Reprodução de groselha preta por estacas

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Aquisição de materiais
  3. Enraizando
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado

Não é difícil propagar groselhas - um velho arbusto pode dar vida a dez (e mais) novos. Além disso, as groselhas distinguem-se pela sua vitalidade - criam raízes mesmo nas condições de inverno a -20. Com o tempo, é quase certo que as estacas que você plantou no início ou no meio do outono criarão raízes.

Vantagens e desvantagens

A razão que vai encorajar os residentes de verão a propagar a groselha é óbvia: ter uma boa colheita deste saboroso e muito útil produto (bagas) no seu jardim. Ou, quando seu consumo é proibido por um médico devido a doenças existentes, vender a safra a um preço um pouco inferior ao preço de mercado para os vizinhos do bairro, para a aldeia - que não cultiva essa baga. Listamos as vantagens da propagação vegetativa da groselha.

  • Não há necessidade de esperar que a baga brote da semente... Infelizmente, a propagação de sementes de muitas culturas hortícolas, incluindo a maioria das árvores frutíferas e arbustos, produzirá um sabor agreste selvagem. E quando a colheita estiver madura, embora seja adocicada, será muito pequena e sua montagem será um negócio irracional. O corte - com a ajuda de "hastes" - é preferível aqui: as características de uma determinada variedade serão preservadas na íntegra. Um ramo cortante transmitirá aos ramos filhos todas as características hereditárias da variedade de baga original.
  • Resistência à geada... Freqüentemente, há casos em que estacas devidamente plantadas e enraizadas sobrevivem à geada até 20. É claro que certas condições devem ser atendidas.
  • Um grande arbusto dá origem a 10 e mais novos... Se os ramos tiverem crescido o suficiente, haverá uma quantidade decente de mudas de sementes. Um arbusto rejuvenescido desta forma - tudo que é cortado até o quinto botão do nível do solo - é cortado em estacas, dependendo de sua condição, frescor, energia, vitalidade. Quanto mais deles, mais chances e oportunidades de propagar o arbusto com sucesso.
  • A frutificação está aumentando ativamente a partir do 2º ano a partir da data de plantio das mudas... Com os devidos cuidados, a colheita sempre será grande.

É permitido não cortar passas, mas separar os processos filhos ao dividir a raiz do arbusto-mãe. Cada um deles brota raízes laterais - como brotos de framboesa. Em seguida, a raiz principal é cortada da raiz materna comum - e transplantada diretamente para o terreno aberto no local, para um local vazio. Após o plantio, um novo arbusto deve ser cuidadosamente cuidado.

As desvantagens da propagação vegetativa da groselha são as seguintes.

  • Os cortes não devem ser aleatórios, nomeadamente a partir de 6 mm de diâmetro. Uma espessura de corte muito pequena requer condições de "estufa" e saturação escrupulosa com matéria orgânica e minerais do solo de "plantio". Tudo o que for maior que 8 mm, é aconselhável descartar ou não cortar os galhos da bucha maiores que um determinado diâmetro.
  • Se o inverno é caracterizado por geadas prolongadas abaixo de -20, então a groselha não pode ser cultivada em campo aberto.... Construa uma estufa para ela. Seu espaço interno deve ser à prova de vento. Em geadas severas, a estufa é aquecida com aquecedores elétricos ou fogão.

A violação da tecnologia de transplante e reprodução de arbustos está preocupada com uma baixa taxa de sobrevivência de mudas. Isso significa que de 10, por exemplo, apenas 1–3 mudas podem criar raízes com sucesso, as 7–9 restantes simplesmente morrerão antes de criar raízes. Este procedimento não pode ser realizado no inverno, com geadas freqüentes: a vegetação, que agiliza o crescimento de novas raízes adventícias, não se manifesta em temperaturas abaixo de +1.

Um talo que não tenha estabelecido uma ligação de "alimento" com o solo irá congelar e, no primeiro degelo, estando morto, simplesmente apodrecerá.

Aquisição de materiais

São utilizadas estacas para plantações de primavera e outono lignificadas. Os brotos de verão também são colhidos por anuais - e não crescem no solo, mas lançam as primeiras raízes na água.

Verão

Recomenda-se cortar a groselha no verão usando não um solo, mas um ambiente aquático... Corte um rebento anual não lignificado e fresco acima do nível do botão do qual floresceu. Mergulhe em uma jarra de água doce. É aconselhável segurar um pouco a água - pelo menos algumas horas - para que o cloro e o sulfeto de hidrogênio saiam completamente. Isso também se aplica à água subterrânea bombeada para fora do poço e à água da torneira.

Mesmo que o seu "vodokanal" purifique a água dos reservatórios de acordo com o GOST e de acordo com todas as normas do serviço sanitário e epidemiológico, ainda é recomendado defendê-lo. Comprimento do tiro - não mais do que 20 cm.

Para estimular a formação de raízes, uma pequena quantidade de raiz (droga estimulante) pode ser dissolvida em água - mas não em uma concentração maior do que a indicada nas instruções.

Na primavera e no outono

A sequência de ações na criação de groselhas brancas, vermelhas ou pretas é aproximadamente a mesma. Na primavera, as estacas são feitas em março, antes que os botões comecem a florescer nas groselhas existentes, no outono - no final de setembro ou no início de outubro, dependendo da região. Material - brotos anuais, mas lignificados. Você também pode usar brotos com vários anos de idade, mas sua taxa de sobrevivência neste caso é muito mais baixa.

Para cortar, use um podador ou uma faca afiada de escritório ou comum. É impossível apertar a casca e outras camadas da superfície no local da incisão.... A parte superior é cortada perpendicularmente à direção de crescimento do galho do qual o caule é cortado, a parte inferior é cortada obliquamente, em um ângulo médio de 55 graus. O corte é executado no meio do galho. Se o transporte de mudas for necessário, eles são embrulhados em um pano úmido e colocados em um saco plástico.

Enraizando

Se tudo for feito corretamente, o broto de groselha criará raízes em três semanas. Se isso não aconteceu um mês depois, e nenhum sinal de raízes adventícias são visíveis, então a fuga em uma jarra de água não criou raízes e morreu. A água da margem deve ser reposta gradativamente, evitando a formação de lentilha d'água a partir de algas. Não coloque o recipiente em um local onde os raios solares incidam diretamente: deve haver muita luz, mas é permitido difundir. Ou você pode substituí-lo por um artificial - de LEDs de cores quentes (mas não com uma tonalidade laranja-avermelhada).

O enraizamento em uma panela só é possível se as seguintes condições forem atendidas.

  • Estacas de 6 a 7 botões de comprimento são presas em uma mistura de turfa e terra preta para que de modo que no topo, acima da fronteira entre a terra e o ar, existem apenas 2-3.
  • Solo pobre, como argila, não pode ser usado... O solo deve ser chernozem, e turfa e grama são adicionados para facilitar. É difícil para as raízes embrionárias ultrapassar a camada de terra comprimida. Se você não misturar o solo com turfa e turfa, as mudas não germinarão, mas morrerão.
  • Certifique-se de adicionar areia ou vermiculita ao fundo do frasco com orifícios. A camada de solo no vaso deve estar "respirando" - as raízes respiram, pois morrerão sem ar.
  • Trate os locais de corte com verniz de jardim, cera ou parafina... Isso evitará a perda de umidade e deterioração, transformando o broto em pó.

Quando tudo é feito corretamente: as estacas germinam em condições de estufa (+ 5 ... +20), com rega regular, os botões superiores florescem. Evite florescer e frutificar - os nutrientes das mudas irão se concentrar no crescimento de suas raízes.

Aterrissagem

Na primavera, em clima moderadamente quente, as estacas enraizadas são plantadas em seu lugar permanente. Para não transplantá-los várias vezes, prepare um lugar no local com antecedência cavando o solo e selecionando raízes estranhas que crescem silvestres a partir dele. É permitido plantar groselhas perto de árvores frutíferas - por assim dizer, simbiose "cultivada", no entanto, todas as outras safras, por exemplo, safras de jardim, devem ser plantadas longe das groselhas para que não lutem por nutrientes entre si.

O local deve ser parcialmente sombreado - para as regiões do sul, onde o calor do verão e a temperatura do sol acima de 40 graus queimarão os arbustos. Para a "faixa do meio", o local onde as groselhas crescem deve ser completamente ensolarado - na maioria dos casos não existe esse calor lá.

Cuidado

O cultivo de groselha, como qualquer outra safra de baga, só é possível com cuidado oportuno... As menores ervas daninhas que interferem no cultivo devem ser destruídas pela raiz. As ervas daninhas cortadas podem ser colocadas sob o arbusto - elas vão secar e se transformar em uma cama de grama, o que impedirá a perda de umidade mesmo no calor, após a rega noturna ou matinal dos arbustos, e também atrasará o crescimento de novos brotos de ervas daninhas , privando o solo de luz. A cobertura pode consistir na adição de estrume podre (composto de três anos de superexposição), grama apodrecendo durante o inverno e durante a estação das chuvas, aplicando fertilizantes de potássio uma ou duas vezes por ano (por exemplo, em abril e junho).

Nas regiões do sul, as groselhas amadurecem em meados de julho. Na primavera, março ou abril, é realizado o primeiro afrouxamento de arbustos em crescimento ativo. Solo pesado e finamente estruturado - na verdade, é argila com húmus - diluído com areia na proporção de 1: 1.

O "lixamento" de solo pesado durante a escavação é realizado uma vez - uma baioneta e meia da pá nas profundezas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário