Tudo sobre groselha preta

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Características de pouso
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

É extremamente importante saber tudo sobre a groselha preta para quaisquer residentes de verão e jardineiros. É útil entender para o desenvolvimento geral com a forma de vida e família desta planta. Mas para efeitos práticos, é muito mais importante saber onde cresce o arbusto, familiarizar-se com a descrição dos frutos, com as características das folhas e do sistema radicular, com outras nuances básicas.

Descrição

É difícil encontrar pessoas que nunca ouviram falar da groselha negra. No entanto, o conhecimento sobre isso é bastante escasso. Portanto, vale a pena começar com uma descrição botânica básica. Este é um representante da classe das plantas dicotiledôneas. Pertence à ordem da saxifragem e, nesta ordem, à família das plantas de groselha.

Não existem outros gêneros nesta família.

No quadro da ordem botânica, os "parentes" da groselha negra são:

  • Kalanchoe;

  • rhodiola;

  • folha de lobo;

  • urut;

  • pion;

  • astilba;

  • saxifrage;

  • tetracarpea.

A forma de vida da groselha preta é um arbusto de folha caduca. A altura normal das plantas é de 1 a 2 M. No início do desenvolvimento vegetativo, os rebentos são fofos e de cor pálida. Fortalecendo, eles ficam marrons. O comprimento e a largura das folhas da groselha negra geralmente atingem 3-5 cm, e os maiores exemplares podem atingir até 12 cm.

Falando das características da folhagem, também é importante notar:

  • bordas recortadas;

  • a presença de 3 ou 5 lâminas;

  • veias contendo glândulas douradas;

  • lâminas em um formato de triângulo largo na maioria das vezes;

  • cor verde escura;

  • ausência quase completa de "canhão" (observada apenas por baixo nas veias).

As inflorescências de groselha preta parecem escovas inclinadas. Seu comprimento chega a 8 cm, embora na maioria dos casos seja limitado a 3-5 cm. De 5 a 10 flores são distinguidas em cada inflorescência. Tanto os pedicelos nus como os felpudos são característicos. As próprias flores, com comprimento de 7 a 9 mm, atingem secções de 4 a 6 mm; as pétalas são ovais.

Os frutos da groselha negra são bagas brilhantes e perfumadas. O seu diâmetro médio não ultrapassa 1 cm.O fruto pode conter de 3 a 37 sementes, que são extremamente leves. Existem aproximadamente 3300 frutas por 1 kg.

A groselha preta floresce em maio e no primeiro terço do verão; a colheita geralmente ocorre em julho.

Os botões nos galhos mais baixos, absorvendo o calor do solo, começam a crescer quase assim que a neve derrete. Em média, a groselha preta rende até 300 kg de bagas por hectare. Nas condições mais ideais, esse número pode chegar a 1850 kg. O sabor dos frutos obtidos é muito variado. Abrange toda a gama, desde a sensação doce à azeda, e a impressão específica depende da variedade, das condições de cultivo, da vida útil da cultura.

Bagas maduras se desintegram rapidamente. A folhagem cai muito tarde. Em muitos casos, os arbustos ficam verdes até o início do tempo frio. Esta espécie é caracterizada pelo próximo arranjo de folhas. Seu sistema radicular é do tipo superficial.

As raízes da groselha fibrosa atingem uma profundidade de 50 cm, por isso é necessária uma rega regular e ativa. Na natureza, a groselha negra povoou quase toda a Eurásia. Pode ser encontrada desde as margens do Oceano Atlântico, até as bacias do Ienisei e do Baikal. E também sua área cobre o território do Cazaquistão, Mongólia e República Popular da China; brotos introduzidos são encontrados na América do Norte.

A maioria dos arbustos de groselha são encontrados:

  • nas margens de rios e lagos;

  • em floresta úmida decídua, conífera ou mista;

  • ao longo dos pântanos;

  • em um prado de várzea úmida (plantas individuais e pequenos grupos podem ser vistos em todos os lugares nesses lugares).

Variedades

A variedade de subtipos cultivados de groselha preta é tão grande que todos os agricultores interessados ​​podem escolhê-los. A diferença pode estar relacionada às propriedades de sabor e aroma, à capacidade de adaptação às condições ambientais. Vale a pena considerar o tempo de amadurecimento. A groselha preta "Pearl" é popular. É adequado para todas as zonas climáticas.

Para os bagos desta variedade, é característico um tamanho sólido. Seu peso varia de 4,4 a 8,4 G. A planta pertence ao grupo de meia-temporada. A polpa esverdeada é mais parecida com a forma de geleia. É açucarado e tem uma leve nota azeda que dá um tempero à cultura.

A groselha "Mavladi" é cultivada de forma mais eficaz na região de Moscou. isto autopolinizado uma variedade que não é particularmente caprichosa. Ele suporta doenças com grande força. A planta produz frutos grandes (até 5,2 g). Eles sempre notam um sabor agradável.

A variedade Morena está adaptada às condições dos Urais e da Sibéria. Esta planta produz arbustos altos (até 2 m). Eles amadurecem muito rapidamente. Os frutos silvestres "Morena" pesam de 2,7 a 3,3 G. O sabor da sobremesa é harmonioso.

Falando da classificação por áreas de cultivo, devemos mencionar também a variedade Favorit. É cultivado nas regiões da Terra Negra e Não-Negra. Essa planta é menos suscetível à seca e ao frio. Os arbustos crescem até 1,45-1,55 m. O rendimento ultrapassa os 3 kg.

Entre as passas de uva ultraprimeira, destaca-se a variedade "Golubichka". Esta planta se desenvolve de forma compacta e tolera o frio. A baixa probabilidade de doenças e danos de pragas também atesta a seu favor. Ela recebeu o nome de "Golubichka" por sua floração característica de frutas agridoces. A colheita é macia, o fruto normalmente pesa 1,6-1,9 g.

A floração ultra-madura é típica da "Minx". Esta groselha preta foi criada na região de Tambov. Forma arbustos compactos e tolera o frio. Os bagos são cobertos por uma película fina. O peso médio do fruto é de 1,5 g.

As variedades de groselha preta do meio da estação também são populares. Entre eles, existem muitos tipos que contêm muito ácido ascórbico e vitamina E. O extenso "Residente de verão" pode ser considerado um bom exemplo desse tipo. É uma planta baixa, não muito bem protegida do oídio. As suas bagas oblongas pesam de 2,1 a 2,4 g, distinguem-se pelo excelente cheiro e especial maciez da polpa agridoce.

Criadores de Moscou respondem "Dachnitsa" com "Sorcerer". Esta também é uma variedade compacta de groselha. Além da resistência ao frio, é pouco suscetível aos efeitos dos ácaros renais e fungos patológicos. O sabor é ambíguo, varia muito. Em média, os bagos pesam 1,2-1,6 ge têm um aroma pronunciado.

As variedades intermediárias são valorizadas por sua capacidade de produzir frutos frescos por muito tempo. Freqüentemente, essas groselhas ficam penduradas nos arbustos por muito tempo. A deterioração não é típica, em vez disso, é um análogo natural das passas.

O grupo mid-late inclui uma variedade de Moscou como "Barmaley". Seus arbustos espalhados são baixos.

Winter "Barmaleem" é bem tolerado. A probabilidade de danos por pragas e doenças também é baixa. Os pincéis contêm um grande número de bagas e estendem-se bastante. O sabor é formado por uma combinação agridoce. O resultado do exame de degustação é 4,5 pontos. As bagas são moderadamente grandes.

A groselha "Rusalka" foi criada pelos desenvolvedores dos Urais... Seus arbustos são bastante altos. A probabilidade de ser afetado pelo oídio é baixa. Danos aos rins pelo ácaro são quase impossíveis. O sabor é multifacetado, mas refere-se principalmente ao grupo das sobremesas.

É importante prestar atenção às especificidades regionais. A experiência do cultivo de groselha preta há muito tempo permite determinar as variedades ideais para cada área. Assim, para o noroeste (região de Leningrado, Carélia), uma boa escolha pode ser considerada um conhecido desde os anos 1980 "Veloy". Resiste firmemente a secas e antracnose, clima frio e oídio. Até mesmo a ferrugem fúngica e o terry viral não têm medo dele, e a colheita amadurece juntos; no entanto, frutas maduras demais em clima úmido freqüentemente estouram.

"Nezhdanchik", pelo contrário, é um produto da última seleção. Foi inscrito no Cadastro Estadual apenas em 2019. É uma planta de maturação médio-tardia com caules grossos e espalhados. A resistência ao frio de "Nezhdanchik" é decente, mas doenças e danos causados ​​por insetos são bem prováveis. O tamanho diminuto das bagas é compensado por sua doçura.

Na região de Moscou e em outras áreas da faixa do meio, qualquer groselha preta resistente ao inverno pode ser cultivada com sucesso. A variedade Litvinovskaya provou-se muito bem. Esta é uma planta de maturação precoce que é imune a infecções fúngicas e parasitárias. As frutas não são apenas doces, mas também têm um efeito refrescante. Sua massa varia de 1,9 a 3,3 g.

O "Sevchanka" autofértil pode competir com esta variedade. Essas groselhas de amadurecimento precoce são resistentes aos períodos de seca. Suas flores quase não batem com a geada. Também é importante ressaltar a resistência à ferrugem, antracnose e oídio. Os pincéis de Sevchanka são longos e as bagas pesam de 2 a 3,5 g; mesmo em uma condição muito madura, eles não caem.

Nos Urais e na região do Volga-Vyatka, caracterizada por um clima continental moderado, "Dar Smolyaninova" é considerada uma boa opção - é apreciada por sua maturidade ultra-precoce... A planta também resiste bem à geada, o que não é surpreendente, dada a escolha da área-alvo. "Gift of Smolyaninova" não sofre de um ácaro nos rins, mas infecções fúngicas o afetam fortemente. A polpa é muito doce.

A força da casca garante a preservação a longo prazo e a confiabilidade mecânica da fruta.

A groselha preta "Lazy" é altamente valorizada por sua resistência a fungos patogênicos e clima frio. Esta é uma variedade de maturação tardia. Forma caules altos e espessos. A propagação é típica para eles, mas não muito pronunciada. O sabor variado da fruta é avaliado de 4,6 a 5 pontos.

Características de pouso

Escolha de hora e lugar

Por alguma razão, é comum a opinião de que um arbusto como a groselha-preta cresce em todos os lugares e sempre, mesmo em circunstâncias minimamente favoráveis. No entanto, isso nada mais é do que uma ilusão. Mais precisamente, a muda pode criar raízes em qualquer lugar, mas não se deve contar com uma frutificação eficaz. O horário de desembarque ideal é do final de setembro a meados de outubro.

É muito importante que as mudas possam viver por 3 ou 4 semanas em condições normais antes que a geada comece.

Até a primavera chegar, o solo ao redor das raízes ficará mais denso. Portanto, eles receberão alimentos e passarão o inverno com tranquilidade. Plantar na primavera é muito mais problemático. Esta solução só é adequada para locais onde a camada de neve não é muito espessa e existe um alto risco de congelamento das raízes. Na época do plantio, a camada de solo derretido deve ser de cerca de 20 cm.

Com alta acidez, o solo terá que ser corrigido. Em geral, os arbustos de groselha desenvolvem-se melhor em solo negro produtivo. Mas você pode usar, junto com ele, franco-arenoso e franco-médio. É inaceitável escolher locais onde a água estagna. Parcelas perfeitamente niveladas são as melhores, e a cultura também pode ser colocada no topo das encostas.

Preparação do solo e da fossa

Solo muito ácido é desejável para cal. Ao mesmo tempo, é impossível se deixar levar pela introdução da cal, pois pode ser prejudicial. A argila arenosa é melhorada com aditivos orgânicos. A matéria orgânica também deve ser adicionada à argila, mas os componentes minerais também são necessários.

Você não tem que cavar a terra... Em seguida, é realizada a domesticação local. Trata-se de cavar buracos de plantio largos. Eles estão saturados com solo fértil misturado com húmus. 0,2 kg de calcário triturado são colocados em cada buraco.

Seleção de mudas

Definitivamente, você precisa dar preferência às variedades zoneadas.... Eles são idealmente adaptados às condições da área específica. A escolha do material de plantio de primeira classe não é menos importante. Elas podem ser mudas de um ou dois anos.

Não deve haver folhagem sobre eles, mas a força da planta é definitivamente necessária.

Certifique-se de verificar se há alguma patologia. Vale a pena examinar a condição das raízes. Em mudas saudáveis, elas são completamente desenvolvidas e têm a forma de um tipo fibroso. E também deve haver 3 ou 4 raízes esqueléticas, cujo comprimento chega a 15-20 cm.

Esquema de pouso

Uma lacuna de 2 m é deixada entre os poços. Sua seção transversal deve ser de cerca de 60 cm. A profundidade é de cerca de 50 cm. É necessário escolher uma área bem iluminada. As covas são preparadas cerca de 12 a 16 dias antes do procedimento, para que o solo se assente e o cloro que acompanhou o estrume evapore.

O fundo de cada poço é borrifado com húmus. O slide formado a partir dele é preenchido com um orifício de 1/3. Depois de adicionar um copo de cinza de madeira ali, tudo isso é misturado. Os fertilizantes minerais são cobertos com solo fértil com antecedência para que as raízes não sejam queimadas. As próprias raízes são endireitadas ordenadamente. As mudas são introduzidas não ao longo de uma vertical estrita, mas em um ângulo de 45 graus.

Também é importante:

  • coloque o colar da raiz 6 cm abaixo da borda do entalhe;

  • adicione terra, preenchendo as lacunas entre as raízes;

  • compactar o solo;

  • regar a muda de groselha com 5 litros de água;

  • preencha o buraco até o fim;

  • formar um buraco;

  • regar a planta abundantemente;

  • corte acima do 5º botão com um podador.

Cuidado

Rega

Esta é uma das condições mais importantes, sem a qual a groselha não dá uma colheita decente. Sem uma rega ativa generosa, pelo menos algum tipo de colheita de frutas vermelhas está fora de questão. A irrigação deve ser especialmente intensa quando o arbusto está em flor e os frutos estão maduros. Os sulcos são feitos com cerca de 20 cm de profundidade perto das plantas; cada instância é regada com 20-30 litros de água. Para reduzir a evaporação da água, você precisará usar cobertura morta, que também protege de muito aquecimento das raízes.

Top curativo

O nitrogênio é necessário durante os meses de primavera e verão. Pela primeira vez, os fertilizantes de nitrogênio são aplicados quando os botões estão apenas começando a florescer. A melhor opção é adicionar uréia. Após o término da floração, é utilizado outro fertilizante nitrogenado, já de composição complexa. Junto com produtos de marca, recomenda-se o uso de infusões orgânicas, como excrementos de pássaros ou esterco de vaca.

Quando as bagas são derramadas violentamente, potássio e fósforo devem ser adicionados. As adições de nitrogênio são mínimas. Nesse ponto, é melhor usar uréia. Quando a última colheita for feita, é hora de aplicar a matéria orgânica. No verão, uma combinação de pequenas quantidades de sulfato de cobre, permanganato e ácido bórico é introduzida na folha; tudo isso é criado em um balde d'água.

Poda

Galhos em arbustos de groselha preta envelhecem rapidamente. O mato tem que rejuvenescer já no 4º ano. Os rebentos muito velhos podem ser facilmente distinguidos pela sua cor preta e quase total falta de rendimento. Normalmente, apenas os ramos marrons devem permanecer.

Quanto menos intenso o crescimento, mais radical é necessário cortar os brotos.

Em arbustos jovens, restam 2-3 tiros até, os mais fortes do primeiro ano. Tudo o que enfraquece e engrossa o mato é enviado para fossas de compostagem. Em caso de dano com um vidro ou ácaro do rim, as groselhas são cortadas ao nível do solo. Isso permitirá que o arbusto se renove, liberando novos brotos saudáveis. É verdade que você terá que esperar pela próxima estação de cultivo.

Reprodução

Estacas

Usar mudas verdes é mais fácil. No entanto, deve ser entendido que este método é ineficaz e ameaça com a transmissão de patógenos do arbusto original.... Além disso, a redução da coroa da groselha pode reduzir o rendimento. No entanto, ao mesmo tempo, o material de plantio criará raízes antes do início do inverno. Com a abordagem certa, a perda de cascalhos será minimizada.

Camadas

A estratificação horizontal é usada em uma planta de 3, 4 ou 5 anos. Sob ele, no início da primavera, eles se soltam e fertilizam o solo. Em seguida, sulcos são cavados ao longo do perímetro na direção do arbusto.Ramos de 1 a 2 anos são colocados lá. Os topos devem ser arrancados para que todos os botões nos brotos germinem mais ativamente e formem um crescimento sólido de um ano.

Depois que os botões incham, os brotos são polvilhados com terra. Apenas os topos devem permanecer na superfície. Depois de um tempo, camadas verticais aparecerão. Você pode enchê-los com terra úmida e solta quando uma altura de 10-15 cm for atingida.

Após 2-3 semanas, o amontoado é repetido, todo o verão é fertilizado e solto, e no outono as tesouras de poda são cortadas e divididas em partes.

Ao dividir o arbusto

Este procedimento é realizado na primavera ou no outono.... Geralmente é combinado com o transplante da planta para um novo local. Os arbustos devem ser escavados junto com o sistema radicular, retirando-o cuidadosamente do solo. Cada arbusto pode ser cortado em 3 ou 4 pedaços usando um machado e uma serra de jardim. A colheita após o transplante das peças para um novo local só pode ser esperada em um ano, quando as raízes são restauradas; camadas e cortes permitem que você conte com uma frutificação mais rápida.

Doenças e pragas

Patologias fúngicas se desenvolvem principalmente durante chuvas fortes e baixas temperaturas. Os vírus são encontrados em quase todos os climas e são mais difíceis de curar. Entre os perigos de fungos, um risco particular está associado a:

  • antracnose;

  • ferrugem;

  • oídio;

  • septoria.

Dos vírus, os patógenos do mosaico turco e listrado representam a maior ameaça. A primeira doença ameaça com a esterilidade completa dos arbustos, a segunda os destrói completamente. Ambas as infecções são incuráveis. Os arbustos doentes são arrancados e queimados.

Prevenção de lesões:

  • seleção de material de plantio saudável;

  • inspeção sistemática dos arbustos;

  • processamento pró-ativo;

  • controle regular de insetos;

  • coleta e queima de folhas caídas;

  • alimentação complementar oportuna, mas não excessiva, com minerais.

Mais de 70 espécies de insetos podem parasitar groselhas negras. Os mosquitos da bílis, os ácaros da aranha, os pulgões e os insetos escamadores são especialmente perigosos. A mistura de bordeaux ajuda com mosquitos de bílis. O preparo Fitoverm é capaz de eliminar o ácaro-aranha; o processamento é especialmente relevante em dias quentes e secos... Do uso de pulgões "Karbofos" e "Actélico", e dos escudos - "Nitrafen".

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário