Tudo sobre o transplante de groselhas no outono
Em alguns casos, o transplante de groselha de outono é muito mais adequado para a cultura do que o de primavera. É efectuado respeitando várias condições, a principal das quais é o cumprimento dos prazos: tem de ser a tempo antes do início das primeiras geadas.
Peculiaridades
A necessidade de transplantar as groselhas para um novo lugar no outono surge por vários motivos. Por exemplo, isso pode ser justificado pelo fato de que a cultura não se sente bem na área inicialmente selecionada - está doente ou dá poucos frutos, apesar dos cuidados regulares. Um motivo bastante comum é o empobrecimento do solo, devastado tanto pela própria groselha quanto por seus vizinhos. Acontece que o procedimento de outono é realizado para rejuvenescer um arbusto velho ou para combater plantações espessas, quando alguns exemplares em crescimento começam a interferir em outros. Finalmente, uma transferência para outro local é necessária se o território ocupado for necessário para outras necessidades, por exemplo, construção.
Quanto mais jovem a planta transportada, mais rápido ela se adapta ao novo local de residência. No entanto, apenas uma planta adulta é adequada para o transplante no outono: em mudas e arbustos jovens, o sistema radicular está tão mal desenvolvido que simplesmente não tem tempo suficiente para enraizar em um novo lugar. Para que a cultura se enraíze com mais rapidez, é necessário observar a temperatura do solo adequada ao seu sistema radicular - ou seja, a terra não deve estar congelada. Outra condição importante para o plantio de outono é manter a integridade do sistema radicular.
A escolha da etapa final da safra para o procedimento permite contar com a colheita do próximo verão. No entanto, o movimento de queda não é categoricamente adequado para regiões famosas pela chegada precoce do tempo frio.
Cronometragem
O mês e a data em que o arbusto será transplantado geralmente são determinados pelo jardineiro de forma independente, de acordo com as condições climáticas atuais e a temperatura observada. Por exemplo, na faixa do meio, incluindo na região de Moscou, você pode mover os arbustos da segunda década de setembro para a primeira década de outubro. A época do procedimento nas regiões sul, via de regra, se aproxima de novembro.
Uma data muito tarde ameaça que a cultura não será capaz de se enraizar antes do início da geada, e ela morrerá, mas um procedimento muito cedo, antes da segunda década de setembro, não pode ser menos problemático. No segundo caso, a groselha, devido à irrigação intensiva, vai liberar rapidamente folhagem fresca, que, com a chegada do frio, vai congelar tudo, inclusive os botões dos frutos. Novamente, todos os esforços serão direcionados para o cultivo de novos brotos em vez de fortalecer as raízes, e tudo terminará com a morte da planta no inverno.
Preparação
Para que a transferência de cultura para um novo habitat permanente seja bem-sucedida, o procedimento deve ser devidamente preparado.
Um lugar
O arbusto de baga vai se sentir bem em uma área ensolarada e úmida, mas com presença de um pouco de sombra. Em princípio, a planta sobreviverá ao transplante em sombra parcial, mas seu rendimento será significativamente afetado - isso é especialmente importante para os frutos vermelhos amantes da luz.
As groselhas devem ser plantadas em uma superfície plana ou em uma pequena colina. A presença de terras baixas levará à estagnação do ar frio e da água após a precipitação ou neve derretida e, portanto, à decomposição do sistema radicular.Colinas e encostas, ao contrário, levarão a uma ingestão insuficiente de umidade, além disso, esses lugares são fortemente soprados e mal aquecidos, e a umidade evapora das raízes muito rapidamente.
A água subterrânea não deve ficar perto da superfície - sua profundidade mínima é de 1,5 metros. Além disso, é importante manter um vão de pelo menos dois metros das árvores frutíferas existentes. Uma vantagem para a cultura será a proteção contra correntes de ar, por exemplo, na forma de cerca.
É bom se for o lado sul ou sudoeste do local, longe de árvores grandes. Os melhores precursores da groselha são o feijão, o milho e a batata.
Solo e poço
Para colheitas de baga, solo franco-arenoso, abundantemente aromatizado com matéria orgânica, é adequado. Basicamente, adequados para as plantas são chernozems e margas, que também são alimentados com fertilizantes orgânicos e minerais. As dimensões da cova são determinadas em função do tamanho do sistema radicular - em média, a profundidade é de 50 centímetros e a largura e o comprimento são de 60 centímetros. Anteriormente, em algumas semanas, a terra era cavada até a profundidade da baioneta da pá e limpa de ervas daninhas e raízes velhas. Se pretende transportar vários arbustos, é importante deixar cerca de um metro e meio livre entre eles.
Solos pesados requerem necessariamente a organização de uma camada de drenagem de seixos, pedaços de tijolo ou cascalho. Isso é especialmente importante para groselhas vermelhas e brancas. É permitido ainda cobrir um terço do sulco com areia, o que vai acelerar a retirada do excesso de líquido. O fundo do buraco cavado também é necessariamente coberto com uma mistura de nutrientes de turfa, um balde de composto, 250 gramas de superfosfato e um litro de cinza de madeira triturada. Alguns jardineiros irão imediatamente preencher o buraco até a metade com este composto.
Antes de plantar, não se deve esquecer de verificar a acidez do solo. O pH deve ser neutro ou ligeiramente alcalino, caso contrário, será necessária uma desoxidação adicional.
arbusto
A poda de um arbusto de groselha é realizada várias semanas antes do transplante. Durante o procedimento, devem ser retirados brotos danificados, doentes e enfraquecidos, bem como aqueles com idade acima de 5 anos. Além disso, ramos longos devem ser cortados em um comprimento igual a 50 centímetros. Tal solução permitirá que o arbusto direcione todas as suas energias para o desenvolvimento do sistema radicular. A altura da bucha cortada deve atingir 50-55 centímetros.
Você também precisará desenterrar as groselhas de uma certa maneira. Em primeiro lugar, um círculo de projeção da coroa é desenhado no chão, que então se expande por mais 15-20 centímetros. A planta é cavada de acordo com as marcações até uma profundidade de 40 centímetros e, em seguida, um pedaço de terra, no qual as raízes estão escondidas, é empurrado com uma baioneta. A pá deve ser colocada em um ângulo para erguer as raízes e levantá-las junto com o solo.
Ao mesmo tempo, você pode usar as mãos para puxar as groselhas pelos galhos grossos da base. Se, após a remoção da amostra do solo, descobrir que o sistema radicular está podre, será necessário limpar o solo e, em seguida, retirar as áreas danificadas. Seria bom mergulhar as raízes por um terço de uma hora em um balde no qual uma solução fraca de permanganato de potássio é diluída. Além disso, você pode usar um estimulante de crescimento.
Se necessário, na mesma etapa, a mata é dividida em várias outras independentes. Via de regra, são formadas 2 a 4 partes, cada uma com brotos saudáveis e botões desenvolvidos nas raízes. Primeiro, o arbusto é examinado cuidadosamente e depois dividido nos fragmentos desejados com uma ferramenta afiada. As raízes são lavadas e processadas da mesma forma que no transplante convencional de groselha.
Tecnologia
Para transplantar adequadamente uma groselha adulta, você precisará encher o buraco cavado com alguns baldes de água. Quando toda a umidade for absorvida, um pequeno monte deverá ser formado no centro da depressão. O arbusto é instalado diretamente sobre ele, e os ramos de seu sistema radicular são uniformemente endireitados nas laterais. É importante que em relação aos pontos cardeais se localize da mesma forma que no antigo local.
Naturalmente, se for decidido transplantar a cultura junto com um torrão de terra, não será necessária uma elevação adicional. A planta será simplesmente baixada para um buraco, coberta com mistura de solo e regada com água. Um transplante de bola de terra é mais adequado para arbustos saudáveis. Após a retirada da groselha, ela é colocada em um pedaço de filme ou em uma tigela. A eliminação do coma de terra é necessária quando esporos de fungos ou larvas de pragas podem ser observados no solo, ou quando um arbusto é desenterrado para fins de divisão.
Enquanto uma pessoa fixa as groselhas em um estado imóvel, a outra preenche o buraco com um substrato solto. Para evitar o aparecimento de vazios de ar em que a água pode se acumular, a planta precisará ser sacudida várias vezes sem levantar. O solo ao redor do arbusto transplantado é destruído. É extremamente importante que o colo da raiz finalmente se eleve 5 centímetros acima do nível do solo. O tronco é circundado por um fosso de tamanho médio que contém 20 litros de água. Após a conclusão, a trincheira e o espaço perto do tronco são cobertos com palha, turfa e folhagem seca.
Cuidados de acompanhamento
Os cuidados adicionais com as groselhas pretas, vermelhas e brancas são ligeiramente diferentes. Uma planta que dá frutos com bagas pretas gosta muito de líquidos e, portanto, requer irrigação abundante. A rega diária começa imediatamente após o transplante e continua até que o arbusto crie raízes - pelo menos 3 baldes para cada instância. No futuro, as groselhas exigirão umidade uma vez por semana. Galhos de outras árvores cobertos com folhas não devem ficar pendurados sobre os arbustos, caso contrário, haverá a possibilidade de infecção por doenças fúngicas.
As colheitas vermelhas e brancas também requerem uma boa rega nas primeiras duas semanas. No entanto, ao contrário do preto, eles reagem mal ao pantanoso e, portanto, não se deve esquecer o arranjo preliminar de drenagem de pequenos seixos. A propósito, o buraco para a groselha é cavado em um tamanho maior do que para a preta, devido à estrutura diferente do sistema radicular.
A rega da lavoura deve ser sempre acompanhada de afrouxamento do solo, o que acelera o fluxo de oxigênio para as raízes. Perto do arbusto, a escavadeira aprofunda 7 a 10 centímetros e perto da trincheira - 15 a 18 centímetros. Com a precipitação frequente, a quantidade de umidade introduzida é reduzida, caso contrário, a planta ficará molhada. O curativo superior após o transplante de outono da cultura não é necessário. Porém, seria correto fazer um tratamento preventivo com uma solução de calda bordalesa a 1%, que protege contra doenças e pragas, ou com um fungicida. Antes do inverno, o círculo do tronco precisará ser fechado com cobertura morta de turfa ou palha, formando uma camada de 20 centímetros de espessura.
Os galhos do arbusto devem ser amarrados em um cacho e cobertos com galhos de abeto. Quando a primeira neve cair, será possível usá-la para isolamento adicional da copa.
O comentário foi enviado com sucesso.