Opções de criação para mudas de groselha
De acordo com as estatísticas atuais, a groselha é um dos arbustos frutíferos mais populares. Esta planta é despretensiosa, mas é importante conhecer algumas das nuances associadas ao seu cultivo. Por isso, vale a pena atentar para as opções existentes de propagação de arbustos por estacas. Na maioria das vezes, na prática, os jardineiros usam o método vegetativo, uma vez que o método da semente é demorado e trabalhoso.
Peculiaridades
O rendimento dos novos arbustos depende diretamente de quão corretamente será feita a reprodução da cultura. Ao mesmo tempo, é importante preparar corretamente o material de plantio, e neste caso estamos falando de mudas. Também vale a pena considerar que a criação da forma descrita pode ser realizada em qualquer época do ano.
Os preparativos para as mudas da primavera começam no outono. Este processo envolve o corte de rebentos fortes e saudáveis, com cerca de 25 cm de comprimento, as folhas são retiradas dos ramos e os cortes cobertos com piche. É importante que botões maduros estejam presentes nos brotos.
Os brotos são armazenados até a primavera em local frio. Este pode ser um refrigerador doméstico normal. Uma alternativa seria colocar o material de plantio no quintal sob uma espessa camada de neve.
Antes do plantio, as pontas inferiores dos galhos são cortadas novamente, tratadas com estimulantes de crescimento e colocadas em água. Na primavera, as estacas são plantadas no solo com um intervalo de 0,2 m. Ao mesmo tempo, deve haver pelo menos 4 gemas no subsolo. Também deve ser lembrado que os brotos enraizados são colocados em um ângulo em relação à superfície do jardim. Após o crescimento jovem germinar 5 cm, ele é transferido para um local de residência permanente.
Como a prática de longo prazo tem demonstrado, a melhor época para levar a cabo as medidas agrotécnicas descritas ainda é o outono. Isso se deve ao aumento (até 90%) da taxa de sobrevivência de estacas. Além disso, estamos falando sobre as seguintes vantagens significativas:
- a capacidade de atualizar rapidamente a baga;
- eliminação da necessidade de transplante de arbustos;
- quantidade ilimitada de material de plantio;
- devido ao preparo da planta para o inverno na primavera, o jardineiro recebe um arbusto forte e resistente a diversas condições, bem como à maioria das doenças.
Falando sobre as desvantagens das estacas de outono, é necessário destacar dois pontos principais:
- o risco de congelamento durante geadas anormais;
- intensidade de trabalho do próprio processo.
Além de todos os itens acima, deve-se notar que o inverno é o período mais livre para os jardineiros. É nesta altura que é conveniente começar a preparar o material de plantio para a criação de bagas. Como resultado, na primavera, plantas enraizadas e fortes aparecerão nos canteiros, capazes de dar frutos já no primeiro ano de vida.
Separadamente, você pode considerar as características das mudas de inverno. Refere-se à implementação de determinadas ações em casa. É melhor realizar todos os procedimentos em dezembro. No preparo das estacas, neste caso, devem ser selecionados brotos de um ano com botões bem desenvolvidos. As peças de trabalho são cortadas quase na borda da terra e seu comprimento deve ser de cerca de 20 cm. Esses ramos são colocados em um recipiente com água e colocados em um local aquecido (um peitoril de janela acima do radiador de aquecimento é adequado). Muitos jardineiros experientes adicionam açúcar e até mel à água.
Na grande maioria dos casos no dia 25-30, os primeiros elementos do futuro sistema radicular já estão sendo formados... Quando essas raízes atingem 5 cm de comprimento, as estacas são plantadas em vasos, tendo previamente despejado argila expandida no fundo e preenchendo metade do seu volume com folhas podres. Após o plantio, é necessário regar com a adição de esterco de vaca como cobertura. Com os devidos cuidados, os botões das mudas incharão em fevereiro.
Preparando mudas
Como resultado do enxerto, arbustos fortes de groselha vermelha podem ser obtidos de várias maneiras. Nesse caso, o número de novas cópias será limitado exclusivamente pelas necessidades do jardineiro. Para a propagação de groselhas, tanto os brotos lenhosos quanto os verdes são usados com igual sucesso.
É importante estar atento ao correto corte das peças. É necessário escolher ramos que tenham cessado o seu desenvolvimento, bem como os rebentos mais fortes e com espessura suficiente.
Um bom estoque de material de plantio deve ter pelo menos quatro botões saudáveis. O comprimento e a espessura da haste cortada devem ser de no mínimo 15 e 0,5 cm, respectivamente.
Os próprios cortes são feitos da forma mais uniforme possível. Jardineiros experientes recomendam o uso de uma faca afiada em vez de um podador.
Enrijecido
Muitos jardineiros começam a preparar essas mudas no verão, a partir de meados de agosto. A preparação dos espécimes lenhosos é realizada da seguinte forma:
- pegue rebentos excepcionalmente frutíferos, isentos de defeitos e com cerca de 8 mm de espessura;
- todas as folhas são removidas;
- os brotos são divididos em partes, cada uma das quais deve ter 5-6 botões;
- na parte superior, é feito um corte uniforme para posterior formação correta do broto;
- sob o botão inferior, o corte deve ser oblíquo: uma abordagem semelhante ajudará as raízes futuras a absorver melhor a umidade;
- as estacas são colocadas na água.
Após o aparecimento do sistema radicular, as mudas lenhosas podem ser transferidas para o solo.
Verde
Esta versão de como cortar groselha também é comum. A sua principal vantagem é a máxima simplicidade de todo o processo, que até um jardineiro inexperiente consegue realizar. O próprio algoritmo inclui os seguintes pontos importantes:
- assim que na primavera (mais frequentemente na segunda metade de maio) os rebentos ficam mais fortes, eles cortam topos de 10-15 cm;
- todas as folhas, exceto as de cima, são removidas;
- a futura muda é tratada em solução de estimulantes por 12 a 24 horas;
- preparar um lugar na estufa;
- as estacas são plantadas em terreno protegido.
Uma das principais condições para o cultivo de material de plantio forte é a umidade do ar e a proteção das mudas da luz solar direta.
A etapa final, claro, será o plantio das mudas, que é recomendado no outono.
Princípios gerais de enraizamento
Uma das principais vantagens das mudas é que você pode criar uma planta de baga, tendo recebido quase qualquer número de arbustos jovens durante a estação de crescimento. Também deve-se ter em mente que geralmente é muito fácil enraizar futuras mudas.
Jardineiros experientes começam a se preparar para as mudas no início de agosto. Essa abordagem se deve ao fato de que, com o início da estação do outono, a circulação do suco diminui significativamente. Consequentemente, as estacas retêm a umidade melhor e por mais tempo, o que por si só contribui para o seu enraizamento rápido. Se você atrasar a preparação, o processo de formação do sistema radicular será significativamente retardado.
Aterrissagem
Em primeiro lugar, é necessário estar atento à escolha correta do local onde se pode plantar arbustos jovens. Aqui, um dos critérios principais serão as características de uma variedade particular.
Se a groselha negra é melhor plantada em condições de luz solar direta ou sombra parcial, então, para uma baga vermelha, colinas bem aquecidas e ao mesmo tempo protegidas de rajadas de vento são a melhor opção.
Recomenda-se colocar esses arbustos perto de uma cerca, casa ou outros edifícios a uma distância de cerca de 1,5 m.
O cultivo de arbustos saudáveis, fortes e com boa produção só pode ser feito em solo devidamente preparado.... Recomenda-se preparar covas para o plantio de groselha 2-3 semanas antes de transferir as mudas para o solo. Sob tais condições, o solo tem tempo para se assentar completamente e a maioria das substâncias nocivas sai dele. A camada superior do solo extraído é misturada com fertilizantes e colocada no fundo do buraco antes do plantio. Muitos jardineiros, neste caso, usam com sucesso uma mistura de composto, superfosfato e cinza de madeira. A fertilização com nitrogênio na fase de preparação do solo para a groselha, via de regra, não é usada.
O próprio procedimento para o plantio de mudas dos arbustos de bagas em questão é o seguinte.
- Enterre as estacas no solo por 2-4 botões. Nesse caso, dois deles devem permanecer na superfície. Se o terreno estiver solto, você pode fazer isso manualmente. Caso contrário (quando o solo não foi previamente escavado), as depressões podem ser feitas com uma haste de diâmetro adequado. Mas é melhor preparar os poços com antecedência da maneira acima.
- Organize o material de plantio em um ângulo de 45 graus para a superfície da cama, ou seja, diagonalmente.
- Encaixa bem para água.
Na fase final, o canteiro com as mudas plantadas é coberto com polietileno. Isso é verdade quando se trata de terreno aberto. Ao plantar em estufas e estufas, este item está excluído, uma rega será suficiente.
Cuidado
Imediatamente após o plantio, é necessário regar o crescimento jovem e a cobertura morta. É importante considerar que na primavera é altamente recomendável cavar o solo com uma profundidade de 10-12 cm. O mesmo deve ser feito no outono. Outro ponto importante é que a profundidade de escavação no espaçamento entre linhas deve ser de 8 a 10 cm. Essas medidas agrotécnicas têm o efeito mais positivo sobre o crescimento e o desenvolvimento dos arbustos de groselha.
Um ponto igualmente importante do cuidado regular das plantas descritas é a aplicação na primavera de fertilizantes minerais com alto teor de nitrogênio. Nos meses de verão, é melhor alimentar as groselhas com verbasco ou húmus. Para os meses de outono, os suplementos de potássio e fósforo serão relevantes. Paralelamente, no outono, a cinza de madeira, rica nas substâncias indicadas, é introduzida sob os arbustos.
É dada especial atenção à dosagem dos componentes dos fertilizantes aplicados. Em situações com fertilização mineral, fica assim:
- superfosfatos - 80 g;
- nitrato de amônio - 70 g;
- suplementos de potássio - 50 g.
Se estamos falando de matéria orgânica, esses fertilizantes devem ser diluídos com água na proporção:
- esterco de vaca - 1: 4;
- excrementos de pássaros - 1:12.
Embora as groselhas tolerem bem o clima quente, elas precisam ser regadas regularmente. Isso é especialmente verdadeiro para animais jovens. Geralmente, a umidificação não é necessária após um inverno com neve.
Na falta de neve suficiente, as plantas deverão ser regadas periodicamente e, o melhor de tudo, com água morna. É importante que a umidade não entre nas folhas durante a irrigação.
Atenção especial deve ser dada ao fato de que o solo deve ser encharcado a uma profundidade de 0,4 m Nos meses de outono, com precipitação insignificante, 1 balde de água será suficiente para cada arbusto. Essa rega é combinada com sucesso com a alimentação de plantas.
Resumindo, deve-se notar mais uma vez que a propagação da groselha por estacas é um processo bastante simples. Todas as atividades necessárias podem ser realizadas independentemente da estação do ano. No entanto, o resultado final dependerá diretamente da correta execução de todas as ações e do cuidado adequado com as mudas e arbustos jovens em todas as etapas. Como resultado, com um período de tempo relativamente pequeno, é possível multiplicar a baga e garantir uma colheita abundante.
O comentário foi enviado com sucesso.