- Autores: Astakhov A.I., Zueva L.I. (V.R. Williams Federal Research Center of VIC)
- Apareceu ao cruzar: 4-15-90 x 42-7
- Sinônimos de nomes: Ribes nigrum Dar Smolyaninovoi
- Ano de aprovação: 2007
- Termos de amadurecimento: amadurecimento muito precoce
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 2,8-4,5
- Avaliação de degustação: 4,9
- Escapes: médio, verde oliva, pubescente fino
A magnífica baga da groselha negra, depósito de vitaminas e oligoelementos, está disponível para cultivo em todas as regiões do país, até o Extremo Norte, graças às suas muitas variedades e híbridos. A groselha Dar Smolyaninova (sinônimo Ribes nigrum Dar Smolyaninova) é destinada à Rússia central e é boa não só por sua rica composição química, mas também por sua versatilidade de aplicação, frutificação grande e cuidado despretensioso. Entre jardineiros e agricultores, esta variedade é considerada muito promissora. As frutas são consumidas frescas, servem-se para confeccionar conservas, compotas, compotas de groselha muito saborosas. Os frutos podem ser congelados e secos.
História de criação
Graças aos esforços de criadores domésticos L.I. Zueva e A.I. Astakhov do Centro Científico Federal do VIK eles. VR Williams, a variedade de groselha negra Dar Smolyaninova apareceu. Para cumprir a tarefa - obter uma planta com certos parâmetros - foram cruzadas duas variedades, que são 4-15-90 e 42-7. O resultado superou todas as expectativas dos cientistas, por isso a variedade é considerada promissora na ciência para posteriores trabalhos de melhoramento. No Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Rússia, Dar Smolyaninova foi registrado em 2007.
Descrição da variedade
O arbusto de tamanho médio (160 cm) caracteriza-se por um grau de propagação médio, constituído por rebentos de espessura média, recobertos por uma bela casca verde azeitona. Na fase de lignificação, torna-se uma casca marrom-acinzentada. O arbusto é coberto por folhas foscas enrugadas de tons verdes a verdes claros, com uma placa convexa. A forma é tradicional trilobada, a dissecção é de média profundidade, ao longo das bordas da folha é pontilhada por pequenos dentes.
O arbusto floresce com flores roxas pálidas incomuns com sépalas roxas avermelhadas mais escuras. As flores são colhidas em cachos curtos ou médios com um eixo sinuoso, sobre os quais se amarram de 6 a 8 bagas.
Características de bagas
Bagas grandes (2,8-4,5 g) têm formato arredondado, cor preto-azulado e brilho brilhante.
Qualidades de sabor
A polpa doce e suculenta é coberta por uma pele densa. A composição química inclui açúcares (7,8%), ácidos tituláveis (2,2%), além de vitaminas:
vitamina C - 160 mg%;
beta-caroteno - 0,1 mg / 100 g;
vitamina B4 (colina) - 12,4 mg / 100 g;
vitamina E (alfa tocoferol) - 0,7 mg / 100 g;
vitamina B5 (ácido pantotênico) - 0,4 / 100 g.
O comitê de degustação classificou bem o produto - 4,9 pontos em cinco.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria de maturação precoce - a colheita é feita a partir dos primeiros dias de julho.
Produção
A este respeito, as groselhas apresentam um desempenho excelente - de dois quilos por arbusto a 133 centners por hectare. Os números máximos foram registrados - 2,6 kg por arbusto ou 17,2 toneladas por hectare.
Regiões em crescimento
O presente de Smolyaninova é adaptado para a Região Central da Terra Negra e a região do Volga-Vyatka, o que, claro, não impede que jardineiros inquietos e curiosos, sempre prontos para experimentos, o cultivem ao longo da faixa do meio.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil e não necessita de polinizadores, embora sua presença sempre influencie positivamente no tamanho da produção.
Aterrissagem
As groselhas são bastante exigentes com o solo, preferindo crescer em solos argilosos ou argilosos com um nível de pH neutro. Frutifica bem em áreas ensolaradas, mas quase não reduz a produtividade com sombreamento parcial. Para o plantio, opte por locais secos, evitando a proximidade de lençóis freáticos.
A época ideal de plantio é o outono. Uma cova de plantio de 70x70 cm está equipada com uma leve camada de drenagem, sobre a qual é colocada uma almofada de erva seca, folhas mortas e até feno até ⅔ do volume total. O solo é enriquecido com grande quantidade de matéria orgânica (húmus, composto, esterco), além de fertilizantes minerais, superfosfato, cinzas de madeira. Ao plantar mudas, você precisa garantir que o colo da raiz não acabe no subsolo. O círculo próximo ao tronco é compactado e regado com 2-3 baldes de água quente e estável.
Crescendo e cuidando
O cuidado adicional consiste em atividades tradicionais. Trata-se de rega oportuna, remoção de ervas daninhas e afrouxamento, poda higiênica e cobertura. A variedade adora umidade, então a rega é realizada a cada 2-3 dias na ausência de chuva, despejando pelo menos três baldes de água sob o arbusto. Se durante o plantio o solo estiver bem cheio de nutrientes, o arbusto terá o suficiente para os próximos dois ou três anos. Aí a introdução do adubo passa a ser um procedimento obrigatório - no outono, o círculo do tronco é coberto por uma espessa camada de húmus, na primavera a planta precisa de nitrogênio, na segunda metade do verão - nos fertilizantes potássio-fósforo.
Resistência a doenças e pragas
As groselhas desta variedade apresentam excelentes indicadores de saúde e resistência a doenças, resistindo bem ao oídio, antracnose, septórios e ácaros renais. Tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas ajudarão a prevenir doenças, danos às plantas e perda de safras.
A groselha é uma das culturas favoritas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.
Resistência a condições climáticas adversas
A variedade é caracterizada como resistente ao inverno com alto desempenho.