Quando e como despejar água fervente sobre as groselhas?
A necessidade de descobrir como e quando pulverizar groselhas de pragas na região de Moscou e nos Urais, quando regá-la com água fervente, por que, em geral, processar os arbustos, surge absolutamente para todos os jardineiros. Este arbusto despretensioso é muito vulnerável à infestação de insetos, portanto, a aplicação correta e oportuna de inseticidas é muito importante aqui. Costuma-se derramar sobre as groselhas no início da primavera, tendo-se estudado previamente as características do uso correto da água fervente no combate ao carrapato que infecta as plantas.
A necessidade de um procedimento
A groselha é um dos arbustos mais populares cultivados na Rússia. Mas ela tem pragas específicas que requerem medidas especiais de controle. O ácaro da groselha é miniatura em tamanho - o comprimento do corpo não ultrapassa 2 mm. Mas o dano causado por essa praga pode ser verdadeiramente colossal. O parasita infecta os botões da planta e suga seus sucos durante toda a estação de crescimento.
Mesmo o atendimento da mais alta qualidade não salvará as groselhas de:
- amarelecimento das folhas;
- pára em desenvolvimento;
- reduzindo a frutificação;
- frutos secos;
- a morte de todo o arbusto.
É impossível combater o ácaro renal com inseticidas convencionais. Mas ele pode ser destruído por umedecimento com água quente, feito na primavera, antes que o fluxo de seiva comece. Essas medidas drásticas serão definitivamente necessárias se os sinais de infecção já forem visíveis na planta no outono. Eles se manifestam como um aumento não natural dos rins. É importante notar que este parasita pode ser encontrado não apenas em todos os tipos de groselhas, mas também nas groselhas.
Medidas oportunas ajudam a salvar o jardim da destruição total. É possível escaldar as groselhas com água a ferver para fins profiláticos, a fim de prevenir uma possível infecção. Se você ignorar os sinais do aparecimento de parasitas, a colônia de carrapatos começará a crescer a uma taxa tremenda. A escaldadura ajuda a interromper esse processo. O fato é que os ácaros são sensíveis a mudanças repentinas de temperatura e, para as plantas, essa "terapia de choque" é uma boa forma de endurecimento.
O tratamento com água fervente também é eficaz contra outras pragas. Entre eles estão pulgões, bem como patógenos de infecções fúngicas, microorganismos perigosos. O arbusto processado acorda mais rápido na primavera, juntos dá brotos jovens.
Cronometragem
É necessário processar a groselha com água a ferver tendo em conta as características regionais de crescimento do arbusto. O principal ponto de referência é a cobertura de neve derretida. O processamento é realizado no início da primavera, quando sua altura é reduzida para 5-10 cm. A temperatura do ar tem pouco efeito na escolha do tempo para os arbustos escaldantes após o inverno, mas você definitivamente não deve se atrasar.
O mês e o prazo ideais, levando em consideração o fator regional.
- 10-15 de março - para processamento de primavera de groselhas em Moscou e na região de Moscou.
- A primeira década de abril na Sibéria Ocidental e Oriental. Nos Urais, você também pode se concentrar nesses termos.
- 12 a 17 de março - para as regiões de Vladimir, Yaroslavl e Tula. As mesmas datas são aplicáveis para toda a Região Central.
- No sul, a escaldagem dos arbustos é realizada nos primeiros dez dias de março. Esses termos são relevantes tanto para a região de Astrakhan quanto para a região de Krasnodar.
É importante saber que o tratamento com água fervente deve ser realizado exclusivamente no início da primavera, quando há uma crosta densa e dura nos rins que desempenha funções protetoras naturais.
No outono, não funcionará destruir as pragas dessa maneira.E no final da primavera e no verão, a água fervente causará grande dano às folhas já florescentes e aos brotos em crescimento ativo.
Métodos de rega
Você também precisa ser capaz de derramar água fervente sobre os arbustos. Se normalmente é suficiente borrifar as plantas contra doenças, os ácaros renais devem ser tratados de forma diferente. É necessário derramar sobre os arbustos de pragas para atingir com precisão os botões, nos quais se escondem parasitas perigosos. Assim, você pode processar groselha preta, vermelha e branca de qualquer variedade, incluindo plantações antigas que já estão fortemente afetadas. Para aumentar a eficácia do efeito inseticida, ingredientes adicionais podem ser adicionados à composição.
Na maioria das vezes, os residentes de verão usam uma solução com sulfato de manganês, uréia ou cobre. Às vezes, uma mistura fraca de água e sal é preparada na proporção de 5 g por balde de água fervente. Essas soluções não perdem suas propriedades ao entrar em contato com a água quente. A tecnologia de processamento também vale a pena considerar. Recomenda-se que os ramos do arbusto sejam puxados juntos com antecedência, se houver botões de outono espessos neles, eles são removidos e queimados.
O procedimento principal para escaldar groselhas com água fervente é semelhante a este.
- Corte. Pode ser feito na primavera ou no outono, com bastante antecedência. É importante que o arbusto seja esparso o suficiente, sem galhos secos ou danificados.
- Limpando o site no site de processamento. É necessário remover os detritos, limpar o caminho.
- Executar as medidas de proteção necessárias.
- Preparação de água fervente ou uma solução especial à base dela. É importante que a fonte de água quente esteja perto o suficiente dos arbustos de groselha plantados em uma fileira.
- Meça a temperatura da solução. No momento em que atinge os arbustos, ele deve ter indicadores na faixa de + 70-80 graus Celsius. Isso é suficiente para matar insetos, mas não queimar os arbustos.
- Tratamento a vapor. O regador deve ser colocado sobre o arbusto. Água fervente é fornecida da parte central até as bordas da coroa. O fluxo de água é mantido em um lugar por no máximo 5 segundos. O consumo de 1 planta é de cerca de 3 litros de solução pronta. Um regador totalmente cheio é suficiente para 2 a 4 arbustos.
Em alguns casos, o vapor de água puro deve ser servido sem as ferramentas usuais de jardim, complementado com ingredientes que aumentam o efeito. Existem também soluções alternativas para áreas que não têm acesso à água no início da primavera.
Com ureia
A uréia dissolvida em água quente, no processamento da groselha na primavera, desempenha a função de alimentação foliar de nitrogênio, estimulando o crescimento da massa verde.
Para preparar a mistura, a substância cristalina é primeiro diluída na quantidade de 700 g em 3 litros de água quente, mas não fervente, adicionando 50 g de sulfato de cobre. Em seguida, a solução é completada com água fervente para 10 litros.
Em caso de contato com vapores, é importante cuidar da proteção respiratória com respirador.
Limpador a vapor
Se o local tiver acesso ao sistema de fornecimento de energia, tecnologia moderna pode ser usada para tratamento de vapor. O gerador de vapor é abastecido com líquido, conectado à rede. Em seguida, cada arbusto é tratado individualmente com um jato de vapor direcionado. É necessário manter a distância do bico aos ramos na faixa de 30-50 mm.
Efeito semelhante é obtido com a instalação de um balde de água quente na zona radicular - será o suficiente para cobrir o arbusto com uma película por 5 minutos para que o tratamento seja bem-sucedido.
Com permanganato de potássio
Para o processamento, é preparada uma solução com vários cristais de permanganato de potássio por 10 litros de água. O líquido ficará rosa. Esta é uma boa solução se você precisa não só eliminar o carrapato com vapor quente, mas também desinfetar as plantas. O evento pode ser combinado com a poda sanitária de arbustos hibernados.
Este método é muito bom para limpar um jardim antigo como medida de prevenção de doenças.
Queimando
Existe um método "popular" de combate ao ácaro dos rins nas groselhas, que não requer o uso de água fervente. Para usá-lo, você precisará de um queimador de gás portátil.O processo de beneficiamento é realizado imediatamente após a poda primaveril, mas antes do início do escoamento da seiva. É importante que o arbusto já esteja desbastado. Nesse caso, você não precisa vincular ramos.
A queima é realizada em todos os ramos com botões, segurando o queimador a 80-100 mm da casca. Todas as seções são passadas 2-3 vezes. A superfície da casca fica ligeiramente esfumada. O método é bom porque é adequado para uso no outono, enquanto o resto das opções de exposição são adequadas apenas para a primavera.
Além disso, um queimador de gás corrigirá a situação se não houver possibilidade de ferver água no local.
Dicas úteis
Pulverizar com água quente é uma tarefa séria que requer uma preparação cuidadosa para o procedimento. Você deve começar planejando cuidadosamente a gama de trabalho. Visto que a água fervente esfria rapidamente no ar frio, você terá que agir sem atrasos indevidos. Vale a pena cuidar para proteger o sistema radicular dos efeitos nocivos da água quente. Como medida de segurança, pode-se usar a cobertura do solo com tábuas, chapas de compensado. Desta forma, o sistema radicular superficial pode evitar danos.
A ferramenta de trabalho também precisa ser escolhida corretamente. A melhor solução seria um regador clássico de metal com uma divisória rasa. Em um recipiente de plástico, a água fervente esfria muito rapidamente. Além disso, a água quente pode deformar os materiais poliméricos.
A água para irrigação deve ser mantida fervendo durante todo o procedimento. Vale a pena usar um fogão ao ar livre, fogo ou fogão. Se houver um balneário no território, você pode derretê-lo enchendo o tanque de armazenamento e, em seguida, tirar água dele.
É muito importante irrigar os arbustos uniformemente, sem atrasos de mais de 5 segundos. É necessário derramar água não no solo, mas diretamente na parte aérea, onde as pragas estão se escondendo.
As precauções também não farão mal. Com a água fervente, o metal com o qual é feito o regador aquece rapidamente. É importante cuidar da proteção das mãos com luvas grossas. Também vale a pena verificar o encaixe do filtro para que não se solte acidentalmente durante o processo de trabalho. É melhor proteger os pés com botas de borracha com uma sola forte e grossa, com relevo suficiente para evitar que escorreguem ao se movimentar no local.
O comentário foi enviado com sucesso.