Nuances do plantio de groselha no outono

Contente
  1. Cronometragem
  2. Seleção de mudas
  3. Qual é o melhor lugar para plantar?
  4. Preparação
  5. Tecnologia
  6. Cuidados de acompanhamento

São mais de 150 tipos de groselhas em diferentes cores, tamanhos e sabores. Para todos os arbustos, o plantio de outono é o mais adequado. O artigo se concentrará nas variedades de groselha, nas nuances de seu plantio e nos cuidados posteriores.

Cronometragem

Muitos jardineiros preferem o plantio de mudas de groselha no outono por vários motivos.

  • Os moradores do verão no outono, após a colheita, já estão menos ocupados do que na primavera, durante o período geral de plantio.
  • Os viveiros oferecem uma grande quantidade de material de plantio para o plantio de outono.
  • No outono, os arbustos são transplantados após o período vegetativo, quando a planta não precisa gastar energia no desenvolvimento de botões, folhas, podendo dar toda sua força para o enraizamento e adaptação às novas condições. Portanto, em mudas de plantio de outono, o sistema radicular se desenvolve mais rápido, a copa está crescendo ativamente. Durante o inverno, os arbustos terão tempo de se enraizar em um novo lugar e, na primavera, começarão a liberar botões, como todas as plantas perenes.
  • Tendo sobrevivido ao inverno, as groselhas ficam mais fortes, resistentes à geada e podem resistir não só ao frio, mas também às doenças.
  • O derretimento da neve na primavera torna-se uma boa rega para os arbustos plantados no outono, com os quais a cobertura, colocada antes do início do frio do inverno, penetra no solo.

A desvantagem do plantio de outono pode ser a morte da planta devido às ações erradas do jardineiro. Antes de plantar mudas, é preciso estudar as condições climáticas. A época ideal para o enraizamento é o período em que termina a estação de crescimento, as folhas caem nos arbustos, mas pelo menos 3-4 semanas antes da primeira geada. Este período é suficiente para que os arbustos se enraízem e se enraízem. Em locais com clima instável e gélido no inverno, os arbustos podem ser cobertos com ramos de abeto ou agrotêxteis.

É possível especificar o momento do plantio levando em consideração as condições climáticas das diferentes regiões:

  • na região central da Rússia, na região de Moscou, eles estão plantando arbustos e árvores no final de setembro e início de outubro;
  • nas regiões norte, estão tentando concluir o trabalho de plantio antes dos últimos dias de setembro;
  • no sul do país, os melhores meses para o transplante de plantas são outubro e novembro.

Seleção de mudas

Para colher uma grande colheita de groselha, será correto cultivar variedades de diferentes períodos de maturação: precoce, intermediário e tardio. Então, frutas frescas podem ser apreciadas por muito tempo. São colhidos até 17 kg de bagas de um arbusto de groselha adulta - desde que tenham sido utilizadas mudas de variedades zoneadas, ou seja, aquelas espécies mais adequadas para uma determinada região climática.

No outono, a groselha pode ser plantada com estacas, mudas e o método de divisão do arbusto. Qualquer material de plantio deve ser examinado cuidadosamente e separado para que plantas doentes e inviáveis ​​não entrem no solo.

Estacas

Ao preparar o material de plantio, as estacas são cortadas em um arbusto adulto saudável. Para isso, corte um galho, retire as partes superior e inferior, deixando o meio com cerca de 30 cm de comprimento, devendo haver 3-4 botões no cabo. Certifique-se de que eles são fortes, pronunciados. Permanece uma distância de cerca de 15 cm da gema inferior até o final da estaca, sendo os cortes feitos no final de agosto ou início de setembro (dependendo da região). Você pode transplantar imediatamente as mudas para o solo ou pode plantá-las temporariamente em vasos e esperar duas semanas antes que o sistema radicular cresça novamente. Em seguida, transplante-os no solo um mês antes da primeira geada.

Com estacas cultivadas em casa de vegetação, antes de serem lançadas ao solo, deve-se fazer um endurecimento, ou seja, colocar a groselha em vasos todos os dias, por várias horas ao ar livre. Desta forma, as plantas são aclimatadas.

As vantagens do plantio de groselha com mudas são a abundância de material e sua sobrevivência de até 90%.

Mudas

Para o plantio de outono, são usadas mudas de 1-2 anos (as de dois anos são mais fortes). O material de plantio deve ter sistema radicular desenvolvido, ou seja, pelo menos 3 raízes esqueléticas de 15 a 20 cm de comprimento e muitas pequenas raízes fibrosas. Amarelo, e no contexto da cor branca do material indica um sistema radicular saudável, tons de marrom são encontrados em groselhas congeladas ou doentes. Se as mudas forem compradas em vasos, elas devem ser removidas e as raízes inspecionadas antes da compra. Uma planta com um caroço de terra, densamente trançado por raízes, criará raízes rapidamente e não congelará no inverno.

A muda deve conter de 3 a 5 brotos saudáveis ​​de até 40 cm de comprimento, com casca lisa e uniforme e botões maduros bem definidos. Você não deve pegar arbustos muito altos com galhos que não tiveram tempo de endurecer, tal planta pode não sobreviver ao inverno gelado. Ao comprar, preste atenção se as raízes das plantas estão secas demais. O melhor é mantê-los envoltos em um pano úmido até o plantio. Se as mudas forem compradas em vasos, elas precisarão se aclimatar por 3-5 dias (conforme descrito acima).

Arbusto dividido

Às vezes, os jardineiros no final do outono, quando termina a estação de cultivo, transplantam os arbustos para um novo lugar. Depois de desenterrar a groselha, pode-se dividi-la em vários arbustos, obtendo-se um material pronto com sistema radicular desenvolvido.

Esses arbustos se enraízam rápido e bem, pois ficam fora do solo por um curto período de tempo. Se forem transplantados para a mesma área em que cresceram, não precisarão se acostumar com outro tipo de solo.

Qual é o melhor lugar para plantar?

Uma boa colheita só pode ser esperada se a planta for plantada em um local que seja confortável para ela. Os especialistas recomendam seguir as regras abaixo ao plantar mudas em terreno aberto.

  • As groselhas adoram calor e luz; elas devem ser plantadas em um espaço sem sombra.
  • Os arbustos têm medo das correntes de ar, não é mau se a alguma distância deles houver uma cerca ou uma parede de um edifício que impeça a folia do vento.
  • As groselhas não toleram a supersaturação de umidade. Deve ser plantado em área com ocorrência de lençol freático a partir de um metro e meio de profundidade. Pelo mesmo motivo, você não deve plantar arbustos em terras baixas, onde ocorrerão precipitações ou neve derretida.
  • Na maioria das vezes, todas as passas são plantadas ao longo dos caminhos do jardim, ao longo da cerca, afastando-se deles por um metro e meio para não cair na sombra.
  • A planta prefere solos leves e férteis com acidez neutra. Cresce bem em solos pretos, argilosos e franco-arenosos. Tolerante mal com argila pesada ou solo excessivamente arenoso.
  • Não plante groselha vermelha nas proximidades de qualquer planta da família da groselha. Eles têm as mesmas pragas e doenças que compartilharão.

As groselhas se sentem mal ao lado de árvores que têm um sistema de raízes poderoso e sombra espessa, bem como ao lado de arbustos rastejantes (como framboesas e amoras).

Preparação

A preparação para o plantio deve começar 3-4 semanas antes da ação planejada. Se as estacas forem plantadas com crescimento preliminar de raízes, elas precisarão de 2 a 3 semanas para crescerem. A cova de plantio precisa de cerca de um mês para sentar-se naturalmente.

Preparação de poço de plantio

Quando for escolhido um local para os arbustos de groselha, deve-se limpar e cavar buracos de acordo com o número de mudas pretendidas (40 cm de profundidade e 60 cm de largura). O aprofundamento deve ter o dobro do tamanho do sistema radicular da planta, pois será preenchido com fertilizante e se desintegrará de vez em quando antes do plantio.

No fundo dos buracos cavados, é derramada uma camada fértil de 10 cm de espessura. Em seguida, os fertilizantes são aplicados.

  • Superfosfato duplo (2 colheres de sopa em cada recesso), carbamida, sulfato de potássio. O potássio é preferido pelas groselhas do que o fósforo.
  • Uma mistura de lama e cinzas (1: 2), derramando água sobre.

A cobertura é bem misturada, coberta com solo fértil na parte superior, para não "queimar" as raízes com fertilizante concentrado, então regada com água e deixada em fermentação por cerca de um mês.

Preparação da planta

Mudas com sistema radicular fechado são transplantadas com torrão de terra. Antes de plantar, eles devem ser apenas mexidos ligeiramente. As raízes abertas um dia antes do plantio são embebidas em quaisquer preparações estimulantes ("Zircon", "Kornevin"). E meia hora antes do plantio, eles são mergulhados em uma solução de manganês para desinfetar.

Tecnologia

Um pouco de solo fértil é despejado nos poços preparados e alimentados com antecedência e despejado em um balde de água. Em seguida, eles esperam até que a umidade seja completamente absorvida e procedem ao plantio de outono. As plantas com sistema radicular fechado, transplantadas com um torrão de terra, enraízam-se melhor e se desenvolvem mais rapidamente. Se você plantar um arbusto com raízes abertas, deve colocá-lo no centro do buraco e distribuir cuidadosamente as raízes em um círculo.

Uma muda ou caule deve ter 6–8 botões. No momento do plantio, a metade inferior dos botões fica coberta de terra, no futuro darão crescimento. A metade superior permanece acima da superfície do solo e se transformará em galhos de arbustos. Para tornar o desenvolvimento dos botões inferiores mais ativo, a muda é adicionada gota a gota em um ângulo de 45 graus. A planta estabelecida é polvilhada com solo e levemente compactada, o que ajuda a remover as lacunas de ar e permite que as raízes entrem em contato com o solo nutriente. Depois de plantado um arbusto, é feito um pequeno lado de terra ao redor dele, que não vai permitir que a umidade se espalhe, mas irá redirecioná-lo para as raízes.

Após o plantio, cada muda é regada e polvilhada com terra seca, não permitindo que o solo úmido seque gradualmente e se rache.

Cuidados de acompanhamento

Se quisermos esperar por uma grande colheita, não podemos plantar uma planta e esquecê-la. Após o transplante, as mudas requerem manutenção periódica, que consistirá nas etapas descritas a seguir.

  • Rega. Imediatamente após o plantio dos arbustos, 3 baldes de água devem ser colocados sob cada um deles. Se o outono for quente e não chuvoso, as mudas devem ser regadas a cada 4–5 dias até que criem raízes.
  • Mulching. É necessário reter a umidade e também protege a planta do congelamento durante o período de inverno. A turfa, o composto, o húmus são escolhidos como cobertura morta para a groselha, cobrindo o solo sob um arbusto de 10 cm de espessura, procedendo-se após a rega e secagem do solo.
  • Poda. A poda de arbustos no outono é necessária para fortalecer as raízes. Para redirecionar as forças da planta para a parte subterrânea, os ramos são cortados, deixando 3-4 botões em cada um deles. Acontece que uma muda pequena e bem cuidada, que, se necessário, pode ser facilmente coberta para protegê-la da geada.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário