O que é yoshta e como cultivá-lo?

Contente
  1. Descrição
  2. História da aparência
  3. Variedades
  4. Vantagens e desvantagens
  5. Aterrissagem
  6. Sutilezas de cuidado
  7. Métodos de reprodução
  8. Doenças e pragas

Os jardineiros começaram a cultivar yoshta em seus lotes não faz muito tempo. Em pouco tempo, este arbusto conseguiu ganhar popularidade devido à sua despretensão e boa produção.

Descrição

Yoshta é um híbrido de groselha preta e groselha regular. A planta é um arbusto. Distingue-se pela sua baixa altura e forte sistema radicular. Yoshta tem brotos fortes. Não há espinhos neles. A folhagem de Yoshta é verde escura. Externamente, parece folhagem de groselha. Ao mesmo tempo, as folhas não apresentam odor persistente. Eles permanecem nos brotos por muito tempo, não caindo até o inverno.

Yoshta floresce quase ao mesmo tempo que a groselha preta normal. Durante a floração, o arbusto fica muito bonito. Após a floração, as bagas aparecem no arbusto. Seu sabor é doce e azedo, a cor é escura. Yoshta dá frutos pelo segundo ano após o plantio.

História da aparência

A planta, que é chamada de yoshta, foi criada há relativamente pouco tempo. No início do século passado, os criadores decidiram cruzar groselhas com groselhas normais. A planta híbrida tinha que ser única. Foi planejado para torná-lo de alto rendimento e resistente a influências ambientais negativas.

Criadores de vários países se engajaram na criação. Mas eles não conseguiram uma planta forte e com bom desempenho. Os arbustos cruzados estavam estéreis ou morreram.

Os criadores conseguiram resultados apenas na década de 70 do século passado. O híbrido de groselha e groselha foi denominado yoshta. Este nome foi escolhido por um motivo. O criador simplesmente adicionou as duas primeiras sílabas dos nomes alemães para essas duas espécies de plantas.

Desde então, o yoshta começou a aparecer em muitos jardins, atraindo gradualmente a atenção dos residentes de verão.

Variedades

Agora, existem várias variedades de tal planta. Os mais populares entre os jardineiros são os tipos de yoshta listados abaixo.

  1. EMB. Esta variedade foi desenvolvida na Grã-Bretanha. Sua principal característica é a resistência a quase todas as doenças e pragas perigosas. Esses arbustos florescem no meio da primavera. Seu rendimento é alto, mas os frutos não amadurecem ao mesmo tempo.
  2. "Coroa". Criadores suecos estavam envolvidos na criação desta variedade de yoshta. O arbusto tem rendimento médio. Seus frutos não são muito grandes, mas saborosos. As bagas maduras permanecem nos galhos das árvores por muito tempo.
  3. "Rext". É uma variedade de arbusto russo com excelente resistência à geada. Suas folhas parecem folhagens de groselha. Os frutos são pequenos, mas muito saborosos. A planta não tem medo de todas as doenças mais comuns.
  4. Yohini. Esta variedade é considerada uma das mais produtivas. Seus frutos são muito doces. Podem ser consumidos imediatamente após a colheita ou utilizados para fazer deliciosas compotas.
  5. Moro. Este é um dos arbustos mais altos. A planta dá frutos bem. Seus frutos são grandes e escuros. Eles têm um cheiro muito forte.

Todas essas variedades são perfeitas tanto para a região de Moscou quanto para as regiões mais frias do país. Eles também podem ser usados ​​para enxertia em passas de Corinto.

Vantagens e desvantagens

Os arbustos híbridos são muito apreciados pelos jardineiros. Eles têm muitas vantagens sobre outras plantas.

  1. Resistente a muitas doenças e também ao ataque de pragas.
  2. Boa compatibilidade com outras plantas plantadas no jardim.
  3. Fácil de cuidar. Os arbustos podem ser usados ​​para formar sebes. Eles ficam lindos quase o ano todo.
  4. As bagas de Yoshta são deliciosas e saudáveis. Eles aceleram os processos metabólicos, aliviam problemas intestinais. Eles contêm uma pequena quantidade de açúcar. Portanto, as bagas de yoshta podem ser comidas até mesmo por diabéticos.
  5. As frutas podem ser armazenadas por muito tempo sem perder o sabor agradável. Transportá-los de um lugar para outro também é muito fácil.

Mas esse arbusto tem suas desvantagens.

Em primeiro lugar, é importante notar que seu rendimento não é tão alto quanto o da groselha ou da groselha preta. Além disso, as bagas de yoshta não devem ser consumidas por pessoas com úlceras, colite ou gastrite.

Aterrissagem

Você pode plantar yoshta em seu jardim na primavera e no início do outono. No primeiro caso, o procedimento de desembarque é realizado antes do início do fluxo de seiva, no segundo - nas primeiras semanas de outono.

Preparação do site

Yoshta cresce bem ao ar livre. Para contar com um alto rendimento da planta, ela deve ser plantada no lado ensolarado do quintal. O poço de pouso é preparado com antecedência. Se a planta está planejada para ser plantada no outono, você precisa cavar um buraco em uma semana e meia. Se o yoshta for plantado na primavera, os poços devem ser preparados no outono.

O tamanho do orifício deve ser bem grande. Todo o sistema radicular das mudas deve ser totalmente colocado nele.

Se várias plantas forem plantadas em um local ao mesmo tempo, a distância entre elas deve ser de até dois metros. Ao plantar uma sebe, ela deve ser reduzida a meio metro.

O fertilizante deve ser aplicado imediatamente na cova cavada. Normalmente, meio balde de composto podre, um copo de cinza de madeira e 100 gramas de superfosfato são colocados em um buraco. Tudo isso é pré-misturado com nutrientes do solo. Depois de encher o poço com essa mistura, 10 litros de água são despejados nele.

A escolha do material de plantio

Para que o yoshta crie raízes rapidamente, é importante considerar cuidadosamente a escolha do material de plantio. É melhor comprar mudas em um viveiro de confiança. É importante examinar cuidadosamente as raízes da planta antes de comprar. Eles devem parecer bonitos. Se as raízes parecerem secas, é recomendável colocá-las em um recipiente com água limpa por um dia. Se houver vestígios de podridão na superfície das raízes, você deve se recusar a comprar mudas.

Esquema de pouso

Tendo escolhido uma muda adequada, você pode começar a plantá-la. Para começar, o fundo do poço preparado com antecedência deve ser cuidadosamente afrouxado com um ancinho. Em seguida, despeje água no buraco. Depois de esperar que o líquido seja absorvido pelo solo, você pode começar a plantar a planta.

A muda é colocada diretamente no centro da cova. Suas raízes precisam ser endireitadas. Para que a planta se enraíze melhor, vale a pena fixar um suporte por perto. A muda deve ser amarrada a ela com um barbante macio. Depois disso, a cova deve ser coberta com solo fértil. A terra precisa ser levemente socada e regada.

Sutilezas de cuidado

Para que a planta se enraíze melhor, ela deve ser bem cuidada.

Rega

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o yoshta deve ser regado regularmente. Para fazer isso, certifique-se de usar uma quantidade suficiente de água. Se a quantidade necessária de umidade não for fornecida às raízes da planta, o yoshta se desenvolverá lentamente.

É sempre necessário regar os arbustos pela raiz. É aconselhável fazer pequenas ranhuras no círculo próximo ao cilindro. Se você derramar água neles, ela fluirá mais rápido para as raízes. A melhor hora para regar é de manhã cedo ou tarde da noite.

Mulching

Para reduzir a frequência das regas, bem como para proteger a área das ervas daninhas, recomenda-se cobrir o solo com uma camada de cobertura morta. Para isso, recomenda-se o uso de húmus podre.

É importante que a cobertura morta seja mantida a uma curta distância do tronco.

Fertilizante

Jardineiros experientes sabem que o yoshta pode crescer sem se alimentar. Mas a aplicação oportuna de fertilizantes pode aumentar o rendimento dos arbustos. É necessário alimentar o yoshta várias vezes por temporada.

  1. Na primavera. Imediatamente após o derretimento da neve, recomenda-se alimentar o yoshta com uréia ou salitre. Esses fertilizantes contêm nitrogênio, por isso promovem o rápido crescimento da folhagem verde, bem como o aparecimento de ovários nos galhos.
  2. Verão. Após o final da floração, recomenda-se a aplicação de fertilizantes à base de potássio no solo. Para o verão, as plantas também devem ser cobertas com uma camada de cobertura vegetal orgânica. As plantas receberão nutrientes adicionais a partir dele.
  3. No outono. Terminada a colheita, recomenda-se alimentar os arbustos com superfosfato. Você também pode usar húmus podre.

A fertilização é muito importante para o cultivo de arbustos de yoshta. Portanto, não ignore a alimentação oportuna.

Poda

Como outras plantas, a yoshta é podada duas vezes por temporada. Na primavera, o procedimento é realizado antes do início do fluxo de seiva. Nesse momento, todos os brotos fracos e feridos são removidos do mato. Se necessário, os ramos antigos são encurtados.

No outono, a poda é realizada depois que toda a folhagem cai do yoshta. Neste momento, você precisa cortar qualquer rebento infectado ou ferido. Isso vai curar a planta e aumentar seu rendimento.

Os brotos devem ser cortados corretamente. Isso sempre é feito com um podador afiado. As fatias são cuidadosamente processadas com grama de jardim. Mesmo um jardineiro novato pode facilmente lidar com a poda de yoshta.

Preparando-se para o inverno

Yoshta é uma planta resistente à geada. Portanto, se os invernos na região não forem muito frios, ela pode sobreviver sem abrigo. Em áreas com clima mais severo, o yoshta deve ser adicionalmente isolado.

Primeiro, os arbustos precisam ser regados com bastante água. O círculo do tronco deve ser coberto com uma espessa camada de serragem ou turfa. Poucas semanas antes da primeira geada, os troncos devem ser cobertos com estopa ou agrofibra. Após a primeira queda de neve, os montes de neve precisam ser cuidadosamente recolhidos até o fundo do arbusto. Isso protegerá as raízes da planta do ar gelado.

Controle de pragas

Na primavera e no outono, é recomendável tratar todos os arbustos de pragas. Para pulverizar plantas, você pode usar sulfato de cobre comum e líquido Bordeaux.

Na primavera, os arbustos são processados ​​imediatamente após o derretimento da neve, no outono - imediatamente após a queda total da folhagem.

Métodos de reprodução

O yoshta jovem, como a groselha, pode ser propagado de diferentes maneiras. Cada um deles tem suas próprias vantagens.

Dividindo o mato

Os arbustos podem ser propagados desta forma apenas no outono. Isso é feito de forma muito simples. A planta é cuidadosamente retirada do solo. O rizoma está limpo da terra. Usando uma pá ou uma faca afiada, o arbusto é dividido em partes iguais. As fatias são imediatamente polvilhadas com carvão amassado. A planta tratada pode ser transplantada imediatamente para um local preparado com antecedência.

Torneiras

Este método de criação é melhor para a primavera. Você precisa começar a trabalhar depois que a Terra aquecer. O produtor precisa selecionar um ou mais ramos saudáveis. Eles devem estar no lado ensolarado do local.

O galho selecionado deve ser cuidadosamente dobrado no chão. Normalmente, os brotos são colocados em ranhuras pré-fabricadas. Para maior confiabilidade, as hastes são fixadas com suportes de metal ou ganchos. Depois disso, as ranhuras são cobertas com terra. Em seguida, o local é regado.

Após 10-12 dias, um pouco mais de terra é despejado no topo. Cuidar de uma futura muda no verão é muito simples. Só precisa ser regado junto com arbustos adultos. No outono, as camadas devem ser cuidadosamente cortadas de um grande arbusto e depois transplantadas.

Estacas

Para propagar jovens yoshta, você precisa usar estacas parcialmente lignificadas. Corte-os no outono. As plantas devem estar completamente saudáveis. Normalmente, os jardineiros colocam as mudas no solo em um ângulo agudo no final do primeiro mês de outono. Para o inverno, eles geralmente são cobertos com folhas caídas ou uma camada de cobertura morta.

As estacas são capazes de sobreviver até mesmo em invernos muito frios. Na primavera, a área deve ser limpa de cobertura morta. Depois disso, as mudas vão crescer.

As plantas cultivadas podem ser transplantadas para um novo local. Imediatamente após o plantio, as mudas devem ser bem regadas e cobertas com uma espessa camada de cobertura morta. No futuro, o solo próximo às raízes precisará ser regularmente afrouxado e bem regado.

Doenças e pragas

Yoshta está sujeito às mesmas doenças que a groselha preta normal. Mas eles não atingem arbustos híbridos com tanta frequência. No entanto, todos que desejam criar yoshta devem se lembrar de doenças perigosas.

  1. Antracnose. A coroa da planta doente é coberta com pequenas manchas marrom-avermelhadas. No verão, as plantas doentes são tratadas com o líquido bordalês. Na segunda vez, o mesmo procedimento deve ser realizado após a colheita. Recomenda-se remover todos os ramos infectados do arbusto.
  2. Oídio. É muito fácil reconhecer uma planta doente. Sua folhagem é coberta por uma desagradável floração branca. De lado, parece que as folhas são polvilhadas com uma fina camada de farinha. Para combater a doença, o local é tratado várias vezes com Fitosporin. Se um grande número de plantas for afetado, elas podem ser tratadas adicionalmente com uma solução de sulfato de cobre.
  3. Mosaico. As folhas das plantas doentes ficam cobertas de manchas amarelas ou marrons e enrolam-se para dentro. Esta doença viral não tem cura. Portanto, os arbustos infectados só podem ser destruídos.

As pragas de yoshta e groselha também são as mesmas. Mas os arbustos da planta híbrida têm menos probabilidade de serem atacados por insetos. O principal motivo é que esses arbustos são resistentes aos seus efeitos. Para ter certeza de que os insetos não vão prejudicar os arbustos, eles podem ser tratados com inseticidas. O procedimento deve ser realizado na primavera.

Para resumir, yoshta é uma planta resistente que se dá bem em todas as condições. Portanto, cultivá-lo é benéfico até mesmo para jardineiros novatos.

O principal é encontrar o local certo para o plantio, além de não permitir que os ramos sequem ou infeccionem.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário