Tudo sobre o plantio de groselhas
A groselha é uma cultura com tecnologia agrícola simples. No entanto, o plantio é um momento crucial que determina os anos futuros de vida de uma planta. Uma cultura pode viver em um lugar por até 25 anos. Saber tudo sobre o plantio de groselhas será especialmente útil para iniciantes.
Cronometragem
A época ideal para o plantio de groselha é o final do outono. A temperatura e a umidade da primavera são instáveis e as plantas são mais sensíveis durante este período.
- Primavera... Na primavera, uma planta recém-plantada tem duas tarefas: criar raízes e iniciar um período vegetativo ativo. Esta é uma carga dupla. O material de plantio nesse período não é de boa qualidade: muitos vendedores vendem o material que sobrou do outono. Se for necessário plantar plantas nesta época específica do ano, então eles são guiados pelo período em que a neve já derreteu, a terra aqueceu o suficiente e os botões das plantas ainda não começaram a crescer. Na maioria das regiões da Federação Russa, isso é abril - início de maio. O solo deve descongelar a uma profundidade de pelo menos 20 cm. Cuidados cuidadosos serão necessários: irrigação, afrouxamento, tratamento de doenças.
- Outono... Setembro-outubro é a melhor época para plantar groselha. Plantado 3-5 semanas antes do tempo frio. A planta terá tempo para enraizar bem e partir imediatamente para o inverno, poupando forças. Se for uma groselha, pode começar a dar frutos já na próxima temporada. Importante: a frutificação crescida de arbustos de passa de Corinto começa com o 4o ano da vida em um lugar permanente. Em qualquer caso, do ponto de vista de poupar os esforços do jardineiro, o plantio de outono é ótimo. As plantas não ocupam a área por uma temporada inteira, elas criam raízes com mais facilidade e começam a ceder mais rápido. A partida é limitada a 1-2 regas e abrigo para o inverno.
- Verão... Como último recurso, você pode plantar mudas jovens no verão.
Mas é necessária uma rega cuidadosa. No verão, as raízes das groselhas não são tão vigorosas como na primavera ou no outono, elas crescem em ondas e tornam-se mais ativas com umidade suficiente.
Seleção de mudas
As mudas de 2 anos de idade criam raízes melhores de todas, as anuais - um pouco pior. Você deve examinar cuidadosamente o sistema radicular: mudas de alta qualidade têm 2 a 3 raízes grandes e semilignificadas e um lóbulo rico de raízes menores. O tamanho da parte aérea não é tão importante, mas os brotos devem ser saudáveis, até 30-40 cm, podendo haver vários deles.
O ideal é plantar logo após a compra, mas se não der tempo, eles preparam um orador especial: misturam solo fértil, argila, esterco e um pouco de cinza. A mistura é bem misturada com água até a consistência de creme de leite e as raízes são mergulhadas nela. Em seguida, embrulhado em um pano úmido e polietileno. Portanto, você pode salvar as mudas antes de plantar por 1-2 semanas. É preferível escolher variedades zoneadas. Eles mostrarão a melhor taxa de sobrevivência e durabilidade.
Onde plantar?
A groselha adora solo arenoso, de argila média e de terra preta. O sistema radicular da planta é raso, sem a raiz principal, localizada a uma profundidade de 40 cm, apenas as raízes individuais no centro do arbusto podem atingir o comprimento de 2 m. O solo deve ter boa frouxidão, permeabilidade ao ar e à água , seja amplo, respirável, nutritivo. A groselha preta tem os mais altos requisitos para a nutrição do solo.
A groselha preta tem uma maior necessidade de umidade, é a menos resistente à seca de todas as espécies de groselha. Média resistência à seca em groselhas vermelhas e brancas. Em climas secos, desde que o jardineiro raramente esteja no local, é melhor plantar groselhas. Ela é a mais durona.Ao mesmo tempo, a groselha negra pode ser plantada em áreas de solo pedregoso, esta groselha tem o sistema radicular mais superficial, sem raízes que se aprofundem nas profundezas. Apesar do amor da cultura pela umidade, as groselhas não são plantadas em áreas úmidas e pantanosas, em terras baixas e onde a umidade estagna. Nesses lugares, as plantas costumam adoecer e envelhecer rapidamente. A água subterrânea não deve estar a menos de 1 m.
A iluminação deve ser suficiente, você não deve plantar groselha entre árvores grandes. Em regiões com invernos gelados, é aconselhável escolher um local de plantio que seja cercado com prédios ou cercas no lado leste - o maior número de galhos congela lá fora. As linhas são organizadas de norte a sul. A distância entre os arbustos é de pelo menos 1,5 metros. Eles podem ficar a pelo menos 1 metro da cerca, não importa o quanto você queira plantar plantas minúsculas mais perto.
