- Autores: Zvyagina T.S., Sergeeva K.D. (Federal State Budgetary Scientific Institution I.V.Michurin Federal Scientific Center)
- Apareceu ao cruzar: Minaj Shmyrev x Bradthorpe
- Ano de aprovação: 1994
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Produção: Alto
- Compromisso: universal
- Peso da baga, g: 1,1-2,3
- Avaliação de degustação: 4,5
- Escapes: espessura média, reto, marrom claro, pubescente
A groselha preta cresce em quase todas as áreas privadas da Federação Russa. Existem muitas variedades dessa cultura, mas há algumas que merecem o amor especial dos jardineiros. Esta é, por exemplo, a variedade Bagheera. O nome majestoso se justifica plenamente, porque é muito difícil encontrar falhas em tal groselha.
História de criação
Bagiru foi criado na Instituição Científica do Orçamento do Estado Federal do Centro Científico Federal em homenagem a I. V. Michurin. Os cientistas Zvyagina e Sergeeva trabalharam no desenvolvimento. Para obter a variedade, eles usaram variedades como Minai Shmyrev e Bradthorpe. Os esforços dos criadores foram coroados de sucesso, e já em 1994 a variedade resultante foi inscrita no Registro Estadual.
Descrição da variedade
A groselha negra Bagheera é um arbusto de tamanho médio. O arbusto é semi-espalhado, tem cerca de 200 cm de diâmetro, os rebentos da planta não são muito grossos, não tem curvatura. Sua cor é marrom claro, há uma pequena penugem. Com a idade, os rebentos escurecem e também se distinguem pelo crescimento muito rápido.
A folhagem do mato é impressionante. As folhas verdes geralmente têm 5 lóbulos. As placas das folhas são opacas e lisas, as bordas das folhas são onduladas. Curiosamente, as veias nas placas têm uma tonalidade vermelha.
Os botões da planta têm a forma de um ovo, com uma ponta afiada. Durante a floração, a cultura é repleta de flores em taça. Suas sépalas têm uma cor verde-púrpura interessante. Os pincéis da Bagheera têm até 6 cm de comprimento. Em cada uma delas, de 4 a 7 bagas pretas são cantadas.
Se falarmos das principais vantagens da variedade, então serão as seguintes:
capacidade de resistir a geadas e secas;
altas qualidades comerciais, capacidade de transporte sem deformações;
excelentes colheitas, bom gosto;
frutífero grande;
capacidade de autopolinização
A planta tem poucas desvantagens. Portanto, as groselhas são moderadamente resistentes ao oídio e também podem ser afetadas por um ácaro nos rins. A ferrugem colunar também é bastante comum.
Características de bagas
Pelo nome da variedade, fica claro que a Bagheera produz frutos pretos. São bastante grandes, podem até pesar mais de 2 gramas. Na forma, os frutos lembram uma bola, mas também podem ser redondos achatados. A pele que recobre as bagas não é muito densa, mas tem um brilho atraente e brilhante. A polpa é bastante mole, muito macia, mas não aquosa, mas suculenta. Dentro está o número médio de grãos.
Qualidades de sabor
Como a maioria das variedades de groselha preta, os frutos da Bagheera são doces e azedos. Os bagos são muito perfumados e também têm um teor elevado de vitamina C. O açúcar é de 8,8 a 12,1%, pelo que os bagos podem ser usados por quem segue uma dieta alimentar. Avaliação do sabor - 4,5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Bagheera é uma variedade de crescimento médio-tardio e precoce. As bagas amadurecem ao mesmo tempo, o que torna mais fácil para o jardineiro. A remoção do mato é realizada do final de julho ao início de agosto.
Produção
Além de outras vantagens, a Bagheera também é de alto rendimento. Portanto, um arbusto dará 3,6 kg de bagas e um hectare - tanto quanto 12 toneladas.
Regiões em crescimento
É melhor cultivar a variedade descrita na Sibéria Ocidental e Oriental, nos Urais, no Médio Volga. E também as regiões Volgo-Vyatka e Noroeste são adequadas para o cultivo.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A taxa de autofecundidade de Bagira é de 67%, o que significa que em geral ela não precisa de polinizadores. Mas a quantidade da colheita pode ser aumentada. Para fazer isso, você precisa plantar perto das variedades de groselha preta que florescem simultaneamente com a Bagheera.
Aterrissagem
Bagheera é plantada no início da primavera ou no final do outono. Se o período da primavera for selecionado, as covas de plantio são colhidas no outono e, se for o período do outono, um mês antes de a muda ser plantada no solo.
O local deve ser escolhido com responsabilidade. A luz solar direta é contra-indicada para a cultura, pois está sujeita a queimaduras nas folhas. A presença de ventos também não é a melhor solução, assim como as águas subterrâneas localizadas próximas à superfície do solo. O substrato para Bagheera deve ser fértil. Boas opções são franco-arenoso e franco-argiloso com acidez neutra. Os arbustos não crescem em solo pesado.
As mudas de Bagheera adaptam-se melhor às novas condições se a idade não ultrapassar os dois anos. Os ramos dos espécimes saudáveis são flexíveis e verdes e não há deformações nas raízes. As raízes devem ter no máximo 0,2 m de comprimento e, antes do plantio, podem ser embebidas em água com promotor de crescimento.
A tecnologia de plantio é igual à de qualquer outra groselha. No entanto, você precisa prestar atenção ao padrão de pouso. Portanto, a distância entre os arbustos em uma fileira é de 150 cm, e entre as próprias fileiras é de 200 cm.
Crescendo e cuidando
Bagheera geralmente é despretensiosa na preparação. Portanto, não parece muito complicado. No tempo quente, rega-se o arbusto uma vez por semana, se o verão for muito quente, 2 vezes. Ao mesmo tempo, 5 baldes são despejados por metro quadrado de terra. A irrigação é realizada apenas à noite.
Eles começam a se alimentar apenas por 3 anos. No outono e no início da primavera, o solo próximo a cada arbusto é misturado com 5 quilos de composto e uréia (40 gramas). No meio da primavera, as plantas podem ser fertilizadas com uma solução de excrementos de pássaros. Assim que a safra for colhida, cada arbusto deve receber 50 gramas de superfosfato e 20 gramas de sulfato de potássio.
A poda sanitária é necessária para arbustos. É melhor feito com um formativo. Demorará cerca de 5 anos para formar um arbusto, só depois tomará a forma desejada. Após os cinco anos de idade, resta apenas fazer podas antienvelhecimento para aumentar o rendimento e prolongar a vida útil do arbusto.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é relativamente resistente à antracnose e muito digna de resistência aos ácaros. Mas, como já mencionado, pode adoecer com oídio e ferrugem colunar. Para evitar tais problemas, as plantas devem ser regadas adequadamente. Uma grande quantidade de água é ainda pior do que a falta dela. Além disso, é sempre melhor jogar pelo seguro e borrifar os arbustos com Fitosporin ou líquido Bordeaux com antecedência.
Já o ácaro do rim pode infectar a cultura em diferentes estágios da estação de crescimento. Se se trata de um fenômeno anual, recomenda-se o uso de acaricidas antes da floração. A prevenção também pode ser feita com alho. Para isso, despeje 150 gramas do produto picado em um balde de água e deixe por cerca de 8 horas. O tratamento é realizado por pulverização.
A groselha é uma das culturas favoritas dos jardineiros, podendo ser encontrada em quase todos os lotes pessoais. Para que as bagas de groselha sejam saborosas e grandes, e o próprio arbusto saudável e forte, você deve cuidar, tratar e proteger adequadamente a planta de insetos nocivos. É importante reconhecer os sinais da doença em tempo hábil e começar o tratamento nos estágios iniciais dos danos à planta.
Resistência a condições climáticas adversas
As plantas toleram muito bem o calor e a seca. Eles são muito resistentes. Abrigo para o inverno é necessário apenas para espécimes jovens. Também é altamente recomendável organizá-la se o inverno promete ser com pouca neve.
Visão geral da revisão
Jardineiros de todas as regiões da Federação Russa gostam muito de Bagira. Graças ao plantio fácil e manutenção mínima, a variedade será capaz de crescer até mesmo para aqueles que iniciaram este negócio. Os residentes de verão notam o grande tamanho das frutas, bem como seu rico sabor. As emoções positivas também são causadas pelo fato de que a variedade pode ser cultivada sem a participação de polinizadores. No entanto, os jardineiros também levam em consideração a probabilidade de doenças, portanto, sua principal recomendação são os tratamentos preventivos.