Como rejuvenescer as groselhas?
No terreno, na horta e no jardim, parece haver uma vida especial. E não acaba com o início do frio, embora na entressafra o trabalho dos proprietários diminua. Mergulhos de informação serão definitivamente úteis durante este período: leia sobre cuidados com as plantas, planeje o trabalho para a nova temporada. E também veja, calcule quais culturas precisam de rejuvenescimento. Por exemplo, uma groselha, que não é mais tão jovem, e é hora de aumentar sua produção.
A necessidade de um procedimento
O rejuvenescimento está ajudando plantas maduras ou, mais frequentemente, velhas. O procedimento é comparado à reanimação, pois ações competentes podem realmente salvar as groselhas. Isso é especialmente verdadeiro para novos proprietários de lotes, que podem ter se encontrado na desolação. Arrancar tudo, destruir - a opção é radical demais. E mesmo que os planos dos novos proprietários não incluíssem arbustos de groselha, salvar a planta pode ser a melhor solução.
Quando um velho arbusto precisa ser rejuvenescido:
- se os arbustos estão doentes há muito tempo ou sofreram um ataque grave de pragas;
- se a folhagem cresceu demais e simplesmente não permite que as plantações vizinhas se desenvolvam normalmente;
- se o arbusto foi inicialmente formado incorretamente e, portanto, não pode se desenvolver totalmente e não dá frutos muito abundantes;
- se os brotos individuais são tão alongados que já se estendem até o solo;
- se o arbusto está crescendo neste lugar há pelo menos 5 anos, você não pode chamá-lo de particularmente frutífero, e os frutos são claramente pequenos;
- o sistema radicular está quebrado / danificado.
Se renovar o arbusto, a aeração e a iluminação das bagas vão melhorar. A planta vai ficar mais forte, vai ser mais fácil para ela interagir com o meio ambiente, vai melhorar sua nutrição, etc. Para casos negligenciados, quando não é mais um arbusto, mas sim matagais difíceis, a renovação pode estender sua vida.
Sim, você deve entender que a poda anti-envelhecimento nem sempre ajuda. Acontece que isso não ajuda mais, e é mais fácil arrancar o arbusto, mexer no solo e plantar um novo arbusto. Mas se a segunda opção surgir em sua cabeça imediatamente, sem análises e um teste de atualização, você deve avisar - remover tudo e plantar um novo custará muito mais. Portanto, a renovação das groselhas também pode ser economicamente mais lucrativa do que medidas radicais.
Cronometragem
Podar galhos velhos é rejuvenescimento... Ou melhor, sua técnica mais comum. E isso vai continuar por toda a vida do mato. É melhor fazer isso no início da primavera ou no outono.
Como escolher um período adequado para o rejuvenescimento da groselha:
- se for primavera, então você precisa de tempo para capturar o momento antes do início do fluxo de seiva (se você não teve tempo, é melhor adiar);
- também é ideal podar antes que a neve derreta;
- a planta é renovada no outono em setembro ou outubro;
- assim que a folhagem cair, você pode prosseguir.
Todos os outros períodos não são apenas desfavoráveis - são perigosos para renovação. Por exemplo, se o fluxo de seiva já começou, o suco começará a fluir por feridas recentes, e os botões que já conseguiram amarrar simplesmente apodrecerão. Se você não se apressar para podar no outono, pode agüentar até a geada, que também é traumática para plantas renovadas. As geadas da primavera também não são a melhor época.
Claro, a própria renovação, embora aconteça em benefício da planta, é considerada um momento estressante para ela.Portanto, as condições adequadas ajudarão o arbusto a se adaptar rapidamente às mudanças e capitalizá-las o mais rápido possível. Se a renovação for realizada antes ou depois das condições favoráveis, o arbusto pode não sobreviver a ela. Ou adicione problemas aos existentes.
Preparação de instrumentos
Cortar e restaurar groselhas sem ferramentas de jardinagem não funcionará... Mas tudo é padrão aqui, nenhum equipamento raro é necessário. Provavelmente, todo jardineiro tem uma tesoura, uma serra e um podador.
Melhor usar o seu próprio, não pedir emprestado aos vizinhos. E se for preciso, não se esqueça da necessidade de desinfecção. Você também precisará de luvas e roupas confortáveis - tudo é padrão.
Como atualizar diferentes tipos de groselha?
A groselha preta e a vermelha são de tipos diferentes e seu processamento também possui características próprias.
Preto
Primeiro você precisa analisar a condição da madeira. Áreas escuras significam derrota, você tem que cortá-las em madeira clara. Fica um toco de 2 cm, e os restos que ficam depois do trabalho são queimados.
O rejuvenescimento da groselha preta é realizado em etapas.
- Rebentos finos, fracos, secos e velhos são removidos, mas os quebrados devem ser cortados acima do botão. É importante que os brotos no arbusto sejam uniformemente espaçados em todos os lados. São cortados galhos que vão para a sombra ou dentro do mato.
- Galhos que já estão no chão também devem ser removidos. Isso não deve ser feito apenas se você quiser cavar uma fuga para uma futura reprodução vegetativa.
- Os mais produtivos são considerados ramos de dois e três anos, portanto, os brotos com mais de esta idade podem ser removidos.
- O principal objetivo do rejuvenescimento é estimular o crescimento dos chamados brotos zero, eles crescem da parte do caule que fica no subsolo. Se você remover 2-3 ramos antigos viáveis, novos crescerão. Mas desses zeros, nem todos permanecem, mas os três mais poderosos. Esses galhos ficarão mais fortes e saudáveis se você remover regularmente os topos de suas partes inferiores.
- Ramos torcidos e deformados também precisam ser removidos., especialmente aqueles que os pulgões comeram. Os topos moribundos dos rebentos também devem ser cortados.
- Completando o rejuvenescimento do arbusto por meio da poda das pontas dos galhosque sobrou para frutificar. Eles são podados em áreas bem maduras.
O que essa poda dá: a planta ganha vida, "acorda", muda o rendimento e até o sabor dos frutos, resiste melhor aos fungos. Podemos dizer que este procedimento é a reanimação das propriedades varietais.
vermelho
Curiosamente, as groselhas vermelhas e pretas têm diferentes tipos de sistemas radiculares. Em preto, a forma da raiz é mais fibrosa; em vermelho, é fundamental. Isso afeta a forma do arbusto e ele pode se recuperar, buscar alimento no solo e se fixar nele de uma maneira diferente. Além disso, essas espécies diferem em maturação e envelhecimento determinados biologicamente.
Você pode comparar:
- a groselha vermelha envelhece mais, e seus brotos precisam ser cortados no 6º ou mesmo no 7º ano, enquanto a groselha preta é rejuvenescida aos 5 anos;
- beliscar galhos de um ano é um tabu para as groselhas, também é impossível encurtar os brotos de crianças de dois e três anos;
- será necessário desbastar mais a groselha preta, ela inicia novos brotos com mais rapidez.
A groselha preta envelhecerá mais rápido e viverá 35 anos, não mais. O vermelho vai durar mais - 40 anos.
Que outros pontos sobre a atualização das groselhas vermelhas e pretas são importantes:
- a ferramenta deve estar limpa e bastante afiada, caso contrário a madeira ficará empenada;
- o processo de renovação deve ocorrer em tempo bom (claro, seco): é reduzido o risco de que a infecção se espalhe por feridas recentes;
- tudo o que for removido terá que ser destruído, em casos extremos, deixado no húmus longe do mato;
- o fraco e o doente não são eliminados como você gostaria, mas precisamente pela raiz;
- o rejuvenescimento quase sempre deve ser acompanhado pelo adelgaçamento dos matagais.
A atualização resultará na permanência dos galhos mais fortes no arbusto e na remoção dos mais fracos.
Dicas para rejuvenescer arbustos negligenciados
Um procedimento não é suficiente para tal operação. E não apenas um procedimento - mesmo uma temporada não é suficiente. Temos que entrar em sintonia com um processo sério que levará alguns ou até três anos. É importante que cada estação trabalhe para um objetivo - remover o excesso de folhas e brotos, manter as partes fortes e produtivas da planta, aumentar a intensidade da colheita e sua qualidade. Nem todo mundo acredita que os arbustos de groselha velhos e malcuidados possam retornar não apenas à sua aparência anterior, mas também ao seu sabor original. E ainda é real.
Mas se o arbusto já é tão velho que é quase impossível refiná-lo, pelo menos parte dele pode ser reanimado. Basta pegar os galhos mais saudáveis (ainda sem esperança) e enraizá-los em um novo local. Sim, será um arbusto novo, mas ainda não cresceu do zero. Melhor assim do que apenas desenraizar e queimar tudo.
Certamente muitos viram como os arbustos eram banais cortados a zero. E então o cânhamo formado foi alimentado com nitrogênio durante toda a primavera, para que novos brotos não demorassem a surgir. Apenas 5-6 brotos são suficientes e o arbusto radicalmente renovado crescerá. Esse método realmente existe, embora devamos advertir que é arriscado. Jardineiros novatos arruinaram mais de um arbusto, tentando resolver o problema dessa forma. Acontece que alimentar ou cortar um pouco abaixo do possível nem sempre funciona. Mas a planta renovada tem pouca atenção no próprio dia / dias do rejuvenescimento. Ele também espera cuidados, que ajudem o mato a se recuperar, a sobreviver a esse estresse sem perder e encontrar novos problemas.
Cuidados de acompanhamento
Os arbustos que acabaram de passar pelo procedimento de restauração começarão a crescer rapidamente. Nelas aparecerão novos enteados e dentre eles você terá que escolher o mais promissor - com certeza 4 a 5 deles deverão ser encontrados. O resto é cortado.
O que mais é importante no cuidado de passas de Corinto atualizadas:
- a colheita das ervas daninhas é obrigatória, não subestime a importância desse procedimento;
- fertilizantes nitrogenados e matéria orgânica devem ser enviados ao solo várias vezes por estação - serragem e húmus, cinzas podem ser adicionados;
- a rega é sempre intuitiva, ou melhor, baseada em análises - à medida que seca, mas a humidade não deve ser excessiva;
- assim que sinais de doenças ou ataques de pragas se tornem visíveis nas groselhas, medidas são tomadas com urgência - é hora de pulverizar com fungicidas e inseticidas.
Na primavera, o solo à frente do mato é necessariamente solto, todas as ervas daninhas são removidas, é introduzida uma composição de nitrogênio (uma colher de sopa de uréia com lâmina) ou nitrato de amônio. A planta deve crescer no verde na primavera. O principal é que o fertilizante seja uniformemente distribuído sob as groselhas. O solo deve ser solto no círculo próximo ao tronco e, em seguida, da rega pode despejar a terra sob o arbusto. Em seguida, ele precisa ser coberto com cobertura morta, para o qual a serragem ou o composto servirão. Isso ajudará a manter a umidade no solo por mais tempo, e a cobertura também fertilizará as groselhas.
Outra propriedade útil da cobertura morta é a proteção contra pragas de insetos, porque é um sério obstáculo para eles.
Erros comuns
O movimento errado mais comum (muitos iniciantes pecam com eles) é aparar apenas a parte superior da groselha... Isso leva à formação inadequada do arbusto, a folhagem só vai engrossar mais e os frutos ficarão ainda menores. Além disso, acontece que os jardineiros se arrependem de remover galhos velhos, que lhes parecem muito "dignos de batalha". Esses galhos, na verdade, não são produtivos há muito tempo, eles próprios desperdiçam nutrientes, o que não deixa chance para novos enteados.
Claro, não está completo sem ignorar o momento. Especialmente com frequência, o rejuvenescimento errôneo ocorre na geada. Um arbusto não pode sobreviver a dois estresses ao mesmo tempo.
Muitos erros não serão cometidos se você não apenas ativar a lógica, mas também ler algo temático, se preparar para a próxima atualização.
O comentário foi enviado com sucesso.