- Autores: Bayanova L.V., Ogoltsova T.P., Knyazev S.D., Zotova Z.S. (FGBNU All-Russian Research Institute of Selection of Fruit Crops)
- Apareceu ao cruzar: da polinização da variedade Seedling Golubki com uma mistura de pólen de mudas obtidas da polinização livre da variedade Bredthorpe
- Sinônimos de nomes: Ribes nigrum Dachnitca
- Ano de aprovação: 2004
- Termos de amadurecimento: amadurecimento médio
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 2,3
- Avaliação de degustação: 4,5
- Escapes: crescendo - verde, brilhante, sem pêlos; lenhoso - médio, reto, não pubescente, ligeiramente brilhante, marrom-acinzentado, topo marrom
Residente de verão é uma planta seletiva de frutificação precoce. Frutos grandes e um alto nível de produtividade tornaram-se suas marcas. A cultura dá frutos, praticamente independente das condições climáticas. E seu alto valor gastronômico encoraja os jardineiros a cultivar essa variedade maravilhosa e autofértil em seus terrenos.
História de criação
O detentor dos direitos autorais da cultura foi o Instituto Científico Orçamentário do Estado Federal da Sibéria, Instituto de Pesquisa Russa para Reprodução de Culturas de Frutas, um grupo de cientistas dos quais, LV Bayanova, TP Ogoltsova, SD Knyazeva, Zotova SS conseguiu desenvolver um sistema altamente produtivo e despretensioso e uma variedade auto-fértil de groselha preta. Os "pais" dos Dachnitsa (Ribes nigrum Dachnitca) são as mudas de Bradthorpe e de mirtilo. A cultura é destinada ao cultivo nas regiões Volga-Vyatka e Noroeste, nos Urais e no Extremo Oriente. Ela está listada no Registro Estadual desde 2004. A planta é universal.
Descrição da variedade
A cultura desenvolve-se sob a forma de um arbusto curto, medianamente espalhado, esparso e compacto, de configuração arredondada, atingindo uma altura de 120 cm. Os caules e rebentos principais são de planta direita, de tonalidade esverdeada, não pubescente, com ligeiro brilho . Lignificado - ramos de tamanho médio, ligeiramente brilhantes, cor acinzentada acastanhada com a copa castanha. Os jovens são de cor verde brilhante, brilhantes, de crescimento rápido, adquirem tonalidades castanhas claras no outono.
A folhagem dos arbustos é fraca. As folhas são cinco lobadas, de tamanho médio, esverdeadas, com brilho opaco, corrugadas, enrugadas, com brilho bronzeado na parte superior, dobradas ao longo da nervura central.
A área da raiz é desenvolvida, otimamente formada, com o fuste principal, a cerca de 1 m de profundidade no solo, as raízes fibrosas são fortemente desenvolvidas em largura.
As flores do Residente de Verão são bege escuro, pálido. As sépalas são de tamanho médio, dobradas para cima. Escovas curtas, eretas, não pubescentes.
A cultura é autofértil, a ausência de plantas polinizadoras adicionais tem pouco efeito na qualidade da produção de frutas. Geralmente, até 13 flores são agrupadas em um ramo.
Das vantagens da cultura, notamos:
frutos grandes e pontuação gastronômica alta;
sincronicidade do amadurecimento da fruta;
fertilidade própria;
resistência à geada adaptada a condições moderadas de crescimento;
despretensão;
compacidade;
a versatilidade dos frutos silvestres quando usados;
alta capacidade imunológica;
vida útil e boa portabilidade.
Desvantagens:
envelhecimento rápido e degeneração das características varietais.
Características de bagas
Os bagos são quase pretos, de tamanho grande (até 2,3 g), de formato redondo. A pele não é espessa, firme e não tem tendência a rachar. A consistência de tons castanhos, rica, densa, com uma quantidade significativa de sementes de tamanho médio.
Bagas na fase de maturidade biológica são seguras com segurança nos caules e não caem por muito tempo.
Em termos de composição química, incluem: composições secas solúveis - 12,1%, açúcares - 9,3%, ácidos tituláveis - 2,1%, ácidos ascórbicos - 193,6 mg / 100 g, antocianinas - 103,8 mg / 100 g, leucoantocianinas - 190,1 mg / 100 g, catequinas - 221,6 mg / 100 g, compostos P-ativos - 515,5 mg / 100 g.
Qualidades de sabor
Pelo gosto, as bagas são doces e azedas. Pontuação de degustação - 4.5.
Amadurecimento e frutificação
As bagas amadurecem sincronizadamente em meados de junho. O processo de início da frutificação ocorre no 3º ano de desenvolvimento dos arbustos. De acordo com algumas opiniões de especialistas, os picos de rendimento são observados após 5 anos. Depois disso, a cultura começa a degenerar, os frutos ficam menores, as taxas de frutificação caem. Por esses motivos, os arbustos devem ser substituídos por outros mais jovens.
Produção
O rendimento médio da cultura é de 89,2 c / ha (até 9 t / ha), 1,4 kg / arbusto.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
O híbrido é caracterizado por um bom nível de autofertilidade - até 71%. No entanto, o uso de plantas polinizadoras adicionais permite níveis mais elevados de produção de frutas.
Aterrissagem
A cultura é plantada no local na primavera, quando o solo está totalmente aquecido (geralmente na primeira década de maio). O plantio também é possível no outono, cerca de 21 dias antes do início de possíveis geadas. Esse período é suficiente para a adaptação das raízes das plantas. O âmbito preparatório dos trabalhos é realizado no início de setembro, sendo a decisão tomada com base nas condições meteorológicas.
Os arbustos enraízam-se perfeitamente em solos ligeiramente ácidos e férteis. O solo de plantio deve ser bem drenado, caso contrário as raízes começarão a apodrecer. Locais com alto nível de água subterrânea não são adequados para o residente de verão. Nas baixadas, a safra não renderá uma colheita satisfatória. Em áreas elevadas, a luz ultravioleta excessiva pode afetar adversamente a estação de cultivo. Irrigação frequente e sombreamento em dias quentes são importantes. Uma opção adequada seria o lado sul atrás da parede do edifício.
Recomendamos escolher mudas de acordo com vários critérios:
raízes bem desenvolvidas não devem ter defeitos e manchas secas;
os arbustos devem ter 2-3 hastes com casca limpa e acastanhada clara;
a presença de botões de frutas saudáveis.
Para eventos de primavera, as mudas são selecionadas com folhas. Para o plantio de outono, as mudas são obtidas pela divisão do arbusto, após a queda da folhagem. Antes do plantio, as raízes são colocadas em uma solução que estimula o seu desenvolvimento por 5 horas.
Em seguida, eles começam a preparar a mistura do solo a partir de uma série de componentes:
solo de turfa e composto (em proporções iguais);
150 g de sulfato de potássio;
150 g de fosfato;
cerca de 2 kg de cinzas.
A ordem de outras ações:
preparar uma fossa com 40 cm de profundidade e 55 cm de diâmetro;
o trem de pouso é despejado no buraco;
posicionar o arbusto na vertical, distribuindo cuidadosamente as raízes;
cobrir com solo de forma que o colo da raiz fique acima da superfície do solo a uma altura de 6 cm;
o solo é cuidadosamente compactado e abundantemente irrigado;
corte a parte superior do arbusto em 2 botões de fruta;
produzir cobertura morta do espaço próximo ao caule usando matéria orgânica ou turfa.
Crescendo e cuidando
A cultura é pouco exigente para as delícias do cuidado agrícola, mas uma série de atividades são necessárias.
Durante o primeiro ano de desenvolvimento, os arbustos durante a formação das folhas devem ser alimentados com matéria orgânica e nitrato de amônio. Nos anos seguintes, os fertilizantes são adicionados 2 vezes: antes da floração - fosfatos ou ureia, e durante a frutificação - potássio.
A poda é realizada no outono - os galhos obsoletos são removidos, os brotos novos são cortados de cima (nas duas gemas superiores). Os lugares congelados são cortados na primavera.
A cultura não tolera o ressecamento do solo, a irrigação é feita com moderação, mas regularmente. Antes do início da geada, a irrigação é intensificada.
A cultura é resistente à geada, mas para reduzir o risco de congelamento das raízes, é realizada cobertura morta com serragem, folhagem seca e agulhas. No inverno, com pouca neve, os arbustos são cobertos por ramos de abeto ou polietileno. Para assustar os roedores, substâncias tóxicas são colocadas entre os arbustos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura raramente adoece e quase nunca é atacada por destruidores.
A groselha é uma das culturas preferidas dos jardineiros e pode ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.
Resistência a condições climáticas adversas
O residente de verão está adaptado a baixas temperaturas e sem isolamento pode suportar geadas de até -35 graus Celsius. Em temperaturas mais baixas, a cultura deve ser coberta com cobertura morta - os arbustos dificilmente podem restaurar as partes congeladas das raízes. A planta tem um baixo nível de tolerância à seca. Na ausência de irrigação, os bagos ficam menores e o desenvolvimento da planta é interrompido.