- Autores: Astakhov A.I., Zueva L.I. (V.R. Williams Federal Research Center of VIC)
- Apareceu ao cruzar: Mudas Dovewing x linha 32-77 (Bradthorpe)
- Ano de aprovação: 2000
- Termos de amadurecimento: maturação precoce
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 1,9-3,2
- Avaliação de degustação: 4,4
- Escapes: grosso, curvo, verde oliva, sem pelos
- Folha: trilobado, corte profundo, verde escuro, ligeiramente brilhante, coriáceo, enrugado
Na maioria das vezes, jardineiros novatos e residentes de verão com vasta experiência escolhem variedades de groselha de acordo com suas características e avaliações. A groselha de Gulliver tem bom gosto, colheita rica, bem como imunidade a várias doenças e resistência ao inverno.
História de criação
A variedade Gulliver foi cultivada na região de Bryansk no V.I. W.R. Williams. Os autores foram A.I. Astakhov e L.I. Zueva .As variedades Seyanets Golubki e a linha 32-77 (Bredthorpe) foram consideradas o par progenitor. Em 2000, após todos os testes, a cultura foi inserida no Registro do Estado e aprovada para uso.
Descrição da variedade
Conforme afirma o fabricante, o tipo de crescimento do arbusto é vigoroso. A copa é ligeiramente espalhada, com densidade média. Os rebentos são grossos e crescem quase sempre curvos. Eles são de cor verde oliva. Quanto mais velho o broto, mais ele se enrijece e praticamente não há pubescência. Os botões dos ramos são de cor verde profundo.
As folhas são de tamanho padrão. Consistem em três lóbulos, com entalhes profundos, ligeiramente brilhantes, pontiagudos. A superfície da placa é enrugada, de cor verde escura.
Os pincéis são médios, ligeiramente sinuosos, densos. De 9 a 17 bagas são formadas em um pincel.
A floração ocorre no final de maio e dura cerca de 14 dias. Os botões são médios e pequenos, vermelho-violeta. Sépalas são coloridas.
Os jardineiros observam que os aspectos positivos da variedade são que a groselha é imune às geadas da primavera e também tolera bem as secas curtas.
Entre as deficiências indicam poda regular, crescimento rápido do arbusto. E também a necessidade de transportar com cuidado a colheita, pois os bagos podem ser espremidos com o peso.
Características de frutas vermelhas
Os frutos são grandes e redondos. O peso médio de uma baga é de 1,9 a 3,2 g A cor das bagas é preta com um brilho brilhante. A casca é firme e de densidade média. Isso possibilita o transporte de safras por longas distâncias, respeitando todas as regras de transporte.
A polpa é macia, suculenta e pode escurecer devido ao pigmento da casca.
A variedade tem um propósito universal, portanto as frutas podem ser consumidas in natura, a partir delas preparadas para compotas, geléias, purê de batata e conservas.
As folhas também são utilizadas na fabricação de conservas. E alguns jardineiros recomendam preparar chá com folhas e frutos de groselha para fortalecer o sistema imunológico.
Qualidades de sabor
Os residentes de verão indicam que os frutos silvestres têm um sabor agridoce e que o aroma não é suficientemente saturado. A quantidade de açúcar por 100 g é de 6,7% e a quantidade de ácido é de 2,7%. Uma característica da groselha de Gulliver é que ela é rica em vitamina C, cerca de 167 mg. Ele também contém um alto nível de ácido ascórbico - 156 mg. A pontuação da degustação é de 4,4 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A cultura pertence a variedades de maturação precoce. A frutificação cai de 15 a 30 de julho.
Produção
O rendimento médio por arbusto é de 1,4 kg. Com o processamento adequado, o rendimento pode aumentar para 2 a 2,5 kg. Em escala industrial, os indicadores mínimos são de 86,3 centners, o máximo - 13 toneladas por hectare.
Regiões em crescimento
Os criadores afirmaram que as groselhas crescem melhor nas regiões Central, Noroeste e Volga-Vyatka. Mas também pode ser cultivado em qualquer outra área, com pouca perda de produção.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
De acordo com suas características, a groselha é autofértil, não sendo necessária polinização adicional.
