- Autores: Voluznev A. G. (RNPD Unitary Enterprise "Institute of Fruit Growing")
- Apareceu ao cruzar: 2-6L x DV
- Ano de aprovação: 1979
- Termos de amadurecimento: amadurecimento médio
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Produção: Boa
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 1,1-1,6
- Avaliação de degustação: 4,6
- Escapes: topos de brotos em crescimento púberes, rosados
A groselha doce bielorrussa, com belos cachos grandes e bagas pretas de cores vivas, é uma das variedades mais populares há muitos anos. Tem um propósito universal, adapta-se bem às diferentes condições climáticas e não é suscetível a doenças comuns. A casta é muito apreciada pelos veranistas pela sua frutificação abundante, sabor agradável e rico aroma a fruta.
História de criação
A cultura foi obtida por AG Voluznev, criador do RNPD do Unitary Enterprise Institute of Fruit Growing, por meio do cruzamento das variedades de groselha 2-6D e DV. O doce bielorrusso foi aprovado para uso em 1979.
Descrição da variedade
A groselha doce bielorrussa forma arbustos vigorosos, de espalhamento largo e médio. A copa é propensa a engrossar, atinge 120 cm de altura e os rebentos apresentam topos pubescentes rosados. As folhas são grandes, onduladas, de cor verde-amarelada, como as flores. Pincéis de até 7 cm de comprimento contêm 6-8 bagas.
Características de bagas
Esta variedade de groselha tem bagas pretas e bastante grandes. A massa de cada um atinge 1,1-1,6 g.O formato dos bagos é redondo-ovalado, com casca densa e brilhante. A separação do pincel está seca.
Qualidades de sabor
Os frutos silvestres são doces, com aroma de média intensidade. A polpa é suculenta. A pontuação da degustação é alta, chegando a 4,6 pontos em 5.
Amadurecimento e frutificação
A estação de cultivo é de 210 dias. Em termos de maturação, a variedade é média, a frutificação inicia-se na 2ª década de julho. Groselha de crescimento rápido, com devolução não simultânea dos frutos silvestres. A primeira safra pode ser colhida no próximo ano após o plantio.
Produção
A variedade tem um bom rendimento. Até 3,7 kg são colhidos do mato. Quando cultivado em escala industrial, você pode obter 12 t / ha.
Regiões em crescimento
O plantio dessa variedade é possível em quase todas as regiões da Federação Russa. A groselha doce bielorrussa é cultivada com sucesso no Cáucaso do Norte, no Médio, Alto e Baixo Volga, nos Urais e na região Noroeste.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é altamente autofértil, poliniza até 60% dos ovários. Para aumentar este indicador, você pode plantar groselhas das variedades Minai Shmyrev, Pilot Alexander Mamkin e outras com períodos de floração semelhantes nas proximidades.
Aterrissagem
Para o cultivo bem sucedido desta variedade de groselhas, é importante escolher o local certo. Uma área iluminada por luz solar direta durante a maior parte do dia é adequada, mas os arbustos se sentirão bem na sombra parcial.É importante que o solo seja bem umedecido, mas sem a ocorrência próxima de lençóis freáticos. Os ventos fortes para groselhas também não são muito úteis. É melhor protegê-lo de tal impacto com uma cerca ou parede da casa.
A acidez do solo também é importante. O doce bielorrusso sente-se melhor em solos neutros ou ligeiramente ácidos e ligeiramente alcalinos. Em caso de acidificação forte, a calagem preliminar é obrigatória. Plantar arbustos em áreas franco-arenosas ou argilosas ajudará a obter bons rendimentos. Outros tipos de solos requerem a introdução de uma quantidade suficiente de húmus, matéria orgânica útil.
O plantio é realizado no outono, com uma margem de tempo antes do início das geadas. Não é costume adiar essas atividades na primavera, pois as groselhas começam a estação de crescimento mais cedo. Ao plantar, deixe 1,5 m entre os arbustos para que possam crescer sem se atrapalharem. Não há necessidade de preparar covas grandes, pois há covas suficientes com diâmetro e profundidade de cerca de 40 cm para plantas com sistema radicular superficial.
Para cada arbusto, um substrato é preparado de turfa e húmus em proporções iguais. O superfosfato é adicionado a eles - cerca de 200 g, cinza de madeira - 3-4 colheres. Os arbustos são plantados, aprofundando ligeiramente o colo da raiz. Assim, os rebentos crescem imediatamente a partir da base. Em seguida, rega-se o arbusto, introduzindo-se 1 balde de água por baixo da raiz, os seus rebentos são cortados a uma altura de 10 cm acima do nível do solo, mas para que neles vários botões fortes permaneçam.
Crescendo e cuidando
Manter as groselhas em boas condições não é muito difícil. Basta prestar atenção à rega, não deixar a terra secar. Para reduzir sua frequência, a cobertura do solo ajudará parcialmente. A aspersão será útil durante o período de colheita dos frutos suculentos e coloridos.
A cobertura também é importante. Durante o período de floração, as plantas precisam de nitrogênio, então é a vez de fertilizantes complexos. No outono, as plantas precisam se recuperar após a frutificação. Para fazer isso, potássio e fósforo são adicionados sob a raiz, matéria orgânica é adicionada.
As groselhas têm um sistema radicular superficial, portanto, o afrouxamento profundo não é recomendado para plantas. Mas você também não pode viver sem ele. Para permitir o acesso de ar às raízes, será suficiente mergulhar os instrumentos a uma profundidade de 70 mm.
O número de medidas para cuidar dos arbustos inclui necessariamente o desbaste, a retirada de ramos velhos ou secos. A poda é feita no outono. Por 2 anos, os brotos são removidos, deixando apenas 4 dos mais fortes e os mais fortes. Nos períodos subsequentes, salve 3-6 zeros. Após a colheita, para estimular a ramificação, os ramos são cortados em cerca de 1/3 do comprimento.
Resistência a doenças e pragas
A groselha doce bielorrussa é resistente ao oídio e à antracnose. Um ácaro renal é moderadamente afetado, relativamente protegido dele. Pode ser afetado por doenças fúngicas, principalmente manchas foliares. Os tratamentos preventivos começam na primavera, antes da floração, pulverizando os brotos com fungicidas contendo cobre. A luta oportuna contra o junco, no qual vivem os agentes causadores desta doença, ajuda a proteger os arbustos da ferrugem colunar.
A groselha é uma das culturas preferidas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os terrenos pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.
Resistência a condições climáticas adversas
As groselhas desta variedade têm alta robustez no inverno, mas as flores podem sofrer durante o período de geadas retornáveis do final da primavera. Bagas não são propensas a derramamento.
Visão geral da revisão
De acordo com os jardineiros, a Belorusskaya Sweet pode reivindicar as notas mais altas com segurança. A variedade dá frutos sem demora, não é preciso esperar muito para a primeira colheita. Os cachos são devolvidos anualmente, sem folgas. As bagas são muito saborosas, bastante grandes, de acordo com as críticas dos residentes de verão, podem ser armazenadas até a próxima estação quente se forem moídas com açúcar. Nota-se que os arbustos são resistentes ao envelhecimento, ganhando intensidade máxima de frutificação em 5 a 6 anos, mantendo tais indicadores de produtividade por até 12 anos.
A variedade não tem desvantagens específicas. Os arbustos são propensos a crescer demais e requerem poda periódica. Em climas úmidos, as plantas sofrem muito com infecções fúngicas; a pulverização preventiva deve ser realizada com frequência.