Nuances de poda de groselha preta na primavera
A poda competente e oportuna de arbustos de groselha pode prolongar a vida de uma planta, bem como aumentar significativamente a quantidade de colheita. A poda primaveril é realizada para remover os caules congelados e doentes. O procedimento é simples, mas deve ser realizado de acordo com algumas regras. Caso contrário, o arbusto pode ser prejudicado.
A necessidade de um procedimento
Como já mencionado, a poda da primavera deve ser realizada para remover os brotos mortos e doentes. Existem também outras razões pelas quais este procedimento é considerado importante e necessário. Eles são os seguintes.
- Se os brotos forem expostos a qualquer doença, eles se tornam o objeto da atenção de insetos e bactérias nocivas.... Eles podem passar de caules doentes para saudáveis. Então, todo o arbusto estará em perigo.
- A maior parte da colheita provém de rebentos que têm entre 1 e 3 anos. A partir dos 5 anos, os brotos praticamente não dão frutos, mas tiram parte do alimento do mato. É melhor livrar-se deles. Mas essa regra se aplica a groselha preta. O vermelho dá mais frutos nos talos velhos, por isso é melhor livrar-se do excesso de rebentos jovens aqui.
- Cortar alguns dos brotos estimula a redistribuição de nutrientes, o que também leva a maiores rendimentos.
Na primavera, os brotos são colhidos em maior extensão para aumentar a produtividade. O papel secundário do procedimento é o apelo estético do arbusto. Após a poda, os arbustos de groselha ficam limpos e bem tratados.
Cronometragem
A poda da groselha é melhor realizada nos primeiros meses da primavera. Mas você precisa se concentrar nas condições meteorológicas. Se ainda houver neve no solo e as geadas continuarem, é melhor adiar o procedimento... É aconselhável fazer a poda no momento em que a neve está praticamente derretida e a temperatura do ar é de 0 a 5 graus.
Se isso for feito em uma temperatura mais baixa do ar, a groselha pode congelar, uma vez que tais manipulações enfraquecem suas propriedades protetoras. Quando o tempo está estável lá fora e os botões já estão aparecendo nos arbustos, a poda também é perigosa, pois você pode reduzir o volume da futura colheita.
Como aparar corretamente?
Existem 2 tipos de poda primaveril de arbustos de groselha. Um é o rejuvenescimento e o outro é a formação. A poda formativa é recomendada a cada primavera. Isso é necessário para remover brotos desnecessários e estimular o desenvolvimento de novos brotos.
A poda formativa de arbustos de groselha é realizada em 4 etapas:
- imediatamente após o plantio da muda, é necessário cortar o broto (o ponto de corte fica logo acima da quarta gema);
- depois de um ano, os caules crescidos precisam ser ainda mais encurtados em cerca de 30% do comprimento total;
- depois de um ano, você precisa cortar os brotos que são os competidores mais próximos dos caules mais fortes;
- depois de mais um ano, você precisa beliscar novamente os brotos.
Conforme o arbusto cresce, o procedimento deve ser repetido. A formação é necessária para a forma e aparência limpa dos arbustos. A poda rejuvenescedora é recomendada para arbustos velhos que continuam a dar frutos. Se houver groselhas no quintal com mais de 10 anos, elas precisam ser cortadas em breve. Como resultado da poda, devem permanecer tocos curtos (não mais de 3 cm do solo). Depois de aparar, escalde o cânhamo restante com água quente.Isso é necessário para desinfetar as hastes. Após esse tratamento, brotos jovens e saudáveis começarão a aparecer.
Se houver arbustos com menos de 10 anos, eles também podem ser podados rejuvenescidos. Nesse caso, a necessidade do procedimento é retirar brotos com mais de 4 anos. Eles precisam ser removidos na raiz, e os caules restantes devem ser encurtados em cerca de 1/4.
Um esquema passo a passo para a poda de primavera de arbustos de groselha é o seguinte.
- Primeiro você precisa determinar e, em seguida, podar galhos doentes e secos... Atenção especial deve ser dada aos brotos doentes, pois eles podem infectar ramos saudáveis.
- Em seguida, você precisa podar ou até mesmo remover galhos com 4 a 10 anos. Isso deve ser feito sem falta, pois tiram muita força e nutrientes do mato, e o rendimento é pequeno e de baixa qualidade.
- Também é recomendável eliminar os brotos que estão no solo ou nas proximidades. No verão, quando as folhas aparecem no caule, esses galhos não suportam o peso. Como resultado, eles não receberão luz solar, o que significa que a colheita não será importante.
- Agora você precisa se livrar dos chamados ramos de engrossamento. Sua peculiaridade reside no fato de que não crescem para fora do centro, mas para dentro. Se isso não for feito, haverá pouca ventilação dentro do arbusto. Existe o risco de desenvolver infecções fúngicas.
- Depois de todas as manipulações anteriores, 5 a 7 dos brotos mais fortes e mais jovens devem permanecer. Eles também precisam ser encurtados em cerca de 30% do comprimento disponível.
- Em seguida, você precisa processar os rebentos com 2 a 3 anos de idade. Aqui você precisa remover galhos concorrentes e aparar um pouco os topos.
Conforme necessário, este procedimento deve ser realizado para cada arbusto de groselha.
Vale ressaltar que o momento do corte dos arbustos de groselha depende das condições climáticas, portanto, da região de crescimento. O procedimento deve ser realizado da seguinte forma:
- regiões do sul - no início de março;
- faixa do meio - no período de março a abril (aqui é preciso focar nas condições meteorológicas, já que a primavera pode ser adiantada ou tardia);
- para a região de Moscou o mês mais adequado é abril;
- Ural, Sibéria e região de Leningrado - final de abril ou início de maio.
Nas regiões do norte, a poda só deve ser feita em climas quentes. Caso contrário, as geadas de retorno podem destruir o arbusto.
Cuidados de acompanhamento
Após a poda, todos os ramos desnecessários devem ser descartados sem falha. Em nenhum caso devem ser deixados no território da trama pessoal, pois ainda podem ser portadores de doenças. Além disso, os cuidados de acompanhamento são importantes. Consiste em cobrir todos os cortes e feridas. Para isso, você deve usar uma pasta ou var. Essas preparações ajudarão a reduzir o estresse que a planta recebe da poda.
Além disso, não se esqueça de alimentar o arbusto. Jardineiros experientes recomendam o uso de um fertilizante mineral complexo, que inclui fósforo, nitrogênio e potássio. Se você quiser usar fertilizantes orgânicos, você pode fazer estrume podre. O uso fresco não é recomendado, pois as raízes da groselha podem queimar. Se a poda for realizada em tempo hábil e corretamente, os arbustos estarão sempre limpos e com bom porte. O mais importante, durante o procedimento, não se desvie das regras e não se esqueça dos cuidados posteriores.
O comentário foi enviado com sucesso.