Nuances do plantio de groselha preta
A groselha preta é uma cultura muito sensível a inúmeras nuances de plantio. Ao planejar sua criação, você deverá levar em consideração tudo: desde o momento do procedimento até as plantas vizinhas.
Cronometragem
A plantação de groselha negra pode ser realizada duas vezes por ano: no outono e na primavera. Usualmente, as datas exatas são determinadas em função das características climáticas da região e das condições meteorológicas. O procedimento de primavera é realizado imediatamente após a conclusão do derretimento da neve. Isso deve ser feito o mais cedo possível para fornecer à cultura um solo bem umedecido. Porém, ao mesmo tempo, é preciso ter certeza de que as geadas não voltarão e, portanto, não destruirão as mudas jovens.
O plantio de outono é considerado muito preferível em todos os sentidos, especialmente para jardineiros novatos. O procedimento, realizado no final da safra, permite realmente realizar as atividades preparatórias e dar tempo para o desenvolvimento das plantas. Novamente, o arbusto enraizado começa a dar frutos um ano antes de seu "irmão" de primavera. Nesse caso, você tem que enfrentar o frio e o congelamento do solo - pelo menos duas semanas. Caso contrário, o plantio simplesmente não sobreviverá ao inverno. O melhor de tudo é que o sistema radicular da groselha é sentido em temperaturas na faixa de +5 +10 graus. Também deve ser levado em consideração que a cultura requer cerca de 20-25 dias para o enraizamento completo.
O plantio na primavera é geralmente recomendado para regiões do norte com temperaturas tão baixas quanto -23. O plantio nas regiões do sul é bem-sucedido tanto no outono quanto na primavera, mas a maioria dos jardineiros prefere o plantio no outono. Para a zona média, incluindo a região de Moscou, o plantio de frutas silvestres no início do outono será ideal - isto é, aquele que é realizado em setembro.
Seleção de mudas
Se inicialmente escolher uma boa muda de groselha, então no futuro será possível garantir o rápido desenvolvimento do mato e o recebimento de uma colheita abundante. O material de plantio deve ser adquirido sempre em locais de confiança, cuja reputação é garantia de sua saúde. Deve-se dar preferência a variedades que sejam adequadas às condições de uma determinada região, além de possuírem forte imunidade contra a maioria das doenças comuns. Para mudas, é melhor usar amostras de um ou dois anos, embora seja esta última que terá melhor capacidade de enraizar.
Os ramos da muda selecionada devem ter uma cor marrom uniforme. É importante que sua superfície esteja livre de pontos obscuros, rachaduras, danos ou sintomas de doenças. A altura necessária da parte aérea da amostra é de 35 a 45 centímetros, além disso, existem vários botões formados sobre ela. As groselhas precisam de 3-4 raízes esqueléticas elásticas de até 20 centímetros de comprimento, rodeadas por pequenos processos. Também deve ser monitorado para garantir que os rins estejam livres do inchaço que os ácaros freqüentemente desenvolvem.
Ao comprar uma muda, é uma boa ideia raspar levemente a camada superior da casca - ela deve esconder uma superfície úmida de um tom verde rico sob ela. A ausência deste último indica a morte da planta. Além disso, é na groselha preta que o local da raspagem deve apresentar um aroma pronunciado.
Os sinais de uma muda ruim incluem a presença de mofo e putrefação, sistema radicular seco e brotos retorcidos.
Onde você pode plantar?
Para a groselha preta, é extremamente importante escolher o local certo para o plantio.
Um lugar
Como a cultura da baga mostra sensibilidade a muitos fatores, todos eles devem ser levados em consideração. Terras baixas, nas quais o líquido se acumula após o derretimento da neve ou precipitação, bem como áreas com uma localização próxima de água subterrânea, não são adequadas para groselhas. É melhor pousar em terreno plano ou em um declive suave inclinado para o oeste ou noroeste.
A cultura prefere um suprimento abundante de luz, mas é capaz de prosperar mesmo na presença de sombras claras. Também deve ser mencionado que a groselha preta adora espaço. Portanto, entre os arbustos e as árvores frutíferas, deve-se preservar pelo menos 2,5 metros, e entre as fileiras do próprio fruto, de 2 a 3 metros. O plantio deve ser de pelo menos 2 metros de distância da cerca próxima.
Priming
Solos franco-argilosos ou franco-arenosos são os mais adequados para a planta. As safras de frutas silvestres adoram solos bem drenados e ricos em nutrientes. Se houver apenas areia no local, então uma pequena quantidade de argila terá que ser adicionada à cova de plantio por conta própria, o que irá acelerar o “transporte” de ar e água até as raízes das mudas.
O nível de acidez do solo também é considerado um indicador igualmente significativo. A cultura prefere solo ligeiramente ácido, que corresponde a um valor de ph de 6 a 6,5, portanto, solo mais acidificado precisa ser corrigido.
Por exemplo, para este propósito, você pode adicionar cerca de 100 gramas de cal apagada ao buraco.
Predecessores
As bagas pretas não devem ser plantadas em canteiros onde costumavam viver framboesas, groselhas ou outras variedades da mesma groselha. Todas as outras frutas, frutas vermelhas e até mesmo vegetais são considerados antecessores adequados.
Framboesas com cerejas e espinheiro-mar também são más vizinhas, porque, crescendo, começam a "lutar" por líquido e nutrição e retardam significativamente o desenvolvimento de mudas jovens. Assim como as lavouras vizinhas, a groselha também é ruim porque é "dona" de pragas semelhantes, o que significa que provoca infecção.
Preparação
O buraco no qual as mudas de groselha serão colocadas deve ser um pouco maior do que o sistema radicular da muda. Normalmente, seus lados têm cerca de 40-50 centímetros. Quais componentes adicionais devem ser colocados dentro é determinado dependendo da composição do solo. É considerado universal fertilizar cada poço com 60 gramas de sulfato de potássio e 100 gramas de superfosfato de cápsula. Se for argiloso, a camada superior da terra escavada é misturada com um balde de esterco apodrecido, depois do qual é usado para "decorar" o fundo. O solo arenoso é pré-misturado com argila, turfa ou composto, e o compactador é usado na quantidade de 2 baldes por metro quadrado.
Se desejar, a mistura também pode ser complementada com cinzas de madeira. Em ambos os casos, antes de aplicar fertilizantes e solo, é necessário primeiro organizar uma camada de drenagem de pequenos seixos ou cascalho. Vale ressaltar também que uma muda vendida em vasilhame não é retirada até o efetivo plantio. As amostras que não possuem um recipiente protetor são preservadas envolvendo o sistema radicular em filme plástico ou pano úmido. Em qualquer dos casos, se as raízes da groselha secam ligeiramente, antes de serem transferidas para o terreno aberto, são ligeiramente embebidas numa substância líquida obtida pela mistura de estrume, argila e água.
Apêndices danificados, quebrados e secos são cuidadosamente removidos com uma ferramenta especial.
Como plantar corretamente?
A tecnologia usada para o plantio de bagas de jardim não difere em complexidade. Em primeiro lugar, o poço é preenchido com drenagem, fertilizantes e solo necessário para formar o fundo. Além disso, a depressão é preenchida com cerca de 10 litros de água. Pelas regras, a muda é imersa no buraco em um ângulo de 45 graus, o que vai permitir que ela se desenvolva mais ativamente. O colar da raiz deve caber cerca de 5-6 centímetros abaixo do nível do solo.
Os processos radiculares são cuidadosamente cobertos com terra e compactados. O vazio não deve ser deixado ao lado deles, pois isso afeta negativamente o enraizamento da planta. Em torno do arbusto de groselha, um lado de terra é erguido com um recuo de 15-20 centímetros do centro. O buraco é abundantemente irrigado e coberto com palha, aparas de madeira, agulhas ou fibra agrícola. Deve-se enfatizar que os métodos de realização do procedimento no outono e na primavera podem ser ligeiramente diferentes. Assim, durante o plantio da primavera, a escavação e a cobertura do solo são realizadas no outono anterior. No segundo caso, os boxes são preparados algumas semanas antes do desembarque direto.
Cuidados de acompanhamento
É necessário cuidar regularmente e integralmente da cultura de frutos silvestres colocados em campo aberto. A irrigação deve ser realizada uma vez por semana, e 2-3 baldes devem ser colocados sob cada arbusto. O mais indicado para a groselha preta é a irrigação por gotejamento, que fornece a umidade necessária ao solo próximo às raízes. Cada rega deve ser acompanhada pelo afrouxamento e eliminação das ervas daninhas. Esses procedimentos são extremamente necessários, uma vez que o afrouxamento melhora o fluxo de oxigênio para as raízes e a remoção de ervas daninhas elimina "competidores" por nutrientes.
Dos fertilizantes, a cultura requer nitrogênio, fósforo e potássio - um complexo que os contém é geralmente aplicado na primavera. Por exemplo, você pode preparar uma mistura de 50 gramas de nitrato de amônio, 30 gramas de sulfato de potássio e 30 gramas de superfosfato, diluídos em 10 litros de água. Ao escolher a matéria orgânica, você terá que usar 4-5 kg aplicados para cada arbusto de groselha.
Não se esqueça que o processo de fertilização deve ser sempre acompanhado de irrigação abundante.
O comentário foi enviado com sucesso.