Vizinhos ruins para groselha: framboesas, peras, espinheiro, groselhas, zimbros, cerejas, damascos, cerejas.
Esquemas
Existem diferentes opções para organizar o plantio de groselha. Para qualquer método de plantio, as características da variedade são levadas em consideração.
- A distância entre arbustos para variedades com copa compacta é de 1,3 m.
- Para espalhamento parcial - 1,6 m.
- Para espalhar - 2 m.
O rejuvenescimento dos arbustos de groselha será necessário no mínimo em 10 anos. Portanto, o padrão de pouso é cuidadosamente planejado.
- Arbustos individuais. Uma forma popular de colocar uma ou mais plantas. Covas individuais são cavadas. Não é adequado para organizar groselhas grandes. Várias mudas podem ser plantadas em um único buraco - isso aumentará o rendimento. Em uma cova padrão de 40 por 20 cm, 3 mudas são colocadas distantes umas das outras. O método permitirá colher 2 a 2,5 vezes mais. A distância entre os poços deve ser de pelo menos 1,5-2 metros em qualquer direção.
- Em filas... Os poços são cavados estritamente ao longo das linhas. A distância entre as linhas é de 1,5 metros, entre os arbustos - de 60 a 100 cm. Nesse caso, as plantações não serão muito densas, será confortável cuidar das groselhas, mas não haverá distância entre os galhos de arbustos vizinhos. Uma maneira conveniente de colocar passas ao longo de uma cerca, em casa ou em outras plantações. Você pode ficar a 1 metro da cerca, mas 1,5-2 metros deve ser alocado de casas e edifícios, e pelo menos 3 metros de árvores frutíferas. Caso contrário, o sistema radicular dos arbustos de groselha sofrerá.
- Linhas densas... O método é semelhante ao anterior, porém os arbustos são plantados com a expectativa de que formem uma parede sólida. Eles não cavam buracos individuais, mas trincheiras. Essas plantações podem funcionar como uma cerca viva. As plantas são plantadas de forma mais densa, então o rendimento será maior. No entanto, os arbustos serão mais difíceis de cuidar. Os plantios mais densos criam um microclima diferente, menos ar fresco, o que significa condições mais favoráveis para bactérias ou fungos. A distância entre as plantas é de 50-80 cm.
- Com uma treliça... Um método raro na Federação Russa, mas muito popular no Ocidente. As plantações parecem espetaculares, os arbustos são bem ventilados e a colheita é muito conveniente. Este método também economiza muito espaço. O método exigirá poda anual do arbusto para direcionar os ramos horizontalmente ao longo da treliça. De perfil, esse arbusto é quase plano. A distância entre os arbustos é de 1 m, os ramos são cortados em 2-3 botões. Os rins são escolhidos de forma que olhem na direção certa. Os ramos que crescem a partir deles são amarrados ao fio do primeiro nível, no ano seguinte - ao fio do 2º nível, e assim por diante até o 4º ano de vida.
O arbusto acabado tem a forma de um leque. O método é bom para groselhas com cachos de uva longos.
Tecnologia
A tecnologia agrícola para o cultivo de groselhas não difere muito dos métodos de cultivo de outros arbustos. Devido às peculiaridades do sistema radicular das groselhas, é necessário um cultivo do solo especialmente cuidadoso antes do plantio. O fundo do poço é afrouxado e uma nutrição abundante é introduzida. A profundidade da cova de plantio é de 40 cm.
Regras gerais para o plantio de mudas ou mudas de arbustos em terreno aberto.
- Se o solo na horta for complexo e for necessária a aplicação contínua de fermento em pó e fertilizantes, o trabalho é realizado 3-4 meses antes do plantio.
- As covas de plantação também são preparadas com antecedência, de preferência com 3-4 semanas de antecedência.
- As raízes são examinadas, todas as danificadas são cortadas, endireitadas.
- A planta é baixada para um buraco. Pode ser plantado a direito, pode ser colocado num buraco com um ângulo de 45 ° - este é um assunto polémico, existem várias recomendações. No segundo caso, o arbusto terá tempo para formar mais raízes.
- A muda é levemente sacudida e, ao mesmo tempo, o solo é compactado ao redor das raízes.
- O colar da raiz deve estar 7-10 cm abaixo da borda da cova. Uma groselha plantada acima não brotará lateralmente e não será tão exuberante. O enchimento deve levar em consideração o tipo de solo e a retração do solo.
- Despeje meio balde de água em 1 buraco.
- Cobertura morta com composto ou turfa.
Para equilibrar as partes subterrâneas e acima do solo, os brotos são cortados acima da 5ª gema... Se um inverno rigoroso se aproxima, depois de algumas semanas eles batem e cobrem com um filme. Caso o plantio por algum motivo não tenha ocorrido e as mudas já tenham brotado, elas deverão ser colocadas em grandes recipientes, em local fresco e luminoso, ou seja, para proporcionar condições para o cultivo, embora não muito ativo. Não faz sentido cavar e manter em um porão escuro.
Preparação do solo
As groselhas precisam de alta fertilidade do solo. Se os solos são pobres, eles são fertilizados com escavação contínua: sulfato de potássio, fertilizantes de fósforo e composto são adicionados. Solos ácidos são desoxidados pela adição de 40 kg de cal apagada por cem metros quadrados. Em solo argiloso, adicione um balde de areia por 1 sq. m.
Os poços de plantio adicionam:
- húmus - 1-2 baldes, dependendo da composição do solo;
- superfosfato - 200 g;
- cinza peneirada obtida pela queima de madeira de pinho ou bétula, palha de grão - 200 g.
A largura da cova é regulada dependendo do tipo, variedade e características de uma muda em particular. A cova de plantio deve ser igual ao volume da copa. Na maioria dos casos, os caroços das groselhas têm 40 por 40 cm.
O estrume é posto podre sob as passas, no entanto, em solos muito pobres, é permitido colocar uma fina camada de estrume fresco e polvilhar bem com terra.
Preparação de mudas
O arbusto é cortado, deixando 3-4 botões em cada galho. A inspeção e a poda das raízes não são necessárias se você não quiser perturbar as mudas com um sistema radicular fechado... Você não deve se empolgar com a poda de espécimes que foram adquiridos com sistema de raiz aberto.
Para proteção contra pragas, é útil manter as raízes das mudas na solução de Fitosporina. Dissolva 2 g de pó em 1 litro de água. As raízes são mantidas na solução por 1-2 horas. Você pode substituir esta composição por uma solução de cinzas, que não só desinfeta, mas também é um fertilizante, ou estimulantes ("Zircão", "Epin", "Kornevin").
Aterrissagem
Polvilhe o solo ao redor do arbusto, de preferência com uma mistura de nutrientes feita especialmente para isso. O solo é removido, fertilizantes de húmus, fósforo e potássio são adicionados e misturados. Procedimento de pouso detalhado.
- Afrouxe o fundo do poço, especialmente se o solo for argiloso.
- Despeje um balde de água nos buracos para que se forme um mingau abaixo. Se uma camada fértil foi especialmente preparada no fundo do poço, esta etapa é ignorada.
- As mudas são colocadas obliquamente ou retas, de modo que o colo da raiz fique 8 cm abaixo do nível do solo. Em margas, elas são enterradas não mais do que 3-5 cm.
- Coloque a muda de forma que não haja espaços vazios ao redor das raízes, e as raízes não dobrem.
- É necessário compactar bem a terra ao redor das groselhas, mas sem esquecer que as raízes desta cultura adoram respirar. Não é necessário pisar muito no solo.
- Água em abundância.
Após o plantio, a planta adora umidade. Se o outono for chuvoso, você não precisa regar. Se estiver muito seco, regue 2 a 3 vezes nos primeiros 5 dias após o plantio. Na primavera, após 1 semana, as plantas são transferidas para cuidados como as plantas jovens - a rega é necessária pelo menos 1 vez por semana.
O aprofundamento da groselha durante o plantio também depende da variedade, que possui uma capacidade diferente de formar brotos de ordem zero. Por exemplo, a groselha “Selechenskaya” dá apenas 1-2 brotos por ano.Para não obter um arbusto padrão líquido, tais variedades devem ser enterradas, deixando pelo menos 5 gemas no solo, ou são plantadas em 1 cova com 2 a 3 mudas. Na próxima primavera, o solo ao redor dos gomos deve ser aberto, dando acesso ao ar e à luz, os brotos vão começar a crescer, vão sendo borrifados gradativamente à medida que vão surgindo as raízes.
Recursos para diferentes regiões
As datas de plantio são ligeiramente alteradas dependendo da zona climática.
- Na zona intermediária da Federação Russa a melhor época para o plantio de outono é de 10 de setembro a 15 de outubro.
- Nos arredores de Moscou plantada no período da última década de setembro a 20 de outubro.
- Na região de Leningrado - de 20 de setembro a 10 de outubro. Nesta região, é melhor plantar groselha na primavera, o outono pode ser muito frio e instável.
- Nos Urais, Sibéria, Extremo Oriente - de 1 a 25 de setembro.
O comentário foi enviado com sucesso.