Tudo sobre poda de groselha
A poda da groselha é um procedimento que ajuda a modelar, rejuvenescer o arbusto e aumentar o seu rendimento. Se você recusar, notará não só o baixo rendimento da groselha, mas também o enfraquecimento gradual da planta, que pode ser seguido por sua morte. É impossível evitar isso sem podar. Portanto, você não deve desistir.
A necessidade de um procedimento
A poda da groselha é realizada anualmente e é realizada para:
- formação de arbusto;
- remoção de ramos danificados e afetados por pragas;
- rejuvenescimento do mato.
Independentemente do tipo de poda, o procedimento é vital para a planta. Nos primeiros anos de vida de um arbusto, a poda ajuda a moldar sua forma. E no futuro, permite aumentar a quantidade de safra, fortalecer a saúde da planta e prolongar sua vida útil. A remoção oportuna de brotos enfraquecidos e danificados permitirá:
- garantir o acesso desimpedido de nutrientes ao ovário;
- reduzir a probabilidade de infecção do arbusto com cogumelos e líquenes;
- prevenir o ataque de pragas e o desenvolvimento de doenças que podem levar à morte do mato;
- renove arbustos velhos e obtenha regularmente uma grande colheita.
Quando é a melhor época para podar?
O período mais favorável para a poda de um arbusto de groselha é o final do outono. Nesse momento, a planta entra em um período de dormência. Isso significa que é impossível prejudicá-lo excluindo ramos. Vale ressaltar também que a poda do arbusto pode ser realizada não só no outono, mas também em qualquer outra época do ano. A primeira poda do arbusto é feita durante o plantio - no início da primavera. Os topos dos rebentos superiores na altura de três botões estão sujeitos a remoção. Isso permite um crescimento forte e saudável e a formação adequada de arbustos. Observe que a poda da primavera deve ser feita antes que os botões apareçam na planta.
Um ano depois, a poda é feita em julho. Os ramos são encurtados em 15 cm, o que permite ativar o crescimento dos rebentos laterais e despertar os botões subterrâneos. No verão, após a colheita dos frutos, deve-se fazer outra poda. Para uma planta no segundo ano de vida, será acompanhada pela retirada de um grande número de brotos. Nesse caso, não sinta pena do arbusto. Todos os ramos devem ser cortados, deixando apenas os mais poderosos. Eles assumirão o papel de ramos esqueléticos. Importante: a retirada dos brotos excedentes deve ser feita no mês de agosto, e somente após o término da colheita.
No terceiro ano de vida do arbusto, o esquema do ano anterior se repete. O principal é remover todos os brotos doentes, fracos e danificados. Sua presença interfere no bom desenvolvimento da planta. Quando o arbusto chega aos cinco anos, o jardineiro deve cuidar de seu rejuvenescimento e remover todos os galhos velhos. Isso é feito no verão, após a colheita. Galhos com 5 anos ou mais devem ser completamente removidos cortando-os acima da superfície do solo. A poda posterior é realizada de acordo com o esquema já conhecido, em conformidade com todos os termos e recomendações. Ao planejar uma poda, é necessário levar em consideração as condições climáticas de cada região.
Em áreas com clima instável e mudanças bruscas de temperatura, é recomendável recusar a poda de outono. Nesse caso, é realizado na primavera. Isso evitará queimaduras de frio nas partes superiores durante o inverno.
Tecnologia de corte
Para que a poda dê os resultados esperados, ela deve ser feita corretamente. Antes de prosseguir diretamente para o trabalho, você precisa se familiarizar com o esquema de corte. Deve ocorrer em várias etapas.
- Poda sanitária. Realizado anualmente. Permite limpar arbustos.
- Formação de Bush. Realizado nos primeiros anos de vida da planta. Permite que você forme um arbusto.
- Rejuvenescimento de plantas. Realizado anualmente depois que o arbusto atinge a idade de cinco anos.
Sanitário
A poda sanitária limpa os arbustos. Envolve a remoção de:
- ramos danificados e secos;
- brotos engrossando o arbusto;
- ramos com madeira verde;
- brotos deformados;
- ramos doentes.
Observe que, ao realizar a poda sanitária, muitas vezes é possível identificar ramos afetados por infecções ou pragas. Após retirá-los do arbusto, eles devem ser queimados. Isso deve ser feito para evitar a propagação da doença.
Formativo
A poda formativa da groselha é realizada nos primeiros anos de vida da planta. Uma planta pode ser considerada madura quando tem cerca de 20 ramos, que têm de 1 a 5 anos.
A formação do arbusto começa a partir do momento em que é plantado. A planta jovem é podada, durante a qual todos os brotos devem ser encurtados. No outono, 5 a 7 brotos aparecerão em seus lugares, a maioria dos quais também será removida. Não devem sobrar mais do que 5 brotos, cortando-os em 15-20% do comprimento.
Rejuvenescedor
Antes de começar a rejuvenescer seu arbusto, você precisa saber como podá-lo corretamente. Existem 4 maneiras de podar um arbusto de groselha.
- No ringue. Este método de poda envolve a retirada total dos ramos, é utilizado nos casos em que é necessário rejuvenescer o arbusto. O corte é feito na base do galho, após o qual são tratados com antimicrobiano e verniz de jardim. Isso evitará a infecção do arbusto e também acelerará o processo de cicatrização.
- O rim. A poda de gemas é usada quando o objetivo final é regular o desenvolvimento de ramificações. Se a poda foi feita em um botão voltado para o centro do arbusto, os brotos novos crescerão para dentro, tornando o arbusto mais espesso. Se o corte foi feito em um botão externo, os brotos crescerão a partir do centro. Isso ajudará a melhorar o acesso à luz solar.
- Beliscando. O método de beliscar envolve a remoção da parte superior dos galhos. Este método permite estimular o crescimento de novos brotos.
- Com a tradução. A poda de groselha com translação é realizada nos casos em que o ramo velho ainda dá uma boa colheita. Escolha um corte lateral que tenha bom potencial de frutificação. Todo o branch após uma bifurcação deve ser excluído. Este esquema de poda permite rejuvenescer parcialmente o arbusto e preservar os ramos antigos, mas frutíferos.
Observe que, no caso de arbustos negligenciados, a poda anti-envelhecimento é realizada em várias etapas. Os ramos antigos são removidos gradualmente, em intervalos anuais. Com uma poda única de um grande número de ramos, o arbusto pode morrer.
Como podar arbustos diferentes?
Ao podar um arbusto, você deve prestar atenção a que espécie a planta pertence. Conhecer alguns dos recursos ajudará você a entender quais fotos devem ser removidas. Por exemplo, a groselha preta tem um período de frutificação não muito longo. O maior número de ovários pode ser visto nos ramos por 2-3 anos. A maioria das bagas está localizada nos botões centrais do ramo.
Isso sugere que:
- quando a poda é realizada, apenas os galhos com mais de 5 anos estão sujeitos a remoção;
- se houver 8 ou mais brotos com dois anos, é permitido retirar os ramos com mais de 3 anos;
- ao podar os brotos anuais jovens, um terço de seu comprimento é removido.
Se você planeja podar a groselha, deve levar em consideração o fato de que a duração de sua frutificação é muito mais longa. Os ramos com 5 a 8 anos ainda produzem uma boa colheita. Levando esses fatos em consideração, podemos dizer que:
- apenas os ramos com mais de 8 anos estão sujeitos à remoção completa;
- o número de brotos que devem ser deixados nos arbustos aumenta para 12 peças;
- não há necessidade de remover regularmente a parte superior dos brotos, isso só é feito se estiver danificada.
Essas recomendações se aplicam a plantas mais antigas que requerem rejuvenescimento. A poda de passas jovens é feita de acordo com um esquema único, independentemente da espécie a que pertença a planta.
Cuidados de acompanhamento
Ao remover galhos, você deve primeiro entender que se trata de um dano mecânico. A primeira coisa a fazer é processar o site cortado. Recomenda-se o uso de antimicrobianos e verniz de jardim. O primeiro irá impedir que as bactérias entrem na planta, o último irá acelerar o processo de cicatrização. Todo jardineiro deve lembrar que mesmo a poda mais precisa dos ramos, feita de acordo com todas as regras, é um grande estresse para a planta. Isso sugere que, na ausência de cuidados adequados, o arbusto pode adoecer e morrer. Isso pode ser evitado introduzindo a alimentação correta. Ter os nutrientes necessários ajudará a acelerar o processo de regeneração e evitar a ocorrência de efeitos indesejados.
A cobertura é selecionada levando-se em consideração o momento em que a poda foi realizada. Após a retirada dos ramos na primavera, deve-se introduzir um fertilizante mineral complexo, que deve conter fósforo e potássio. Segundo jardineiros experientes, a opção ideal para apoiar um arbusto de groselha seria:
- superfosfato;
- Cloreto de Potássio;
- ureia;
- ammophoska.
No outono, o arbusto sofre uma escassez aguda de fósforo e potássio. Além disso, a planta precisa de fertilizantes orgânicos. Observe que os fertilizantes orgânicos são mais eficazes quando são colocados no solo e cobertos com terra.
Erros comuns
A poda da groselha é um processo bastante complicado. Se realizado de forma incorreta, pode destruir a planta.
Aqui estão os erros mais comuns que levam à morte de um arbusto.
- Negligenciando os tempos de poda recomendados. Na maioria das vezes, os jardineiros cometem esse erro ao fazer a poda da primavera. Deve ser realizado antes do início dos processos de fluxo de seiva na planta. A violação desta regra levará à morte da planta. Também é importante notar que a poda não deve ser feita muito cedo. Deve ser executado após a ameaça de geada. Caso contrário, existe o risco de topos congelados.
- Manuseio impróprio de ferramentas e ramos. Antes de iniciar o trabalho, toda a ferramenta deve ser cuidadosamente processada. Se isso não for feito, a planta pode ser infectada por bactérias, fungos e outros patógenos que causam doenças graves. A recusa em realizar o processamento do ponto de corte não é menos perigosa. A razão é a mesma - o risco de penetração de microrganismos prejudiciais.
- Exclusão errada de ramos. Embora a poda seja um procedimento necessário, você não pode remover um grande número de ramos. Somente os galhos que interferem na planta são passíveis de poda. Você só precisa cortá-los quando estiverem gravemente danificados, enfraquecidos ou engrossarem o arbusto. A remoção descontrolada de um grande número de ramos levará à morte do arbusto.
Com a poda adequada das groselhas, o jardineiro poderá obter uma rica colheita e melhorar significativamente sua qualidade. O principal é seguir o procedimento de acordo com todas as recomendações e seguir o esquema.
O comentário foi enviado com sucesso.