Aterrissagem
Recomenda-se plantar mudas no outono. Isso permitirá que o arbusto crie raízes de maneira adequada no novo local. Todas as forças serão gastas no aprofundamento do sistema radicular, e não na formação de novos brotos e escovas.
É melhor escolher uma área iluminada, sem estrutura para projetar sombra. O solo deve ser argiloso e não muito ácido. Se os indicadores forem aumentados, eles serão reduzidos com cal.
Já que um arbusto pode crescer em um lugar por 10-15 anos, a terra deve ser muito fértil e bem soprada pelos ventos. As groselhas adoram umidade, portanto, mais areia, turfa e húmus devem ser levados para a área selecionada, pois retêm a umidade por mais tempo.
É melhor escolher um local de plantio do lado sul ou sudoeste do jardim.
Antes do plantio, é necessário inspecionar a muda para ver se há podridão e raízes quebradas. O sistema radicular deve ter pelo menos 15 cm de comprimento, o comprimento do tronco em si é de 30 cm e o número de brotos deve ser 2-3.
A preparação do local deve ser feita 2 a 4 semanas antes do desembarque. Não é recomendável plantar uma muda imediatamente em um buraco cavado, pois quando a terra encolhe, pode danificar as raízes.
Para fazer tudo certo, você precisa seguir instruções simples.
A área selecionada é escavada, introduzindo-se húmus, turfa, areia e cinza de madeira.
Em seguida, é feito um buraco com uma profundidade de 40-50 cm, com um diâmetro de 50-60 cm. Nada deve crescer ao redor do arbusto a uma distância de 1,5 m, pois o arbusto é vigoroso.
Tudo é derramado com água e deixado para encolher por 2 a 4 semanas. Depois disso, a groselha é plantada.
É necessário aprofundar a muda a 4 cm do colo da raiz, isso vai estimular o crescimento dos brotos laterais. O solo ao redor do caule é compactado.
Então, tudo é derramado abundantemente com água morna.
Para um bom crescimento, recomenda-se podar os brotos, deixando 2-3 botões saudáveis.
Crescendo e cuidando
Muitos argumentam que a groselha é uma cultura despretensiosa, mas, no entanto, alguns cuidados devem ser observados para garantir um alto rendimento.
Não só a formação da safra futura depende da umidade, mas também do acúmulo de elementos úteis. Portanto, é elaborado um cronograma de irrigação. A uma distância de 30 cm à volta do tronco, é feito um sulco especial com uma profundidade de 10-15 cm, é nele que se introduz a água (25-30 litros de água quente por 1 m2). Após a rega, o solo deve ser afrouxado para fornecer oxigênio às raízes. Se a irrigação regular for impossível por algum motivo, o solo ao redor do arbusto deve ser cobertura morta. Muita umidade fará com que as raízes apodreçam.
Na maioria das vezes, minerais e orgânicos são usados para alimentação. Na primavera, depois que o arbusto é encharcado com água fervente, adiciona-se uréia, nitrato de amônio para o crescimento da folhagem, nitrogênio ou lama. No verão, fertilizam com potássio e fósforo e, no outono, o solo ao redor do mato é desenterrado e são adicionados húmus e cinzas de madeira.
A poda deve ser feita regularmente, não só para rejuvenescer o arbusto, mas também para eliminar a possibilidade de pragas. A poda deve ser feita na primavera, antes do aparecimento dos primeiros botões. No outono, remova todos os galhos velhos ou quebrados. Um galho pode dar frutos por 4 anos. Em seguida, eles o removem. Recomenda-se deixar 15-20 ramos em um arbusto. Caso contrário, as groselhas crescerão muito ativamente e algumas bagas não terão luz solar.
Resistência a doenças e pragas
O autor declara que, sujeitas a todas as normas agrotécnicas, as groselhas raramente adoecem. Ela tem uma forte imunidade à antracnose, oídio ou ferrugem. Mas, para prevenção, os arbustos podem ser irrigados com o medicamento "Fitosporin" ou "Fundazol". Toda a pulverização é realizada em tempo nublado e seco.
A groselha é uma das culturas favoritas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.