Características e tecnologia de plantio de groselha
Vermelho, branco, preto - qualquer groselha é saborosa e boa para comer fresca, congelada e enlatada. Os arbustos de groselha podem ser encontrados em quase todas as casas ou casas de veraneio, onde, além dos vegetais, também são cultivadas hortaliças.
E isso é verdade, já que este tipo de groselha é absolutamente despretensioso, fecundo e até perfeito do ponto de vista decorativo. Se alguém ainda não tiver groselhas no local, há um motivo para corrigir essa deficiência na próxima primavera ou outono.
Cronometragem
Normalmente, na primavera, são plantadas as mudas que são compradas no outono. Estas podem ser plantas compradas no viveiro ou estacas colhidas no outono de sua própria parcela para enraizamento na primavera. Na primavera, o principal é não perder o momento até que os botões desabrochem nos brotos. O plantio é realizado após o derretimento da neve, quando o solo está pelo menos relativamente quente. Mas você não deve esperar até que a terra esteja completamente seca e visivelmente mais quente. Se estiver completamente quente, a taxa de sobrevivência das mudas se deteriorará.
Desembarque dependendo da região:
- no sul da Rússia, os arbustos podem ser plantados no final de março;
- na faixa do meio (nos mesmos subúrbios) você terá que esperar pela segunda quinzena de abril - esta é a época ideal;
- nos Urais, na Sibéria, o período adequado não chega até maio (como na região de Leningrado, por exemplo).
Para quem não se importa em jogar pelo seguro, pode consultar a lista de dias favoráveis de acordo com o calendário lunar do ano em curso. A questão de quando é melhor plantar arbustos de groselha - no outono ou na primavera - permanece aberta e controversa. Mas não há uma decisão fundamental aqui, já que em ambas as estações a taxa de sobrevivência pode ser muito alta.
O único argumento a favor do não plantio na primavera é a energia que a groselha gasta no crescimento dos brotos e das folhas. A planta neste momento "pensa" no crescimento e desenvolvimento do sistema radicular, mas é bastante capaz de sobreviver ao transplante.
Seleção de assento
O lugar certo é muito importante: a groselha deve fazer parte do ecossistema (sítio), caber nele de forma racional, “fazer amizade” com as plantas vizinhas. No lado sul, as groselhas se enraizarão perfeitamente, mas não deve haver um sol ativo ali. Mas o arbusto também não gosta de sombreamento. Ou seja, você precisa encontrar uma média. A planta é sensível ao vento, tem medo de correntes de ar. Vamos listar o que mais você precisa prestar atenção ao escolher um lugar.
- Verificar a ocorrência de águas subterrâneas. Sim, as groselhas adoram umidade, mas se uma fonte subterrânea estiver localizada muito perto, pode ser prejudicial para o seu sistema radicular.
- Dê uma olhada nos vizinhos. É improvável que as groselhas se dêem bem com framboesas e groselhas. Se o proprietário do local decidir plantar arbustos frutíferos em uma fileira, pode ser conveniente cuidar deles, mas não para uma frutificação de alta qualidade. Isso se aplica não apenas às groselhas, mas também a qualquer outra. As framboesas são muito espalhadas, podem sombrear as groselhas, e as groselhas costumam adoecer, o que é extremamente perigoso para as groselhas.
- Distância para vizinhos. O intervalo ideal, que não permitirá a opressão mútua de diferentes culturas, é de 2-3 m. Se houver vários arbustos, eles são colocados em linha reta a uma distância de 0,5 a 1,5 m entre si.
Em fazendas de frutas, por exemplo, os arbustos com bagas vermelhas crescem próximos uns dos outros, o que não afeta a colheita de forma alguma - é estável e bom. Mas o atendimento lá é mais profissional.No entanto, se forem arbustos da mesma baga, a proximidade relativamente próxima não é um grande problema. Além disso, essa variedade cresce para cima, ou seja, o arbusto não pode ser chamado de largo (o preto é mais espalhado).
Quanto aos solos, o fruto não tolera ácidos e alagados, é tolerante ao resto. Cresce bem em franco-arenoso e argiloso, tolera areia e argila um pouco pior. O solo sob a planta deve ser fertilizado, completamente solto, feito para que se torne permeável à umidade e ao ar. Seria bom se adubos verdes, legumes, flores, vegetais e cereais tivessem crescido neste local mais cedo.
Você não pode plantar onde framboesas e groselhas cresciam anteriormente, nas proximidades - cerejas e outras árvores com brotos de raiz. É necessária uma seleção tão cuidadosa do local: a planta pode viver aqui por algumas décadas, ou até mais.
Preparação de mudas
Para que o arbusto seja saudável e fértil, é necessário escolher o melhor material de plantio. E a primeira coisa que você deve prestar atenção ao escolher é o sistema raiz. Com raízes elásticas, inteiras e fortes, com muitos ramos pequenos, o arbusto será tenaz e forte. Existem algumas variedades (por exemplo, Raisin), quando o espessamento e o descascamento são excluídos da muda: esses sinais indicam que a planta está congelada ou infectada. A casca também deve ser avaliada: limpa, lisa, sem deformações. Se a casca estiver enrugada, a planta está doente. O risco de morrer é muito grande. Os botões do arbusto também devem ser densos.
A escolha de uma muda é um processo muito importante. Vamos considerar as nuances.
- Local de venda. Mercados, cruzamentos são lugares duvidosos para comprar. Não, e lá, claro, você pode encontrar uma boa planta, mas mesmo assim no viveiro a chance de uma aquisição de alta qualidade é várias vezes maior. Existem também lojas especializadas que monitoram rigorosamente a sua reputação.
- Não há documentos para a muda. Esta é uma circunstância indireta, mas também importante. Sempre existe um certificado para um bom produto. Uma muda não é diferente de outro produto, por isso é preciso exigir documentos, caso contrário é melhor procurar outros locais de venda de material de plantio.
- País de criação. Idealmente, você deve pegar arbustos que foram cultivados em seu país e zoneados para uma região específica. Muitas vezes, as mudas importadas não criam raízes, especialmente em locais onde o clima é bastante rigoroso. E se criarem raízes, dão uma colheita medíocre.
- A condição das raízes. O primeiro fator alarmante é que são poucos. Isso significa que o sistema raiz está subdesenvolvido. A muda pode estar doente ou congelada.
- Era. Se o arbusto tiver mais de dois anos, a probabilidade de um transplante bem-sucedido é insignificante.
A melhor coisa a fazer é ir ao viveiro, inspecionar você mesmo as plantas para todos os pontos acima, e então familiarizar-se com seu certificado. Avaliações sobre o canil também podem ser lidas com antecedência.
Como preparar um poço de pouso?
A cova é preparada com antecedência - 2-3 semanas antes do plantio. Seu diâmetro é de 45-50 cm, a profundidade não é superior a 40 cm. O fundo do recesso é preenchido com uma mistura especial de solo de jardim, que deve ser combinada com húmus (ou com esterco infundido). Cinzas de madeira também podem ser adicionadas a este fertilizante composto. Todos os ingredientes da cova devem ser bem misturados. O próprio buraco deve ser regado com água (pelo menos 1 balde). Alguns residentes de verão preferem plantar groselhas em ranhuras. Este é um método interessante em que a área deve ser demarcada com barbante ou corda e, em seguida, cavar ranhuras do tamanho desejado. Se os arbustos precisam crescer perto de caminhos ou sebes, este é um método muito bom.
Quando se trata de fertilização, cada ingrediente da mistura de nutrientes tem um significado diferente.
- Cinza de madeira. O fertilizante não contém produtos químicos, absolutamente naturais. Não é perigoso para os seres vivos, exceto para pragas que atacam as groselhas. A cinza fortalece bem o sistema radicular do arbusto, nutre bem a planta. Ela também luta bem contra diferentes tipos de pulgões, oídio e mariposa.
- Estrume de cavalo. Contém muito nitrogênio e potássio, é leve e, pode-se dizer, seco. Aquece bem, emite calor muito rapidamente, arrefece lentamente. A infecção por patógenos é quase impossível.
