Características e esquema de plantio de groselhas no outono
O plantio de groselhas no outono é realizado de acordo com muitos fatores. Para obter uma colheita abundante para o próximo ano, tudo deve ser levado em consideração - desde o momento do procedimento até a escolha de vizinhos adequados.
Cronometragem
Devo dizer que para regiões que se caracterizam por meses de outono bastante frios e invernos gelados, como a Sibéria, os Urais, bem como para a zona média, o plantio de groselha na primavera é mais recomendado. Esta solução evita que as mudas congelem durante as primeiras geadas, picos de temperatura ou frio do inverno. Para regiões quentes, como o Território de Krasnodar, o plantio de outono é mais adequado.
Contudo, tudo isso é mais uma recomendação, e é melhor determinar a hora exata com base na situação meteorológica específica. Em qualquer caso, ao decidir enviar os arbustos para o campo aberto no outono, você deve primeiro estudar a previsão do tempo e certificar-se de que não virão geadas nas próximas semanas. É importante lembrar que o enraizamento de mudas jovens leva de 2 semanas a quase um mês, dependendo da variedade.
O plantio de safras nas regiões do sul é possível, o mais tardar - ou seja, em algum ponto em meados de outubro. Um desembarque relativamente tardio é realizado na região de Leningrado - nas primeiras semanas do mesmo mês. Nos Urais e na Sibéria, os proprietários de groselhas começam a operar na segunda quinzena de agosto. Para a zona média, a região de Moscou e a região do Volga, os procedimentos agrícolas são característicos da segunda quinzena de setembro aos primeiros dias de outubro. Se você pensar sobre as datas de pouso dependendo do calendário lunar, você terá que excluir imediatamente os dias de lua cheia e lua nova. O jardineiro deve entender que a groselha plantada muito cedo crescerá e não será capaz de se preparar adequadamente para o inverno.
Se você apertar o plantio, a muda não terá tempo de criar raízes em seu habitat permanente e congelará com a chegada do frio. Durante o período do evento, devem ser observadas temperaturas de 10 a 15 graus durante o dia e pelo menos 5 graus à noite.
Seleção e preparação de uma muda
Quanto melhor e mais saudável for a muda selecionada, melhor ela criará raízes, mais rápido ficará mais forte e mais abundante dará frutos. Ao selecionar o material de plantio, é necessário monitorar a presença de raízes saudáveis, entre as quais de 3 a 5 são esqueléticas lignificadas. O comprimento deste último deve ser de cerca de 20 centímetros. Não é menos importante que a muda tenha alguns brotos acima do solo com um tamanho que não ultrapassa os limites de 30-40 centímetros. Claro, a muda deve estar livre de quaisquer sinais de infecção, danos mecânicos e atividade vital de pragas, mas vários botões vivos devem ser observados.
A seleção de uma variedade também deve ser feita de acordo com as condições climáticas da região. Os especialistas aconselham colher mudas com sistema radicular fechado - ou seja, cujas raízes ficam escondidas no solo, e o próprio caroço de terra fica dentro de um recipiente de tamanho apropriado. O material de plantio pode ser obtido na mata-mãe ou adquirido em instituição especializada. Alguns jardineiros preferem obter mudas de arbustos de bagas enxertadas.
Antes da imersão no buraco, as raízes dos arbustos passam algum tempo em uma solução de argila de consistência cremosa. Além disso, imediatamente antes de serem enviados para a cova de aterrissagem, são imersos em um preparo que estimula o desenvolvimento das raízes por alguns minutos. Rebentos muito longos do sistema subterrâneo de plantas devem ser encurtados para 20 centímetros e os locais secos devem ser cortados em tecido vivo.
Qual é o melhor lugar para plantar?
De muitas maneiras, o desenvolvimento posterior da cultura é influenciado pela disposição de um ambiente confortável.
Priming
A área escolhida para as groselhas deve ser bem iluminada, mas, por exemplo, as groselhas pretas ainda requerem sombra parcial clara. As camas não devem ser expostas a correntes de ar fortes, portanto, principalmente no lado norte, você definitivamente deve erguer uma barreira confiável: cerca, plante uma árvore ou instale uma estrutura decorativa. A cultura não é adequada para áreas excessivamente úmidas, bem como áreas onde a precipitação está se acumulando ativamente após o derretimento de neves ou chuvas prolongadas.
Terras com uma ocorrência próxima de água subterrânea são consideradas não muito adequadas. A mistura de solo usada para os frutos deve ser rica em nutrientes, leve e solta. A capacidade de passar umidade e ar é extremamente importante. Para variedades de groselha preta, solos ligeiramente ácidos são mais adequados, nos quais o nível de pH não vai além de 5,1-6,5, e para vermelho e branco - solos com acidez neutra de 6,5 a 7,0 unidades. Os arbustos se desenvolvem em solo argiloso leve ou preto, mas se desenvolvem muito mal em solos arenosos pesados ou excessivamente leves.
Ao plantar bagas pretas e douradas, é importante levar em conta que a terra ácida deve ser necessariamente corrigida com farinha de dolomita. As groselhas brancas e vermelhas também não toleram solos ácidos e se sentem melhor em leitos ligeiramente alcalinos.
Vizinhança de culturas
Arbustos com forte crescimento são considerados maus vizinhos das groselhas: framboesas ou amoras, bem como raiz-forte e alcachofra de Jerusalém, que apresentam características semelhantes. Você não deve colocar uma safra de frutas silvestres perto de árvores frutíferas, que retiram todos os nutrientes e umidade para si, ao mesmo tempo que criam uma sombra desnecessária.
As groselhas se sentirão muito mal perto das groselhas, uma vez que essas safras têm pragas e doenças semelhantes e, portanto, as "compartilharão" ativamente. É indesejável plantar de forma que as groselhas vermelhas fiquem ao lado das pretas. Lúpulo caseiro, cebola com alho, ameixa e madressilva são considerados vizinhos ideais para a groselha.
Como preparar uma cova?
Uma cova de plantio para um arbusto de groselha no país é idealmente cavada um mês e meio antes do evento principal, embora se isso for impossível, este intervalo pode ser reduzido para 2-3 semanas. Sua profundidade ideal deve estar entre 40 e 50 centímetros, e sua largura deve ser de até 60 centímetros. As dimensões mínimas do recesso são 40 por 40 centímetros. Por conveniência, você pode se concentrar no tamanho do sistema radicular da muda - o espaço do buraco precisa ser 2 vezes maior. De acordo com as regras, a camada superior fértil é imediatamente depositada em uma pilha separada. A terra dela deverá ser colocada no fundo do poço, em uma camada de 15 centímetros de espessura.
Na próxima etapa, será necessário aplicar fertilizantes na cova: 40 gramas de superfosfato, 250 gramas de cinza de madeira e 5 quilos de húmus. O conteúdo da depressão é completamente misturado e então coberto com uma pequena camada de solo comum de jardim. Após a conclusão, o poço é preenchido com um balde de água.
Tecnologia
É importante para o jardineiro iniciante lembrar que a distância entre os arbustos de groselha plantados deve ser de cerca de um metro e meio, e entre as fileiras será necessário manter um vão de 2-2,5 metros. Se os intervalos necessários não forem mantidos, o rendimento da safra diminuirá significativamente com o tempo. Para plantar adequadamente um jovem arbusto de frutas silvestres em um novo local, você deve começar formando uma pequena colina a partir de uma mistura de fertilizantes e solo fértil.Deve ser posicionado estritamente no centro do buraco de pouso, mantendo uma altura igual a 20 centímetros. O monte é regado imediatamente, após o que é necessário esperar até que o líquido seja completamente absorvido.
A muda deve ser plantada em um ângulo de 45 graus em relação à superfície do jardim. Ao mesmo tempo, as raízes da muda são direcionadas diretamente para baixo. O fosso é gradualmente preenchido com terra e, após cada estágio, deve ser batido com as mãos. Após o plantio em terreno aberto, o colo da raiz do arbusto deve estar apenas 5 centímetros abaixo do nível do solo. Depois que metade da cova estiver cheia, ela precisará ser embebida com 5 litros de água e, após a conclusão - outros 20-25 litros de líquido.
Quando toda a umidade foi absorvida, a terra é coberta com húmus ou grama recém-cortada. É comum definir a espessura da camada protetora igual a 3-5 centímetros. Além disso, cada ramo de um arbusto de groselha com uma ferramenta afiada é aparado em dois terços, deixando pelo menos um botão.
É útil lembrar que as groselhas pretas ou douradas requerem um aprofundamento de 10 centímetros, e de 6 a 8 centímetros são suficientes para as groselhas brancas e vermelhas.
Vale ressaltar que, além do método clássico de plantio de groselha, quando há um arbusto por cova, existe também o método em leque e o plantio vertical sob uma latada. O método em forma de leque requer a escavação preliminar de uma trincheira de 40 cm de largura.O comprimento do aprofundamento é calculado em função do número de espécimes reassentados em terreno aberto e da área de todo o local. Os arbustos são instalados com a manutenção de um vão de metro, e seus brotos são fixados com leque em uma treliça baixa.
Com o plantio vertical, a profundidade da vala cavada chega a 20 centímetros, e a largura não passa de 15 centímetros. O aprofundamento é preenchido com fertilizantes, e as áreas livres restantes são cobertas com terra. A cama é imediatamente apertada com agrofibra escura ou um filme denso, no qual são criados vários cortes em forma de cruz. A largura de cada um deles é igual a 30 centímetros. É por esses buracos que as mudas são plantadas com uma depressão de 7 centímetros. Os ramos em desenvolvimento do arbusto são fixados ao longo do tempo na treliça.
Cuidados de acompanhamento
A rega após o plantio deve ser regular, especialmente se o tempo estiver seco. Para irrigação, apenas água aquecida naturalmente ao sol pode ser usada. Em uma muda recém-plantada, a camada de cobertura morta é atualizada em tempo hábil e os próprios buracos são borrifados com areia, o que evita o aparecimento de uma crosta terrestre após a rega. Antes do início da geada, é necessário plantar 15 centímetros - essa camada será removida apenas no início da primavera.
Erros comuns
Os erros mais comuns cometidos durante o plantio de outono são muito cedo ou muito tarde para o procedimento. Podem surgir problemas devido a material de plantio de má qualidade ou não observância dos intervalos entre os espécimes individuais.
Uma condição extremamente importante para o desenvolvimento da cultura é a poda, realizada logo após o plantio, e é justamente sua ausência que pode retardar o desenvolvimento da groselha.
O comentário foi enviado com sucesso.