- Sinônimos de nomes: Hollandische Rote, Prins Albert
- Ano de aprovação: 1947
- Termos de amadurecimento: maturação tardia
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 0,6-1
- Avaliação de degustação: 3,5
- Escapes: não lignificado - espesso, verde com "bronzeado" vermelho carmesim, sem pubescência; lignificado - espesso, marrom-acinzentado, reto
- Folha: cinco lóbulos, tamanho médio, verde escuro, sem pubescência, enrugado, coriáceo, brilhante
- Flores: tamanho médio, em forma de sino, cume parapestal verde
Os arbustos de groselha podem ser vistos em todos os locais. E isso não é surpreendente. Afinal, a baga não é apenas saborosa, mas também muito saudável. Portanto, em termos de quantidade de ácido ascórbico na composição, a groselha preta está no mesmo nível do limão, e sua variedade vermelha é simplesmente a líder no teor de vitamina C. O vermelho holandês é uma dessas variedades.
História de criação
Pouco se sabe sobre as origens da cultura. Todas as fontes mencionam apenas que o tinto holandês é uma espécie antiga da Europa Ocidental cultivada desde o século XVII, com um período de maturação tardio. Sinônimos para o nome - Hollandische Rote, Prins Albert. Em 1947, a variedade foi incluída no Registro Estadual de Conquistas. Seu uso é permitido em quase todas as regiões da Federação Russa, com exceção da Região Central da Terra Negra, do Norte do Cáucaso, dos Urais e do Extremo Oriente. Originador - FGBNU FNTs Horticultura.
Descrição da variedade
O arbusto vermelho holandês é bastante poderoso. Apesar de vigorosa e densa, é uma planta compacta. No início de seu desenvolvimento, o crescimento é lento. Os rebentos tornam-se inicialmente rectilíneos, com a idade o arbusto torna-se de espalhamento médio, com altura de até um metro e meio. As folhas são de tamanho médio, de cor verde escura, sem pubescência, brilhantes. Cinco lóbulos, enrugamento está presente. As flores são pequenas, em forma de sino, com pecíolo comprido. A escova tem comprimento de 7 a 9 centímetros.
Características de bagas
As bagas vermelhas da Holanda são pequenas em tamanho. Peso - de 0,6 a 1 grama. De cor vermelha brilhante, muito bonita, transparente, com veios visíveis que parecem riscas claras.
A forma é redonda, mas também existem exemplares ligeiramente achatados nos pólos, com base ligeiramente alongada. A cultura tolera bem o transporte, assim como o armazenamento não muito longo.
Qualidades de sabor
As opiniões dos consumidores diferem quanto ao sabor. Algumas pessoas pensam que é doce e azedo, enquanto outras acham que é azedo. A pele é muito fina, uma pequena quantidade de sementes e apenas um grande teor de ácido ascórbico, o que explica o ácido no sabor. O produto é ideal para o processamento em compotas saudáveis, conservas e muito mais, pois tolera perfeitamente tanto o calor quanto o cozimento.
Amadurecimento e frutificação
A groselha vermelha holandesa amadurece e frutifica tarde. A colheita pode começar depois de 30 de julho.
Produção
Quanto à avaliação do nível de rendimento, é médio. Em escala industrial, isso é 11 t / ha, os jardineiros removem 4,6 kg do mato.
Regiões em crescimento
O vermelho holandês é dividido em zonas na maioria das regiões do país. Pode ser cultivada nas regiões norte, noroeste, central e Volga-Vyatka. E também no Médio e Baixo Volga, na Sibéria Ocidental e Oriental.
Aterrissagem
Para o cultivo de tinto holandês, terras com solo franco-argiloso fértil ou arenoso, os leves são adequados. Bem como áreas ensolaradas ou locais com sombra parcial clara. Antes do plantio, a drenagem e um complexo de fertilizantes devem ser colocados na cova. Os especialistas recomendam escolher a estação do outono para o plantio. Acredita-se que a planta enraíza melhor e está mais preparada para o inverno. Na maioria das vezes, as groselhas vermelhas são plantadas nas imediações de cercas ou outras cercas. Isso protegerá as plantas de ventos fortes.
Crescendo e cuidando
Uma das condições mais importantes para o bom atendimento da groselha vermelha holandesa será um suprimento de umidade suficiente para a colheita.
Como os arbustos da variedade são bastante densos, deve-se atentar para o desbaste das plantas. Esta opção de poda ajudará a aumentar a produtividade da variedade.
Em geral, as groselhas não são muito caprichosas. E o cuidado não é muito diferente do padrão. Os agroeventos incluem:
- hidratante;
- afrouxamento após rega ou precipitação;
- capina;
- curativo de cobertura (substâncias contendo nitrogênio, húmus, esterco).
Resistência a doenças e pragas
A groselha holandesa distingue-se pela forte imunidade, praticamente não é suscetível a doenças, ataques de pragas (tanto ácaros renais como oídio). No entanto, tratamentos preventivos com mistura de bordeaux ou óleo verde são necessários.
A groselha é uma das culturas favoritas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.