitos consideram ser a variedade Izyumnaya ideal para cultivo.
História de criação
A autoria no desenvolvimento de uma variedade única pertence à I.A. VR Williams e sua equipe. Para obter o resultado desejado, o Formulário 37-5 e a variedade Seedling Golubki foram usados como variedades parentais. Izyumnaya foi aprovado para uso em 2007.
Descrição da variedade
Um arbusto compacto de tamanho médio (150 cm) consiste em brotos geniculados verticais, bastante comprimidos, com internódios bem espaçados. A casca da azeitona acastanhada opaca é coberta com uma pubescência quase imperceptível. As folhas trilobadas verde-escuras, com um corte de profundidade média, apresentam uma superfície coriácea convexa, fosca, ligeiramente enrugada. O arbusto floresce com grandes flores amarelo pálido reunidas em um cacho de tamanho médio, numerando de 6 a 12 bagas.
Características de bagas
Uma baga preta redonda e fosca tem um tamanho grande (1,9 g), uma grande quantidade de vitaminas e nutrientes. A baga fica bem presa ao caule e praticamente não se desfaz quando madura, o que permite esperar que toda a colheita amadureça.
Qualidades de sabor
A baga de uva passa é caracterizada por maior doçura - o teor de açúcar chega a 9% da massa total. Além disso, as frutas contêm ácido ascórbico e outros (1,8%), vitamina C (162% / mg). No entanto, quase não há ácido no sabor, o aroma é forte, mas não açucarado, mas refrescante.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria de maturação precoce - a frutificação começa nos primeiros dias de julho.
Produção
A este respeito, os indicadores de passa de Corinto também estão em uma altura - até 2 kg são colhidos de um arbusto, 30-70 centners de 1 hectare.
Regiões em crescimento
A variedade foi cultivada para cultivo nas regiões Centro e Noroeste, mas sua despretensão permite o cultivo em todas as regiões, exceto nas do Norte.
Aterrissagem
Os arbustos podem ser plantados na primavera e no outono, mas muitos jardineiros preferem o período do outono, acreditando que há tempo suficiente para o enraizamento, mas na primavera as groselhas crescem mais rápido. A compactação permite economizar espaço para o plantio, mantendo uma distância de 1-1,2 metros entre as plantas. Na maioria das vezes, isso não é mais possível, caso contrário, o espessamento impedirá a aeração. A alta umidade é uma fonte de doenças fúngicas.
Escolha um local ensolarado para o plantio, você precisa tentar evitar até mesmo sombras claras, e então a baga ficará doce como o mel. O solo deve ser fértil, com acidez neutra. Se o nível de pH for muito alto, o solo deve ser desacidificado com giz, cal, farinha de dolomita ou gesso. No fundo da cova de plantio com dimensões de 70x70 cm, é necessário dispor uma camada de drenagem. O solo escavado é enriquecido com matéria orgânica, utilizando composto, húmus, excrementos de pássaros, além de cinzas de madeira, superfosfato, sal de potássio. Solos argilosos pesados devem ser soltos. Para isso, você pode usar areia de rio. Semear adubo verde também ajuda a soltar o solo.
É melhor adicionar nutrientes no outono. Durante as chuvas e o derretimento da neve, o solo fica saturado de oligoelementos essenciais. As groselhas reagem negativamente à alta umidade, o que deve ser levado em consideração na escolha de um local. Não deve haver água subterrânea nas proximidades e, mais ainda, não deve ser plantada em planícies pantanosas. Se isso for permitido, o sistema raiz começará a apodrecer rapidamente.
Crescendo e cuidando
Os cuidados posteriores com a passa de Corinto são simples e requerem o cumprimento de regras agrotécnicas elementares, pelas quais lhe agradecerá com uma excelente colheita de frutos silvestres saborosos e saudáveis. Apesar do fato de que as groselhas não gostam de água estagnada, elas precisam de rega regular 1-2 vezes por semana, levando em consideração o clima - em uma seca, os arbustos são regados com mais frequência, durante chuvas prolongadas, a rega é geralmente cancelada.
A hora mais favorável para regar é ao anoitecer, quando os raios do sol perdem sua atividade e a noite que se aproxima não permite que a umidade seque rapidamente. Isso significa que as plantas terão mais tempo para "se embebedar". Todo mundo sabe como é perigoso regar no calor durante o dia, mas uma rega cuidadosa sob o arbusto não fará mal à planta. Se, no entanto, a folhagem caiu debaixo de água, existe uma forma fácil de evitar queimaduras - basta humedecer a zona envolvente. Os vapores protegerão as folhas delicadas e, quando a terra úmida estiver seca, as folhas estarão secas.
A introdução de nutrientes é realizada não só no outono. A alimentação oportuna durante o período de primavera-verão não é menos importante. A primeira alimentação da primavera é aplicada durante o período de brotamento e formação dos ovários - para isso, são utilizadas composições de potássio-fósforo. Após a colheita, as passas são alimentadas com superfosfato, um extrato da cinza de madeira e sulfato de potássio. Além da introdução de fertilizantes minerais e matéria orgânica, você pode alimentar as groselhas com infusão de ervas fermentadas várias vezes durante o verão.
Quanto à poda sanitária, é necessária para arbustos maduros. Os rebentos velhos são retirados na primavera para que o arbusto não perca a sua força. Ao retirar, é preciso deixar os chamados brotos de reposição, ou seja, zero, ao mesmo tempo em que escolhe aqueles fortes e confiáveis que podem dar uma boa colheita para o próximo ano. No meio do verão, jardineiros experientes removem alguns dos novos ramos, encurtando-os em cerca de 10 cm, técnica que estimula o surgimento de novos brotos.
Para evitar o congelamento das raízes, os círculos do tronco são repicados para o inverno, depois recobertos com fibra de agrofibra, pode-se usar ramos de abeto. Qualquer abrigo é removido no início da primavera, assim que a neve derretida permitir. É melhor remover o solo com que as raízes foram cobertas, mas de modo a não remover a matéria orgânica coberta no outono.
Resistência a doenças e pragas
A passa de groselha preta tem forte imunidade, resiste com sucesso às doenças e pragas tradicionais desta espécie - doenças fúngicas e ácaros do solo. Porém, não há garantia de 100%, portanto, não negligencie os tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas.
A groselha é uma das culturas preferidas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os terrenos pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.
Resistência a condições climáticas adversas
Raisin tem excelente tolerância à seca, geada e tolerância à sombra clara.