- Autores: T.P. Ogoltsova, Z.S. Zotova, S.D.Knyazev, L.V.Bayanova (Instituto de Pesquisa Russo de Melhoramento de Culturas de Frutas e Instituto de Pesquisa de Horticultura da Sibéria com o nome de M.A.Lisavenko)
- Apareceu ao cruzar: Mudas de Pomba x Bradthorpe
- Ano de aprovação: 2001
- Termos de amadurecimento: maturação precoce
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 1,8-2,5
- Avaliação de degustação: 4,3 pontos
- Escapes: espesso, reto, brilhante, cinza com topo cinza-amarelado, com internódios longos; em crescimento - verde claro, não pubescente, colorido com antocianina
- Folha: grande, cinco lóbulos, verde, brilhante, enrugado
A groselha preta - um clássico de jardins e parcelas pessoais, é considerada uma das culturas mais comuns em nosso país. Todos os tipos têm suas próprias características, prós e contras. O anterior aplica-se integralmente à variedade Exótica, cujos frutos são adequados para uso fresco, para a confecção de compotas e compotas. A variedade é cultivada tanto em terrenos particulares como à escala industrial, uma vez que é adequada para a colheita mecanizada.
História de criação
Os criadores da variedade são os criadores do Instituto Russo de Pesquisa de Melhoramento de Culturas de Frutas e do Instituto de Pesquisa Científica de Horticultura da Sibéria em homenagem a V.I. M. A. Lisavenko - T. P. Ogoltsova, Z. S. Zotova, S. D. Knyazev, L. V. Bayanova, que trabalhou no cruzamento da muda de groselha Golubki e Bradthorpe. A variedade foi aprovada para uso em 2001.
Descrição da variedade
Os arbustos de tamanho médio têm espessamento médio. Os rebentos são cinzentos e grossos, de direcção direita, não pubescentes, com internódios longos, mudam de cor para amarelo-acinzentado mais próximo dos topos. Os jovens rebentos verdes claros do ano em curso estão cobertos por uma película brilhante e manchados com antocianina.
Vantagens da variedade:
- robustez do inverno;
- fertilidade própria;
- maturidade precoce;
- alto rendimento e forte imunidade.
A grande folhagem verde de cinco lóbulos tem uma superfície enrugada brilhante, um corte de profundidade padrão e dentículos ao longo das bordas. As flores são brancas e de tamanho bastante grande, agrupadas em cachos caídos de comprimento médio com 8-10 bagas. As sépalas largas são de tamanho médio.
Características de bagas
Bagas pretas arredondadas têm um peso impressionante - de 1,8 a 2,5 gramas.
Qualidades de sabor
A polpa agridoce, refrescante e suculenta, é coberta por uma película fina. A composição química contém: açúcares - 8,9%, ácido ascórbico - 197,1 mg / 100 g, sólidos solúveis - 12,8%, bem como ácidos tituláveis - 2,8%, antocianinas - 101,1 mg / 100 g, leucoantocianinas - 151,7 mg / 100 g, catequinas - 431,7 mg / 100 ge quantidade de substâncias ativas P - 684,5 mg / 100 g Pontuação de degustação - 4,3 pontos em 5 possíveis.
Amadurecimento e frutificação
A variedade de frutificação precoce (3-4 anos) pertence à categoria de maturação precoce - começa a colheita no final de junho - início de julho.
Produção
O rendimento mínimo, sujeito às regras da tecnologia agrícola, é de 1 kg por arbusto e 6,9 t / ha.
Regiões em crescimento
A variedade é adaptada para cultivo nas regiões centrais do país.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Exóticos se referem a variedades autoférteis (54% de polinização), mas os rendimentos aumentam significativamente quando variedades de polinização com o mesmo período de floração se estabelecem nas proximidades.
Aterrissagem
O momento ideal para o plantio de mudas de groselha é o outono, de setembro ao final de outubro.Elas são plantadas na primavera, o que também não é ruim, pois há uma longa temporada pela frente para adaptação e crescimento do sistema radicular. No entanto, o plantio de outono tem vantagens muito sérias:
- haverá tempo suficiente para o enraizamento de raízes jovens e finas, e todos os cuidados com a planta serão transferidos para os “ombros” da natureza - as mudas não precisam ser regadas, protegidas do sol e do granizo;
- na primavera, você não terá que perder um tempo precioso preparando covas e plantando plantas, e elas começarão sua vida junto com todas as safras e já este ano passarão por um ciclo de crescimento completo, enquanto as plantações de primavera são realizadas muito mais tarde , e toda a temporada é gasta em adaptação.
O terreno é escolhido ensolarado, com proteção de ventos frios e correntes de ar. A distância entre os arbustos é de pelo menos 1 metro, nos corredores - até 1,5 m.
Uma cova de 70x70x70 cm está equipada com uma camada de drenagem, sobre a qual é colocada uma "almofada" orgânica na forma de uma espessa camada de composto, estrume podre, húmus. Junto com a drenagem, o travesseiro deve ocupar ⅔ de espaço. O solo removido é enriquecido com matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros), fertilizantes minerais, superfosfato, cinzas de madeira.
Se o solo for altamente ácido, deve ser desoxidado com cal, giz, gesso, farinha de dolomita. Ao organizar uma cova de plantio, deve-se lembrar que a groselha não gosta de solo pesado, pois precisará de solo leve, solto e respirável.
As raízes da muda são cuidadosamente esticadas dentro da cova ao longo da superfície da terra, inseridas obliquamente, afundando o colo da raiz no solo a uma profundidade de 10 cm - esta técnica promove maior formação de raízes e maior número de brotos. Como resultado, o arbusto ficará saudável e forte. O círculo próximo ao tronco é regado com três baldes de água morna, no dia seguinte eles são soltos ou cobertos com cobertura morta.
Crescendo e cuidando
O cuidado adicional consiste na rega oportuna e regular. No primeiro ano, são realizadas semanalmente, para arbustos adultos, a frequência de irrigação é reduzida, mas os exóticos podem não resistir às secas. A remoção de ervas daninhas é imprescindível, pois as ervas daninhas tiram uma parte significativa dos nutrientes. Se a cobertura morta não for usada, é necessário afrouxar o solo no círculo próximo ao tronco após cada irrigação para que a terra não se torne crocante e o oxigênio sature o sistema radicular.
A alimentação não é menos importante. Com o enchimento correto da cava de plantio, eles não serão necessários nos próximos 2-3 anos, mas então as groselhas esgotarão as reservas internas. Todo outono, o círculo do tronco é coberto por uma espessa camada de húmus ou esterco. Na primavera, quando a neve derrete, os nutrientes diminuem. Se não foi possível fazer isso no outono, na primavera os arbustos precisarão de nitrogênio para formar uma poderosa massa verde. Na segunda metade do verão, as passas são alimentadas com preparações de fósforo e potássio.
A poda sanitária é realizada no outono e na primavera, removendo os rebentos afetados, velhos e deformados. É necessário lembrar sobre os procedimentos anti-envelhecimento, quando os ramos de 4 anos são substituídos por brotos de reposição jovens - os rendimentos mais completos dão brotos de 2-3 anos. Você também deve evitar engrossar o arbusto.
Os tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas protegerão as plantações de pragas e doenças.
Resistência a doenças e pragas
As groselhas são altamente resistentes ao oídio, antracnose e ferrugem colunar. Resistência média a septórios e ácaros renais.
A groselha é uma das culturas preferidas dos jardineiros e pode ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que os bagos de groselha sejam saborosos e grandes e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.
Resistência a condições climáticas adversas
A variedade Exotica apresenta alta robustez no inverno.