- Autores: L. V. Bayanova, V. E. Jafarova, M. A. Makarkina (Instituto de Pesquisa de Melhoramento de Culturas de Frutas em toda a Rússia)
- Apareceu ao cruzar: Rote Spätlese x Red Lake
- Ano de aprovação: 2007
- Termos de amadurecimento: maturação tardia
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 0,5-0,7
- Avaliação de degustação: 4,8
- Escapes: reto, grosso, com um "bronzeado" avermelhado
A groselha branca de Bayan é uma verdadeira decoração da área suburbana. Este arbusto frutífero produz abundantes colheitas, tem um aspecto muito decorativo e adapta-se com sucesso às difíceis condições climáticas. Deliciosas geléias e compotas são feitas de frutas vermelhas brilhantes e suculentas e, quando frescas, podem se tornar uma valiosa fonte natural de vitaminas.
História de criação
A variedade foi cultivada em 1996 por especialistas do Instituto de Pesquisa de Melhoramento de Frutas da Região de Oriol da Rússia. Ao cruzar, as plantas-mãe Rote Spätlese x Red Lake foram usadas. Esta groselha branca foi admitida e incluída no registro apenas em 2007.
Descrição da variedade
Os arbustos desta variedade de groselha branca são vigorosos, ganhando altura até 150 cm, têm copa ligeiramente espalhada, densa, com rebentos retos e grossos revestidos de um "bronzeado" avermelhado. As folhas das plantas são fracamente pubescentes, grandes, verde-claras, dissecadas em 3-5 lobos. As flores são claras, pequenas, os pincéis são longos, até 12 cm, tipo pendente, com plantação densa de frutos silvestres.
Características de bagas
Os frutos da groselha Bayan são brancos, quase transparentes, de tamanho médio. O formato dos bagos é clássico, redondo, a casca é fina, com uma pequena quantidade de sementes grandes no interior. O peso médio de cada um é 0,5-0,7 g.
Qualidades de sabor
Bagas com um aroma delicado de groselha têm um sabor doce e azedo de sobremesa. São muito agradáveis quando consumidos frescos e no processamento liberam bem substâncias gelificantes. A pontuação de degustação para esta variedade chega a 4,8 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A groselha Bayan tem um período de maturação tardio. Amadurece em agosto-setembro.
Produção
A groselha Bayan pertence a variedades de alto rendimento. A coleta média é de 2,3 kg por arbusto ou 21,2 kg / ha.
Regiões em crescimento
A variedade é zoneada para cultivo na Região Central da Terra Negra. Em regiões mais ao norte, também se enraíza bem.
Aterrissagem
A groselha desta variedade cresce bem em solos férteis - argiloso e arenoso. É importante evitar a proximidade de lençóis freáticos. O local deve ser ensolarado e bem iluminado na maior parte do tempo. Recomenda-se comprar mudas com 1-2 anos de idade. Eles são transferidos para o solo no final de setembro ou na primeira década de outubro.
Os poços de pouso são preparados a uma distância de 1,5 m um do outro. Recomenda-se cavar o solo neste local na primavera com húmus, fazendo pelo menos 10 kg por 1 m2. Isso permitirá aumentar a fertilidade de solos insuficientemente nutritivos no outono. Antes de plantar nas covas, você pode colocar adicionalmente 100-200 g de fertilizantes minerais complexos.
Basta cavar buracos rasos, de até 40 cm de profundidade e 50 cm de diâmetro. A drenagem pode ser usada em solos pouco permeáveis. Uma muda de groselha é colocada em um buraco preenchido 3/4 com um substrato fértil, suas raízes são esticadas. O colar da raiz deve estar 5-7 cm abaixo da borda da fossa. Em seguida, adormecem, compactando as camadas do solo, produzem abundante rega e poda do arbusto, preservando até 5 gemas.
Crescendo e cuidando
Regar as groselhas de Bayan precisa de rega moderada, mas é melhor não deixar o solo secar, caso contrário, os frutos ficarão secos e não suficientemente suculentos. Na faixa do meio, as plantas têm precipitação natural suficiente. Durante o período de floração, a rega é realizada uma vez por semana, com a introdução de 20-30 litros de umidade por 1 m2. No sul, para uma maior preservação da umidade, vale a pena recorrer à cobertura morta com uma camada de 5 a 7 cm, podendo-se usar palha, aparas e outros materiais naturais.
E também pela tendência de a copa ficar mais espessa, precisa de podas regulares, desbaste dos rebentos excedentes. Em regiões temperadas, as plantas podem precisar de abrigo durante o inverno. É necessário alimentar as plantas não antes de 2-3 anos a partir do momento do plantio. Na primavera, o solo fica saturado de nitrogênio, na forma de uréia - 15-20 g / m2 cada. Com o início do verão, pode-se adicionar ração orgânica a partir de 10 litros de água e 1 litro de infusão de verbasco.
O curativo foliar também será útil para o arbusto. Em junho, você pode pulverizar as plantações com uma mistura à base de sulfato de zinco e manganês, ácido bórico, sulfato de cobre. Essas medidas também serão úteis na prevenção de doenças fúngicas. No outono, após a frutificação, até 10 kg de húmus por 1 m2 são depositados sob os arbustos. E também seria bom adicionar 120 g de superfosfato, 50 g de cloreto de potássio e uma mistura complexa de frutas e vegetais ao cavar.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é considerada resistente à maioria dos tipos de doenças e pragas. Praticamente não é afetado pelo oídio. Resistência média a doenças fúngicas e manchas foliares. Mas os arbustos sofrem com o pulgão, precisam de tratamento preventivo contra essa praga. As plantas raramente são afetadas por um ácaro do botão. Mas vale atentar para o possível aparecimento de borboletas mariposas, tigelas de vidro - servem para borrifar os arbustos com inseticidas.
A groselha é uma das culturas favoritas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos.É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.
Resistência a condições climáticas adversas
Esta variedade de groselha branca apresenta elevada robustez no inverno. Também tolera bem os períodos de seca.