Poda de groselha no outono
Os jardins ornamentais estão se tornando cada vez mais populares, locais onde não há meta de fazer uma grande colheita, mas há grande exigência estética. No entanto, em todos os momentos, havia residentes de verão e jardineiros que tentavam combinar isso e aquilo tanto quanto possível. Em áreas onde cada arbusto era bonito e não se destacava do quadro geral. Por exemplo, groselhas deliciadas com frutas derramadas e formas exemplares. E a poda de outono oportuna contribui muito para isso.
Por que você precisa disso?
A groselha não é a planta mais exigente, é realmente despretensiosa e muitas vezes cria raízes onde não deveria crescer. Mesmo em áreas abandonadas, podem ser vistos arbustos férteis que crescem e fazem seu trabalho, apesar da falta de manutenção. Isso apenas sugere que a groselha é uma planta grata e que a lista relativamente pequena de procedimentos de que ela precisa terá uma resposta equivalente. Para o deleite do jardineiro, é claro.
Normalmente a groselha dá um bom começo, uma colheita rápida, o que impressiona os donos do sítio.
Mas depois de 3-4 temporadas, o rendimento cai, e nem os jardineiros mais experientes começam a entrar em pânico. Muito provavelmente, o problema é justamente na ausência de poda. Além disso, essa reação é encontrada em groselhas vermelhas e pretas.
A explicação é lógica: os botões generativos (pode-se dizer, férteis) aparecem apenas em ramos jovens, com idade até 5 anos. Os ramos perenes absorvem ativamente o alimento, mas não dão frutos. Você deve se livrar de tais ramos. Bem como dos ramos secos, que não permitem que os rebentos promissores se desenvolvam normalmente.
A poda rejuvenesce o arbusto e prolonga sua vida em cerca de 5 anos. Então, novas intervenções serão necessárias. No total, as groselhas podem servir 20-30 anos, como se houvesse algo por que lutar.
Tarefas que a poda resolve:
- as partes afetadas e doentes do arbusto são removidas;
- o aumento da produtividade, o número total de bagos;
- o crescimento de novos brotos é retomado;
- a nutrição é distribuída de maneira ideal;
- o período de frutificação do arbusto como um todo aumenta;
- o arbusto assume uma forma atraente.
É óbvio que este procedimento é útil e multifuncional. A poda é realizada não só no outono, mas também na primavera.
Apesar dos argumentos qualitativos sobre as duas podas, o debate sobre qual delas é realmente necessária não cessa.
Mas a verdade está sempre no meio. E se você fizer a poda corretamente, a qualquer momento ela sem dúvida será eficaz.
Cronometragem
Durante todo o verão, a groselha está se desenvolvendo ativamente e, como resultado, novos brotos aparecem. Alguns deles são muito produtivos, mas também há outros improdutivos. Eles irão apenas obscurecer ramos úteis, dificultando seu desenvolvimento. Por isso, antes do início do inverno, o arbusto deve se livrar desse lastro, e isso deve ser feito antes do início da geada.... Você precisa esperar até que as folhas caiam, o fluxo de seiva para. Portanto, o período médio na Rússia, adequado para o corte de groselha no outono, será outubro (faixa do meio).
Cultivo por região
- O período aproximado de congelamento do solo na região de Moscou - meados de novembro, o que significa que no final de outubro já é necessário podar. Meio mês será o suficiente para a planta se preparar para o inverno.
- Na região de Leningrado as temperaturas são ligeiramente diferentes, então você pode aparar os arbustos em meados de outubro.
- Na Sibéria Quedas de temperatura, que alternam entre aquecimento e resfriamento, tornaram-se comuns. E se você ouvir os especialistas, então no início de setembro os arbustos podem ser cortados.
- Nos Urais também vale a pena cuidar disso no primeiro mês do outono.
Para não se confundir com o tempo de corte, é necessário cortar um broto. Se o suco ainda for secretado pela ferida, a poda terá que ser adiada por cerca de uma semana.
Para muitos jardineiros, o calendário lunar tornou-se um ponto de referência seguro nos assuntos de jardinagem e jardinagem.
Vale lembrar que é preciso olhar para o ano em curso, as datas serão diferentes.
A poda, de acordo com o calendário, é recomendada para a lua minguante (ou pode estar na 3ª ou 4ª fase). Nesse momento, a seiva celular desce até as raízes.
Esquemas de poda passo a passo
Agora, sobre como exatamente o cultivo é realizado. Pode ser diferente, o primeiro pode muito bem ser antes do pouso... Infelizmente, ela é freqüentemente esquecida, mas em vão. As groselhas também são plantadas no outono, cerca de um mês antes da geada. No dia do plantio, as pontas dos brotos são cortadas da muda. No final, todos os ramos devem ter 2-3 botões para vegetação. Por que é necessário - para que no final do primeiro ano de vida, 5-6 brotos apareçam no arbusto.
Sanitário
Cerca de um mês antes da geada, as groselhas entrarão em um estado dormente. E, neste momento, precisa ser cortado com ferramenta de alta qualidade e segura, seguindo as instruções.
Quais ferramentas serão úteis:
- tesouras de podar - lida com galhos finos e brotos de meia-idade;
- faca de jardim - deixa cortes uniformes, mas trabalha exclusivamente com galhos finos;
- serra - tem dentes pequenos, serve para cortar ramos grossos, já velhos ou apenas maduros;
- delimitador - equipado com cabos alongados, é conveniente utilizá-lo em caso de dificuldade de acesso ao galho;
- roçadeira - corta qualquer galho, lida bem com a formação de um arbusto.
Todas as ferramentas antes do trabalho que você precisa desinfetar composição do álcool.
Não importa se o podador foi emprestado por um vizinho ou se é seu próprio instrumento - antes de cada nova operação ele é desinfetado.
As regras são quase cirúrgicas, o que é compreensível: só um instrumento esterilizado não faz mal à planta. E um sujo pode facilmente "recompensar" um arbusto com uma infecção ou fungo.
Assim, com as ferramentas encontradas, prontas, pode-se iniciar a poda sanitária.
A poda sanitária tem 4 grandes passos.
- Passo um... Os ramos secos e doentes são removidos da planta. Você precisa ser implacável com eles, eles impedem que o arbusto se desenvolva.
- Passo dois. Corte os brotos que não conseguiram se desenvolver no verão, ficaram verdes. Infelizmente, esses ramos não são promissores.
- Passo três. Remova os galhos que estão muito entrelaçados ou crescem no meio do arbusto, bem como os que estão teimosamente estendidos no chão.
- Etapa quatro. Remova processos deformados, doentes, comidos por uma praga.
Manipulações praticamente médicas têm que ser feitas, mas é assim que as coisas são.
Rejuvenescedor
Os objetivos desse procedimento são diferentes, não se trata mais de como fazer a prevenção, de como finalizar os cuidados sazonais, mas sim de reanimar o mato. Como já foi observado, as groselhas crescem e se desenvolvem ciclicamente. Agrada-se com uma colheita abundante nos primeiros anos, depois a frutificação morre.
Muitos até acenam com a mão na direção da planta, acreditando que ela está doente com algo e nada pode ser consertado.
Outros (felizmente, há mais deles) sabem como cortar adequadamente as groselhas e dar-lhes uma nova vida. Ou melhor, como rejuvenescer um arbusto.
3 fases de poda anti-envelhecimento.
- Remova todos os ramos com mais de 5 anos. É uma pena, mas o caminho de vida acabou, é hora de dar lugar aos rebentos. Para a groselha preta, a vida útil do broto é de 5 anos, mas para a groselha vermelha e branca é de 7 anos.
- Todas as sessões de um determinado ano encurtar em um terço.
- Corte os pagons na planta, maiores de 3 anos.
Estas duas guarnições, higiênicas e antienvelhecimento, são consideradas indispensáveis. Mas, como a de pré-plantio, há mais algumas espécies que também precisam ser executadas de acordo com as regras. Por exemplo, manter um arbusto. Com esta poda terá que cortar os ramos centrais, o que vai iluminar o arbusto. Se não houver muitos pagons frutíferos, os brotos do ano corrente podem ser removidos.
Atenção! Ao fazer a manutenção de um arbusto, você não deve se deixar levar pelo desbaste. Deve ser moderado.
Cortar muitos ramos centrais de uma vez pode causar estresse na planta. Nem todo mundo sabe disso, mas muitos enfrentam as consequências de tais ações. Uma planta estressada fica doente por muito tempo, pode morrer, fica muito vulnerável.
Também existe muita confusão entre os jardineiros novatos em relação à poda de um arbusto com os anos. Eles sabem que existe uma diferença entre procedimentos com groselhas de um ano e aqueles que requerem rejuvenescimento.
Como podar um arbusto por anos.
- Primeiro ano. Os galhos ficam mais curtos, surgem brotos de 15 centímetros.
- Segundo ano... 5 dos brotos mais persistentes e fortes são selecionados, o resto é cortado na raiz. Neste ponto, é importante lançar corretamente as bases para a posterior formação do arbusto.
- Terceiro ano. Os ramos do primeiro e do segundo ano não são tocados. Dos novos brotos, restam 5 dos mais fortes. Mas só aqueles que não crescem dentro do mato. Outros rebentos do ano corrente são cortados na base.
- Quarto ano. As ações do ano anterior são repetidas.
- Quinto ano. É hora de rejuvenescer a poda. Retiram-se galhos velhos com um mínimo de bagas, retirados por baixo da raiz, o que vai estimular o crescimento de novos rebentos.
Na poda, as peculiaridades das espécies de groselha são sempre levadas em consideração. Então, se o preto começar a dar frutos nos brotos do ano passado, vermelho e branco - no ano retrasado.
A zona de frutificação das espécies pretas cobre todo o comprimento dos ramos, e as brancas e vermelhas - a metade superior.
Finalmente, o preto produz 3-5 anos, o vermelho e o branco - alguns anos a mais. E depois há a groselha dourada, que é considerada em grande medida uma espécie ornamental. Mas as regras aplicáveis às groselhas brancas e vermelhas aplicam-se a cuidar dela.
Dicas para iniciantes
A seguir, dicas para ajudar os jovens proprietários de sites a não se perderem nas dificuldades de cuidar de arbustos.... Talvez sejam úteis para aqueles que cultivam groselha há vários anos e desejam reabastecer seus conhecimentos.
16 dicas para podar um arbusto de groselha.
- Após o corte, é imperativo processar as fatias. Caso contrário, a infecção penetrará em feridas recentes e o arbusto terá dificuldades. Antes do processamento, eles ficam aguardando o término da liberação do suco, e após a secagem, pode-se prosseguir. Os cortes são processados com verniz de jardim, que consiste em breu, cera, própolis e terebintina.
- A poda na época errada do ano ainda dificilmente matará a planta. As groselhas são bastante tenazes, especialmente as jovens. Mas se você fizer isso de vez em quando, o arbusto não terá chance.
- Quanto ao clima, é melhor cortar galhos extras em um dia em que o tempo está ameno e a temperatura está acima de zero. Sem chuva ou vento forte.
- Antes do trabalho, você precisa verificarse as lâminas das ferramentas estão bem afiadas. Se não for o suficiente, você terá que minar.
- Se ainda não tem ferramenta, mas pretende comprá-la, é aconselhável levar uma faca ou tesoura de poda, tesoura com cabos de cores vivas... Além disso, o suporte não deve escorregar na sua mão. Uma ferramenta semelhante é mais fácil de encontrar na grama, em matagais.
- Se você tiver que lidar com um arbusto velho, relativamente negligenciado, que não foi cortado por 10 anos, você precisa ter cuidado. Os novos proprietários tentam cercá-lo com cuidado, às vezes com o prefixo "hiper". Se um grande número de ramos for removido de tal arbusto de uma só vez, a produção de groselhas definitivamente diminuirá. Para uma planta, isso é estresse. Não importa se a poda ocorre no outono ou na primavera.
- Um arbusto envelhecido está sempre se espalhando, sua forma é irregular, desleixada. Para formar um tipo de arbusto muito mais aceitável, primeiro você precisa remover os galhos que impedem o crescimento de novos. E o resto será cortado no próximo ano.
- Método "um terço", que, sem exagero, muitos jardineiros usam, realmente funciona. Nem sempre é tão eficaz quanto possível, muitos fatores afetam, mas você pode tentar. Consiste no fato de que apenas um terço da massa total dos brotos é removido de cada vez.Além disso, esse método não é ruim para o longo prazo.
- Na poda antienvelhecimento, um momento obrigatório é a liberação do meio do arbusto.... É necessário diluir esta parte para que o ar possa circular livremente entre os ramos. E a iluminação da planta vai melhorar.
- Por que você precisa remover galhos que estão no chão: no verão não têm luz suficiente, dão poucos frutos. Alguém acredita que tais ramos agregam estética ao arbusto, fazem-no tão tecida no solo (as sessões de fotos no fundo destas plantas estão na moda), mas para a própria cultura, a presença de tais ramos é uma desvantagem óbvia.
- Um arbusto velho pode chegar a um estado ideal em 3-4 anos, não funcionará antes. Mas não há necessidade de pressa, é melhor do que estressante desnudar todo o arbusto e esperar para ver se ele vai "sair".
- Alguns profissionais estão próximos de fazer a poda logo após a colheita.... De fato, há vantagens: os galhos recebem muita luz, o que significa que começará a fotossíntese de novos brotos. Galhos internos após tal procedimento crescem intensamente, o que afetará a melhor modelagem do arbusto. Os riscos de infecção fúngica são reduzidos.
- Se for notado que o arbusto perdeu sua frutificação anterior, pode ser o suficiente para cortar 2 ou 3 ramos do esqueleto, logo abaixo da raiz... Espaço para novos será liberado.
- Rejuvenescimento radical - esse método também existe... Mas isso se aplica a arbustos com pelo menos 8 a 10 anos de idade. Todos os ramos da groselha são cortados na base, os locais dos cortes são revestidos com verniz de jardim. O solo ao redor dos tocos é borrifado com húmus e pequenos tocos (cerca de 3 centímetros) são borrifados com ele. Existe o risco de congelamento das raízes, mas para reduzi-lo é necessário cobrir os resíduos do arbusto com serragem ou palha.
- Se você quiser frutas maiores e mais doces, use o método de cultivar groselhas em uma treliça. Nas mudas, após o plantio, todos os brotos são cortados até 5 cm (os botões de crescimento são transformados em botões de frutos). Ramos próximos ao solo são cortados, apenas o ramo principal não deve ser tocado. Se os ramos mais baixos forem removidos regularmente, o arbusto de altura ficará dentro de um metro com um pequeno, no máximo, um metro e meio. Nos anos subsequentes, é realizada a moldagem: recortam-se os rebentos basais junto ao solo. O arbusto torna-se quase colunar. A colheita final será menor, mas os frutos em si são mais saborosos e maiores.
- A poda de um tronco forma uma mini-árvore de groselhas. Você precisa escolher um tiro poderoso, que se tornará o tronco. Outros ramos são removidos. É encurtado para um metro ou mesmo um pouco menos de um metro; restam 3-4 botões superiores para formar a coroa. A parte inferior do broto é coberta / colocada em um tubo de borracha. Qualquer suporte adequado é colocado. Os brotos laterais são pinçados após 3-5 folhas. No segundo ano, novas camadas são comprimidas. No terceiro ano, a groselha já se assemelha a uma árvore frondosa.
Mas, além de tudo o que foi dito, também é necessário conhecimento sobre como cuidar de um arbusto imediatamente após a poda. O trabalho, embora não seja o mais problemático, continua.
Mais cuidados
Depois de todas as manipulações de corte, você precisa atualizar o círculo do tronco. A área ao redor do arbusto é liberada de folhas caídas, a palha velha é removida. Os itens coletados são enviados para compostagem ou queimados. Depois disso, a terra é suavemente solta (com uma enxada ou mesmo um forcado), mas um pouco mais longe do mato - é importante não danificar o sistema radicular.
O afrouxamento protege bem o solo do congelamento no inverno.
O que mais está incluído no sistema de cuidado dos arbustos podados.
- Rega... Após frutificação intensiva, os arbustos tornam-se sensíveis à falta de líquido no solo. Se a rega for escassa, isso não afetará da melhor maneira a colheita futura. Se o outono acabou sendo seco, a rega correta e nada assustadora ajudará o arbusto a suportar o inverno com mais facilidade. O outono seco é uma razão para regar regularmente o solo perto do arbusto até a geada.
- Top curativo, associada a uma deficiência dos elementos principais. Durante a época da colheita, a groselha também retira todo o alimento do solo, o solo se esgota. Ele carece (às vezes criticamente) de fósforo e potássio.Ou seja, seria razoável introduzir superfosfato, sulfato de potássio. Esses fertilizantes não afetam o crescimento, mas a qualidade dos frutos vai melhorar. O fertilizante é usado na forma de grânulos.
- Fertilizando com húmus para melhorar a vegetação. O húmus e o composto não têm pressa em depositar no solo, é preciso atrasar esse momento quase até a geada. E esses fertilizantes irão se decompor no solo por alguns meses. Isso significa que bem na primavera, a planta receberá o que é especialmente necessário.
A propósito, a maioria dos erros, e mesmo erros fatais, surgem com o enfeite superior. Por exemplo, um jardineiro introduz húmus concentrado. Isso é capaz de queimar a planta, destruindo a vegetação. Dilua apenas o fertilizante com água, nada mais. Além disso, a alimentação prematura será um erro: o suco na planta começará a circular antes do tempo, o que significa que assim que as geadas chegarem, o arbusto morrerá. Enfim, não se pode confundir com a dosagem, tudo é feito estritamente de acordo com as instruções. Se você saturar as groselhas com fertilizantes no outono, o desenvolvimento do arbusto ficará mais lento.
Separadamente, deve-se dizer sobre a dobra dos galhos e seu abrigo para o inverno.
- Por que vale a pena fazer: o inverno pode não ser ameno, e se as geadas chegarem abaixo de -25 graus, a planta não tolerará isso (o risco é grande).
- Você pode dobrar os galhos, pressioná-los para baixo com algo pesado, o mesmo tijolo. Você pode cavar nos galhos tortos com solo, porque este é o isolamento mais natural e acessível.
- E se os arbustos forem pequenos, podem ser facilmente fechados com caixas de madeira.... Você também pode usar estopa. Mas a serapilheira pode ser arrancada com o vento, pois se o local for um local onde não moram no inverno, usa-se algo mais confiável para segurança.
Você não pode cortar os galhos com nada (não com tesouras de jardim, mas com as de escritório, por exemplo). Você não pode parar... Um arbusto rasgado e danificado é muito problemático no inverno. As pragas estão com pressa de atacar os brotos vulneráveis, ou seja, as preocupações na nova temporada só podem aumentar. Finalmente, é impossível isolar o arbusto com produtos sintéticos. O filme de polietileno é um desses materiais. A ventilação do ar é posta em causa, o microclima sob o abrigo é perturbado e isto também está sujeito à morte da planta.
Mas fibras agrícolas, lã mineral, folhagem da floresta, ramos de abeto, agulhas caídas são um bom substituto para o polietileno.
A questão da poda é muito volumosa, mas em geral não é a mais difícil. O esquema é simples, viável sem muito dinheiro e esforço, mas o resultado está sempre lá.
Manipulações de jardim bem sucedidas e um inverno calmo para as groselhas!
O comentário foi enviado com sucesso.