Como as groselhas podem ser propagadas?

Contente
  1. Métodos de reprodução por estacas
  2. Como espalhar com camadas?
  3. Como propagar dividindo o arbusto?
  4. Nuances de reprodução, levando em consideração a estação do ano

Groselhas crescem em muitos residentes de verão no local. O cuidado não é tão difícil, os arbustos dão uma boa colheita quando são realizadas todas as medidas agrotécnicas. As bagas têm muitas vitaminas e são consideradas bastante úteis. Portanto, os residentes de verão costumam pensar em como propagar as groselhas. Os caminhos são diversos, e cada jardineiro escolhe a melhor opção para si, a partir das condições e características da região.

Métodos de reprodução por estacas

Na maioria das vezes, muitos residentes de verão conseguem propagar groselhas por meio de mudas. Para jardineiros novatos, esse método também é bastante acessível, especialmente porque o processo em si não leva muito tempo e não parece nada complicado. Existem várias opções para fazer mudas, a partir das quais os arbustos frutíferos crescem.

Lignificado

Normalmente as estacas são colhidas no outono, de meados de setembro a meados de outubro. Escolha apenas galhos saudáveis, sem danos visíveis. E os topos não são bons. É considerado ideal cortar as estacas da parte central do ramo. O caule deve ter pelo menos 15 centímetros de comprimento e conter de 5 a 6 botões. O corte deve ser feito em um ângulo de 45 graus. Então, eles agem de maneiras diferentes. Vamos considerar cada um deles. No primeiro caso, as estacas são simplesmente colhidas na quantidade necessária e, em seguida, são armazenadas até a chegada da época quente, quando as estacas podem ser enraizadas. Uns mandam os blanks para um local fresco, por exemplo, para a adega, para a varanda, outros colocam-nos em caixotes e borrifam neve.

Com a chegada da primavera, os veranistas escolhem uma das opções. Você pode pegar uma jarra d'água, colocar um talo nela e, depois de duas semanas, raízes devem aparecer. A muda pode então ser colocada no solo. Se ainda estiver frio lá fora, pode-se plantar em vaso em casa e depois colocar fora. Se a temperatura permitir, o corte pode ser imediatamente colocado em terreno aberto. Além disso, a muda é cuidada da maneira usual: regada, fertilizada, pulverizada de pragas. Na primeira vez, você pode mantê-lo sob uma capa transparente. Você só precisa removê-lo uma vez por dia e arejar a planta por meia hora. Depois que a muda finalmente se enraíza no campo aberto e dá novas folhas, o abrigo pode ser removido.

No segundo caso, as estacas são colocadas no solo em um ângulo de 45 graus a uma distância de pelo menos 20 centímetros umas das outras. Os fertilizantes são colocados preliminarmente nos buracos, as mudas são regadas abundantemente. Em seguida, estruturas em arco são instaladas e um filme preto é puxado sobre elas. Depois, uma vez por dia, é aberto e as plantas arejadas. Com o início do frio, as mudas são isoladas com o auxílio de um material de cobertura, e nesse estado passam o inverno. Acredita-se que durante esse tempo eles já criaram raízes e poderão hibernar. Com o início da primavera, as plantas devem se apresentar da melhor maneira, no verão vão ficar mais fortes e no outono podem ser transferidas para um local permanente.

Mas esse método é mais adequado para regiões com temperaturas amenas no inverno e outono longo e quente. Caso contrário, os cortes podem morrer.

Verde

No caso de rebentos verdes, proceda da seguinte forma:

  • em junho, é escolhido um galho saudável de dois anos com um broto verde jovem;
  • o rebento é cortado de maneira que no final fique um pedaço de casca do galho da mãe;
  • depois disso, é feito um buraco, um galho é colocado ali, borrifado com terra, regado;
  • cubra com uma tampa transparente na parte superior, na maioria das vezes é uma garrafa de plástico comum;
  • todos os dias a planta é ventilada;
  • depois que a muda se enraíza (cerca de duas semanas depois), o recipiente transparente pode ser retirado;
  • no outono, a muda pode ser transferida para um local permanente.

Todo o trabalho deve ser feito com uma poda afiada, bem desinfetada, o que vai excluir a ocorrência de infecções diversas... Vários desses ramos podem ser cortados de um arbusto. Na própria planta, da qual foram retirados os brotos, os locais de corte devem ser tratados com fungicidas e, depois de secados, as feridas devem ser seladas com verniz de jardim. Isso evitará a ocorrência de várias infecções.

Como espalhar com camadas?

Há uma certa parte dos residentes de verão que acreditam que a propagação vegetativa com a ajuda de camadas é muito mais fácil e eficaz. Isso geralmente é feito na primavera, quando as plantas acordam e estão crescendo ativamente. Muitos acreditam que no primeiro mês de verão, o tempo ainda não se perdeu e há dias suficientes para a planta criar raízes e se adaptar ao meio ambiente, o que significa que pode hibernar com sucesso.

Você pode escolher qualquer forma conveniente de tal reprodução, o principal é fazer tudo certo.

Horizontal

Neste caso, apenas os ramos mais baixos podem ser úteis.... Para fazer isso, trincheiras rasas são cavadas sob os arbustos, fertilizantes são colocados lá. Os galhos inferiores são dobrados ao solo e colocados em trincheiras, protegidos para confiabilidade com suportes ou arame e, em seguida, polvilhados levemente com terra no topo. Aí é preciso umedecer bem o solo, soltá-lo. Quando os brotos aparecem, eles precisam ser batidos. Assim, vários arbustos podem sair de um galho no futuro. No outono, com poda afiada, corta-se em fragmentos um ramo com rebentos, colocam-se novas plantas na zona escolhida para os futuros arbustos. Deve-se notar que os ramos que precisam ser pressionados ao solo devem ser flexíveis o suficiente e, portanto, não velhos... É preciso fazer tudo com cuidado para não quebrar o galho. Como último recurso, é melhor adicionar mais terra ao redor do arbusto para facilitar a colocação das camadas na superfície.

De um jovem arbusto de groselha até três anos de idade, você pode pegar apenas um galho para cavar. De uma planta de 5 a 6 anos, você pode pegar duas ou até três camadas. Mas deve-se ter em mente que a planta gastará mais energia, o que significa que você não precisa se esquecer dos fertilizantes e da umidade.

Além disso, você terá que remover alguns dos ovários para que a planta não desperdice energia e sacrificar parte da colheita por novos arbustos. Mas no futuro, se a reprodução da groselha for bem-sucedida, será possível dobrar ou até triplicar a colheita.

Vertical

No início da primavera, você deve escolher um arbusto que dará novo crescimento. Para isso, os ramos são cortados ao estado de cânhamo. Então, novos brotos sairão deles. Além disso, resta apenas amontoar o arbusto para que os brotos laterais dêem raízes. Neste caso, o amontoamento deve ser feito regularmente, bem como a rega e outros procedimentos agrotécnicos.

Depois que os brotos começaram a crescer ativamente e as raízes apareceram, eles podem ser cuidadosamente separados do arbusto principal e transplantados para um novo lugar. Mas nem sempre você precisa se apressar. A planta vale a pena assistir. Talvez, primeiro seja melhor experimentar, plantar um broto - e ver como ficará em um novo lugar, e só então transplantar outros.

Arqueado

Este método é semelhante à propagação por camadas horizontais, com a única diferença de que o ramo inferior não está completamente enterrado, mas apenas o topo... Deve apenas estar bem ancorado no solo. Assim, o resto do galho é um arco localizado acima do solo. No final do verão, um arbusto independente é formado, pode ser separado com segurança da árvore-mãe e enviado para um novo lugar. Você não deve tirar muitas mudas de um arbusto, para que isso não prejudique a planta.

Como propagar dividindo o arbusto?

É raro alguém criar groselhas especialmente dividindo o arbusto. Tipo de reprodução muito problemático e até sem sentido quando é possível fazê-lo com recortes e camadas. Ao mesmo tempo, o arbusto principal não sofrerá, e há uma chance de que as camadas e estacas criem raízes... A divisão do arbusto tem nuances próprias, e aqui é preciso atuar com extrema cautela e cautela, pois é provável que a planta seja destruída e os novos arbustos não criem raízes.

Na maioria das vezes, esse método de reprodução é escolhido quando eles planejam plantar arbustos crescidos, atualizar um plantio antigo ou quando há necessidade de uma pequena reforma do jardim quando parte das plantações precisam ser transferidas para outros locais.

Considere todo o algoritmo de ações que lhe permitirão plantar os arbustos corretamente, com mais esperança de um desenvolvimento bem-sucedido e uma boa colheita.

  • Primeiro, você precisa desenterrar com muito cuidado o arbusto de groselha. Examine cuidadosamente as raízes em busca de doenças. As pontas podres e secas devem ser removidas imediatamente, sem arrependimento. E você também deve remover todos os ramos velhos, deixando apenas ramos jovens. Mas também deve ser reduzido em 20-30 centímetros. No futuro, todas essas manipulações realizadas permitirão que os novos arbustos obtidos se desenvolvam mais rapidamente.
  • Após a primeira etapa, é necessário decidir quantas divisões estão planejadas para serem obtidas dessa mata. Se o arbusto for muito grande, você pode dividi-lo em 4 partes. Mas para a primeira experiência, você pode tentar dividir em dois, na maioria das vezes eles fazem isso.
  • Para fazer isso, você precisa de uma machadinha afiada, que terá que cortar as raízes na parte central do arbusto. Basta atentar para o fato de que cada parte deve ter raízes com botões desenvolvidos.
  • Para um transplante bem-sucedido, o delenki deve estar bem preparado, o que aumentará sua taxa de sobrevivência e, posteriormente, obterá arbustos de groselha com frutificação saudáveis. Em primeiro lugar, as mudas recém-obtidas são embebidas em uma solução fraca de permanganato de potássio por cerca de uma hora, o que irá desinfetar as raízes e prevenir a ocorrência de várias doenças.
  • Alguns residentes de verão também preferem usar fertilizantes neste caso.... Por exemplo, são criados de acordo com as instruções da embalagem “Optim-Humus” e as raízes são mantidas na mesma durante 24 horas.
  • Depois disso, você pode colocar os arbustos no solo. As covas devem ter cerca de 50 cm de profundidade.Se não se pretende então transplantar as mudas enraizadas para um novo local, é melhor prever imediatamente a distância ideal entre os arbustos - de 70 cm a 1 metro. No fundo da cova de plantio, a drenagem é colocada na forma de pequenos seixos, húmus. O próprio buraco é regado com excrementos de frango diluídos.
  • Em seguida, uma muda é colocada em um buraco, polvilhada com terra, bem e cuidadosamente compactada. Então é regado abundantemente, a terra é derramada novamente, compactada e regada novamente.
  • Após todos os procedimentos de plantio, o solo ao redor da muda é coberto com cobertura morta para retenção de umidade ideal e retardando o aparecimento de ervas daninhas. Para cobertura morta, palha ou serragem, bem como grama seca cortada, são adequados. É bom se toda a fileira com arbustos novos puder ser coberta com uma camada densa. Isso manterá as plantações atraentes e permitirá que você gaste menos tempo e energia removendo ervas daninhas e regando as plantas.
  • Além disso, as mudas também precisam ser regadas, fertilizadas e pulverizadas de pragas, além de afrouxar o solo periodicamente e remover ervas daninhas. Em suma, execute todas as manipulações usuais como com outros arbustos e árvores que crescem no jardim.

Nuances de reprodução, levando em consideração a estação do ano

As groselhas podem ser propagadas no outono e na primavera. Provavelmente, todo residente de verão escolhe o horário mais conveniente para si. Você pode fazer isso durante o verão. Basta levar em conta as peculiaridades da região onde a groselha é cultivada. Por exemplo, a reprodução no outono não é adequada para todas as áreas.Se na Sibéria, por exemplo, você decidir começar a enraizar as mudas no início de outubro em campo aberto, então, muito provavelmente, elas não criarão raízes, mas simplesmente congelarão. Mas, no sul, há uma boa chance de obter arbustos saudáveis ​​na primavera.

As mudas podem ser preparadas de acordo com todas as normas e depois plantadas em campo aberto, cobertas com filme ou tampa transparente. Além disso, o procedimento pode ser realizado em outubro, e até o final de novembro as estacas têm todas as condições para enraizar. Considerando que o inverno também será quente, você nem precisa se preocupar com um abrigo particularmente completo. Se houver geadas, você pode construir uma casa para as mudas com antecedência usando qualquer material de cobertura.

Basta lembrar que as mudas plantadas no jardim precisam de cuidados adequados. Eles devem ser regados e certifique-se de que o solo está úmido, mas não excessivamente inundado. Periodicamente, você deve abrir o abrigo e ventilar a chamada estufa. Assim que ficar claro que as mudas cresceram, o abrigo pode ser removido. Em regiões de clima mais severo, é melhor não fazer esses experimentos no outono, mas escolher métodos mais adequados para a primavera, ou seja, obter novos arbustos por estratificação, escolhendo qualquer método conveniente - vertical, horizontal ou arqueado.

Além disso, ao decidir transplantar parte dos arbustos, você pode usar o método de divisão. Durante a primavera e o verão, com os devidos cuidados, os arbustos criarão raízes e ficarão mais fortes, o que lhes proporcionará um bom inverno e uma saída segura na primavera. Mas, ao mesmo tempo, em regiões com fortes geadas, todos os arbustos precisam ser cobertos para o inverno. Outra opção é preparar as mudas no outono e armazená-las em local fresco até o final do inverno. Já no final de fevereiro, pode-se colocar as estacas nas margens, e aguardar a formação de raízes. Assim que eles aparecerem, você pode transplantá-los para o solo.

Mas, ao mesmo tempo, você precisa monitorar a temperatura. Se ainda estiver frio lá fora e houver risco de geadas recorrentes, vale a pena colocar as mudas na casa, e somente com o início do calor real, mande-as para o campo aberto.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário