Tudo sobre poda de groselha na primavera
Na maioria dos jardins, as groselhas ocupam um lugar de destaque. Isso se deve em parte ao fato de que esses arbustos são fáceis de cuidar. Como resultado, os residentes de verão costumam começar vários tipos de groselha ao mesmo tempo. Um ponto importante no cultivo dessa cultura é a correta formação do mato.
A necessidade de um procedimento
A poda da groselha na primavera é um procedimento muito importante. Muitas vezes, em rebentos antigos, é possível notar vestígios de doenças, bem como a presença de pragas. Vale ressaltar que o volume principal dos frutos é fornecido pelos ramos, cuja idade não ultrapassa os três anos. Isso se aplica principalmente às variedades de groselha preta, já que no vermelho, os ramos com quatro anos e mais velhos dão um rendimento maior.
Além disso, a poda na primavera permitirá uma melhor redistribuição de alimentos dentro do arbusto, o que leva ao crescimento de brotos jovens. Como resultado, as groselhas dão rendimentos mais abundantes.
É necessário recorrer à remoção de ramos desnecessários também por motivos decorativos. É sempre agradável ver arbustos de groselha limpos e bem tratados.
Cronometragem
É melhor podar as groselhas na primavera, em março ou abril. Claro, é importante levar em consideração as condições meteorológicas. Para este procedimento, o tempo é mais adequado assim que a cobertura de neve derreter e a temperatura subir ligeiramente acima de zero no termômetro. No início da primavera, é recomendável remover o excesso de brotos nos arbustos a uma temperatura de 5 graus. Nesse momento, as groselhas ainda estão "dormindo" e os riscos de danos aos galhos são mínimos.
Dependendo das condições climáticas, os arbustos são podados em meses diferentes.
- Na região sul, o início da primavera, primeira quinzena de março, é considerado a época ideal.
- Na faixa do meio, os primeiros dois meses da primavera (março e abril) são marcados pela poda.
- Na região de Moscou, é recomendável remover o excesso de galhos no segundo mês da primavera.
- Na Sibéria, nos Urais e na região de Leningrado, a poda não deve começar antes de abril, mas melhor ainda no início de maio.
Deve-se ter em mente que esses prazos são aproximados. Você pode escolher a data com mais precisão levando em consideração apenas o clima. Por exemplo, se o inverno foi ameno no sul, você pode cortar os arbustos no meio do inverno. No entanto, é importante certificar-se de que não haverá geadas severas. Na faixa norte, ocorrem frequentemente geadas de retorno, por isso é melhor esperar até que a neve derreta.
Você não pode podar se os botões começaram a florescer nas groselhas. Isso pode ferir gravemente o arbusto. É claro que provavelmente não morrerá, mas a planta gastará muita energia para curar os cortes. Como resultado, isso afetará a colheita, tanto em termos de tempo quanto de volume.
Visualizações
Na primavera, as passas são podadas para rejuvenescimento e modelagem. É aconselhável familiarizar-se com cada tipo de poda separadamente para formar um arbusto bonito e saudável.
Formativo
Este tipo de poda deve ser feito anualmente. Ele permite que você remova brotos desnecessários em tempo hábil para ativar o crescimento de novos. Normalmente, a poda formativa consiste em quatro etapas.
- Após o plantio das passas, é necessário cortar os brotos um pouco acima da quarta gema.
- Depois de um ano, os brotos que cresceram devem ser encurtados em um terço.
- Depois de um ano, você precisa remover os galhos que interferem nos mais fortes.
- No ano seguinte, deve-se realizar o pinçamento dos brotos.
Nos anos subsequentes, deveriam ser podados ramos, que estavam entre os primeiros e atingiam a idade de quatro anos. O arbusto não precisa mais deles. Quanto ao resto das brotações, são tratadas de acordo com o plano durante os primeiros quatro anos. Como resultado, você pode obter um belo arbusto de groselha, composto por dez ou mais ramos.
O principal é não se esquecer de se livrar regularmente dos brotos desatualizados e deixar os mais novos.
Rejuvenescedor
Este procedimento só é necessário se as groselhas forem muito velhas, mas continuarem cedendo. É importante notar que os arbustos com mais de 10 anos devem ser podados com bastante força (restam cerca de 3 centímetros acima do nível do solo). A seguir, o cânhamo que sobra deve ser escaldado imediatamente com água quente.
Os arbustos mais jovens rejuvenescem removendo os brotos a partir dos quatro anos de idade. Este procedimento é realizado anualmente. Quanto ao restante dos ramos, eles foram reduzidos em cerca de 25 por cento.
Como podar diferentes arbustos corretamente?
Antes de podar as groselhas na primavera, você precisa inspecionar os arbustos e determinar se eles precisam deste procedimento. Para jardineiros novatos, a melhor opção seria remover os brotos com danos mecânicos ou afetados por doenças (pragas de insetos). Você pode identificar galhos para poda por uma série de sinais:
- casca rachada;
- a formação de ramos de líquen e outras inclusões estranhas na superfície;
- brotos secos e quebrados;
- o aparecimento de áreas pretas na casca;
- ramos caídos, bem como deitado no chão.
Quando os piores brotos são removidos, a idade dos que restam deve ser determinada. Para que a groselha dê uma colheita abundante, o arbusto deve incluir ramos de diferentes idades.
- Os rebentos do primeiro ano são bastante ralos, de cor verde, não existem ramos laterais.
- Os galhos de dois anos são semelhantes aos do primeiro, mas a casca deles já está ficando marrom.
- Os rebentos de três e quatro anos são castanho-escuros e ramos laterais.
- Em galhos de cinco anos (groselha preta) e de sete anos (vermelho), podem ser observados fragmentos de casca e líquen rachados.
Após determinar a idade, você pode remover com segurança todos os ramos, exceto cinco brotos jovens e cinco maduros. É muito importante aparar ramos com 5 anos ou mais. É necessário deixar os brotos mais saudáveis nos arbustos velhos e jovens. Vale a pena retirar com cuidado os galhos que vão para o mato.
Jardineiros experientes têm uma série de regras para maximizar a eficiência ao podar passas.
- O uso de ferramentas de qualidade e bem afiadas.
- É necessário cortar o broto para que não haja obstáculos no caminho do escoamento do suco.
Quando ficar claro para que serve a poda - para formar um arbusto ou rejuvenescê-lo - você pode escolher um método de poda.
- Basal é usado para remover completamente o broto. Isso é necessário se ele for afetado por doenças ou parasitas. Ao mesmo tempo, o cânhamo não deve ser deixado de forma que o restante do galho não apodreça e a raiz não infeccione. O corte deve ser localizado com a maior precisão possível no ponto do ramo da raiz do pescoço.
- Cortar a parte superior do broto, que tem um ou dois botões, ativa a ramificação. Usando este método, deve-se ter em mente que a planta nutre melhor os três botões superiores. Portanto, é importante deixar intacta a parte do galho em que os botões estão voltados para fora. Basta retirar os topos, sobre os quais crescem os ramos, que conduzem ao centro do arbusto.
- Retirada de todos os brotos laterais (poda "no anel"), para que o arbusto fique mais atualizado. Este método é mais frequentemente usado para groselhas pretas. Nesse caso, o corte deve ser feito apenas perpendicularmente à direção de crescimento do broto e colocado ao longo do ramo guarda. É importante não tocar no último e não deixar um toco ao remover o broto.
- Ao desbastar, cortam-se rebentos, o que confere ao arbusto uma densidade excessiva.Todos os ramos direcionados para fora devem ser deixados. A distância entre o rebento externo e o ponto de corte não deve exceder cinco milímetros. Isso manterá o toco o menor possível e não danificará o botão restante.
A poda mais simples de um arbusto de groselha inclui as seguintes regras, que é aconselhável seguir:
- um arbusto é formado de dez a vinte ramos;
- deve haver menos três brotos velhos do que jovens;
- a poda dos brotos de groselha é realizada nos meses de primavera (antes do fluxo da seiva), verão (após a colheita) e no outono (após a queda da folhagem);
- a poda de primavera deve obrigatoriamente incluir a retirada de galhos que impeçam o desenvolvimento normal do arbusto;
- para obter um grande número de rins, deve-se pinçar os topos.
Ao podar groselhas, é aconselhável que os iniciantes sigam os próximos passos.
- Em primeiro lugar, é executado o corte dos ramos doentes e secos, bem como dos feridos.
- Em seguida, você precisa remover todos os brotos com 4 anos ou mais. Produzem poucos frutos, mas ao mesmo tempo a planta gasta muita energia em sua manutenção.
- O próximo passo é podar os brotos caídos no chão, pois eles não receberão sol suficiente mesmo no verão.
- Depois disso, você pode cortar os galhos internos que tornam o arbusto muito grosso. Assim, as groselhas serão normalmente ventiladas e iluminadas de maneira uniforme. Isso, por sua vez, terá um efeito positivo no sabor dos frutos silvestres.
- Em seguida, você deve escolher os cinco rebentos jovens mais fortes e deixá-los. Para torná-los ramificados melhor, você pode encurtá-los em um terço.
- A última etapa é podar os galhos de dois e três anos. Todos os tiros concorrentes devem ser removidos. Você também deve cortar as pontas dos galhos com mais de 40-50 centímetros.
A poda de primavera de um arbusto de groselha parece um pouco diferente, uma vez que os novos brotos não aparecem tão ativamente como nos pretos. Para jardineiros iniciantes, é melhor seguir uma série de instruções.
- Retire os ramos velhos ou doentes, bem como os que não frutificam ou não crescem no interior do mato.
- O próximo passo é remover os brotos que dão uma colheita ruim.
- Em seguida, você precisa selecionar de três a quatro galhos fortes e encurtar o crescimento deles.
- Se os topos dos brotos estiverem secos, eles devem ser podados.
Velho
Os rebentos com cinco anos ou mais são removidos completamente se as plantas precisarem de rejuvenescimento. Após essa poda, o arbusto com certeza lançará novos ramos.
Novo
Ramos que não vivem mais de dois anos não são completamente cortados. Você só precisa apertar os topos. Isso permitirá que você forme a coroa correta e os brotos começarão a crescer na direção desejada.
Lançado
É bastante comum que os arbustos de groselha cresçam no local por muitos anos, mas sem os devidos cuidados. Como resultado, eles são negligenciados. Nesse caso, vale a pena fazer uma poda rejuvenescedora do arbusto. Para isso, é necessário remover os brotos secos e infectados. Isso será suficiente para a poda da primavera, e uma limpeza mais completa é realizada já nos meses de outono.
Cuidados de acompanhamento
Após a poda, os arbustos de groselha precisam de cuidados especiais. A primeira coisa a fazer é coletar e descartar as filiais remotas. Eles não podem ser deixados no jardim. Os brotos cortados podem conter pulgões, ácaros e esporos de fungos que podem ser transferidos para plantas saudáveis. Todo o lixo coletado deve ser queimado.
É importante tratar todas as feridas e seções. Isso ajudará os arbustos a se recuperarem mais rapidamente do estresse da poda. Para este procedimento, uma pasta especial ou um var de jardim é usado. Tais preparações podem ser adquiridas prontas em lojas especializadas ou feitas de forma independente. Por exemplo, colofônia, gordura animal e óleo de girassol podem ser misturados para obter a massa desejada. No entanto, jardineiros experientes recomendam o uso de produtos adquiridos.Seu custo é baixo, são exatamente adequados para o processamento de fatias e, ao mesmo tempo, são suficientes por muito tempo.
Além disso, após a poda, é importante alimentar os arbustos de groselha. A melhor opção seriam fertilizantes minerais complexos, que incluirão nitrogênio, potássio e fósforo. Como último recurso, você pode usar superfosfato ou ammophoska.
Os fertilizantes orgânicos, como estrume podre (vaca ou cavalo), também são adequados. No entanto, ao usá-los, é importante não queimar as raízes dos arbustos.
Erros comuns
Jardineiros com pouca experiência às vezes podem cometer alguns erros. Porém, sabendo-os com antecedência, você pode realizar adequadamente a formação de um arbusto saudável. Portanto, vale a pena examinar mais de perto os mais comuns.
- Executando o procedimento na hora errada. Isso geralmente acontece quando ainda está muito frio ou quando os rins já estão inchados.
- No processo de arquivamento, aparece o cânhamo. Através deles, pode ocorrer infecção dos arbustos com várias infecções.
- Falha ao tratar adequadamente feridas e cortes para evitar doenças.
- Poda com ferramentas ruins que podem lascar ou danificar a casca dos galhos.
- Poda sem seguir certos padrões.
- Removendo galhos novos em vez de velhos. Isso geralmente acontece devido ao equívoco de que grandes brotos proporcionam uma colheita mais abundante.
O comentário foi enviado com sucesso.