Podando groselhas no outono
Os arbustos frutíferos estão sujeitos a poda obrigatória, caso contrário, começam a frutificar mal. Isso também se aplica a groselhas, que muitas vezes podem ser encontradas em áreas suburbanas. Como o arbusto cresce fortemente ao longo do ano, deve ser desbastado antes do inverno, mas isso deve ser feito corretamente para não prejudicar a planta.
Para que serve?
Os arbustos de groselha são um dos tipos de frutas mais comuns em chalés de verão. Com um pouco de poda e muito cuidado, dão uma farta colheita de frutos silvestres no verão. Jardineiros inexperientes acreditam que a poda da groselha no outono é feita da mesma maneira que a preta, mas isso não é verdade. Este arbusto é cortado da mesma maneira que as groselhas. A poda de qualquer planta envolve primeiro a identificação e remoção de madeira morta, doente e moribunda. Além disso, todas as hastes que apontam para dentro ou penduradas perto do solo devem ser removidas.
A groselha deve ser podada para:
- prevenir o congestionamento no centro do arbusto, pois o espessamento pode reduzir o fluxo de ar e provocar doenças como o oídio;
- aumentar a produtividade;
- rejuvenescer o arbusto.
O produtor precisará remover ramos bienais, caules acinzentados e velhos. Em média, eles conservam de oito a doze melhores rebentos no arbusto, o que vai deliciar você com uma colheita boa e saudável. A groselha dá frutos nos ramos do ano anterior, portanto, a poda inadequada resultará na remoção de ramos que terão de crescer no próximo ano. Os rebentos com 2 a 4 anos de idade são os que produzem mais frutos no mato, mas devem ser removidos assim que completam quatro anos. Isso deve ser levado em consideração durante a poda de outono do arbusto. Os arbustos de frutas são podados quando já estão adormecidos, ou seja, o processo de escoamento da seiva termina. No sul do nosso país é final de novembro, na faixa do meio e na região de Moscou - início de setembro.
Você sempre precisa se concentrar nas condições climáticas e na região onde o arbusto cresce.
Ferramentas necessárias
Para o procedimento, você precisará de uma faca de jardim ou podador. É preferível cortar ramos mais grossos com tesoura de poda, pois o corte é uniforme e não exige muito esforço. Todos os instrumentos são necessariamente processados. É melhor usar uma solução de permanganato de potássio ou água sanitária. O podador é limpo cada vez que passam de arbusto em arbusto para não transmitir uma possível infecção.
Tipos e esquemas de poda
Todo jardineiro que cultiva groselha no local deve aprender a cortá-la corretamente para não prejudicar o arbusto. A poda de outono é importante, é uma das etapas do preparo da groselha para o frio. Para o inverno, o velho arbusto precisa ser rejuvenescido, mas isso deve ser feito duas semanas antes do início da geada. Na primavera, a preparação para a frutificação é uma etapa completamente diferente no cuidado de um arbusto. O rejuvenescimento da groselha branca segue o mesmo princípio.
Para iniciantes, o esquema de poda de groselha é o seguinte:
- um arbusto recém-plantado não requer poda durante o inverno nos primeiros 4 anos, exceto para a remoção de galhos doentes, danificados e mortos;
- novos ramos (do ano corrente) devem ser deixados, mas as que têm cerca de dois anos terão brotos laterais, são cortados em 2 botões - para que o jardineiro possa estimulá-los, melhorando a safra no próximo ano.
As groselhas teimosas, cultivadas em forma de cordão, devem ser aparadas por um método diferente. Reduza o tronco principal do ano atual em cerca de um quarto. Assim que a planta atingir a altura desejada, basta cortar o caule principal um botão acima dos galhos dos anos anteriores no início do outono de cada ano. Corte todos os rebentos laterais do caule principal para 1 botão de cada vez. Este tratamento ajudará a aumentar o número de bagas nos próximos dois anos.
Ao contrário das groselhas pretas, as groselhas vermelhas e brancas são geralmente cultivadas em caules curtos. Remova quaisquer botões ou brotos que tenham brotado nos primeiros 10 cm acima do solo para preservar a perna. A groselha dá frutos na base dos brotos, conhecidos como brotos "laterais". Eles crescem a partir dos ramos principais. Pode podar o arbusto no outono, de modo que sobrem de oito a dez galhos fortes e saudáveis a cada ano.
Em arbustos anuais, novos brotos são cortados pela metade no outono. Isso é feito até o botão voltado para fora para influenciar a direção do crescimento do rebento, visando um vidro aberto e centrado. No entanto, se o galho estiver baixo no solo, um botão voltado para cima é uma escolha melhor do que um botão voltado para fora. No inverno seguinte, os novos rebentos principais são reduzidos pela metade.
Depois de atingir o tamanho máximo ou preencher o espaço alocado, a poda se torna mais fácil. Todos os anos, no outono, todos os ramos do ano anterior são cortados em um botão. Remova os talos que se tornaram improdutivos e substitua-os por novos brotos que ajudarão a manter sua forma. Remova os galhos que estão pendurados no chão, pois os frutos neles podem apodrecer e infectar o arbusto.
Também existe outra opção de corte. A forma ideal de um arbusto de groselha cortado é em forma de xícara com o centro aberto. Os galhos com espaçamento uniforme devem ficar voltados para o meio do arbusto e não competir entre si pela luz solar disponível. Todos os ramos com mais de 4 anos são removidos. Como já dissemos, os melhores frutos, tanto em quantidade como em sabor, são obtidos em madeiras de 2 e 3 anos. Os ramos anuais não dão frutos e, à medida que envelhecem, sua produtividade diminui.
Com qualquer poda anual de outono, apenas cerca de 1/3 do total de ramos são removidos. Eles levam tudo até a base. A poda entre os botões ou brotos laterais resultará no crescimento vigoroso de pequenos ramos que engrossarão o arbusto e bloquearão a luz solar.
O jardineiro deve remover quaisquer brotos grandes que estejam no centro do arbusto no outono. Se a groselha tiver forma aberta, os ramos velhos, de cor mais escura e com casca escamosa, podem ser podados. É melhor usar um bom conjunto de tesouras de poda para realizar essa tarefa, pois os galhos maduros podem ser muito grossos e o corte precisa ser uniforme.
A madeira morta é fácil de detectar, pois será quebradiça e sem botões. Galhos danificados aparecem onde 2 brotos esfregam um contra o outro. Freqüentemente, nessas áreas, a casca está completamente ausente. Remova todos os galhos que crescem no centro do arbusto. Para que as groselhas tomem a forma de uma xícara, o centro deve ser desbastado qualitativamente. Uma das vantagens da fôrma aberta é a boa ventilação, pois diminui a chance de bolores nas folhas e frutos e também facilita a colheita.
Certifique-se de remover enteados - brotos retos únicos crescendo do solo ao redor do caule principal. Eles são cortados no chão. Galhos que crescem em cima uns dos outros também vão para o arrancamento, pois o de baixo ficará na sombra e não dará bons frutos. É melhor retirá-lo, pois os frutos localizados na parte superior são mais fáceis de colher... E finalmente, se o jardineiro precisa e quer ajustar o tamanho do fruto da groselha, então será necessário cortar no outono os brotos laterais de até 2 botões dos ramos do ano passado.
Cuidados de acompanhamento
O cuidado subsequente consiste em regar, processar e alimentar os arbustos em tempo hábil. A rega dos arbustos após o processamento no outono é feita apenas uma vez, então a água não é mais necessária. O solo ao seu redor pode ser coberto com cobertura morta. Para isso, utiliza-se casca e feno. Os fertilizantes podem ser adicionados com água. O nitrogênio não é aplicado após a poda de outono, pois estimula um novo crescimento e é desnecessário nesta fase. O potássio e o fósforo são os melhores fertilizantes, graças aos quais o arbusto vai aumentar a sua imunidade, e terá um bom abastecimento para a próxima colheita.
O processamento de arbustos também pode ser feito após a poda. Uma vez que as bagas já foram colhidas, você pode usar medicamentos mais fortes (como "Homa"). Plante groselhas em uma área cheia de sol com solo úmido, mas bem drenado, com um ph de 6-7 para minimizar a manutenção no outono.
Na primavera, cubra o solo ao redor da base das plantas antes de podar e aplique fertilizante, repita após a poda.
O comentário foi enviado com sucesso.