- Cascas de batata. Este é um dos melhores fertilizantes para a groselha. Há muito amido nas limpezas, que é absorvido de forma notável pelas raízes do arbusto, o que tem um efeito positivo no tamanho e no sabor da fruta.
Além disso, os fertilizantes bóricos também são adequados para a groselha. Na fase de crescimento e desenvolvimento ativos, são praticamente insubstituíveis e muito importantes. Você pode usar ácido bórico a 37% ou bórax (11%). Posteriormente, quando o arbusto começa a criar raízes num novo local, pode ser suportado com uma composição especial. Se você não puder comprar, faça você mesmo tomando 10 litros de água, 2 g de ácido bórico e sulfato de zinco, 1 g de sulfato de cobre, 5 g de manganês.
Instruções passo a passo
Se vários arbustos forem plantados ao mesmo tempo, a distância dos buracos um do outro dependerá da variedade em particular. Se as passas são compactas, a distância será de 1-1,2 m. O espaçamento entre linhas é de 1,25 m. Se as variedades estão se espalhando, o intervalo entre os caroços e as linhas deve ser de 1,5 m. No caso de fixação de arbustos no treliça, a distância será de 1 m.
O esquema de plantio de arbustos consiste em várias etapas.
- Os fertilizantes são aplicados no buraco. Uma das receitas padrão é 8-10 kg de húmus ou turfa, 200 g de superfosfato, 35 g de sulfato de potássio, 1 colher de sopa. cinza de madeira.
- No dia do plantio, um pequeno monte de terra deve ser colocado no fundo de uma cova pré-preparada.
- Coloque as raízes endireitadas da muda de groselha no monte. Lentamente, distribua-os uniformemente. Você pode colocar o cano uniformemente ou em uma ligeira inclinação.
- Encha o buraco completamente com terra. Compacte a terra.
- Regue o solo sob o mato com 10 litros de água. Em um círculo, pré-cave uma ranhura a 20 cm do tronco e, em seguida, despeje água nessa ranhura.
- Cubra o solo ao redor da muda. Isso é proteção, fertilização para ele e controle de ervas daninhas. Turfa e húmus são usados como cobertura morta.
- Corte os rebentos, deixando 10-15 cm cada, mas devem ter 3 ou 4 botões.
Importante! A melhor opção é fertilizar o solo com antecedência. Fósforo e potássio são adicionados algumas semanas antes do desembarque. A explicação é simples - longe de ser a alimentação imediata começa a funcionar. Portanto, leva tempo para a terra recebê-los e nutri-los. E as plantas precisam de nutrição imediatamente após o plantio.
Entre o plantio e a colheita, haverá muita manutenção a ser feita. Não basta plantar corretamente, é preciso regar regularmente a planta, afrouxá-la, aplicar fertilizante, cobertura morta, capinar, cortar e tratar insetos. Por exemplo, você precisa umedecer as groselhas duas vezes por semana antes de enraizar. Você pode entender que o arbusto está enraizado pelo crescimento da planta, o aparecimento de folhas nela. Além disso, a rega não será tão frequente - cerca de 1 vez por década. Um regime de irrigação intensivo ainda será necessário no período após a floração, quando os frutos começam a derramar.
A rega deve ser combinada com o afrouxamento para ajudar a umidade e o oxigênio a fluir melhor para as raízes. O solo deve ser solto até uma profundidade de 7 a 8 cm. As ervas daninhas devem ser removidas em tempo hábil, pois dificultam o crescimento da groselha, aumentam o risco de doenças e a ativação de pragas.
Plantar groselhas não é o procedimento mais difícil. Mas você ainda deve levar em consideração as regras e requisitos:
- não plante perto um do outro;
- preparar o solo e os buracos com antecedência;
- certifique-se de aplicar fertilizantes;
- escolha os vizinhos corretamente.
Mas tudo isso não será tão importante se for escolhida uma muda não muito saudável. Com um plantio bem-sucedido e cumprindo todas as normas, você pode contar com cerca de 25 anos frutíferos. Excelentes geleias e compotas feitas de groselha, são extremamente valiosas como ingrediente para molhos e ficam perfeitas em sobremesas.
O comentário foi enviado com sucesso.