Tudo o que você precisa saber sobre frutificação de groselha
Quando um residente de verão recém-formado está pensando em quais plantas colocar em seu local, ele definitivamente tomará a decisão de plantar vários arbustos de groselha, já que esses arbustos são considerados um dos mais despretensiosos e ao mesmo tempo populares. Mas primeiro você precisa levar em consideração tudo relacionado à frutificação da groselha.
Peculiaridades
A groselha (não importa se é vermelha, preta ou branca) é um arbusto perene que cresce até dois metros e meio... Mas também pode ter um tamanho compacto, por exemplo, apenas 1-1,5 metros. Nos ramos (geralmente há 15 a 20 deles no mato), formam-se rebentos jovens com flores e, em seguida, pincéis com frutos.
O processo de frutificação da groselha preta é que os frutos se concentram em brotos de um e dois anos. Em seguida, eles precisam ser removidos, dando assim a oportunidade de novos brotos se desenvolverem. As groselhas vermelhas e brancas têm formações de frutos perenes. Os galhos das frutas são organizados em pilhas no topo dos brotos anuais. Os ramos esqueléticos dão frutos mais longos nas groselhas do que nas pretas.
O sistema radicular está localizado nas camadas superiores do solo de todos os tipos desses arbustos. A parte principal das raízes está localizada a uma profundidade de não mais do que 25 cm, e apenas raízes esqueléticas grossas vão mais fundo. A uma temperatura de +1 grau, os processos vegetativos começam no arbusto. A floração geralmente começa após um mês e meio do início da estação de crescimento. Na groselha preta, a floração e a folhagem começam ao mesmo tempo, enquanto na groselha vermelha a floração ocorre mais cedo.
A groselha preta precisa de muito mais umidade, e as safras vermelhas e brancas são muito tolerantes à seca. Ao mesmo tempo, esses arbustos também requerem muito mais luz. Eles também são mais resistentes à geada.
Quando começa a dar frutos?
Muitos residentes de verão estão preocupados com o ano após o plantio das mudas em que a groselha começa a dar frutos. Aqui, muito depende da variedade da groselha, da região em que ela é cultivada, de como é que se cuida, se todas as medidas agrotécnicas são seguidas. Por exemplo, as groselhas vermelhas e pretas entram no período de frutificação em momentos diferentes devido a diferenças na estrutura do arbusto. Na groselha preta, os botões das flores se formam nos galhos com um ano de idade. Por isso a primeira colheita aguarda o jardineiro no ano seguinte após o plantio da planta, mas desde que os cuidados sejam corretos. Você tem que entender que esta será uma pequena colheita. Mas a frutificação plena começa já a partir do terceiro ano de vida do arbusto.
Na groselha, os primeiros frutos amadurecem em galhos de dois anos, e uma colheita completa só pode ser colhida no quinto ano de vida.
Quantas vezes na vida uma groselha dá uma safra?
Os arbustos de groselha preta podem produzir safras de maneira estável em um só lugar por 15 anos. Mas, com a atenção cuidadosa do jardineiro, a vida plena do arbusto pode ser estendida. Aqui, o local de plantio, o solo, a variedade, a poda oportuna e outras medidas de cuidado desempenham um papel importante. O rendimento máximo pode ser obtido aos 5-6 anos de vida. Além disso, diminuirá gradualmente. O arbusto requer periodicamente poda anti-envelhecimento. Para fazer isso, todos os galhos de quatro anos são cortados de groselhas. Após o início dos quinze anos de idade, muitos residentes de verão arrancam arbustos e plantam outros.
Com a groselha, as coisas são um pouco diferentes. Os arbustos podem ficar em um lugar e dar frutos com sucesso por 20 anos ou até mais. A poda anti-envelhecimento envolve a remoção de ramos com mais de 5 a 6 anos.
Por que a frutificação para?
A frutificação da groselha preta e de outras groselhas pode ser interrompida por vários motivos.
O primeiro deles é a idade do arbusto. Quanto mais velhas forem as passas, menor será o rendimento. Um sinal claro do envelhecimento da árvore é a casca cinza. Além disso, os rebentos envelhecidos podem dar um aumento de apenas 10-15 cm Os botões começam a desenvolver-se mal, as groselhas florescem, mas os frutos não se formam, como resultado, os ramos secam e morrem.
Mas se as passas pararam de dar frutos, isso nem sempre significa que estão velhas. Tais consequências podem ser causadas pelo espessamento da mata, falta de umidade ou sol, aparecimento de doenças ou pragas. Nesses casos, você precisa fazer algo, mas primeiro precisa identificar o problema. Quando o arbusto está engrossado, vale a pena podar, retirando todos os galhos velhos e danificados. Você também pode apertar os topos para estimular o crescimento. Se houver irrigação insuficiente, é necessário corrigir. Para fazer isso, basta controlar o teor de umidade do solo. Quanto às pragas e doenças, a prevenção deve ser realizada na primavera, verão e outono. Existem muitos meios para isso.
Se uma groselha jovem já frutifica mal desde o início, deve-se pensar em transplantá-la para um lugar mais favorável, onde receba luz suficiente, mas fique à sombra por algum tempo.
Como prolongar a vida de um arbusto?
Para que a planta agrade o jardineiro por muitos anos, vale a pena realizar procedimentos simples.
- Se você quiser ver as groselhas em seu local o maior tempo possível e obter uma colheita completa, você precisa cuidar do local de pouso correto com antecedência. Em primeiro lugar, a área com groselhas deve ser protegida da luz solar direta durante os períodos de calor extremo. Eles não gostam de groselhas e correntes de ar, então o melhor lugar para eles é na cerca, onde há proteção do vento.
- Na hora de escolher uma variedade, vale a pena conferir com o vendedor antecipadamente os cuidados a serem realizados, porque às vezes uma certa variedade pode ter seus próprios requisitos para a tecnologia agrícola. As mudas devem ser adquiridas em viveiros especializados. Então, há uma grande probabilidade de que a planta crie raízes bem e dê uma colheita completa por muitos anos.
- Para a existência favorável de arbustos de groselha e sua longa vida, é imperativo aplicar fertilizantes... No início ou no meio da primavera (dependendo da região de cultivo), as passas devem ser alimentadas com fertilizantes de nitrogênio, que contribuirão para o crescimento da massa verde, boa floração e mais ovários. Este top curativo pode ser feito na primavera e no início do verão. No outono, você pode alimentar os arbustos com potássio e fósforo, mas já excluir o nitrogênio. Isso só pode prejudicar a planta.
- Para proteger contra todos os tipos de doenças fúngicas na primavera, os arbustos precisam ser tratados com líquido bordalês ou sulfato de cobre. Se as frutas já apareceram nos arbustos, a Fitosporina será um remédio seguro para combater infecções fúngicas.
- Certifique-se de prestar atenção à poda, remover galhos velhos e danificados a tempo, bem como aqueles que não darão mais frutos... Para ativar o crescimento dos rebentos jovens, os topos devem ser beliscados.
- Outro ponto importante será a remoção oportuna de ervas daninhas., pois não só estragam a aparência do local, mas também obstruem o espaço, tirando nutrientes dos arbustos. Além disso, o solo ao redor dos arbustos deve ser afrouxado periodicamente: é assim que o ar penetra nele, o que também é necessário para as raízes.
- É necessário fornecer passa de Corinto e regar no devido tempo. Aqui você precisa ser guiado pelo clima. Basta verificar se o solo está seco ou úmido e regar.
- Para manter a umidade por mais tempo, e as ervas daninhas aparecem com menos frequência, o solo ao redor dos arbustos pode ser coberto com cobertura morta. Turfa, serragem ou palha são adequados como cobertura morta.
Todas essas medidas irão prolongar a vida do arbusto para admirar sua aparência saudável e bela e obter uma rica colheita por muitos anos.
O comentário foi enviado com sucesso.