Reprodução de groselhas por meio de estacas no outono

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Preparação de material
  3. Como fazer root?
  4. Como colocar em um lugar permanente?
  5. Escolha de terra
  6. Cuidados de acompanhamento

A groselha é um dos arbustos mais populares que os jardineiros cultivam no local. Esta baga é considerada uma das "favoritas" em termos de teor de vitamina C, e o nível de rendimento com o cuidado adequado é de mais de 4 kg de frutas de um arbusto.

Se houver um pedaço de terra desocupado e perfeitamente iluminado pelo sol, e depois da chuva a umidade não persistir neste local, então ele pode ser usado para criar groselhas. A reprodução independente da groselha é considerada melhor do que comprá-la pronta para o plantio em um ponto de venda especializado ou no mercado.

Vantagens e desvantagens

O corte de groselha no outono entre os jardineiros é muito procurado. Há várias razões para isso:

  • um arbusto fornece material de plantio em grandes quantidades;
  • em condições favoráveis, o arbusto pode ser plantado imediatamente;
  • a muda adquire todas as propriedades e características positivas da planta original (também chamada de materna);
  • a capacidade de preparar material de plantio ao longo do ano;
  • este método rejuvenesce a variedade;
  • não há necessidade de transplante de mudas, elas enraízam-se perfeitamente no local plantado;
  • a taxa de sobrevivência das mudas é de quase 90%;
  • a oportunidade de adquirir uma nova variedade por meio da troca de mudas.

No entanto, a reprodução da groselha por meio de estacas também tem seus aspectos negativos:

  • é impossível prever a taxa de sobrevivência do mato;
  • risco de congelamento devido a fortes geadas.

Para não ficar sem mudas jovens na primavera, é aconselhável plantar um grande número de mudas de groselha no outono. A reprodução de groselhas no outono pode ser praticada para várias variedades desta cultura de baga.

  • Para a groselha, o tempo de reprodução por estacas deve ser adiado para o final de agosto, já que este arbusto deve estar bem enraizado no solo antes que o tempo frio comece.
  • Para espécies de frutos pretos as estacas podem ser realizadas no início de outubro.

Preparação de material

Para que as passas de Corinto tenham uma colheita decente das mudas no outono, é importante saber como colhê-las. Para a propagação de um arbusto, é necessário primeiro preparar as estacas. Para obtê-los, você precisa escolher um arbusto forte de 3 a 5 anos. O período de colheita é selecionado com base no tipo de groselha.

  • Para groselhas pretas - um período quente de outono: final de setembro e outubro.
  • Para propagação de groselha o final de agosto e meados de setembro será ideal.
  • Para branco e ouro a reprodução é realizada por ramos mais baixos (estratificação) na primavera.

Para o preparo das mudas, o período ideal é o outono. Isso se deve ao fato de que durante esse período a planta perde menos umidade, o movimento da seiva nas plantas diminui. Na primavera, devido à umidade, eles criam raízes mais cedo e formam um sistema de raízes forte. Os brotos que se encaixam são cortados com tesoura de poda, em seguida, com uma faca afiada, são divididos em mudas de 20-30 centímetros cada. A parte superior da peça de trabalho é cortada em um ângulo de 90 graus e a parte inferior é cortada em 60 graus. O corte inferior é realizado a uma distância de 0,5 centímetros do rim de cima, e o corte superior - até 1 centímetro do rim inferior. Para a colheita, as pontas dos brotos não devem ser utilizadas, pois, na maioria dos casos, ressecam.

Após o local dos cortes, eles são processados ​​para que não percam sua umidade.Para tanto, utiliza-se cera de abelha ou parafina quente. Alguns jardineiros usam uma variedade de jardim. O plantio de mudas de uma planta é realizado no outono.

Ao plantar, o botão inferior é enterrado na terra e as raízes nascem dele na primavera.

Como fazer root?

Com o material preparado, você pode fazer isso.

  • Economize até a primavera... As estacas são distribuídas de acordo com as variedades, etiquetadas, amarradas em cachos. Embrulhe com papel celofane e coloque na geladeira para armazenamento. Alternativamente, as futuras mudas podem ser cobertas com neve e deixadas neste estado até a primavera.
  • A próxima maneira é plantar em solo aberto, sem enraizamento, antes da chegada do primeiro frio severo. Com o início dos dias quentes, a umidade da neve derretida ajudará no enraizamento e criará condições favoráveis ​​para um desenvolvimento intensivo.
  • Torcendo em casa, e na primavera pousar em uma área aberta.

Em uma nota! O terceiro método é o mais simples e eficaz, pois durante o processo de crescimento, você pode selecionar mudas especialmente fortes e eliminar mudas fracas.

Na água

A forma mais ingênua e acessível de enraizar é conhecida de todos os residentes de verão. Todos nós cortamos as mudas repetidamente, colocamos em uma tigela com água e esperamos impacientemente que as raízes se formassem. Às vezes eles apareciam, às vezes não. Acontece que, para ter um enraizamento mais bem-sucedido, você só precisa seguir algumas regras simples.

  • Não mude o líquido dos pratos, mas adicione conforme necessário... Mudar a água das mudas é estressante.
  • A água no prato (e a água a ser adicionada a ele) deve ter temperatura do quarto.
  • Não coloque muitos cortes em um prato... É aconselhável distribuí-los de forma que fiquem 2-3 peças por 200 ml de líquido.
  • Não coloque muito líquido na loiça. Quanto mais alto o nível do líquido, maior o risco de o corte apodrecer.
  • Use pratos à prova de luz... Em potes e garrafas escuras, as raízes se formam melhor.
  • Se as mudas fossem colhidas no outono e começassem a enraizá-las na primavera, Em primeiro lugar, as partes inferiores das mudas devem ser baixadas na água por várias horas, depois a parte seca deve ser cortada em uma árvore viva e só depois colocada na água para a germinação.
  • Adicione 2 comprimidos de carvão ativado ou estimulantes de formação de raízes ao líquido, fertilizantes à base de potássio e fósforo, ou use água de salgueiro.
  • Se a colheita das estacas foi realizada no outono e não possuem folhas, é necessário manter os recipientes em local escuro. E se as estacas são da colheita de verão, e eles têm pelo menos uma parte da folha, neste caso - na luz.
  • Se necessário, areje o líquido no recipiente. Esse procedimento permite excluir o apodrecimento da parte inferior das mudas.

Em campo aberto

Você pode propagar groselhas por meio de mudas, plantando diretamente ao ar livre. Um local favorável é selecionado - ensolarado, sem vento e com águas subterrâneas profundas. O húmus é aplicado no local - 10 kg por 1 m2, além disso, é borrifado com cinza de madeira - 3 kg. Atenção! Quando o solo é ácido, é necessário polvilhar mais 350 g de massa de cal ou farinha de dolomita.

Em seguida, escavação, nivelamento e irrigação são executados. Os furos são cavados a uma distância de 50 cm com uma distância em fila de 40 cm, sendo o fundo coberto com areia para garantir a recolha e escoamento do excesso de água. Em seguida, adicione um pouco de uma mistura fértil, feita de acordo com uma das receitas indicadas acima.

As estacas devem ser plantadas a uma profundidade tal que surjam 2-3 botões no exterior, são borrifadas, via de regra, com terra, pisadas numa secção de solo à volta do tronco, depois irrigadas e cobertas com uma fina camada de turfa.

No substrato

O enraizamento das groselhas pode ser feito em solo para vasos. Existem 3 maneiras:

  • turfa com areia, misturada em proporções iguais;
  • gramado, esterco apodrecido, serragem de árvores decíduas (amieiro, tília ou choupo) na proporção de 1: 3: 1;
  • turfa com serragem em proporção igual.

Antes da propagação por estacas, a serragem deve ser cozida no vapor, uma vez que nela podem estar presentes patógenos e pragas.... Em uma nota! Recortes práticos em copos de plástico comuns com capacidade para 0,5 litros. No fundo, é necessário fazer vários furos, polvilhar com vermiculita ou argila expandida, depois preencher com um substrato, polvilhar com terra do jardim por cima. Profundidade de plantio das estacas - até 2 botões superiores. Depois disso, eles são irrigados com água morna sedimentada.

Como colocar em um lugar permanente?

Se você conseguiu propagar as groselhas com sucesso, é necessário realizar o transplante correto das mudas em campo aberto - via de regra, isso é feito no outono, de 1º a 15 de setembro, para que as plantas possam criar raízes e se preparar para o inverno que se aproxima.

As estacas podem ser plantadas no solo após o fim da geada da primavera. As operações preliminares e de pouso são realizadas na ordem estabelecida.

  • O solo é previamente cavado profundamente.
  • 2-3 semanas antes do plantio, o fertilizante é aplicado a cada m2 de 4-5 kg ​​de matéria orgânica, 150 g de cal fosfato e 25-30 g de sulfato de potássio.
  • As estacas se aprofundam a uma distância de 20-25 cm, deixando 2 gemas do lado de fora.
  • A distância entre as linhas deve ser de 30-50 cm.
  • Irrigar de maneira que o solo fique constantemente umedecido a uma profundidade de 25-30 cm.
  • Para preservar a umidade, o solo é coberto com esterco podre, serragem, grama, turfa ou uma película escura (3-5 cm).

Escolha de terra

Não se esqueça das características varietais das groselhas. A groselha preta prefere áreas abertas ou semi-sombreadas com teor de umidade normal, sem inundar a camada superior do solo com grandes volumes de água. Espécies brancas e vermelhas como colinas, bem aquecidas e iluminadas.

É necessário proteger o fruto das correntes de ar. A água subterrânea deve estar abaixo de 1,5 m da superfície da terra. Os solos são adequados para esta cultura de baga:

  • argiloso médio e pesado;
  • franco-arenoso;
  • com uma reação ligeiramente ácida ou neutra.

Cuidados de acompanhamento

O cuidado com as mudas após o plantio, assim como na primavera, depende de sua posterior viabilidade e posterior formação. Se você não olhar de perto o suficiente, as mudas podem morrer ou, posteriormente, trazer uma colheita ruim.

Para que a propagação de plantas por meio de estacas seja bem-sucedida, é necessário fornecer às mudas uma série de condições importantes.

Imediatamente após o pouso

Depois que as mudas são plantadas, elas são bem regadas. O principal é manter sistematicamente um alto nível de umidade para que a muda não desapareça.... Após 3 semanas, as raízes começam a criar raízes, como resultado a intensidade da irrigação é significativamente reduzida. Em seguida, são levados para a alimentação das plantações. É necessário cobrir os arbustos com composto, turfa ou palha. Eles cobrem a superfície do solo com uma camada de 10 centímetros.

Isso permitirá reduzir a evaporação da umidade do solo. Alguns jardineiros praticam um filme que cobre toda a superfície do local, com exceção dos buracos com mudas. Na primavera, para acelerar o processo de despertar dos arbustos, todos os abrigos são retirados e as plantas são cruas. Depois de um ano, a muda se transforma em um arbusto de groselha, que começará a se deliciar com uma rica colheita.

Para o 2º ano

No 2º ano após o plantio das mudas, caso haja necessidade, elas podem ser transplantadas ou transplantadas para local definitivo. É aconselhável fazer isso no outono, quando o mato já conseguiu ganhar força e vitalidade. O principal cuidado com a groselha no 2º ano de existência é a sua alimentação e proteção de insetos. A alimentação especializada pode ajudar a muda a ganhar força e ficar mais forte. Para isso, o fertilizante de fósforo mineral é bastante adequado. Dentre as pragas, o ácaro do rim (groselha) é especialmente perigoso para os arbustos de groselha.Este inseto danifica os rins diretamente.

As cinzas também são prejudiciais aos arbustos. Principalmente groselhas vermelhas são suscetíveis a ele. A criação de groselhas no outono por meio de estacas é uma oportunidade de cultivar uma boa colheita de uma cultura de frutos silvestres útil, sem gastos significativos de esforço e recursos. O mais importante é o preparo das mudas. E isso requer um arbusto-mãe forte. Nesse caso, é importante que as estacas sejam enraizadas corretamente e que sejam tratadas regularmente.

Por meio da propagação por estacas, você pode aumentar sem esforço o rendimento de espécies raras de groselha - você pode obter uma colheita já no ano seguinte ao plantio.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário