Métodos de poda de groselha preta

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Como aparar corretamente?
  3. Esquemas incomuns
  4. Cuidados de acompanhamento

Em quase todos os lotes domésticos, você pode ver um arbusto de groselha preta. Às vezes, os jardineiros inexperientes deixam o desenvolvimento do arbusto seguir seu curso, sem perceber que, para a correta formação do arbusto e uma boa colheita, as passas precisam de uma poda oportuna.

A necessidade de um procedimento

Muitas plantas cultivadas, que incluem groselha preta, precisam de uma formação de arbustos adequada e poda oportuna. Essas ações são necessárias para que a aparência do arbusto tenha uma aparência estética normal e seja benéfica.

A poda da groselha preta contribui para:

  • aumentando a quantidade de colheita;
  • aumentando o sabor dos frutos silvestres;
  • melhorar a apresentação e o tamanho da fruta;
  • crescimento ativo de brotos jovens;
  • livrar-se do excesso de espessamento dos arbustos;
  • penetração livre da luz solar para os bagos, este momento é muito importante durante o período de maturação das groselhas;
  • prevenção de muitas doenças fúngicas;
  • aumento do prazo de frutificação;
  • simplificação dos procedimentos de prevenção de doenças infecciosas;
  • eliminação fácil de insetos e pragas;
  • recuperação rápida após o frio do inverno;
  • prolongando a vida do arbusto.

Existem várias maneiras de cortar o arbusto de groselha:

  • anti-envelhecimento;
  • formativo;
  • sanitário.

Ao executar um corte de cabelo, é necessário cumprir certas regras que são adequadas para todos os tipos de groselhas.

  • As incisões devem ser suaves. Isso ajudará a prevenir doenças infecciosas.
  • Fatias necessárias trate com soluções anti-sépticas especiais, que são fáceis de preparar.
  • É necessário podar a fuga para iluminar madeira.
  • Ao remover brotos, a altura dos tocos não deve exceder 3-4 cmcaso contrário, haverá risco de doenças fúngicas.

O objetivo da poda rejuvenescedora é libertar o arbusto de plantas mortas e antigas. O procedimento é realizado 5 anos após o primeiro período vegetativo do arbusto de acordo com um determinado esquema. Vários brotos fortes e fortes são selecionados anualmente, que irão substituir os ramos secos e velhos. No outono, todos os brotos são removidos, exceto aqueles que foram selecionados para crescimento posterior.

Se não houver galhos novos o suficiente, apenas os muito velhos serão removidos. Se os galhos antigos forem completamente removidos, então o método do "anel" é usado, ou seja, os brotos são cortados na própria base. O local do corte deve ser desinfetado.

A principal tarefa da poda formativa é formar a copa da planta. Isso ajuda as bagas a serem distribuídas uniformemente por toda a área de cultivo. Este método é um bom estimulador de crescimento para rebentos novos recém-formados, ajuda a eliminar o excesso de ramos. O excesso de brotos é removido principalmente do centro do arbusto.

O formato ideal para as groselhas é uma tigela. O objetivo da poda sanitária é proteger os arbustos de doenças infecciosas e várias pragas. Este método é realizado de acordo com um esquema único para todas as cultivares. Este procedimento é recomendado para ser realizado regularmente - para remover todos os danos causados ​​por insetos e galhos secos.

Isso é o que é removido com este método de corte.

  • Hastes danificadas por ácaros renais.
  • Ramos com folhas cobertas por crescimentos estranhos e manchas escuras. Isso sinaliza que o arbusto foi atacado por pulgões ou infecções fúngicas.
  • Caules afetados por ácaros. Você pode reconhecê-los pela presença de uma teia de aranha.
  • Galhos danificados pelo vidro. Esses brotos são cortados na parte clara do caule.
  • Processos quebrados e deformados.
  • Partes do arbusto cobertas de musgo e líquen.
  • Todos os rebentos estragados e secos.

Como aparar corretamente?

Normalmente a poda é realizada no outono e na primavera, este método permite que o arbusto se recupere. O padrão de poda será ligeiramente diferente.

Na primavera

O objetivo principal de um corte de cabelo de primavera é retirar ramos de groselha ressecados e danificados, ou seja, realizar podas sanitárias... Isso ajudará a planta a se preparar para a estação de frutificação.

Razões para poda de primavera.

  • Remova galhos congelados, deformados, doentes, ressecados e danificados.
  • Estimular o crescimento de rebentos.
  • Fortalece a imunidade do arbusto às doenças.
  • Impedir o espessamento da cultura.
  • Os rebentos que atingiram a idade de um ano são removidos.

No outono

O corte de cabelo de outono visa livrar-se dos galhos que engrossam o arbusto. Para um crescimento normal, os rebentos jovens precisam de boa iluminação e permeabilidade ao ar. Em arbustos de groselha de cinco anos, recomenda-se não deixar mais do que 7 ramos maduros fortes, a sua idade não deve ter menos de 4 anos. A poda é realizada a partir da camada superior do solo. Todos os caules com mais de 6 anos estão sujeitos a remoção obrigatória. Todos os rebentos do ano em curso também estão sujeitos à remoção obrigatória. Recomenda-se deixá-los apenas no caso de um arbusto muito velho, quando sua frutificação se deteriora fortemente.

As camadas laterais das duas últimas estações também são utilizadas para a poda, melhorando assim a permeabilidade do ar e da luz para o centro do arbusto. As pontas dos ramos são deixadas para formar botões, que mais tarde se transformarão em brotos frutíferos. As pontas dos brotos afetadas por insetos e doenças infecciosas devem ser removidas. Para propagar a groselha negra, os brotos jovens são pressionados ao solo e cobertos com uma camada de solo de 10-15 cm. As mudas precisam de rega regular e, na primavera, darão brotos novos. Em seguida, eles são separados e transplantados para crescimento posterior.

A formação dos arbustos de groselha começa imediatamente após o plantio. Este ano a cultura precisa de uma poda muito profunda. No recorte pós-plantio, assume-se que todos os ramos são podados. Não sobraram mais do que três botões do solo. Os rebentos fracos são cortados com mais força do que os ramos mais robustos. A poda do segundo ano significa manter não mais do que 7 ramos fortes e fortes, todo o resto é removido. Na terceira estação de crescimento, recomenda-se deixar apenas zero brotos. O número deles não deve exceder 5 ramos. Eles são podados em dois botões para encorajar o arbusto a se ramificar. Rebentos verdes e muito longos são encurtados, todos os outros estão completamente sujeitos a corte. Observando essas recomendações, ao final da terceira safra, a mata é considerada totalmente formada.

A poda de arbustos maduros envolve uma poda higiênica, rejuvenescedora e de apoio.

Durante o corte sanitário, os arbustos de groselha são livres de ramos verdes, quebrados, secos, afetados por pragas e doenças, entrelaçamentos e ramos deformados. Brotos deitados ou inclinados ao solo também devem ser removidos. O arbusto se comporta muito pior em galhos com tais critérios. Neles, as bagas são visivelmente menores e são mais frequentemente afetadas por várias doenças. É necessário respeitar uma regra muito importante: os talos são encurtados para que os tocos não fiquem visíveis. Caso contrário, eles se tornarão um excelente refúgio e terreno fértil para insetos e pragas. A presença de pontos marrons ou pretos nos galhos de uma passagem indica que o arbusto sofreu geadas de inverno ou foi atingido por vidro. É melhor cortar esses ramos completamente.

Em seguida, vem a poda anti-envelhecimento. Em primeiro lugar, são removidos ramos de cinco e três anos para dar impulso ao desenvolvimento dos rebentos laterais. Isso é feito apenas se o arbusto formado tiver pelo menos 7 ramos.Todos os brotos anuais são cortados em 1/3. O último é o desbaste ou poda de apoio. Isso implica o procedimento de retirada de brotos desnecessários, que engrossam a copa e não permitem que os bagos cantem na hora certa. Recomenda-se que um arbusto adulto não tenha mais de 18 brotos, além disso, devem estar formados nos últimos três anos.

Espécimes de groselha preta negligenciados também precisam de poda. Se a idade do arbusto atingiu 15 anos, deixá-lo é inútil, você não obterá uma boa colheita dele. É melhor arrancar esses arbustos e substituí-los por novos. As plantas mais jovens estão sujeitas a rejuvenescimento e requerem poda desbaste. Os arbustos abandonados e velhos se rejuvenescem gradativamente, em períodos de dois a quatro anos. Não mais da metade dos ramos devem ser removidos a cada ano.

Em casos muito raros, os arbustos de groselha são cortados completamente ao solo. Após tal procedimento, a planta necessita de cuidados cuidadosos e alimentação constante.

Esquemas incomuns

Os criadores desenvolveram várias maneiras incomuns de podar o arbusto de groselha. Poda para jardineiros iniciantes sugere no final da estação a remoção de todos os brotos que não tenham crescido mais do que 15 centímetros durante a estação de crescimento. Corte preguiçoso sempre envolve o cultivo de groselhas. Para isso, o arbusto é convencionalmente dividido em duas partes. Um deles é removido completamente, o segundo permanece inalterado.

No ano seguinte, os brotos são retirados da parte intocada. Estes arbustos proporcionam uma boa colheita e frutos de grande qualidade, mas requerem uma manutenção agrícola mais cuidada. O método padrão de cultivo de groselhas é um sucesso. As groselhas assim formadas são mais fáceis de cuidar e colher os frutos. A grande desvantagem desta formação é o rápido murchamento da groselha.

Cuidados de acompanhamento

Após o procedimento de poda, a groselha negra precisa de alimentação adicional. É considerado ideal na primavera aplicar fertilizantes complexos que contenham fósforo e potássio. Os fertilizantes que contêm nitrogênio em sua composição também são úteis na primavera. No outono, você pode adicionar uréia ou cloreto de potássio.

O húmus de resíduos animais será benéfico na primavera e no outono. É por esta razão que não deve ser negligenciado em qualquer época do ano.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário